Buscar

Avaliação de Pesquisa I - Legislação empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação de Pesquisa I - Legislação empresarial
1.	Justifique os motivos pelo qual as duas alternativas estão incorretas: A lei é a fonte do Direito mais utilizada no ordenamento jurídico brasileiro; Acerca das fontes do Direito, existe uma única classificação.
R: A lei é a fonte Formal mais utilizada no ordenamento jurídico brasileiro, já que conseguimos o sistema romanista onde a norma é diretrizes essenciais na conduta da sociedade. Porém vale ressaltar que no art. 4° a introdução das normas do direito brasileiro encontra-se seguinte normatização: ar. 4º quando a lei for omissa o juiz decidir o caso de acordo com a analogia dos costumes e os princípios ferais de direito. Isto quer dizer que, embora a lei seja fonte formal principal do direito brasileiro, admite-se, todavia, outras fontes negociais. No que diz respeito as fontes do direito podemos classificá-las em Fontes formais: São aquelas onde o direito se manifesta. As fontes formais mediatas são os costumes, os princípios gerais do direito e jurisprudência e a doutrina. Fonte Materiais: São os estudos fisiológicos ou sociológicos sob os motivos éticos. 
2.	Exemplifique porque o Direito não existe apenas para aplicar penalidades. 
R: O direito e grande coluna que sustenta a sociedade. Criado pelo homem para corrigir a sua imperfeição, o direito representa um grande esforço para adaptar o mundo exterior as suas necessidades de vida.
3. Quais são os livros e levantamento anual que os empresários devem manterem boa ordem e guardo?
R: Obrigações pertinentes ao empresário é a escrituração dos livros obrigatórios que compreendem os livros Diário e Razão – é o levantamento anual de balanço. O optante pelo simples nacional está dispensado de qualquer escrituração mercantil, ou escritura livro caixa, porém deverá ter documentos que permitam a verificação da movimentação financeira, inclusive o registro bancário. Os microempresários e empresários de pequeno porte que não são optantes pelo simples nacional deverão escriturar o livra caixa.
4. Quando o empresário expõe o consumidor a risco, devido ao produto ou serviço sofrer por falta ou inconformidade das informações prestadas pelo fornecedor, estamos diante de fornecimento perigoso. Conceitue e justifique o porquê é fornecimento perigoso. Exemplifique:
R: O fornecimento perigoso e aquele que expõe o consumidor ao risco de vida aí produto ou serviço sofre por falta ou conformidade de informações apresentadas pelo fornecedor. O fornecimento perigoso, não porque o produto ou serviço esteja com defeito, mas porque, por falta de informação consumidora gerou o dano e por consequência colocou sua vida ou sua saúde sua integridade física em risco. Exemplo: o fornecimento perigoso e o produto de limpeza, que não tem nenhum defeito e nenhum vício, porém não traz nenhuma informação na embalagem ou no rótulo sobre sua composição química ou acerca de possíveis efeitos nocivos.
5. Detalhe o que Frazzio Júnior (2016, p. 179), sobre a sociedade anônima.
R: sociedade anônima ou companhia é a pessoa jurídica de direito privado, empresária por força de lei, regida por um estatuto e identificada por uma denominação”.
6. A sociedade empresária pode ser desconstituída por: desvio de finalidade e confusão patrimonial. O Código Civil, no artigo 50, dispõe que: 
R: expressamente que só em caso de “abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, é que se pode levantar o véu societário para se enxergar os sócios.
7. Referente aos direitos dos sócios, detalhe sobre o Direito de fiscalização.
R: O Código Civil estabelece, em seu art. 1.021, que os sócios podem, a qualquer tempo, examinar os livros, documentos e o estado da caixa e da carteira da sociedade, desde que o contrato social não estipule uma determinada época própria de fiscalização - o que é muito raro de acontecer.
8. Quais são os direitos e deveres de um sócio de uma empresa, e qual Código Civil Brasileiro rege por esses princípios fundamentais na construção do contrato social?
R: Os sócios são titulares dos seguintes deveres fundamentais: o dever de integralização do capital social; o dever de lealdade e de cooperação recíproca; e; o dever de responsabilização perante terceiros, que perante terceiros irá depender do tipo societário.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais