Buscar

Avaliação de Pesquisa I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legislação Empresarial
Aluno (a): 
Data: 27 / 04 /2020
Atividade de Pesquisa I
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. Justifique os motivos pelo qual as duas alternativas estão incorretas: A lei é a fonte do Direito mais utilizada no ordenamento jurídico brasileiro; Acerca das fontes do Direito, existe uma única classificação.
A lei é a fonte FORMAL mais utilizada no ordenamento jurídico brasileiro, já que seguimos o sistema romanista, onde a norma escrita é diretriz essencial da conduta da sociedade. Porém vale salientar que no art. 4º da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro encontra-se a seguinte normatização: “Art.4.º Quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.”
Isto quer dizer que, embora a lei seja a fonte formal principal do direito brasileiro, admite-se, todavia, outras fontes para regular o aparecimento de novas normas, como a jurisprudência, doutrina, costumes e as fontes negociais.
No que diz respeito às fontes do Direito podemos classificá-las em:
Fontes formais: são aquelas pela qual o direito se manifesta. As fontes formais imediatas são aqueles fatos que, por si só, são fatos geradores do direito, como por exemplo, as normas legais. As fontes formais mediatas são os costumes, os princípios gerais do direito, a jurisprudência e a doutrina.
Fontes materiais: são os estudos filosóficos ou sociológicos dos motivos éticos ou dos fatos econômicos que condicionam o aparecimento e as transformações das regras do Direito. São constituídas pelos fatos sociais, pelos problemas que emergem na sociedade e que são condicionados pela moral, economia, geografia entre outros.
2. Justifique porque o Direito não existe apenas para aplicar penalidades. 
A sociedade sem o Direito não resistiria, seria anárquica, teria o seu fim. O Direito é a grande coluna que sustenta a sociedade. Criado pelo homem para corrigir a sua imperfeição, o Direito representa um grande esforço para adaptar o mundo exterior às suas necessidades de vida.
3. Quais são os livros e levantamento anual que os empresários devem manterem boa ordem e guardo?
Obrigações pertinentes ao empresário são a escrituração dos livros obrigatórios – que compreendem os livros empresariais Diário e Razão – e o levantamento anual de balanço. O optante pelo Simples Nacional está dispensado de qualquer escrituração mercantil, ou escriturar o livro-caixa, porém deverá ter documentos que permitam a verificação da movimentação financeira, inclusive o registro bancário. Os demais microempresários e empresários de pequeno porte que não são optantes do Simples Nacional deverão escriturar o livro-caixa.
4. Quando o empresário expõe o consumidor a risco, devido ao produto ou serviço sofrer por falta ou inconformidade das informações prestadas pelo fornecedor, estamos diante de fornecimento perigoso. Conceitue e justifique o porquê é fornecimento perigoso. Exemplifique:
O fornecimento perigoso é aquele que expõe o consumidor a risco, devido ao produto ou serviço sofrer por falta ou inconformidade das informações prestadas pelo fornecedor. O fornecimento é perigoso, não porque o produto ou o serviço esteja com defeito, mas porque, por falta de informação, o consumidor gerou o dano e, por consequência, colocou sua vida, ou sua saúde, sua integridade física em risco. Exemplo de fornecimento perigoso é o produto de limpeza que não tem nenhum defeito e nenhum vício, porém não traz nenhuma informação na embalagem ou no rótulo sobre sua composição química ou acerca de possíveis efeitos nocivos.
5. Detalhe o que Frazzio Júnior (2016, p. 179), sobre a sociedade anônima.
É a pessoa jurídica de direito privado, empresária por força de lei, regida por um estatuto e identificada por uma denominação, criada com o objetivo de auferir lucro mediante o exercício da empresa, cujo capital é dividido em frações transmissíveis, composta por sócios de responsabilidade limitada ao pagamento das ações subscritas.
6. A sociedade empresária pode ser desconstituída por: desvio de finalidade e confusão patrimonial. O Código Civil, no artigo 50, dispõe que: 
Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica.
7. Referente aos direitos dos sócios, detalhe sobre o Direito de fiscalização.
Todo sócio tem o direito de verificar o andamento de sua empresa. Nesse sentido, é facultado a todos os sócios examinar os livros e documentos sociais, bem como os créditos e os débitos da empresa. Na hipótese de que o sócio não sinta segurança com os documentos examinados, ele pode solicitar ainda uma prestação de contas, pelas vias judiciais ou extrajudiciais.
Avaliação de Pesquisa: Legislação Empresarial

Continue navegando