Buscar

Análise SWOT no Planejamento Estratégico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O planejamento estratégico atua como um guia para auxiliar as organizações na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno. Logo, ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho, atingir objetivos e impulsionar os negócios para o sucesso. 
Uma das ferramentas mais aplicadas durante o planejamento de empresas ou projetos é a análise SWOT que traduzida como FOFA representa: Força, Oportunidades, Fraqueza e Ameaças. A primeira parte da SWOT é voltada para a análise do ambiente interno em busca de forças e fraquezas a partir da ampliação do autoconhecimento da empresa na capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação, marketing, cultura organizacional, gestão de projetos, entre outros. A segunda parte da SWOT é focada no estudo do ambiente externo, ou seja, na busca de oportunidades e ameaças que vão além do controle da empresa, mas que ainda assim influenciam nos negócios, como, por exemplo: relacionadas à política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, concorrência, mudanças na legislação e outros.
Portanto, usar a matriz SWOT no planejamento estratégico é uma forma simples e objetiva para se analisar cenários que a empresa enfrenta e, a partir disso, fornece uma base solida para tomada de decisões mais assertivas. Em outras palavras, a empresa tem a oportunidade de se preparar para o que está por vir, em vez de apenas aguardar os acontecimentos para, então, se posicionar.

Continue navegando