Buscar

Tema 3 - As Contribuições De Paulo Freire Para A Educação De Jovens E Adultos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tema 3 - As Contribuições De Paulo Freire Para A Educação De Jovens E Adultos
1) ( IFRS / 2016 - Adaptada) Diversos pedagogos, ao discutir a postura do educador ante as demandas de mudança social em uma sociedade em conflito, destacam os fazeres que competiriam ao que chamaram de novo educador. Assinale a alternativa a seguir que traduz com maior exatidão essa questão:
A) Repensar a educação, modificá-la, desenvolvendo metodologias de ensino que promovam a participação em sala de aula e contribuam com a formação de sujeitos participativos, preocupados com a superação do silêncio provocado pelo mutismo pedagógico.
B) Refazer a educação, transformá-la, a partir de novas políticas educacionais para que uma educação realmente prática seja possível, criar uma alternativa pedagógica que contribua com a formação de sujeitos ativos, ocupados com a superação do tão atual passivismo.
C) Refazer a educação, reinventá-la, criar as condições objetivas para que uma educação realmente democrática seja possível, criar uma alternativa pedagógica que contribua com a formação de sujeitos solidários, preocupados com a superação do individualismo.
D) Desescolarizar a educação, reinventá-la, problematizar as suas condições objetivas para que uma educação realmente inovadora seja possível, criar uma alternativa pedagógica que contribua com a formação de cidadãos, preocupados com a superação da competitividade.
E) Problematizar a educação, redirecioná-la, criar as condições objetivas para que uma educação profissional realmente prática seja possível, criar uma alternativa pedagógica que contribua com a formação de sujeitos ocupados com a superação do desemprego.
2) (Prefeitura de Ibirité - MG / 2016)  Paulo Freire (1986), ao destacar a necessidade de uma reflexão crítica sobre a prática educativa, para que a teoria não se transforme apenas em discurso, fala da esperança e do otimismo necessários para mudanças e da necessidade de nunca se acomodar. Segundo o autor, "somos seres condicionados, mas não determinados". Nessa perspectiva, assinale a seguir a alternativa CORRETA.
A) Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.
B) Ensinar exige transferência de conhecimentos.
C) Ensinar exige a desmistificação das palavras pelo exemplo.
D) Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural.
E) Ensinar exige lidar com as condições econômicas e preparar o proletariado para a revolução.
3) A categoria teórica "autonomia", outrora estudada por Paulo Freire, pode ser compreendida como um de seus pilares.  A definição de Freire para Autonomia na educação se expressa melhor na afirmativa:
A) A autonomia exprime-se como produto da relação e é liberdade de experiência e de expressão dentro de um sistema de relações sociais.
B) A autonomia diz respeito à singularidade dos sujeitos, independente de determinadas relações sociais na família ou na escola.
C) Autonomia consiste no exercício do autocontrole em relação aos impulsos decorrentes das pulsões interiores em jogo na educação.
D) Autonomia é um processo de assunção política de si mesmo, em permanente construção, tendo em vista as relações sociais na escola.
E) Autonomia é um processo de liberdade intelectual, calcado no exercício do livre pensamento e na problematização da realidade.
4) (IFRS  / 2016 - Adaptada) Considerando a trajetória histórica da EJA em nosso país, assinale a alternativa que tem maior relação entre o texto e o contexto da proposta de Paulo Freire.
A) Com a LDB nº 9.394/96, a nomenclatura Ensino Supletivo passa para a EJA, e reduziu-se a idade para a realização dos exames em relação à Lei nº 5.692/71.
B) A EJA foi reconhecida e recebeu um tratamento particular, pela primeira vez, com o PNE, previsto pela Constituição Federal de 1988.
C) Projetos como o de Paulo Freire mudam a metodologia do ensino de adultos, valorizando a autonomia e o conhecimento dessas populações.
D) Durante o período militar foram realizadas grandes campanhas nacionais, e com a Lei nº 5.379, de 15 de dezembro de 1967, foi criado o MOBRAL, a primeira campanha da história para alfabetizar adultos.
E) A Constituição Federal de 1988 ampliou o direito de acesso à educação fundamental para todos os cidadãos, independentemente da idade.
5) Onde está  o conhecimento? Essa é  uma grande provocação  freiriana.  Seu debate se estabelecia na pfemissa que, para além  de saberes hierarquizadas, aprisionados nas academias, existe um saber produzido, construído, marcado pelo bom senso no cotidiano. Paulo Freire os apresenta como?
A) Saberes libertadores
B) Sabedoria  popular
C) Sabedoria  adaptada
D) Saberes políticos sociais estruturados
E) Saber de experiência feito
6) (SEDUC - AM / 2018) "Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos" (FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991).
Assinale a alternativa a seguir  que contenha um exemplo que demonstre o compromisso do professor em formar alunos conscientes do seu papel social.
A) Condicionar os alunos a atuarem segregando os colegas que possuem algum tipo de deficiência.
B) Mobilizar os alunos em pesquisar quais as condições de coleta e tratamento do lixo em seu bairro.
C) Apresentar os direitos da criança e do adolescente de forma que os alunos cobrem de seus pais um tratamento igualitário.
D) Estimular atividades físicas que incluam apenas alunos sem nenhum tipo de deficiência para formação de times de competição.
E) Incitar os alunos a fazer manifestações reivindicando a merenda escolar na porta da secretaria de educação.

Continue navegando