Buscar

Context. Reeducação funcional

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada – Reeducação Funcional 
Nome Completo: Renata de Abreu Lobato 
Matrícula: 04097450
Curso: Fisioterapia 
Desenvolvimento Neuropsicomotor normal e patológico
O desenvolvimento Neuropsicomotor infantil é uma sequência ordenada de transformações progressivas, onde, se inicia-se desde a vida intrauterina e segue ao longo do crescimento infantil, à maturação neurológica e a construção de habilidades ligadas ao comportamento e as esferas cognitivas, social e efetiva da criança. É durante a maturação neurológica que ocorre o maior desenvolvimento motor.
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento que levam a criança a adquirir domínio do próprio corpo nas posturas estática e dinâmica. A linha do tempo do desenvolvimento neuropsicomotor normal no primeiro ano de vida do bebê é: No primeiro mês o bebê costuma sustentar a cabeça momentaneamente, 2 meses consegue sustentar a cabeça a 45° em prono, 3 meses sustenta a cabeça a 90° em prono (controlando a musculatura do pescoço). Ao redor de 4 meses sustenta a cabeça em supino, ou seja, de barriga para cima, e consegui se sentar, mais ainda com apoio. Aos 5 meses o bebê já é capaz de rolar, aos 6 meses consegue se arrastar e se sentar sem apoio já aos 7 meses fica na posição de engatinhar, com quatro apoios, e tem controle de tronco. Ao redor dos 8 meses o bebê começa a engatinhar aos 9 meses fica em pé, mas com ajuda ou apoio. Durante os 10 meses já fica em pé sem apoio aos 11 meses faz marcha lateral com ou pouco apoio, já aos 12 meses os bebês devem começar a trocar passos sem apoio, o que pode levar aos 15 meses para controle total.
O atraso do desenvolvimento neuropsicomotor ocorre quando o bebê não adquire habilidades, como andar, falar ou reconhecer pessoas na idade esperada. Ele pode se apresentar em um comprometimento apenas da fala ou como um atraso global, como na paralisia cerebral e no autismo.
O TEA transtorno do espectro autista é definido como transtorno do desenvolvimento que surge na infância e que se caracteriza por importante atraso perceptível na linguagem e no desenvolvimento social. Isso significa que eles têm dificuldade para tomar decisões e executar movimentos, desde os mais simples até os mais complexos. Dessa forma vale ressaltar que esse atraso pode ser identificado antes dos 3 anos, e em outros casos apenas no processo inicial escolar, quando aparece os déficits tornando assim um dos sinais de alerta aos pais até o diagnóstico de seus filhos.
A criança autista apresenta déficits de comportamento, pelo qual é a consequência de comportamento sensoriais e motores incomuns e esteriotipados, onde apresentam movimentos repetitivos. Como o balanço das mãos, do corpo, necessidade de movimentos motores contínuos (correr, pular, movimentos repetitivos dos dedos, entre outros). Ou seja dificuldade de planejamento das atividades motoras. 
REFERÊNCIAS:
https://www.institutopriorit.com.br/marcos-normais-do-desenvolvimento-neurologico/
https://www.gndi.com.br/saude/blog-da-saude/atraso-no-desenvolvimento-neuropsicomotor
https://institutoneurosaber.com.br/atraso-do-desenvolvimento-neuropsicomotor-infantil/

Continue navegando