Logo Passei Direto
Buscar

Prova IAMSPE - VUNESP - 2011 - para Médico - NeurologiaEletroencéfalograma.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Ainda segundo o texto constitucional, esse direito deve ser garantido mediante políticas
Qual é a alternativa correta?
(A) de prevenção e assistência.
(B) de saúde e saneamento.
(C) de saúde e educação.
(D) de educação e saneamento.
(E) sociais e econômicas.

Considerando os princípios de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito do município, assinale a opção que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do seguinte texto.
Os estabelecimentos do SUS-Municipal ser, obrigatoriamente, de propriedade da prefeitura, ter sede no território do município. A gerência dos estabelecimentos prestadores de serviços pode ser estatal ou privada, sendo a gestão de todo o sistema municipal da competência.
(A) não precisam … nem precisam … do poder público, necessariamente
(B) não precisam … mas precisam … do poder público, necessariamente
(C) não precisam … nem precisam … do poder público, podendo ser compartilhada com a iniciativa privada
(D) precisam … precisam … do poder público, necessariamente
(E) precisam … precisam … do poder público, podendo ser compartilhada com a iniciativa privada

O conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde refere-se ao conceito legal de
Qual é a alternativa correta?
(A) saúde pública.
(B) saúde coletiva.
(C) saúde ambiental.
(D) vigilância sanitária.
(E) vigilância em saúde.

De acordo com a legislação do SUS, as informações sobre os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do trabalhador, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional, devem ser passadas
Qual é a alternativa correta?
(A) ao trabalhador, exclusivamente.
(B) à empresa, exclusivamente.
(C) ao trabalhador e à empresa, exclusivamente.
(D) ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical, exclusivamente.
(E) ao trabalhador, à sua respectiva entidade sindical e à empresa.

Embora a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendem a vacinação contra o sarampo e a rubéola para todas as pessoas que irão viajar ao exterior, ainda existem brasileiros não vacinados viajando para outros países, expondo-se ao risco de contrair essas doenças e contribuir para a reintrodução delas. Nesse contexto, segundo orientações do Ministério da Saúde, pode-se afirmar que:
Qual é a alternativa correta?
(A) deve-se tomar a vacina em, no máximo, até 15 dias antes da viagem.
(B) especial atenção deve ser dada à vacinação para pessoas na faixa etária acima de 39 anos, se homem, e de 49 anos, no caso das mulheres (com exceção das gestantes).
(C) as pessoas que já receberam a vacina, conforme o esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), ou contraíram o sarampo e/ou rubéola, em caso confirmado laboratorialmente, não precisam ser vacinadas.
(D) as pessoas que quiserem viajar para países da Europa ocidental estão desobrigadas da vacina.
(E) as pessoas que quiserem viajar para países da América do Norte estão desobrigadas da vacina.

O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do país e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. Uma de suas prioridades é a atenção básica à saúde, que tem como objetivo
Qual é a alternativa correta?
(A) ampliar em todo o território nacional a rede de centros e postos de saúde, com ênfase para as regiões com menores índices de desenvolvimento socioeconômico.
(B) promover a integração e o sinergismo da rede de serviços de atenção primária da rede pública e da rede privada, com prioridade para os serviços sem fins lucrativos.
(C) desenvolver ações de prevenção para os agravos de maior impacto sobre a saúde da população, especialmente aqueles com características endêmicas.
(D) consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS.
(E) ampliar e consolidar a rede de atenção à saúde por meio de pactuações regionais, de forma a garantir o acesso aos serviços de diferentes graus de complexidade.

Um doente, atualmente presente na área sob consideração, que tenha adquirido a sua doença em outra região de onde emigra ou onde esteve ocasionalmente, é denominado de caso
Qual é a alternativa correta?
(A) autóctone.
(B) alóctone.
(C) esporádico.
(D) índice.
(E) secundário.

O coeficiente de mortalidade infantil é considerado um dos mais sensíveis indicadores de saúde e, talvez, o mais utilizado dentre os coeficientes de mortalidade. Para uma determinada área e um determinado período de tempo, ele é calculado pela divisão entre o número de óbitos de menores de
Qual é a alternativa correta?
(A) 1 ano pelo número de nascidos vivos.
(B) 1 ano pelo número de habitantes com menos de 1 ano de idade.
(C) 1 ano pelo número de partos realizados.
(D) 6 meses pelo número de nascidos vivos.
(E) 6 meses pelo número de partos realizados.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ao tratar das Doenças de Notificação Compulsória (DNC), estabelece que
Qual é a alternativa correta?
(A) os gestores municipais do SUS poderão incluir outras doenças e agravos no elenco de DNC, em seu município, desde que autorizados pelo gestor estadual.
(B) a ocorrência de agravo inusitado, independentemente de constar na lista de DNC, deve ser notificada imediatamente.
(C) os casos de hanseníase e de tuberculose são de notificação imediata.
(D) os casos de cólera e difteria só devem ser comunicados após confirmação diagnóstica.
(E) os acidentes por animais peçonhentos só são de notificação compulsória quando há internação hospitalar.

Analise o conteúdo dos seguintes itens: I. viabilização da participação dos trabalhadores nas unidades de saúde por meio de colegiados gestores; II. existência de mecanismos de desospitalização, visando alternativas às práticas hospitalares como as de cuidados domiciliares; III. na atenção hospitalar, garantia de visita aberta, através da presença de apenas um acompanhante, respeitando a dinâmica de cada unidade hospitalar e peculiaridades das necessidades do acompanhante; IV. na atenção especializada, garantia de agenda extraordinária em função da análise de risco e das necessidades do usuário. Levando-se em consideração as diretrizes gerais para a implementação da Política Nacional de Humanização do SUS, está correto o que se afirma em
Qual é a alternativa correta?
(A) I, II e III, apenas.
(B) I, II e IV, apenas.
(C) I, III e IV, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.

A população mundial tem sido destacada em jornais e já ganhou inclusive capa de revistas, como a Época de 06.06.2011. A ênfase dada à população mundial refere-se
Qual é a alternativa correta?
(A) à possibilidade de 50% dela viver em áreas urbanas no próximo ano.
(B) ao aumento das faixas etárias de jovens em detrimento dos adultos e idosos.
(C) ao crescimento das migrações de cérebros neste ano de 2011.
(D) ao fato de que ela chegue aos 7 bilhões neste ano de 2011.
(E) à redução da população idosa na África e na Ásia.

A decisão do presidente Barack Obama de retirar mais de 30 mil soldados [do país] até o final do próximo verão no hemisfério norte não é uma “corrida para a saída” do país e é totalmente consistente com a estratégia de guerra norte-americana, disse a subsecretária de Defesa nesta quinta-feira [23.06.2011]. O texto refere-se à saída das tropas estadunidenses
Qual é a alternativa correta?
(A) do Irã.
(B) da Líbia.
(C) de Israel.
(D) do Paquistão.
(E) do Afeganistão.

O recuo do governo [21.06.2011] favorece o projeto de lei já aprovado na Câmara e que está pronto para ser votado no plenário do Senado. O projeto estabelece prazo máximo de 50 anos para a divulgação de todos os documentos oficiais ultrassecretos. A respeito do projeto de lei sobre o sigilo eterno, é correto afirmar que
Qual é a alternativa correta?
(A) os embaixadores que têm feito pressão para que o Senado não aprove o projeto que poderá provocar sérias repercussões internacionais.
(B) os senadores que já exerceram a Presidência da República iniciaram uma campanha para manter os documentos secretos por tempo indeterminado.
(C) os partidos oposicionistas são contra o projeto sob o argumento de que a liberação dos documentos poderia criar embaraços para o país.
(D) os parlamentares situacionistas são os que mais se articulam com o objetivo de que o texto do projeto não seja aprovado.
(E) os deputados têm se mostrado pouco favoráveis à aprovação, o que levou a Presidência da República a reelaborar o texto do projeto.

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira [17.06.2011] que os Estados Unidos desistiram de apelar da decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação ao processo antidumping aplicado sobre a importação do [produto] brasileiro. Em nota, o Itamaraty comemora a inédita decisão. A decisão da OMC refere-se ao seguinte produto brasileiro:
Qual é a alternativa correta?
(A) suco de laranja.
(B) petróleo.
(C) ferro.
(D) soja.
(E) cana-de-açúcar.

Justiça do Rio dá liberdade condicional a Cacciola. Condenado em 2005 a 13 anos de prisão, ele deve ser libertado nos próximos dias. Para muitos, a notícia causou espanto e indignação porque Cacciola era
Qual é a alternativa correta?
(A) presidente de uma ONG que financiava abortos para as mulheres pobres das favelas.
(B) empresário que contrabandeava automóveis de luxo que concorriam com os produzidos no país.
(C) banqueiro e foi preso por crimes de gestão fraudulenta e desvio de dinheiro público.
(D) contrabandista de armas que operava no mercado ao lado de grupos norte-coreanos.
(E) presidente de uma multinacional e sonegou impostos, o que provocou prejuízo ao Tesouro Nacional.

Utilizando um Navegador (Browser) típico, o endereço digitado na Barra de Endereços terá, em sua composição, o domínio
(A) .com.
(B) .edu.
(C) .gov.
(D) .inf.
(E) .net.

Sobre o traçado a seguir, pode-se dizer que apresenta foco epileptiforme com
(A) polaridade negativa na região frontocentral esquerda e equipotencialidade na região frontal direita.
(B) polaridade positiva na região frontocentral esquerda e equipotencialidade na região frontal direita.
(C) reversão de fase e polaridade negativa na região fronto-central esquerda.
(D) reservão de fase e polaridade positiva na região fronto-central esquerda.
(E) eletronegatividade máxima na região frontocentral esquerda.

O sinal do EEG em um determinado canal baseia-se no registro da diferença de voltagem entre dois eletrodos. Caso ambos os eletrodos captem sinal anormal, porém de voltagem e polaridade semelhantes, observaremos no traçado o fenômeno chamado de
(A) reversão de fase positiva.
(B) reversão de fase negativa.
(C) equipotencialidade.
(D) ponte elétrica, com ausência de registro de atividade elétrica cerebral.
(E) dipolo tangencial à superfície cortical.

Sobre o traçado, pode-se dizer que possui montagem bipolar com direção
(A) transversa, representa sono com ondas agudas do vértex e é normal.
(B) longitudinal, representa sono com fusos de sono e é anormal.
(C) transversa, representa sono com fusos e ondas agudas do vértex e é anormal.
(D) longitudinal, representa fase IV do sono não REM e é anormal.
(E) transversa, apresenta ritmos rápidos medicamentosos e é normal.

Montagens que contemplem eletrodos zigomáticos e/ou esfenoidais favorecem a visualização de anormalidades epileptiformes localizadas
(A) nas regiões frontais mesiais.
(B) nas regiões temporais mesiais.
(C) no córtex opercular.
(D) no córtex insular.
(E) em regiões profundas hipotalâmicas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Ainda segundo o texto constitucional, esse direito deve ser garantido mediante políticas
Qual é a alternativa correta?
(A) de prevenção e assistência.
(B) de saúde e saneamento.
(C) de saúde e educação.
(D) de educação e saneamento.
(E) sociais e econômicas.

Considerando os princípios de funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito do município, assinale a opção que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do seguinte texto.
Os estabelecimentos do SUS-Municipal ser, obrigatoriamente, de propriedade da prefeitura, ter sede no território do município. A gerência dos estabelecimentos prestadores de serviços pode ser estatal ou privada, sendo a gestão de todo o sistema municipal da competência.
(A) não precisam … nem precisam … do poder público, necessariamente
(B) não precisam … mas precisam … do poder público, necessariamente
(C) não precisam … nem precisam … do poder público, podendo ser compartilhada com a iniciativa privada
(D) precisam … precisam … do poder público, necessariamente
(E) precisam … precisam … do poder público, podendo ser compartilhada com a iniciativa privada

O conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde refere-se ao conceito legal de
Qual é a alternativa correta?
(A) saúde pública.
(B) saúde coletiva.
(C) saúde ambiental.
(D) vigilância sanitária.
(E) vigilância em saúde.

De acordo com a legislação do SUS, as informações sobre os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do trabalhador, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional, devem ser passadas
Qual é a alternativa correta?
(A) ao trabalhador, exclusivamente.
(B) à empresa, exclusivamente.
(C) ao trabalhador e à empresa, exclusivamente.
(D) ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical, exclusivamente.
(E) ao trabalhador, à sua respectiva entidade sindical e à empresa.

Embora a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendem a vacinação contra o sarampo e a rubéola para todas as pessoas que irão viajar ao exterior, ainda existem brasileiros não vacinados viajando para outros países, expondo-se ao risco de contrair essas doenças e contribuir para a reintrodução delas. Nesse contexto, segundo orientações do Ministério da Saúde, pode-se afirmar que:
Qual é a alternativa correta?
(A) deve-se tomar a vacina em, no máximo, até 15 dias antes da viagem.
(B) especial atenção deve ser dada à vacinação para pessoas na faixa etária acima de 39 anos, se homem, e de 49 anos, no caso das mulheres (com exceção das gestantes).
(C) as pessoas que já receberam a vacina, conforme o esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), ou contraíram o sarampo e/ou rubéola, em caso confirmado laboratorialmente, não precisam ser vacinadas.
(D) as pessoas que quiserem viajar para países da Europa ocidental estão desobrigadas da vacina.
(E) as pessoas que quiserem viajar para países da América do Norte estão desobrigadas da vacina.

O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do país e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. Uma de suas prioridades é a atenção básica à saúde, que tem como objetivo
Qual é a alternativa correta?
(A) ampliar em todo o território nacional a rede de centros e postos de saúde, com ênfase para as regiões com menores índices de desenvolvimento socioeconômico.
(B) promover a integração e o sinergismo da rede de serviços de atenção primária da rede pública e da rede privada, com prioridade para os serviços sem fins lucrativos.
(C) desenvolver ações de prevenção para os agravos de maior impacto sobre a saúde da população, especialmente aqueles com características endêmicas.
(D) consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS.
(E) ampliar e consolidar a rede de atenção à saúde por meio de pactuações regionais, de forma a garantir o acesso aos serviços de diferentes graus de complexidade.

Um doente, atualmente presente na área sob consideração, que tenha adquirido a sua doença em outra região de onde emigra ou onde esteve ocasionalmente, é denominado de caso
Qual é a alternativa correta?
(A) autóctone.
(B) alóctone.
(C) esporádico.
(D) índice.
(E) secundário.

O coeficiente de mortalidade infantil é considerado um dos mais sensíveis indicadores de saúde e, talvez, o mais utilizado dentre os coeficientes de mortalidade. Para uma determinada área e um determinado período de tempo, ele é calculado pela divisão entre o número de óbitos de menores de
Qual é a alternativa correta?
(A) 1 ano pelo número de nascidos vivos.
(B) 1 ano pelo número de habitantes com menos de 1 ano de idade.
(C) 1 ano pelo número de partos realizados.
(D) 6 meses pelo número de nascidos vivos.
(E) 6 meses pelo número de partos realizados.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ao tratar das Doenças de Notificação Compulsória (DNC), estabelece que
Qual é a alternativa correta?
(A) os gestores municipais do SUS poderão incluir outras doenças e agravos no elenco de DNC, em seu município, desde que autorizados pelo gestor estadual.
(B) a ocorrência de agravo inusitado, independentemente de constar na lista de DNC, deve ser notificada imediatamente.
(C) os casos de hanseníase e de tuberculose são de notificação imediata.
(D) os casos de cólera e difteria só devem ser comunicados após confirmação diagnóstica.
(E) os acidentes por animais peçonhentos só são de notificação compulsória quando há internação hospitalar.

Analise o conteúdo dos seguintes itens: I. viabilização da participação dos trabalhadores nas unidades de saúde por meio de colegiados gestores; II. existência de mecanismos de desospitalização, visando alternativas às práticas hospitalares como as de cuidados domiciliares; III. na atenção hospitalar, garantia de visita aberta, através da presença de apenas um acompanhante, respeitando a dinâmica de cada unidade hospitalar e peculiaridades das necessidades do acompanhante; IV. na atenção especializada, garantia de agenda extraordinária em função da análise de risco e das necessidades do usuário. Levando-se em consideração as diretrizes gerais para a implementação da Política Nacional de Humanização do SUS, está correto o que se afirma em
Qual é a alternativa correta?
(A) I, II e III, apenas.
(B) I, II e IV, apenas.
(C) I, III e IV, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.

A população mundial tem sido destacada em jornais e já ganhou inclusive capa de revistas, como a Época de 06.06.2011. A ênfase dada à população mundial refere-se
Qual é a alternativa correta?
(A) à possibilidade de 50% dela viver em áreas urbanas no próximo ano.
(B) ao aumento das faixas etárias de jovens em detrimento dos adultos e idosos.
(C) ao crescimento das migrações de cérebros neste ano de 2011.
(D) ao fato de que ela chegue aos 7 bilhões neste ano de 2011.
(E) à redução da população idosa na África e na Ásia.

A decisão do presidente Barack Obama de retirar mais de 30 mil soldados [do país] até o final do próximo verão no hemisfério norte não é uma “corrida para a saída” do país e é totalmente consistente com a estratégia de guerra norte-americana, disse a subsecretária de Defesa nesta quinta-feira [23.06.2011]. O texto refere-se à saída das tropas estadunidenses
Qual é a alternativa correta?
(A) do Irã.
(B) da Líbia.
(C) de Israel.
(D) do Paquistão.
(E) do Afeganistão.

O recuo do governo [21.06.2011] favorece o projeto de lei já aprovado na Câmara e que está pronto para ser votado no plenário do Senado. O projeto estabelece prazo máximo de 50 anos para a divulgação de todos os documentos oficiais ultrassecretos. A respeito do projeto de lei sobre o sigilo eterno, é correto afirmar que
Qual é a alternativa correta?
(A) os embaixadores que têm feito pressão para que o Senado não aprove o projeto que poderá provocar sérias repercussões internacionais.
(B) os senadores que já exerceram a Presidência da República iniciaram uma campanha para manter os documentos secretos por tempo indeterminado.
(C) os partidos oposicionistas são contra o projeto sob o argumento de que a liberação dos documentos poderia criar embaraços para o país.
(D) os parlamentares situacionistas são os que mais se articulam com o objetivo de que o texto do projeto não seja aprovado.
(E) os deputados têm se mostrado pouco favoráveis à aprovação, o que levou a Presidência da República a reelaborar o texto do projeto.

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira [17.06.2011] que os Estados Unidos desistiram de apelar da decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) em relação ao processo antidumping aplicado sobre a importação do [produto] brasileiro. Em nota, o Itamaraty comemora a inédita decisão. A decisão da OMC refere-se ao seguinte produto brasileiro:
Qual é a alternativa correta?
(A) suco de laranja.
(B) petróleo.
(C) ferro.
(D) soja.
(E) cana-de-açúcar.

Justiça do Rio dá liberdade condicional a Cacciola. Condenado em 2005 a 13 anos de prisão, ele deve ser libertado nos próximos dias. Para muitos, a notícia causou espanto e indignação porque Cacciola era
Qual é a alternativa correta?
(A) presidente de uma ONG que financiava abortos para as mulheres pobres das favelas.
(B) empresário que contrabandeava automóveis de luxo que concorriam com os produzidos no país.
(C) banqueiro e foi preso por crimes de gestão fraudulenta e desvio de dinheiro público.
(D) contrabandista de armas que operava no mercado ao lado de grupos norte-coreanos.
(E) presidente de uma multinacional e sonegou impostos, o que provocou prejuízo ao Tesouro Nacional.

Utilizando um Navegador (Browser) típico, o endereço digitado na Barra de Endereços terá, em sua composição, o domínio
(A) .com.
(B) .edu.
(C) .gov.
(D) .inf.
(E) .net.

Sobre o traçado a seguir, pode-se dizer que apresenta foco epileptiforme com
(A) polaridade negativa na região frontocentral esquerda e equipotencialidade na região frontal direita.
(B) polaridade positiva na região frontocentral esquerda e equipotencialidade na região frontal direita.
(C) reversão de fase e polaridade negativa na região fronto-central esquerda.
(D) reservão de fase e polaridade positiva na região fronto-central esquerda.
(E) eletronegatividade máxima na região frontocentral esquerda.

O sinal do EEG em um determinado canal baseia-se no registro da diferença de voltagem entre dois eletrodos. Caso ambos os eletrodos captem sinal anormal, porém de voltagem e polaridade semelhantes, observaremos no traçado o fenômeno chamado de
(A) reversão de fase positiva.
(B) reversão de fase negativa.
(C) equipotencialidade.
(D) ponte elétrica, com ausência de registro de atividade elétrica cerebral.
(E) dipolo tangencial à superfície cortical.

Sobre o traçado, pode-se dizer que possui montagem bipolar com direção
(A) transversa, representa sono com ondas agudas do vértex e é normal.
(B) longitudinal, representa sono com fusos de sono e é anormal.
(C) transversa, representa sono com fusos e ondas agudas do vértex e é anormal.
(D) longitudinal, representa fase IV do sono não REM e é anormal.
(E) transversa, apresenta ritmos rápidos medicamentosos e é normal.

Montagens que contemplem eletrodos zigomáticos e/ou esfenoidais favorecem a visualização de anormalidades epileptiformes localizadas
(A) nas regiões frontais mesiais.
(B) nas regiões temporais mesiais.
(C) no córtex opercular.
(D) no córtex insular.
(E) em regiões profundas hipotalâmicas.

Prévia do material em texto

pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
ConCurso PúbliCo
031. Prova objetiva
neurologia 
(eletroenCefalografia)
	 VoCê reCebeu sua folha de resPostas e este Caderno Con-
tendo 60 questões objetiVas.
	 Confira seu nome e número de insCrição imPressos na CaPa 
deste Caderno.
	 leia Cuidadosamente as questões e esColha a resPosta que 
VoCê Considera Correta.
	 resPonda a todas as questões.
	 marque, na folha intermediária de resPostas, loCalizada no 
Verso desta Página, a letra CorresPondente à alternatiVa 
que VoCê esColheu.
	 transCreVa Para a folha de resPostas, Com Caneta de 
tinta azul ou Preta, todas as resPostas anotadas na folha 
intermediária de resPostas.
	 a duração da ProVa é de 3 horas e 30 minutos.
	 a saída do Candidato da sala será Permitida aPós trans-
Corrida a metade do temPo de duração da ProVa.
	 ao sair, VoCê entregará ao fisCal a folha de resPostas 
e este Caderno, Podendo destaCar esta CaPa Para futura 
ConferênCia Com o gabarito a ser diVulgado.
aguarde a ordem do fisCal Para abrir este Caderno de questões.
06.11.2011 
manhã
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
2IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
Folha intermediária de resPostas
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
3 IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
CONHECIMENTOS GERAIS
Política de Saúde
01.	A Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a saúde é 
direito de todos e dever do Estado. Ainda segundo o texto 
constitucional, esse direito deve ser garantido mediante po-
líticas
(A) de prevenção e assistência.
(B) de saúde e saneamento.
(C) de saúde e educação.
(D) de educação e saneamento.
(E) sociais e econômicas.
02.	 Considerando os princípios de funcionamento do Sistema 
Único de Saúde (SUS) no âmbito do município, assinale a 
opção que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do 
seguinte texto.
Os estabelecimentos do SUS-Municipal ser, 
obrigatoriamente, de propriedade da prefeitura, 
ter sede no território do município. A gerência dos estabele-
cimentos prestadores de serviços pode ser estatal ou privada, 
sendo a gestão de todo o sistema municipal da competência 
.
(A) não precisam … nem precisam … do poder público, 
necessariamente
(B) não precisam … mas precisam … do poder público, 
necessariamente
(C) não precisam … nem precisam … do poder público, 
podendo ser compartilhada com a iniciativa privada
(D) precisam … precisam … do poder público, necessaria-
mente
(E) precisam … precisam … do poder público, podendo ser 
compartilhada com a iniciativa privada
03.	O conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir 
riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decor-
rentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens 
e da prestação de serviços de interesse da saúde refere-se ao 
conceito legal de
(A) saúde pública.
(B) saúde coletiva.
(C) saúde ambiental.
(D) vigilância sanitária.
(E) vigilância em saúde.
04.	De acordo com a legislação do SUS, as informações sobre 
os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do 
trabalhador, bem como os resultados de fiscalizações, avalia-
ções ambientais e exames de saúde de admissão, periódicos 
e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional, 
devem ser passadas
(A) ao trabalhador, exclusivamente.
(B) à empresa, exclusivamente.
(C) ao trabalhador e à empresa, exclusivamente.
(D) ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical, ex-
clusivamente.
(E) ao trabalhador, à sua respectiva entidade sindical e à 
empresa.
05.	 Embora a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da 
Saúde recomendem a vacinação contra o sarampo e a rubéola 
para todas as pessoas que irão viajar ao exterior, ainda exis-
tem brasileiros não vacinados viajando para outros países, 
expondo-se ao risco de contrair essas doenças e contribuir para 
a reintrodução delas. Nesse contexto, segundo orientações do 
Ministério da Saúde, pode-se afirmar que:
(A) deve-se tomar a vacina em, no máximo, até 15 dias antes 
da viagem.
(B) especial atenção deve ser dada à vacinação para pessoas 
na faixa etária acima de 39 anos, se homem, e de 49 anos, 
no caso das mulheres (com exceção das gestantes).
(C) as pessoas que já receberam a vacina, conforme o 
esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional 
de Imunizações (PNI), ou contraíram o sarampo e/ou 
rubéola, em caso confirmado laboratorialmente, não 
precisam ser vacinadas.
(D) as pessoas que quiserem viajar para países da Europa 
ocidental estão desobrigadas da vacina.
(E) as pessoas que quiserem viajar para países da América 
do Norte estão desobrigadas da vacina.
06.	O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de com-
promissos sanitários, expressos em objetivos de processos e 
resultados e derivados da análise da situação de saúde do país 
e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais 
e municipais. Uma de suas prioridades é a atenção básica à 
saúde, que tem como objetivo
(A) ampliar em todo o território nacional a rede de centros e 
postos de saúde, com ênfase para as regiões com menores 
índices de desenvolvimento socioeconômico.
(B) promover a integração e o sinergismo da rede de serviços 
de atenção primária da rede pública e da rede privada, 
com prioridade para os serviços sem fins lucrativos.
(C) desenvolver ações de prevenção para os agravos de maior 
impacto sobre a saúde da população, especialmente 
aqueles com características endêmicas.
(D) consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família 
como modelo de atenção básica à saúde e como centro 
ordenador das redes de atenção à saúde do SUS.
(E) ampliar e consolidar a rede de atenção à saúde por meio 
de pactuações regionais, de forma a garantir o acesso aos 
serviços de diferentes graus de complexidade.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
4IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
07.	Um doente, atualmente presente na área sob consideração, que 
tenha adquirido a sua doença em outra região de onde emigra 
ou onde esteve ocasionalmente, é denominado de caso
(A) autóctone.
(B) alóctone.
(C) esporádico.
(D) índice.
(E) secundário.
08.	O coeficiente de mortalidade infantil é considerado um dos 
mais sensíveis indicadores de saúde e, talvez, o mais utilizado 
dentre os coeficientes de mortalidade. Para uma determinada 
área e um determinado período de tempo, ele é calculado pela 
divisão entre o número de óbitos de menores de
(A) 1 ano pelo número de nascidos vivos.
(B) 1 ano pelo número de habitantes com menos de 1 ano de 
idade.
(C) 1 ano pelo número de partos realizados.
(D) 6 meses pelo número de nascidos vivos.
(E) 6 meses pelo número de partos realizados.
09.	A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, ao tratar das 
Doenças de Notificação Compulsória (DNC), estabelece que
(A) os gestores municipais do SUS poderão incluir outras 
doenças e agravos no elenco de DNC, em seu município, 
desde que autorizados pelo gestor estadual.
(B) a ocorrência de agravo inusitado, independentemente de 
constar na lista de DNC, deve ser notificada imediata-
mente.
(C) os casos de hanseníase e de tuberculose são de notificação 
imediata.
(D) os casos de cólera e difteria só devem ser comunicados 
após confirmação diagnóstica.
(E) os acidentes por animais peçonhentos só são de notifi-
cação compulsória quando há internação hospitalar.
10.	Analise o conteúdo dos seguintes itens:
 I. viabilização da participação dos trabalhadores nas unida-
des de saúde por meio de colegiados gestores;
 II. existência de mecanismos de desospitalização, visando 
alternativas às práticas hospitalares como as de cuidados 
domiciliares;
 III. na atenção hospitalar, garantia devisita aberta, através 
da presença de apenas um acompanhante, respeitando a 
dinâmica de cada unidade hospitalar e peculiaridades das 
necessidades do acompanhante;
 IV. na atenção especializada, garantia de agenda extraordi-
nária em função da análise de risco e das necessidades 
do usuário.
Levando-se em consideração as diretrizes gerais para a im-
plementação da Política Nacional de Humanização do SUS, 
está correto o que se afirma em
(A) I, II e III, apenas.
(B) I, II e IV, apenas.
(C) I, III e IV, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
atualidadeS
11.	 A população mundial tem sido destacada em jornais e já ga-
nhou inclusive capa de revistas, como a Época de 06.06.2011. 
A ênfase dada à população mundial refere-se 
(A) à possibilidade de 50% dela viver em áreas urbanas no 
próximo ano.
(B) ao aumento das faixas etárias de jovens em detrimento 
dos adultos e idosos.
(C) ao crescimento das migrações de cérebros neste ano de 
2011.
(D) ao fato de que ela chegue aos 7 bilhões neste ano de 2011.
(E) à redução da população idosa na África e na Ásia.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
5 IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
12.	A decisão do presidente Barack Obama de retirar mais de 
30 mil soldados [do país] até o final do próximo verão no 
hemisfério norte não é uma “corrida para a saída” do país 
e é totalmente consistente com a estratégia de guerra norte- 
-americana, disse a subsecretária de Defesa nesta quinta-feira 
[23.06.2011].
(http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/06/23/retirada-de-soldados-nao- 
-saida-oficial-eua-924757184.asp#ixzz1WvgYtd44. Adaptado)
O texto refere-se à saída das tropas estadunidenses 
(A) do Irã.
(B) da Líbia.
(C) de Israel.
(D) do Paquistão.
(E) do Afeganistão.
13.	O recuo do governo [21.06.2011] favorece o projeto de lei 
já aprovado na Câmara e que está pronto para ser votado no 
plenário do Senado. O projeto estabelece prazo máximo de 
50 anos para a divulgação de todos os documentos oficiais 
ultrassecretos.
(http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/06/governo-desiste-de-manter- 
-sigilo-eterno-de-documentos.html. Adaptado)
A respeito do projeto de lei sobre o sigilo eterno, é correto 
afirmar que 
(A) os embaixadores que têm feito pressão para que o Se-
nado não aprove o projeto que poderá provocar sérias 
repercussões internacionais.
(B) os senadores que já exerceram a Presidência da República 
iniciaram uma campanha para manter os documentos 
secretos por tempo indeterminado.
(C) os partidos oposicionistas são contra o projeto sob o 
argumento de que a liberação dos documentos poderia 
criar embaraços para o país.
(D) os parlamentares situacionistas são os que mais se arti-
culam com o objetivo de que o texto do projeto não seja 
aprovado.
(E) os deputados têm se mostrado pouco favoráveis à aprova-
ção, o que levou a Presidência da República a reelaborar 
o texto do projeto.
14.	O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-
feira [17.06.2011] que os Estados Unidos desistiram de apelar 
da decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 
relação ao processo antidumping aplicado sobre a importação 
do [produto] brasileiro. Em nota, o Itamaraty comemora a 
inédita decisão.
“O Brasil recebe com satisfação esta decisão, que reforça o 
sistema multilateral de comércio, em geral, e o mecanismo de 
solução de controvérsias da OMC, em particular”, diz o texto.
(http://br.noticias.yahoo.com/estados-unidos-desistem-processo- 
-diz-itamaraty-160902038.html)
A decisão da OMC refere-se ao seguinte produto brasileiro: 
(A) suco de laranja.
(B) petróleo.
(C) ferro.
(D) soja.
(E) cana-de-açúcar.
15.	 Justiça	do	Rio	dá	liberdade	condicional	a	Cacciola
Condenado em 2005 a 13 anos de prisão, 
ele deve ser libertado nos próximos dias 
A Justiça do Rio concedeu na terça-feira, 23 [agosto], 
liberdade condicional a Salvatore Alberto Cacciola, conde-
nado a 13 anos de prisão. Em julho, a pena foi reduzida em 
um quarto. Com a redução, ele já teria cumprido um terço 
de sua pena, o que abriu caminho para pedido de livramento 
condicional, regime no qual ele cumpriria em liberdade o 
restante de sua condenação.
(http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,justica-do-rio-da-liberdade- 
-condicional-a-cacciola,81415,0.htm. Adaptado)
Para muitos, a notícia causou espanto e indignação porque 
Cacciola era
(A) presidente de uma ONG que financiava abortos para as 
mulheres pobres das favelas.
(B) empresário que contrabandeava automóveis de luxo que 
concorriam com os produzidos no país.
(C) banqueiro e foi preso por crimes de gestão fraudulenta 
e desvio de dinheiro público.
(D) contrabandista de armas que operava no mercado ao lado 
de grupos norte-coreanos.
(E) presidente de uma multinacional e sonegou impostos, o 
que provocou prejuízo ao Tesouro Nacional.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
6IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
NoçõeS de iNformática
16.	Analise as afirmações sobre o sistema operacional Windows 7, 
em sua configuração padrão.
 I. Ao passar o mouse sobre os botões, na barra de tarefas, 
ocorre uma pré-visualização das janelas correspondentes.
 II. Esse sistema operacional consolida os botões que repre-
sentam arquivos de um mesmo programa, agrupando-os, 
automaticamente, em um único botão.
 III. O botão Iniciar foi redefinido, passando a ser chamado 
de Botão de Partida, recebendo novas funções.
Sobre as afirmações, pode-se dizer que está correto o con-
tido em
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) III, apenas.
(D) I e II, apenas.
(E) I, II e III.
17.	No MS-Word 2010, considere os seguintes ícones, presentes 
no grupo Fonte da guia Página Inicial.
 abc ×2
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamen-
te, as funcionalidades associadas a esses ícones.
(A)	 Sublinhado: sublinha o texto selecionado.
	 Equação: transforma as expressões na forma de texto 
em equações matemáticas.
(B)	 Sublinhado: sublinha o texto selecionado.
	 Sobrescrito: cria letras pequenas acima da linha de base 
do texto.
(C)	 Sublinhado: sublinha o texto selecionado.
	 Subscrito: cria letras pequenas abaixo da linha de base 
do texto.
(D)	 Tachado: desenha uma linha no meio do texto selecionado.
	 Equação: transforma as expressões na forma de texto 
em equações matemáticas.
(E)	 Tachado: desenha uma linha no meio do texto selecionado.
	 Subscrito: cria letras pequenas abaixo da linha de base 
do texto.
18.	A planilha a seguir foi elaborada no MS-Excel 2010.
Considere as seguintes fórmulas a serem inseridas em células 
vazias da planilha.
 I. =SOMA(A1;C3)
 II. =SOMA(A1-C3)
 III. =SOMA(A1+C3)
 IV. =SOMA(A1,C3)
As funções que produzem como resultado números maiores 
do que 10 são, apenas,
(A) I e III.
(B) I e IV.
(C) II e III.
(D) II e IV.
(E) III e IV.
19.	A preparação para o envio de um e-mail compreende a 
inserção de algumas informações em campos específicos. 
Assinale a alternativa que apresenta apenas o(s) campo(s) 
essencial(is), ou seja, campo(s) que se não preenchido(s) o 
e-mail não é enviado.
(A) Assunto:
(B) Para:
(C) Cc: e Assunto:
(D) Para: e Cc:
(E) Para: e Assunto:
20.	Deseja-se visitar o site do Ministério da Saúde do Brasil na 
internet. Utilizando um Navegador (Browser) típico, o ende-
reço digitado na Barra de Endereços terá, em sua composição, 
o domínio
(A) .com.
(B) .edu.
(C) .gov.
(D) .inf.
(E) .net.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
7 IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
CONHECIMENTOS ESpECífICOS
21.	 É correto afirmar que os fusos são elementos relacionados com a
(A) sincronização do eletrencefalograma nos estágios iniciais do sono, que são gerados nos tálamos, e aparecem nos traçados 
normais a partirdos 2 meses de vida.
(B) sincronização do eletrencefalograma nos estágios iniciais do sono, que são gerados no córtex do vértex cerebral, e aparecem 
nos traçados normais a partir dos 2 meses de vida.
(C) dessincronização do eletrencefalograma nos estágios iniciais do sono, que são gerados nos tálamos, e aparecem nos traçados 
normais a partir do primeiro mês de vida.
(D) dessincronização do eletrencefalograma nos estágios iniciais do sono, que são gerados no córtex do vértex cerebral, e apa-
recem nos traçados normais a partir dos 2 meses de vida.
(E) dessincronização do eletrencefalograma nos estágios iniciais do sono, que são gerados nas estruturas do sistema límbico, e 
aparecem nos traçados normais a partir do primeiro mês de vida.
22.	 Sobre o traçado a seguir, pode-se dizer que apresenta foco epileptiforme com
(A) polaridade negativa na região frontocentral esquerda e equipotencialidade na região frontal direita.
(B) polaridade positiva na região frontocentral esquerda e equipotencialidade na região frontal direita.
(C) reversão de fase e polaridade negativa na região fronto-central esquerda.
(D) reservão de fase e polaridade positiva na região fronto-central esquerda.
(E) eletronegatividade máxima na região frontocentral esquerda.
23.	O sinal do EEG em um determinado canal baseia-se no registro da diferença de voltagem entre dois eletrodos. Caso ambos os 
eletrodos captem sinal anormal, porém de voltagem e polaridade semelhantes, observaremos no traçado o fenômeno chamado de
(A) reversão de fase positiva.
(B) reversão de fase negativa.
(C) equipotencialidade.
(D) ponte elétrica, com ausência de registro de atividade elétrica cerebral.
(E) dipolo tangencial à superfície cortical.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
8IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
24.	 Sobre o traçado, pode-se dizer que possui montagem bipolar com direção
(A) transversa, representa sono com ondas agudas do vértex e é normal.
(B) longitudinal, representa sono com fusos de sono e é anormal.
(C) transversa, representa sono com fusos e ondas agudas do vértex e é anormal.
(D) longitudinal, representa fase IV do sono não REM e é anormal.
(E) transversa, apresenta ritmos rápidos medicamentosos e é normal.
25.	Montagens que contemplem eletrodos zigomáticos e/ou esfenoidais favorecem a visualização de anormalidades epileptiformes 
localizadas
(A) nas regiões frontais mesiais.
(B) nas regiões temporais mesiais.
(C) no córtex opercular.
(D) no córtex insular.
(E) em regiões profundas hipotalâmicas.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
9 IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
26.	Na amostra eletrencefalográfica representada, pode-se identificar
(A) crise eletrográfica de projeção nas regiões centrais bilaterais e central mediana e presença de artefato de mau contato na 
interface escalpo-eletrodo no eletrodo T3.
(B) artefatos decorrentes de deglutição e mastigação, artefato muscular na região central mediana e artefato no eletrodo T3.
(C) atividade epileptiforme na região central mediana e artefatos decorrentes de movimentação ocular.
(D) artefatos decorrentes de intensa sudorese e atividade epileptiforme na região temporal média esquerda.
(E) intensa atividade epileptiforme de projeção multifocal e ausência de artefatos.
27.	 Ritmo Mu e ondas Lambda ocorrem
(A) durante o sono e não possuem significado patológico epileptiforme.
(B) em vigília e em sono, respectivamente, e possuem topografia central e frontal, respectivamente.
(C) durante a vigília ou sono e possuem significado patológico relacionado a lesões estruturais frontais.
(D) durante a vigília e possuem topografia central e occipital, respectivamente.
(E) durante a vigília ou sono, e possuem topografia frontal e temporal, respectivamente.
28.	 É correto afirmar que
(A) na síndrome de Ohtahara, o eletrencefalograma é anormal, mostrando padrão ora hipsarrítmico, ora multifocal, o que define 
o seu diagnóstico.
(B) na encefalopatia mioclônica precoce, o eletrencefalograma demonstra surtos de poliespículas generalizadas, que ocorrem 
durante as crises mioclônicas. Fora das crises, o eletrencefalograma pode ser normal.
(C) na síndrome de Rett, o eletrencefalograma é quase sempre anormal, com presença de descargas epileptiformes nas regiões 
centrais.
(D) na síndrome de Lennox-Gastaut, durante as crises tônicas registram-se complexos de ponta-onda lentos (2-2,5/segundo), de 
projeção generalizada.
(E) na epilepsia da leitura, o eletrencefalograma realizado durante o fator precipitante demonstra complexos de espícula-onda 
irregular de projeção nas regiões occipitais bilaterais.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
10IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
29.	 Paciente de 12 anos começa a apresentar crises de ausência típica, com boa resposta terapêutica após início de divalproato de 
sódio. Seu traçado eletrencefalográfico demonstra atividade de base normal e complexos de espícula-onda ritmados a 4/segundo, 
de projeção generalizada. Esse cenário sugere o diagnóstico de epilepsia
(A) ausência da infância.
(B) ausência juvenil.
(C) ausência mioclônica.
(D) mioclônica juvenil.
(E) mioclono-astáticas (Doose).
30.	A amostra eletrencefalográfica representada demonstra padrão
(A) eletrográfico de crise tônica.
(B) eletrográfico de crise tônico-clônica generalizada.
(C) de surto-supressão.
(D) hipsarrítmico.
(E) POCS (ponta-onda contínua durante o sono).
31.	O padrão eletrencefalográfico observado em pacientes com panencefalite esclerosante subaguda do sarampo inclui
(A) ondas agudas polifásicas e ondas lentas, de grande voltagem, com duração de 0,5 a 2 segundos, e que recorrem de forma 
periódica a intervalos de 4 a 15 segundos, de projeção generalizada.
(B) ondas agudas polifásicas, de grande voltagem, com duração de 0,5 a 2 segundos, que recorrem a intervalos menores de 4 
segundos, e que frequentemente são unilaterais (lateralizadas).
(C) ondas agudas estereotipadas, bissíncronas e generalizadas, que recorrem a intervalos de 0,5 a 1 segundo durante todo o tra-
çado.
(D) descargas epileptiformes periódicas lateralizadas, de projeção predominante na região temporal.
(E) descargas epileptiformes do tipo polispículas, que recorrem a intervalos de 2 a 4 segundos, de projeção generalizada.
32.	 Paciente com insuficiência hepática e rebaixamento do nível de consciência tipicamente apresenta eletrencefalograma com
(A) atividade epileptiforme generalizada.
(B) atividade epileptiforme multifocal.
(C) atividade epileptiforme periódica lateralizada.
(D) ritmos rápidos difusamente.
(E) ondas trifásicas.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
11 IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
33.	O padrão eletrencefalográfico mais característico de um neonato com hiperglicinemia não cetótica é
(A) depressão difusa da atividade elétrica cerebral.
(B) intenso alentecimento delta, difuso, da atividade elétrica cerebral.
(C) presença de ondas trifásicas, observadas durante o sono.
(D) hipsarritmia.
(E) surto-supressão.
34.	Aparecimento de atividade lenta, 20 a 60 segundos após realização da hiperventilação, de forma crescente, sugere
(A) hipoglicemia.
(B) hipotireoidismo.
(C) ceroide lipofuscinose.
(D) doença de moyamoya.
(E) abscesso cerebral.
35.	O traçado eletrencefalográfico obtido em sono, representado a seguir, sugere o diagnóstico de epilepsia
(A) focal idiopática com paroxismos occipitais, forma precoce.
(B) focal idiopática com paroxismos centrotemporais.
(C) mioclônica severa da infância (síndrome de Dravet).
(D) sintomática do lobo frontal.
(E) sintomática do lobo temporal.
36.Quanto aos métodos de ativação utilizados durante a realização do eletrencefalograma, é correto dizer que
(A) a resposta fotomioclônica ocorre em pacientes com epilepsia generalizada idiopática e possui sugnificado patológico.
(B) a presença de arrastamento fótico (photic driving) é um fator que corrobora o diagnóstico de epilepsia mioclônica juvenil.
(C) a fonte de luz deve ser posicionada a 20-30 centrímetros à frente da face e olhos do paciente, e a fotoestimulação deve ser 
realizada em ambiente pouco iluminado.
(D) a distância entre a fonte luminosa e a face do paciente não tem importância, contanto que o estímulo seja sempre aplicado 
com o paciente mantendo os olhos fechados.
(E) as respostas fotoparoxística, fotomioclônica e de arrastamento possuem significado patológico semelhante.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
12IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
37.	O achado eletrencefalográfico observado em pacientes com doença de Parkinson em estágio avançado é
(A) atividade periódica curta e generalizada.
(B) padrão PLEDS (descargas epileptiformes periódicas e lateralizadas).
(C) aumento da quantidade de ritmos rápidos, difusamente.
(D) aparecimento de grafoelementos patológicos do tipo ondas trifásicas e ondas agudas epileptiformes.
(E) alentecimento do ritmo dominante posterior e aumento na quantidade de ritmos lentos teta e delta, difusamente.
38.	Aparecimento de espículas nas regiões occipitais evocadas pela aplicação de fotoestímulo a baixas frequências (0,5 e 1 Hz) é 
achado observado em pacientes com
(A) doença de Wilson.
(B) doença de Lafora.
(C) doença de Menkes.
(D) ceroide lipofuscinose.
(E) leucodistrofia metacromática.
39.	 Sobre os fusos extremos (extreme spindles), é correto dizer que é um padrão
(A) normal de fusos, encontrado em mais de 30% de crianças normais, em qualquer idade.
(B) normal de fusos, encontrado em crianças acima dos 12 anos de idade.
(C) anormal de fusos, encontrado mais frequentemente em pacientes com paralisia cerebral, malformações cerebrais e retardo 
mental.
(D) anormal de fusos, encontrado em pacientes que realizam intensa privação de sono.
(E) anormal de fusos, encontrado em pacientes intelectualmente normais, porém com queixas de distúrbios do sono.
40.	Neste traçado eletrencefalográfico pode-se observar
(A) atividade epileptiforme de projeção na região parietal esquerda e centroparietal mediana.
(B) atividade epileptiforme de projeção na região parietal esquerda e grande quantidade de artefatos de movimento na região 
centroparietal mediana.
(C) artefatos de movimento e de atividade muscular e ausência de atividade epileptiforme.
(D) eletrencefalograma normal em sono, com artefatos decorrentes de mal contato nos eletrodos Cz e Pz.
(E) eletrencefalograma normal, com presença de fusos extremos (extreme spindles).
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
13 IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
41.	 Esta amostra de traçado eletrencefalográfico representa
(A) padrão de sono normal.
(B) atividade epileptiforme de projeção generalizada.
(C) atividade epileptiforme focal de projeção nos lobos temporais.
(D) atividade epileptiforme focal de projeção nas regiões occipitais.
(E) ondas agudas positivas occipitais transitórias do sono.
42.	Assinale a afirmativa correta.
(A) A síndrome de West é caracterizada pela ocorrência de crises tônicas e o eletrencefalograma mostra ritmo recrutante durante 
o sono.
(B) Na síndrome de Lennox-Gastaut, as crises iniciam-se por volta dos 3-6 anos de idade, com crises tônicas e ausências atípicas, 
podendo apresentar outros tipos de crises; o EEG mostra atividade epileptiforme generalizada e menos frequentemente focal.
(C) A síndrome de Ohtahara é uma síndrome epiléptica generalizada idiopática, mostra padrão eletrográfico de complexos 
espícula-onda de projeção generalizada.
(D) Na síndrome de West, as crises iniciam-se por volta do primeiro mês de vida, com crises tipo tônicas assimétricas.
(E) Na síndrome de Lennox-Gastaut, as crises iniciam-se por volta dos 3-6 meses e ocorrem predominantemente crises tônicas 
e mioclônicas.
43.	Quanto ao padrão de descargas ritmadas subclínicas do adulto (SREDA), pode-se afirmar:
(A) ocorre principalmente durante o sono.
(B) é associado à epilepsia temporal mesial.
(C) é ritmado na frequência delta.
(D) ocorre após o despertar.
(E) é projetado na região temporoparietal.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
14IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
44.	 Crise iniciada com sensação epigástrica ascendente, evoluindo com perda da consciência. Durante o período em que o paciente 
está inconsciente, apresenta vocalização emitindo palavras claramente identificáveis. Essa descrição sugere
(A) crise de lobo temporal no hemisfério não dominante para linguagem.
(B) crise não epiléptica de origem psicogênica.
(C) crise de lobo frontal no hemisfério dominante para linguagem.
(D) crise envolvendo transição entre lobos temporal e occipital no hemisfério dominante para linguagem.
(E) crise do lobo parietal no hemisfério não dominante para linguagem.
45.	Não é padrão clínico ictal observado nas epilepsias generalizadas:
(A) ausências típicas.
(B) mioclonias.
(C) automatismos manuais.
(D) ausências atípicas.
(E) crises atônicas.
46.	A atividade paroxística representada nesta amostra de eletroencefalograma, observada nos canais 3, 4, 8, 10, 11, 15 e 16, indica:
 
(A) artefato de batimento cardíaco.
(B) atividade epileptiforme focal de projeção na região temporal esquerda.
(C) atividade periódica de projeção na região temporal esquerda.
(D) atividade epileptiforme de projeção na região occipital.
(E) padrão pós-ictal de uma crise temporal.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOCAtMDMwMA==
15 IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
47.	 Paciente de 78 anos, hipertenso, diabético e com insuficiência renal leve, evoluiu com febre e tosse. Foi internado para tratamento 
de pneumonia bacteriana, recebeu cefepime. Após dois dias de internação, evoluiu com rebaixamento do nível de consciência e 
abalos musculares acometendo os quatro membros. Realizou EEG (amostra logo a seguir). Este padrão eletrográfico associado 
aos dados clínicos sugere
(A) estado de mal epiléptico não convulsivo, de provável origem focal no lobo frontal.
(B) encefalopatia tóxico-metabólica, provavelmente relacionada a antibiótico.
(C) estado de mal não convulsivo, relacionado a epilepsia generalizada primária.
(D) encefalopatia hipóxico-isquêmica.
(E) encefalopatia metabólica relacionada a insuficiência renal.
48.	 Todas as síndromes epilépticas citadas mostram atividade de base normal observada no eletrencefalograma, exceto epilepsia
(A) mioclônica juvenil.
(B) da infância com pontas centro-temporais.
(C) ausência juvenil.
(D) da leitura.
(E) com crises mioclônico-astáticas.
49.	 Paciente do sexo feminino, de 15 anos, estudante do 2.º ano do ensino médio, com ótimo rendimento escolar, vem apresentando 
crises caracterizadas por abalos musculares (tipo “choques”) em ambos os braços, com leve predomínio à direita, há 3 meses. Há 
um dia apresentou crise tônico-clônica generalizada, no período da manhã. Nesse dia realizou EEG que demonstrou surtos de 
poli-espícula onda de projeção generalizada, predominando em regiões anteriores, além de ondas agudas ocasionais de projeção 
nas regiões temporais. Assinale a alternativa correta.
(A) Trata-se de uma síndrome epiléptica generalizada primária.
(B) Nesse caso, a atividade epileptiforme pode ser acentuada pelo uso de benzodiazepínicos.
(C) Após um ano do controle das crises e normalização do EEG, deve-seproceder à retirada completa das drogas antiepilépticas.
(D) Trata-se de epilepsia frontotemporal.
(E) As alterações encontradas no eletrencefalograma provavelmente ocorrem somente durante o sono.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOSAtMDMwMA==
16IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
50.	 Criança de três meses, previamente hígida, há uma semana 
apresenta abalos repetidos, que ocorrem predominantemente 
ao despertar e caracterizam-se por contração muscular em 
abdução seguida de flexão dos braços, de curta duração. Esses 
abalos ocorrem de forma repetida, por aproximadamente 5 
minutos. Quanto ao eletrencefalograma, pode-se afirmar que
(A) apresenta intensa atividade epileptiforme de projeção nas 
regiões frontais, ocorrendo predominantemente durante 
a vigília.
(B) apresenta intensa atividade epileptiforme de projeção 
na região centro-temporal, ocorrendo somente durante 
o sono.
(C) evidencia complexos onda aguda – onda lenta ritmados 
a 1,5-2,5Hz.
(D) demonstra complexos espícula-onda irregulares de proje-
ção generalizada, com predomínio nas regiões occipitais.
(E) deve ser realizado também durante a vigília e pode de-
monstrar no período interictal atividade epileptiforme 
de projeção multifocal com predomínio nas regiões 
posteriores.
51.	Um traçado eletrencefalográfico com ritmo beta difuso 
associa-se mais comumente com o uso de qual das seguintes 
drogas antiepilépticas:
(A) carbamazepina e fenitoína.
(B) vigabatrina e diazepam.
(C) lamotrigina e topiramato.
(D) clonazepam e fenobarbital.
(E) topiramato e divalproato de sódio.
52.	 Criança de 9 anos sem antecedentes prévios vem apresentan-
do episódios noturnos ocasionais caracterizados por abalos 
musculares em língua e hemiface direita, com sialorreia 
concomitante. Sobre esse caso, é correto afirmar que
(A) o EEG deve ser normal e a ressonância magnética deve 
ser solicitada e provavelmente demonstrará lesão no giro 
pré-central.
(B) o EEG demonstrará anormalidade epileptiforme frequen-
te, que se ativa durante o sono.
(C) nesses casos, existe tendência de manutenção das crises 
na fase adulta, com EEG persistentemente alterado.
(D) o EEG demonstrará quase sempre atividade de base lenta.
(E) o EEG demonstrará atividade ritmada a 15Hz de projeção 
difusa, ocorrendo predominantemente durante o sono.
53.	 Sobre as crises de ausência típica, é correto afirmar que
(A) se pode observar, no EEG, ondas lentas delta rítmicas de 
projeção nas regiões occipitais.
(B) o padrão eletrográfico de sono é desorganizado.
(C) o EEG tipicamente mostra complexos poliespícula-onda, 
de projeção generalizada
(D) a duração habitual da crise é em torno de 2 a 3 segundos.
(E) no EEG durante a vigília não se observa ritmo dominante 
posterior.
54.	A síndrome de Doose caracteriza-se por
(A) padrão eletrográfico mostrando atividade epileptiforme 
de projeção nas regiões frontais.
(B) crises generalizadas do tipo mioclônico-astáticas.
(C) padrão eletrográfico mostrando descargas occipitais 
bloqueadas pela abertura ocular.
(D) crises focais de origem no córtex posterior.
(E) crises tônicas ao despertar.
55.	 Em qual destas síndromes epilépticas a fotoestimulação 
intermitente pode causar crises típicas em cerca de 30% dos 
pacientes?
(A) Síndrome de Lennox Gastaut.
(B) Epilepsia ausência da infância.
(C) Epilepsia mioclônica juvenil.
(D) Epilepsia do lobo frontal.
(E) Síndrome de West.
56.	 Como são representados e identificados os eletrodos Frontal 
e Central direito?
(A) F4 e C4.
(B) F8 e P4.
(C) F8 e CZ.
(D) Fp2 e C2.
(E) F4 e F8.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOSAtMDMwMA==
17 IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
57.	Nos canais 1,2,3, 11 e 12 desta amostra de eletrencefalograma, observa-se:
(A) crise eletrográfica localizada na região fronto-temporal esquerda.
(B) desorganização acentuada da atividade elétrica cerebral.
(C) artefato de mastigação.
(D) fusos de sono na fase 2 de sono não REM.
(E) depressão da atividade elétrica cerebral na região fronto-temporal direita.
58.	A atividade paroxística observada nos canais 4,5,7,8 e 13 neste eletrencefalograma exemplifica
(A) atividade epileptiforme de projeção na região occiptal.
(B) espícula positiva 14 e 6/segundo.
(C) Wicket spikes.
(D) atividade epileptiforme de projeção generalizada.
(E) atividade epileptiforme de projeção na região parietotemporal.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOSAtMDMwMA==
18IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
59.	 Esta amostra de eletrencefalograma representa
(A) fase 4 do sono não REM.
(B) vigília, com artefato de sudorese.
(C) sonolência normal.
(D) intoxicação medicamentosa.
(E) encefalopatia metabólica.
60.	 Este padrão eletrencefalográfico é característico de
(A) ondas lentas frontais rítmicas intermitentes (FIRDA).
(B) desorganização da atividade elétrica cerebral das regiões frontais.
(C) atividade epileptiforme focal de projeção nas regiões frontais.
(D) artefato de piscamento.
(E) encefalopatia hepática.
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOSAtMDMwMA==
19 IASP1106/031-Neuro-Eletroencefalografia-manhã
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MToyOSAtMDMwMA==
www.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
 
 
CONCURSO PÚBLICO 
 
06.11.2011 
 
 
001. ALERGIA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - D 22 - C 23 - D 24 - B 25 - E 26 - A 27 - C 28 - D 29 - B 30 - E 
31 - C 32 - D 33 - A 34 - B 35 - D 36 - A 37 - A 38 - E 39 - B 40 - E 
41 - C 42 - D 43 - D 44 - B 45 - C 46 - C 47 - B 48 - E 49 - A 50 - E 
51 - B 52 - B 53 - A 54 - E 55 - E 56 - C 57 - C 58 - D 59 - A 60 - A 
 
 
 
002. ANATOMIA PATOLÓGICA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - D 22 - B 23 - E 24 - B 25 - C 26 - C 27 - E 28 - B 29 - A 30 - A 
31 - C 32 - B 33 - C 34 - A 35 - B 36 - A 37 - D 38 - B 39 - D 40 - E 
41 - D 42 - B 43 - C 44 - E 45 - A 46 - B 47 - C 48 - A 49 - D 50 - B 
51 - C 52 - C 53 - D 54 - A 55 - E 56 - B 57 - E 58 - C 59 - D 60 - A 
 
 
 
003. ASSISTÊNCIA DOMICILIAR 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - A 22 - E 23 - D 24 - C 25 - B 26 - C 27 - A 28 - B 29 - D 30 - E 
31 - A 32 - B 33 - C 34 - D 35 - E 36 - A 37 - C 38 - B 39 - D 40 - E 
41 - E 42 - D 43 - C 44 - A 45 - B 46 - A 47 - B 48 - E 49 - D 50 - E 
51 - C 52 - C 53 - A 54 - B 55 - D 56 - E 57 - A 58 - D 59 - B 60 - C 
 
 
 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
004. CARDIOLOGIA 
(ERGOMETRIA) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - E 22 - B 23 - A 24 - D 25 - C 26 - A 27 - E 28 - C 29 - A 30 - E 
31 - C 32 - B 33 - D 34 - A 35 - A 36 - C 37 - A 38 - D 39 - B 40 - B 
41 - C 42 - C 43 - B 44 - E 45 - B 46 - D 47 - A 48 - D 49 - C 50 - E 
51 - B 52 - D 53 - A 54 - C 55 - B 56 - D 57 - E 58 - E 59 - A 60 - D 
 
 
 
005. CIRURGIA CARDIOVASCULAR 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - A 22 - E 23 - A 24 - E 25 - A 26- C 27 - E 28 - D 29 - C 30 - E 
31 - B 32 - D 33 - D 34 - E 35 - C 36 - E 37 - E 38 - B 39 - E 40 - E 
41 - D 42 - A 43 - C 44 - D 45 - B 46 - C 47 - B 48 - B 49 - A 50 - C 
51 - B 52 - C 53 - C 54 - A 55 - C 56 - E 57 - C 58 - E 59 - A 60 - A 
 
 
 
006. CIRURGIA GERAL 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - B 22 - D 23 - B 24 - E 25 - C 26 - A 27 - C 28 - D 29 - D 30 - E 
31 - B 32 - C 33 - B 34 - C 35 - A 36 - E 37 - C 38 - B 39 - A 40 - A 
41 - B 42 - D 43 - E 44 - C 45 - A 46 - C 47 - B 48 - B 49 - A 50 - B 
51 - A 52 - E 53 - C 54 - D 55 - A 56 - D 57 - B 58 - E 59 - A 60 - E 
 
 
 
007. CIRURGIA PEDIÁTRICA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - D 22 - C 23 - E 24 - E 25 - D 26 - D 27 - A 28 - A 29 - B 30 - C 
31 - A 32 - C 33 - E 34 - B 35 - C 36 - E 37 - A 38 - D 39 - B 40 - C 
41 - B 42 - C 43 - A 44 - D 45 - A 46 - E 47 - C 48 - D 49 - C 50 - A 
51 - E 52 - A 53 - C 54 - D 55 - A 56 - B 57 - E 58 - A 59 - E 60 - A 
 
 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
008. CIRURGIA PLÁSTICA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - E 22 - E 23 - C 24 - B 25 - C 26 - B 27 - D 28 - C 29 - C 30 - A 
31 - B 32 - A 33 - A 34 - C 35 - B 36 - C 37 - D 38 - D 39 - C 40 - D 
41 - E 42 - E 43 - D 44 - C 45 - C 46 - C 47 - D 48 - D 49 - A 50 - C 
51 - C 52 - B 53 - A 54 - E 55 - C 56 - A 57 - E 58 - B 59 - D 60 - C 
 
 
 
009. CIRURGIA TORÁCICA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - C 22 - D 23 - E 24 - C 25 - C 26 - A 27 - C 28 - E 29 - D 30 - C 
31 - C 32 - A 33 - D 34 - B 35 - A 36 - D 37 - B 38 - E 39 - C 40 - B 
41 - E 42 - A 43 - D 44 - C 45 - E 46 - E 47 - E 48 - A 49 - C 50 - E 
51 - E 52 - A 53 - B 54 - B 55 - B 56 - E 57 - B 58 - C 59 - B 60 - B 
 
 
 
010. CIRURGIA VASCULAR 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - D 22 - A 23 - A 24 - C 25 - D 26 - E 27 - A 28 - B 29 - A 30 - E 
31 - C 32 - A 33 - C 34 - D 35 - B 36 - B 37 - E 38 - C 39 - B 40 - D 
41 - C 42 - B 43 - B 44 - D 45 - C 46 - C 47 - D 48 - B 49 - A 50 - A 
51 - A 52 - D 53 - E 54 - E 55 - A 56 - D 57 - C 58 - E 59 - E 60 - E 
 
 
 
011. CLÍNICA MÉDICA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - A 22 - B 23 - E 24 - C 25 - D 26 - C 27 - A 28 - B 29 - D 30 - E 
31 - A 32 - B 33 - C 34 - D 35 - E 36 - A 37 - B 38 - C 39 - D 40 - E 
41 - E 42 - A 43 - D 44 - B 45 - C 46 - A 47 - E 48 - C 49 - B 50 - B 
51 - A 52 - B 53 - C 54 - D 55 - E 56 - A 57 - B 58 - E 59 - D 60 - C 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
012. CLÍNICA MÉDICA 
(CEAMAS) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - C 22 - D 23 - C 24 - C 25 - A 26 - C 27 - D 28 - A 29 - B 30 - A 
31 - B 32 - C 33 - E 34 - E 35 - D 36 - D 37 - B 38 - C 39 - A 40 - D 
41 - E 42 - D 43 - C 44 - D 45 - D 46 - B 47 - D 48 - A 49 - E 50 - E 
51 - D 52 - B 53 - C 54 - E 55 - B 56 - C 57 - B 58 - A 59 - C 60 - D 
 
 
 
013. CUIDADOS PALIATIVOS 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - E 22 - D 23 - D 24 - E 25 - B 26 - C 27 - A 28 - D 29 - A 30 - B 
31 - A 32 - B 33 - C 34 - D 35 - C 36 - B 37 - C 38 - B 39 - C 40 - E 
41 - E 42 - C 43 - C 44 - D 45 - D 46 - E 47 - B 48 - C 49 - B 50 - A 
51 - C 52 - E 53 - A 54 - B 55 - B 56 - C 57 - C 58 - C 59 - A 60 - B 
 
 
 
014. DERMATOLOGIA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - B 22 - D 23 - A 24 - C 25 - B 26 - C 27 - E 28 - B 29 - A 30 - E 
31 - D 32 - E 33 - C 34 - A 35 - B 36 - C 37 - B 38 - E 39 - D 40 - D 
41 - E 42 - A 43 - A 44 - D 45 - C 46 - D 47 - B 48 - A 49 - E 50 - A 
51 - C 52 - B 53 - C 54 - E 55 - D 56 - D 57 - B 58 - C 59 - E 60 - A 
 
 
 
015. DOENÇAS DO APARELHO RESPIRATÓRIO 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - A 22 - E 23 - C 24 - D 25 - C 26 - B 27 - D 28 - B 29 - A 30 - E 
31 - C 32 - A 33 - E 34 - E 35 - A 36 - A 37 - C 38 - A 39 - B 40 - D 
41 - D 42 - A 43 - E 44 - D 45 - C 46 - C 47 - E 48 - A 49 - A 50 - A 
51 - C 52 - A 53 - C 54 - C 55 - C 56 - A 57 - E 58 - C 59 - E 60 - A 
 
 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
016. EMERGÊNCIA 
(PRONTO-SOCORRO) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - A 22 - E 23 - D 24 - C 25 - B 26 - A 27 - B 28 - E 29 - C 30 - D 
31 - A 32 - E 33 - C 34 - B 35 - D 36 - A 37 - B 38 - C 39 - E 40 - D 
41 - A 42 - D 43 - B 44 - C 45 - D 46 - A 47 - B 48 - D 49 - E 50 - C 
51 - D 52 - A 53 - B 54 - C 55 - D 56 - B 57 - E 58 - A 59 - C 60 - D 
 
 
 
017. ENDOCRINOLOGIA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - A 22 - D 23 - B 24 - C 25 - A 26 - B 27 - D 28 - E 29 - B 30 - B 
31 - A 32 - E 33 - D 34 - C 35 - B 36 - C 37 - E 38 - D 39 - B 40 - E 
41 - A 42 - B 43 - B 44 - D 45 - B 46 - C 47 - A 48 - C 49 - D 50 - A 
51 - B 52 - B 53 - E 54 - B 55 - D 56 - C 57 - B 58 - A 59 - D 60 - E 
 
 
 
018. ENDOSCOPIA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - D 22 - C 23 - D 24 - C 25 - B 26 - B 27 - B 28 - C 29 - A 30 - E 
31 - B 32 - B 33 - D 34 - A 35 - B 36 - A 37 - D 38 - B 39 - A 40 - C 
41 - C 42 - A 43 - D 44 - D 45 - B 46 - C 47 - D 48 - C 49 - C 50 - B 
51 - E 52 - E 53 - A 54 - D 55 - B 56 - C 57 - C 58 - D 59 - B 60 - B 
 
 
 
019. GASTROENTEROLOGIA CIRÚRGICA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - A 22 - E 23 - C 24 - A 25 - A 26 - B 27 - D 28 - E 29 - D 30 - B 
31 - D 32 - C 33 - A 34 - D 35 - D 36 - A 37 - B 38 - E 39 - C 40 - C 
41 - A 42 - B 43 - D 44 - E 45 - A 46 - C 47 - C 48 - E 49 - D 50 - B 
51 - C 52 - C 53 - A 54 - C 55 - A 56 - A 57 - A 58 - E 59 - D 60 - A 
 
 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
020. GASTROENTEROLOGIA CLÍNICA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - C 22 - E 23 - B 24 - A 25 - B 26 - E 27 - C 28 - D 29 - B 30 - D 
31 - B 32 - A 33 - B 34 - E 35 - D 36 - A 37 - D 38 - B 39 - D 40 - E 
41 - C 42 - E 43 - B 44 - D 45 - B 46 - C 47 - B 48 - A 49 - B 50 - A 
51 - B 52 - E 53 - D 54 - C 55 - B 56 - C 57 - A 58 - C 59 - D 60 - C 
 
 
 
021. GERIATRIA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 -D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - C 22 - E 23 - A 24 - A 25 - B 26 - D 27 - B 28 - D 29 - C 30 - C 
31 - E 32 - D 33 - A 34 - B 35 - D 36 - D 37 - E 38 - D 39 - A 40 - C 
41 - E 42 - A 43 - B 44 - C 45 - D 46 - E 47 - B 48 - A 49 - C 50 - E 
51 - C 52 - B 53 - B 54 - C 55 - E 56 - A 57 - C 58 - D 59 - D 60 - E 
 
 
 
022. HEMATOLOGIA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - A 22 - C 23 - D 24 - B 25 - A 26 - D 27 - D 28 - C 29 - E 30 - D 
31 - B 32 - D 33 - D 34 - C 35 - C 36 - A 37 - D 38 - C 39 - C 40 - A 
41 - D 42 - B 43 - B 44 - E 45 - D 46 - A 47 - B 48 - C 49 - C 50 - B 
51 - E 52 - B 53 - C 54 - C 55 - D 56 - C 57 - A 58 - C 59 - E 60 - C 
 
 
 
023. HEMOTERAPIA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - E 22 - D 23 - A 24 - B 25 - E 26 - C 27 - B 28 - C 29 - A 30 - E 
31 - B 32 - E 33 - C 34 - B 35 - A 36 - D 37 - B 38 - E 39 - A 40 - E 
41 - D 42 - D 43 - D 44 - A 45 - A 46 - C 47 - B 48 - B 49 - E 50 - D 
51 - A 52 - A 53 - C 54 - D 55 - C 56 - E 57 - B 58 - D 59 - C 60 - B 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
024. MEDICINA DO TRABALHO 
(PREVENIR/SP) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - B 22 - A 23 - A 24 - C 25 - D 26 - A 27 - B 28 - E 29 - C 30 - E 
31 - B 32 - C 33 - C 34 - B 35 - A 36 - B 37 - B 38 - E 39 - E 40 - D 
41 - D 42 - C 43 - A 44 - D 45 - A 46 - B 47 - E 48 - D 49 - A 50 - C 
51 - E 52 - D 53 - C 54 - B 55 - E 56 - A 57 - A 58 - B 59 - C 60 - D 
 
 
 
025. MEDICINA DO TRABALHO 
(SEESMT) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - C 22 - A 23 - B 24 - C 25 - A 26 - C 27 - E 28 - D 29 - D 30 - A 
31 - B 32 - B 33 - C 34 - B 35 - C 36 - E 37 - C 38 - D 39 - A 40 - C 
41 - E 42 - A 43 - E 44 - D 45 - A 46 - C 47 - A 48 - D 49 - D 50 - D 
51 - E 52 - B 53 - A 54 - E 55 - B 56 - E 57 - B 58 - E 59 - B 60 - E 
 
 
 
026. MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - A 22 - D 23 - A 24 - C 25 - A 26 - C 27 - E 28 - D 29 - D 30 - C 
31 - C 32 - C 33 - B 34 - C 35 - B 36 - C 37 - E 38 - C 39 - B 40 - E 
41 - E 42 - C 43 - C 44 - D 45 - D 46 - D 47 - D 48 - C 49 - D 50 - A 
51 - B 52 - C 53 - A 54 - C 55 - D 56 - B 57 - C 58 - C 59 - A 60 - B 
 
 
 
027. MEDICINA NUCLEAR 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - C 22 - D 23 - B 24 - C 25 - B 26 - A 27 - E 28 - B 29 - E 30 - C 
31 - E 32 - A 33 - B 34 - C 35 - D 36 - B 37 - E 38 - E 39 - A 40 - D 
41 - B 42 - A 43 - A 44 - E 45 - A 46 - D 47 - C 48 - B 49 - D 50 - C 
51 - D 52 - A 53 - E 54 - D 55 - C 56 - D 57 - B 58 - C 59 - A 60 - D 
 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
028. MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL 
(PREVENIR/SP) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - A 22 - C 23 - D 24 - B 25 - E 26 - E 27 - C 28 - C 29 - E 30 - B 
31 - C 32 - B 33 - D 34 - D 35 - B 36 - E 37 - A 38 - D 39 - A 40 - C 
41 - E 42 - D 43 - C 44 - E 45 - C 46 - A 47 - B 48 - C 49 - D 50 - D 
51 - E 52 - A 53 - E 54 - C 55 - B 56 - E 57 - A 58 - D 59 - B 60 - A 
 
 
 
029. NEFROLOGIA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - A 22 - E 23 - D 24 - C 25 - A 26 - D 27 - B 28 - C 29 - E 30 - E 
31 - A 32 - B 33 - C 34 - B 35 - D 36 - E 37 - A 38 - B 39 - D 40 - C 
41 - A 42 - E 43 - D 44 - E 45 - D 46 - B 47 - A 48 - A 49 - B 50 - C 
51 - A 52 - C 53 - D 54 - C 55 - E 56 - B 57 - D 58 - B 59 - D 60 - E 
 
 
 
030. NEONATOLOGIA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - D 22 - A 23 - B 24 - E 25 - D 26 - A 27 - B 28 - E 29 - C 30 - D 
31 - A 32 - D 33 - C 34 - B 35 - A 36 - B 37 - A 38 - E 39 - C 40 - B 
41 - E 42 - A 43 - B 44 - E 45 - C 46 - C 47 - A 48 - E 49 - A 50 - E 
51 - B 52 - D 53 - C 54 - C 55 - A 56 - B 57 - B 58 - C 59 - D 60 - A 
 
 
 
031. NEUROLOGIA 
(ELETROENCEFALOGRAFIA) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - A 22 - E 23 - C 24 - B 25 - B 26 - A 27 - D 28 - C 29 - B 30 - D 
31 - A 32 - E 33 - E 34 - D 35 - B 36 - C 37 - E 38 - D 39 - C 40 - A 
41 - D 42 - B 43 - E 44 - A 45 - C 46 - A 47 - B 48 - E 49 - A 50 - E 
51 - D 52 - B 53 - A 54 - B 55 - C 56 - A 57 - C 58 - B 59 - B 60 - D 
 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
032. NEUROLOGIA 
(ELETRONEUROMIOGRAFIA) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - E 22 - B 23 - B 24 - C 25 - A 26 - B 27 - B 28 - A 29 - C 30 - B 
31 - B 32 - D 33 - C 34 - C 35 - E 36 - A 37 - E 38 - C 39 - C 40 - B 
41 - C 42 - B 43 - C 44 - D 45 - B 46 - C 47 - D 48 - D 49 - E 50 - B 
51 - E 52 - E 53 - A 54 - D 55 - A 56 - D 57 - D 58 - E 59 - E 60 - A 
 
 
 
033. NEUROLOGIA 
(PEDIATRIA) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - C 22 - E 23 - D 24 - D 25 - B 26 - C 27 - D 28 - A 29 - A 30 - C 
31 - E 32 - C 33 - E 34 - A 35 - C 36 - C 37 - E 38 - B 39 - D 40 - C 
41 - A 42 - A 43 - B 44 - B 45 - E 46 - B 47 - C 48 - A 49 - E 50 - A 
51 - B 52 - E 53 - E 54 - D 55 - D 56 - D 57 - A 58 - C 59 - D 60 - B 
 
 
 
034. NEUROLOGIA CLÍNICA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - C 22 - B 23 - A 24 - D 25 - E 26 - A 27 - D 28 - C 29 - B 30 - E 
31 - A 32 - B 33 - A 34 - A 35 - D 36 - E 37 - B 38 - C 39 - D 40 - E 
41 - A 42 - C 43 - A 44 - C 45 - D 46 - B 47 - C 48 - E 49 - E 50 - A 
51 - B 52 - C 53 - B 54 - E 55 - B 56 - E 57 - A 58 - E 59 - D 60 - D 
 
 
 
035. OFTALMOLOGIA 
(CATARATA) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - C 22 - A 23 - E 24 - C 25 - E 26 - D 27 - A 28 - C 29 - D 30 - B 
31 - A 32 - D 33 - C 34 - B 35 - B 36 - E 37 - E 38 - C 39 - C 40 - D 
41 - E 42 - B 43 - D 44 - A 45 - B 46 - E 47 - D 48 - A 49 - C 50 - D 
51 - B 52 - D 53 - A 54 - C 55 - E 56 - C 57 - A 58 - A 59 - E 60 - D 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
036. OFTALMOLOGIA 
(GLAUCOMA) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - A 22 - C 23 - D 24 - E 25 - C 26 - E 27 - D 28 - B 29 - A 30 - C 
31 - B 32 - E 33 - D 34 - D 35 - A 36 - E 37 - D 38 - E 39 - E 40 - D 
41 - B 42 - C 43 - B 44 - D 45 - D 46 - A 47 - D 48 - D 49 - B 50 - D 
51 - A 52 - C 53 - C 54 - E 55 - D 56 - E 57 - A 58 - D 59 - E 60 - C037. OFTALMOLOGIA 
(RETINA) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - C 22 - D 23 - E 24 - D 25 - B 26 - A 27 - D 28 - C 29 - B 30 - E 
31 - D 32 - A 33 - C 34 - C 35 - E 36 - D 37 - B 38 - D 39 - C 40 - D 
41 - A 42 - A 43 - E 44 - B 45 - D 46 - C 47 - E 48 - B 49 - D 50 - C 
51 - A 52 - C 53 - C 54 - B 55 - A 56 - B 57 - E 58 - E 59 - A 60 - D 
 
 
 
038. ONCOLOGIA CLÍNICA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - C 22 - D 23 - B 24 - B 25 - D 26 - D 27 - C 28 - E 29 - B 30 - E 
31 - A 32 - A 33 - C 34 - D 35 - A 36 - C 37 - D 38 - B 39 - A 40 - C 
41 - B 42 - D 43 - E 44 - B 45 - A 46 - C 47 - E 48 - B 49 - E 50 - C 
51 - D 52 - A 53 - E 54 - D 55 - C 56 - E 57 - A 58 - B 59 - A 60 - D 
 
 
 
039. ORTOPEDIA 
(COLUNA) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - C 22 - B 23 - D 24 - C 25 - D 26 - B 27 - D 28 - B 29 - B 30 - C 
31 - E 32 - B 33 - B 34 - C 35 - A 36 - D 37 - A 38 - C 39 - C 40 - B 
41 - C 42 - D 43 - B 44 - D 45 - C 46 - D 47 - C 48 - A 49 - C 50 - D 
51 - B 52 - D 53 - C 54 - E 55 - A 56 - C 57 - E 58 - E 59 - E 60 - D 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
040. ORTOPEDIA 
(JOELHO) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - E 22 - B 23 - A 24 - E 25 - D 26 - C 27 - E 28 - A 29 - B 30 - A 
31 - E 32 - B 33 - A 34 - D 35 - E 36 - B 37 - D 38 - B 39 - C 40 - C 
41 - D 42 - C 43 - A 44 - C 45 - E 46 - E 47 - A 48 - A 49 - B 50 - C 
51 - E 52 - E 53 - D 54 - E 55 - E 56 - D 57 - D 58 - E 59 - A 60 - E 
 
 
 
041. ORTOPEDIA 
(MÃO) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - C 22 - B 23 - A 24 - B 25 - A 26 - E 27 - D 28 - A 29 - B 30 - D 
31 - D 32 - E 33 - D 34 - B 35 - C 36 - A 37 - B 38 - B 39 - C 40 - E 
41 - A 42 - C 43 - B 44 - B 45 - C 46 - C 47 - A 48 - B 49 - C 50 - D 
51 - D 52 - C 53 - C 54 - A 55 - C 56 - A 57 - B 58 - C 59 - E 60 - B 
 
 
 
042. ORTOPEDIA 
(OMBRO) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - A 22 - A 23 - D 24 - B 25 - C 26 - D 27 - E 28 - B 29 - A 30 - C 
31 - E 32 - D 33 - B 34 - D 35 - A 36 - C 37 - E 38 - D 39 - A 40 - A 
41 - A 42 - B 43 - C 44 - A 45 - D 46 - C 47 - C 48 - D 49 - D 50 - C 
51 - E 52 - D 53 - B 54 - B 55 - D 56 - C 57 - E 58 - A 59 - D 60 - D 
 
 
 
043. ORTOPEDIA 
(PÉ) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - C 22 - C 23 - D 24 - B 25 - A 26 - B 27 - E 28 - E 29 - C 30 - E 
31 - A 32 - A 33 - D 34 - B 35 - E 36 - C 37 - B 38 - C 39 - E 40 - A 
41 - C 42 - D 43 - B 44 - E 45 - D 46 - B 47 - E 48 - A 49 - C 50 - B 
51 - C 52 - B 53 - B 54 - A 55 - C 56 - D 57 - B 58 - E 59 - B 60 - E 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
044. ORTOPEDIA 
(PEDIATRIA) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - C 22 - B 23 - A 24 - E 25 - B 26 - D 27 - C 28 - D 29 - E 30 - A 
31 - D 32 - A 33 - C 34 - A 35 - C 36 - B 37 - A 38 - A 39 - E 40 - A 
41 - C 42 - A 43 - B 44 - A 45 - B 46 - B 47 - E 48 - A 49 - B 50 - D 
51 - E 52 - B 53 - C 54 - D 55 - A 56 - D 57 - E 58 - D 59 - C 60 - B 
 
 
 
045. OTORRINOLARINGOLOGIA 
(CABEÇA E PESCOÇO) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - D 22 - E 23 - A 24 - C 25 - B 26 - D 27 - B 28 - A 29 - D 30 - A 
31 - B 32 - C 33 - C 34 - B 35 - E 36 - E 37 - C 38 - D 39 - E 40 - B 
41 - D 42 - B 43 - A 44 - E 45 - D 46 - E 47 - C 48 - B 49 - A 50 - A 
51 - A 52 - E 53 - D 54 - C 55 - C 56 - B 57 - A 58 - C 59 - B 60 - D 
 
 
 
046. PATOLOGIA CLÍNICA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - A 22 - B 23 - A 24 - D 25 - D 26 - B 27 - D 28 - B 29 - A 30 - B 
31 - C 32 - C 33 - B 34 - A 35 - E 36 - D 37 - B 38 - D 39 - C 40 - A 
41 - E 42 - C 43 - D 44 - E 45 - D 46 - C 47 - B 48 - E 49 - C 50 - E 
51 - E 52 - A 53 - E 54 - E 55 - D 56 - B 57 - B 58 - D 59 - C 60 - C 
 
 
 
047. PEDIATRIA 
(CCI) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - C 22 - E 23 - C 24 - D 25 - E 26 - A 27 - C 28 - B 29 - B 30 - D 
31 - D 32 - A 33 - C 34 - C 35 - E 36 - E 37 - B 38 - A 39 - C 40 - C 
41 - A 42 - E 43 - C 44 - A 45 - B 46 - B 47 - B 48 - D 49 - B 50 - A 
51 - D 52 - D 53 - C 54 - D 55 - A 56 - B 57 - C 58 - B 59 - B 60 - A 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
048. PEDIATRIA 
(PRONTO-SOCORRO) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - B 22 - A 23 - A 24 - E 25 - C 26 - B 27 - D 28 - C 29 - B 30 - A 
31 - D 32 - B 33 - A 34 - C 35 - A 36 - D 37 - A 38 - B 39 - A 40 - D 
41 - B 42 - C 43 - B 44 - E 45 - D 46 - C 47 - E 48 - C 49 - D 50 - C 
51 - E 52 - E 53 - E 54 - B 55 - E 56 - C 57 - D 58 - A 59 - D 60 - B 
 
 
 
049. PEDIATRIA 
(TERAPIA INTENSIVA) 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - E 22 - A 23 - E 24 - C 25 - C 26 - D 27 - B 28 - A 29 - B 30 - E 
31 - A 32 - B 33 - B 34 - C 35 - E 36 - A 37 - C 38 - B 39 - C 40 - B 
41 - A 42 - E 43 - D 44 - A 45 - D 46 - C 47 - C 48 - D 49 - E 50 - C 
51 - A 52 - D 53 - D 54 - B 55 - E 56 - B 57 - D 58 - E 59 - B 60 - D 
 
 
 
050. PSIQUIATRIA 
 
1 - D 2 - E 3 - A 4 - B 5 - B 6 - C 7 - D 8 - E 9 - A 10 - C 
11 - E 12 - B 13 - A 14 - C 15 - D 16 - D 17 - A 18 - B 19 - E 20 - C 
21 - C 22 - B 23 - C 24 - E 25 - C 26 - A 27 - C 28 - D 29 - D 30 - A 
31 - C 32 - D 33 - E 34 - A 35 - A 36 - D 37 - C 38 - B 39 - A 40 - C 
41 - C 42 - D 43 - C 44 - A 45 - A 46 - E 47 - C 48 - A 49 - B 50 - C 
51 - A 52 - B 53 - D 54 - A 55 - B 56 - D 57 - D 58 - C 59 - C 60 - D 
 
 
 
051. REUMATOLOGIA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - C 22 - E 23 - B 24 - C 25 - B 26 - D 27 - A 28 - D 29 - A 30 - C 
31 - C 32 - C 33 - E 34 - A 35 - D 36 - B 37 - C 38 - D 39 - C 40 - E 
41 - A 42 - E 43 - D 44 - E 45 - E 46 - A 47 - C 48 - B 49 - E 50 - D 
51 - C 52 - C 53 - A 54 - D 55 - C 56 - B 57 - E 58 - B 59 - A 60 - E 
 
 
 
 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br
pcimarkpci MDAwMDowMDAwOjAwMDA6MDAwMDowMDAwOmZmZmY6MzZlOTpjMjU5:VHVlLCAxNCBTZXAgMjAyMSAwMzo1MTozMSAtMDMwMA==
IASP1106 
 
052. SAME 
(REGULAÇÃO/INTERNAÇÃO) 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - E 22 - D 23 - B 24 - A 25 - C 26 - B 27 - E 28 - A 29 - D 30 - D 
31 - B 32 - A 33 - A 34 - B 35 - E 36 - D 37 - A 38 - C 39 - C 40 - D 
41 - C 42 - B 43 - C 44 - D 45 - C 46 - B 47 - E 48 - A 49 - D 50 - D 
51- D 52 - A 53 - C 54 - B 55 - A 56 - E 57 - E 58 - B 59 - B 60 - C 
 
 
 
053. UROLOGIA 
 
1 - E 2 - A 3 - D 4 - E 5 - C 6 - D 7 - B 8 - A 9 - B 10 - B 
11 - D 12 - E 13 - B 14 - A 15 - C 16 - D 17 - E 18 - A 19 - B 20 - C 
21 - C 22 - B 23 - B 24 - E 25 - D 26 - A 27 - B 28 - E 29 - A 30 - D 
31 - C 32 - C 33 - B 34 - E 35 - A 36 - D 37 - A 38 - C 39 - B 40 - E 
41 - A 42 - B 43 - C 44 - C 45 - D 46 - E 47 - D 48 - B 49 - E 50 - A 
51 - D 52 - C 53 - E 54 - B 55 - C 56 - A 57 - C 58 - B 59 - A 60 - C 
 
www.pcicocncursos.com.brwww.pcicocncursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina