Buscar

Instrumentação e Controle_6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O que são sensores?
	Os sensores são dispositivos que possuem como função a detecção e posteriormente dar a resposta com eficiência a algum estímulo. Esse tipo de equipamento pode responder a diferentes estímulos, e entre eles estão: calor, pressão, movimento, luz, entre outros. Após o recebimento do estímulo, o sensor deve emitir um sinal que seja capaz de ser convertido e interpretado por outros dispositivos. 
	Entre os tipos de sensores pode-se destacar os sensores diretos, que transformam um estímulo não elétrico diretamente em um sinal elétrico. E os sensores complexos, em que a transformação é complexa, sendo necessária a utilização de uma composição de transdutores para realizar o trabalho desejado. 
2. Cite uma possível distinção entre sensor e transdutor.
O sensor, como dito anteriormente se refere a um elemento que usa um fenômeno natural para sentir a variável que está sendo medida, enquanto o transdutor é o elemento que converte a informação sentida pelo sensor em um sinal detectável, que pode ser do tipo: elétrico, mecânico ou óptico, por exemplo. Os transdutores englobam os sensores, tornando possível a medição de determinada grandeza. 
3. Qual a importância dos sensores?
	Os sensores são dispositivos essenciais na automação industrial, com a função de controlar diferentes aspectos, como nível, temperatura, posição, velocidade, pH e outros, de modo a contribuir com o processo produtivo. Além disso, podem ajudar a detectar presença, posição, aproximação, distância, entre outras várias informações sobre os itens produzidos, possuindo função vital nos processos. 
4. Quais as partes de um sistema de medição?
	Os sistemas de medida são compostos por três elementos, são eles: os elementos do sensor, conversor de sinais (transdutor) e o mostrador (indicador), possibilitando ao observador obter as informações desejadas, como pode ser observado no esquema abaixo:
5. Explique cada uma dessas partes.
	Em um sistema básico de medida o sensor mede o sinal relativo ao processo, em que posteriormente ele é convertido para energia elétrica, para que depois seja apresentada algum tipo de medição. 
	O sensor é o elemento que é diretamente afetado por um fenômeno, corpo ou substância que contém a grandeza a ser medida. Como exemplo, pode ser citada a bobina sensível de um termômetro de resistência de platina. Em seguida, após o sensor detectar o sinal, o transdutor fornece uma grandeza de saída, a qual tem uma relação especificada com uma grandeza de entrada, e pode ser exemplificado por um termopar. Finalmente, o indicador apresenta o sinal de saída de forma visual ou acústica, onde ele também pode ser transmitido a um ou mais dispositivos, como se deseja.

Outros materiais