Buscar

estudo dirigido - sociedade de controle

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

08 » DISCIPLINA E CONTROLE
1) De que maneira a conceituação sobre a Sociedade do Controle interessa ao campo de estudo da Teoria da Comunicação?
2) Quais são as principais diferenças entre o dispositivo da disciplina e o dispositivo do controle?
O dispositivo utilizado para exercer o controle na sociedade disciplinar é a disciplina. A vigilância é tão forte dentro da mentalidade do povo que a disciplina é interiorizada, o que acontece como uma forma de adestramento. Ou seja, o indivíduo modela seu comportamento para corresponder ao padrão porque pode estar sendo vigiado e teme a punição. No caso da sociedade de controle, o dispositivo é feito de maneira a interiorizar-se o conteúdo ideológico das mídias, produzindo uma forma adequada de ser, sentir, pensar e viver. Ou seja, o dispositivo é a manipulação feita pelos meios de comunicação de massa. 
3) Gilles Deleuze afirma que não estamos mais na sociedade disciplinar, mas que vivemos a sociedade do controle. Depois de ter assistido ao filme “Os Agentes do Destino”, você diria que David Norris vive em qual das duas sociedades? Justifique sua resposta com exemplos do filme.
O filme é uma mistura entre os dois tipos de controle. Há o aspecto da sociedade disciplinar à medida que David fica paranoico por conta de acreditar que está sendo observado o tempo todo. Ele teme os “anjos” que podem – ou não – estar atrás dele à todo tempo. Isso é uma das características da sociedade disciplinar: a vigilância presente, mas que não se vê. Quando ele está com Elisa, por exemplo, ele fica olhando para os lados, tentando descobrir se há alguma coisa para se temer ao redor. Também há o fato da organização ser hierárquica: embaixo estão os “anjos”, ou seja, os agentes, e por cima está o diretor, o chefe. 
O aspecto da sociedade de controle vem no filme à medida que os agentes acompanham o destino dos comuns mesmo à distância. Também há a falta de um rosto para o poder e a falta de caracterização do confinamento, além de, claro, as estratégias de rastreamento de padrões de comportamento. Essa última pode ser vista em uma das primeiras cenas do filme, onde o agente está esperando David aparecer porque sabe que ele irá tomar aquela rua e aquele ônibus específico – o que ele não pode tomar. Esse saber vem de uma vigilância prévia.
4) Mostre que você entendeu o que é sociedade do controle, explicando o conceito a partir de exemplos do filme “Os Agentes do Destino” que apresentam o exercício produtivo do controle e o exercício coercitivo do controle. 
5) Por que podemos dizer que a hierarquização não é uma característica da sociedade do controle? Se o controle é um dispositivo de poder, como ele pode não ser exercido de modo hierárquico?
A hierarquização é uma característica da sociedade disciplinar, não da sociedade de controle. Como a sociedade de controle não tem um poder centralizado em um rosto só, não há como existir uma verticalização da informação. Ao contrário disso, há um poder ilocalizável, disseminado na rede, com uma ação horizontal e impessoal. Não há mais um ponto alto de poder, este não tem mais rosto, porque é substituído por uma modulação de diversos fluxos sociais. O poder estar em forma de informação, espalhado pela rede.
6) Use exemplos do filme “A Rede Social” para explicar o dispositivo de poder da Sociedade do controle.

Continue navegando