Buscar

Doenças transmitidas por alimentos - resumo prova

Prévia do material em texto

Doenças transmitidas por alimentos (DTA)
São ocorrências clínicas consequentes à ingestão de alimentos que possam estar contaminados com agentes biológicos patogênicos (bactérias e fungos e suas toxinas, vírus e parasitas); agentes ou substâncias químicas (toxinas naturais, pesticidas e metais tóxicos); agentes físicos tais como partículas ou objetos lesivos (vidro, metais e plásticos) ou que contenham estruturas naturalmente tóxicas em sua constituição.
podem se apresentar: de forma crônica ou aguda, em surto ou casos isolados, por distribuição localizada ou disseminada.
Os sintomas mais frequentes são: acompanhados ou não de febre, complicações digestivas, ou ainda problemas maiores do tipo extraintestinais que chegam a comprometer os sistemas de alguns órgãos como: meninges, rins, fígado, sistema nervoso central, terminações nervosas periféricas, variando de acordo com o agente envolvido. NÁUSEAS ANOREXIA VÔMITOS DIARREIA
Caso: quando uma pessoa adoece Surto: duas ou mais pessoas adoecem em razão da ingestão de alimentos contaminados com substâncias químicas, agentes biológicos ou agentes físicos. No caso de doenças raras, como botulismo. 
Fatores que impactam o número de casos de DTA:
Distribuição demográfica; Mudança no comportamento social; Mudanças nas técnicas de criação e abate de animais; Mudanças na tecnologia e industrialização de alimentos; Mudança no trânsito e comércio internacional; Adaptação microbiana aos fatores de controle; Desenvolvimento econômico; Aumento do número de pessoas em grupo de risco.
Fatores que influenciam na proliferação dos agentes patógenos: 
Preparação com excessiva antecipação; Alimentos deixados à temperatura ambiente; Alimentos esfriados em panelas grandes; Inadequada conservação a quente; Descongelamento inadequado; Preparação de grandes quantidades ou quantidades excessivas que geram sobras.
Tipos de patógenos de DTA’s: 
 Bactérias Vírus Fungos Protozoários Parasitas animais multicelulares Possivelmente Príon
As DTAs microbianas são divididas em TRÊS GRANDES CATEGORIAS: 
Infecções: ocorre invasão da mucosa do TGI por células vegetativas de MO que estavam contaminando o alimento. (Shigella, Salmonella, Yersinia enterocolítica, Campylobacter, E. coli)
Toxinfecções: a toxina é produzida no TGI após a colonização por MO que estavam contaminando. (Bacillus cereus, Clostridium perfringens, E. coli enterotoxigênica, Vibrio Cholerae, Vibrio parahaemolyticus)
Intoxicações: a toxina é pré-formada no alimento antes da ingestão. (Staphylococcus aureus, Clostridium botulinum, Bacillus cereus)
Tipos de toxinas produzidas por microrganismos:
1. Quanto à localização celular: 
Endotoxinas: presentes na parede celular das bactérias gram-negativas. Exotoxinas: secretadas pela célula para o meio extracelular.
2. Quanto ao tipo de microrganismo produtor: 
Micotoxinas: fungos. 
Toxinas bacterianas (bacteriotoxinas): bactérias.
3. Quanto ao local de ação no organismo humano: 
Enterotoxinas: atuam no trato gastrointestinal 
Neurotoxinas: atuam no sistema nervoso.
Transmissão FECAL-ORAL (F/O) de MO/DTA 
 É a rota principal para as viroses alimentares, os protozoários e as bactérias entero-patogênicas; 
Quase TODAS as DTA´s podem ser contraídas pela via F/O: exceção de agentes causadores: Toxina botulínica, Toxina estafilocócica, Micotoxinas e Toxinas do fitoplâncton.
Alimentos envolvidos em Surtos de DTA Sistema de Vigilância Epidemiológica, no período de 1999 a 2008,de um total de 3.984 surtos investigados: 
 23 % tiveram como principal alimento envolvido preparações a base de ovos crus e/ou mal cozidos, 17% ocorreram devido ao consumo de alimentos mistos, 12% devido ao consumo de carnes vermelhas, 11% por sobremesas, 9% água, 7% leite e derivados 21% dos casos não foi possível identificar o alimento envolvido.
Lei nº 8080, conhecida como Lei Orgânica da Saúde.
A Lei Orgânica da Saúde reconhece a vigilância sanitária como: um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir em fatores envolvidos na produção e circulação de bens e na prestação de serviços de interesse da saúde.

Continue navegando