Buscar

Quais as sinapomorfias de Metazoa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Quais as sinapomorfias de Metazoa?
Multicelularidade, desenvolvimento embriatório com clivagem tipo radial, há presença de mecanismos de junção nas células dos tecidos epitelial, aquecimento do colágeno animal e produção de espermatozoides. 
2 Definir Lophotrochozoa e Ecdyzoa com base em características não moleculares.
As características do grupo Lophotrochozoa são: presença de lofóforo e larva trocófora. Porém, nem todos os membros possuem um lofóforo ou uma larva trocófora
As características do grupo Ecdysozoa são: presença de cutícula, perda dos cílios epidermais e a ocorrência de muda.
3 Qual filo entre os Radiata deve ser grupo-irmão dos Bilateria? Justifique.
Filo Ctenophora. Isso acontece com base em uma característica apomórfica que ambos os filos compartilham, que é a presença de sistema acetilcolina/ colinesterase na transmissão dos impulsos nervosos.
4 Discuta o posicionamento do filo Arthropoda em relação ao filo Annelida na filogenia baseada em dados morfológicos e naquela baseada em dados moleculares.
Na classificação molecular os filos estão mais distantes, enquanto na morfológica estão mais próximos. Ao analisar dados morfológicos e de desenvolvimento percebe-se que o filo Arthropoda e Annelida estão no mesmo grupo monofilético, junto com Onychophora e Tardigrada. Enquanto se analisar dados moleculares percebe-se que o filo Annelida forma grupo monofilético com Mollusca, Phoronida, Nemertea, Sipuncula, enquanto o Arthropoda forma grupo com Nematoda, Tardigrada, Onychophora, Nematomorpha e Nematoda.

Outros materiais