Buscar

AULA SONDAS FAREC - PAULA

Prévia do material em texto

IPESU/FAREC- APESU ENSINO SUPERIOR DE PERNAMBUCO LTDA
Enfermagem - Estágio Supervisionado 
Hospital Da Restauração
 
Professor Supervisor: 
Paula Gabriella - COREN: 721521
Elainne Rodrigues - COREN: 719768
Quais são os tipos de sonda na enfermagem?
Quais são os tipos de sonda na enfermagem?
- sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.
Quais os tipos de sonda urinária?
Existem dois tipos de cateterismo vesical:
Sonda vesical de demora. A sonda vesical de demora é utilizada quando é preciso manter a drenagem contínua de urina por vários dias, semanas ou meses.
Sonda vesical de alívio ou intermitente.
Quais são os tipos de sondas gástricas?
No âmbito da medicina, existem dois tipos desses instrumentos: sonda nasoenteral e sonda nasogástrica. Ambas servem como alternativa de alimentação para indivíduos que não podem se alimentar totalmente pela boca durante a nutrição enteral.
Quais os tipos de sondas alimentares?
Assim, os 2 tipos mais usados de sonda alimentar são a naso-gástrica (que é colocada pelo nariz) e a gastro-enteral (colocada diretamente no estômago através de um corte).
Qual a diferença da sonda nasoenteral da sonda naso gástrica?
A sonda nasogástrica, também conhecida como sonda de Levine, é uma das mais usadas na área medicinal. ... Diferentemente da sonda nasoenteral, não possui fio-guia e não requer exame de raio X para verificar sua localização. Nesse procedimento, o tubo é introduzido pela narina e posicionado no estômago.
Qual o nome da sonda nasoenteral?
A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.
Qual a função da sonda de enfermagem?
A sonda é um instrumento hospitalar indicado para introduzir ou retirar os líquidos do corpo de um paciente. É um dos materiais mais utilizados nos tratamentos dos mais diversos diagnósticos, por isso existem diferentes tipos de sondas de enfermagem e cada um apresenta uma função diferente.
Qual a finalidade desse tipo de sonda?
A introdução desse tipo de sonda deve ser feita por um enfermeiro e seu uso tem a finalidade de administrar medicamentos ou alimentos, descomprimir o estômago para a remoção de líquidos, avaliar a motilidade intestinal, tratar sangramentos e obstruções, ou ainda, coletar conteúdo gástrico para a análise.
Como a sonda pode ser utilizada no tratamento oncológico?
Além da função alimentar, a sonda pode ser utilizada para lavagem gástrica, na preparação para cirurgias, para o estancamento de hemorragias e na drenagem de líquidos. Ademais, seu uso também é possível na administração de medicamentos de quimioterapia no tratamento oncológico.
Quais os cuidados necessários no uso da sonda nasogástrica?
Quais os cuidados necessários no seu uso? Seja no hospital, seja em casa, o enfermeiro deverá orientar o responsável — técnicos de enfermagem e cuidadores — sobre os cuidados necessários com a sonda nasogástrica. Confira aqui os mais importantes! Como o tubo é muito fino, pode se entupir facilmente.

Continue navegando