Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Planejamento de carreira e habilidades
Desafio
É por meio do desenvolvimento de suas competências que uma pessoa desenvolve um trabalho cada vez melhor. Le Boterf (1995) afirma que uma competência parece mais com uma encruzilhada, com três eixos formados pela pessoa (sua história de vida e socialização), sua formação educacional e sua experiência profissional. Assim, a competência pode ser entendida como o conjunto de aprendizagens sociais e comunicacionais construídas ao longo do tempo pela aprendizagem e formação, sendo continuamente melhorada pelo sistema de avaliações que o indivíduo passa ao longo da vida.
Marielle é educadora física, está formada há, aproximadamente, 5 anos. Desde então, Marielle, que concluiu especialização profissional em educação física escolar, vem atuando em seu exercício profissional nos diferentes níveis da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Mais recentemente, Marielle tem vislumbrado atuar na área de Saúde Coletiva, para a qual necessita desenvolver novos conhecimentos.
A saúde coletiva, como área de atuação profissional em Educação Física, exige compreensão do conceito ampliado de saúde, de políticas públicas (e privadas) de saúde e de educação. Ainda, é importante considerar que a nova área de atuação de Marielle, em comunidades, exige novas habilidades sociais para fazer frente à heterogeneidade social relacional de grupos vulneráveis, por exemplo. Neste sentido, Marielle necessita desenvolver novas competências específicas (técnicas, psicológicas e comportamentais) para atuar neste cenário. Considerando sua experiência anterior, e seu conhecimento teórico e prático na educação escolar, a educadora física decide, em primeiro lugar, realizar residência no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, conforme descrito na Resolução Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) nº 229/2012 (CONFEF, 2012).
Após considerar a trajetória de Marielle e seus novos interesses para sua carreira, considerando o que estudamos sobre competências nesta Unidade de Aprendizagem:
a) Liste competências técnicas, psicológicas e comportamentais que Marielle necessitará para o novo trabalho. A lista deverá conter ao menos 10 competências ao todo.
b) Explique, em linhas gerais, o porquê Marielle necessitará dessas competências no contexto da carreira escolhida.
Como material de apoio complementar para a resolução do desafio, considere consultar as resoluções do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) para:
Especialidade Profissional em Educação Física na área de Saúde Coletiva, Resolução CONFEF nº 229/2012.
Padrão de resposta esperado
a) Abaixo estão elencadas diferentes competências (características) para o novo trabalho da educadora física Marielle. 
– Competências técnicas: conhecimento aprofundado (teórico e prático) para atuar na área da saúde coletiva (as políticas de educação Marielle já conhece, dada a sua formação anterior), então, sobre políticas públicas, sobre conceito ampliado de saúde, sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro, sobre saúde coletiva, sobre prevenção de doenças, promoção da saúde, sobre atenção curativa, sobre programas, estratégias e ações, sobre benefícios sobre estilos de vida saudáveis, sobre metodologias de intervenção, sobre especificidades dos principais acometimentos de uma determinada comunidade.
– Competências comportamentais: capacidade de análise e avaliação; interesse e curiosidade; comprometimento com a população e com suas necessidades; abertura para aprendizado; comunicação clara e horizontal; e disponibilidade em ouvir o paciente.
– Competências psicológicas: sensibilidade; tolerância ao estresse; e responsabilidade com diagnóstico e intervenção física dos/nos grupos vulneráveis.
Entretanto, Marielle não necessitará de competências relacionadas à liderança, trabalho em equipe ou flexibilidade e adaptabilidade, por se tratar de uma profissional que prestará atendimentos individualizados.
b) Competências para aumentar os níveis populacionais de atividade física e reduzir fatores de risco para doenças não transmissíveis; para mapear, apoiar, consolidar e criar ações de atividade física e de exercícios físicos nos serviços de Atenção Básica e estratégia de Saúde Coletiva; para estimular a inclusão de pessoas com deficiências em projetos de atividades físicas e de exercícios físicos; avaliar, planejar, definir indicações e contraindicações, considerar fatores de risco para a prática e pela prática de atividades físicas, bem como estratégias e metodologias; prescrever, organizar, adequar, dirigir, desenvolver e ministrar programas de atividades físicas e de exercícios físicos na área de especialidade ou de forma interdisciplinar; prestar serviços de consultoria, auditoria e assessoria na área de especialidade ou de forma interdisciplinar; para desenvolver pesquisa e investigação científica na área de especialidade ou de forma interdisciplinar; para desenvolver estudos e formular metodologias capazes de produzir evidências e comprovar a efetividade de estratégias de atividades físicas e de exercícios físicos no controle e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis, dentre outros; para contribuir efetivamente para o trabalho em equipe de saúde coletiva.

Mais conteúdos dessa disciplina