Buscar

Plano de Aula Docência 1EXEMPLOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação
PLANO DE AULA
	NOME:
	CARGO: Profissional do Magistério - Docência l
	INSCRIÇÃO: 
	ÁREA DE ENSINO: História
	SÉRIE/ANO/CICLO: 3°ano - Fundamental l
	CONTEÚDO: Povos Indígenas 
	OBJETIVO (S): (EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
	MATERIAL UTILIZADO PARA A PREPARAÇÃO E PARA A EXECUÇÃO DA AULA: Livro O Tupi Que Você Fala, Claudio Fragata/Editora Globinho (PDF), cola, colorau, açafrão, copos ou potes de plásticos, imagem do urucum, açafrão e tipos de pinturas indígenas, Slide show para a contação de história.
	PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (descrição da atividade proposta):
Contextualizar com a turma de forma simplificada, que os indígenas são povos descendentes dos povos que habitavam o continente antes da chegada dos europeus; apresentam modos de vida voltados à natureza vivendo de frutos, caça e pesca, tem uma forma diferente de vestimentas, educação e religião. Explicar que esses nativos também falavam uma língua diferente do português que falamos atualmente, essa língua é chamada de Tupi Guarani, mas pode variar de acordo com a tribo. Em seguida, iniciar a leitura do livro O Tupi Que Você Fala, história de Claudio Fragata. Questionar as crianças: Você sabia que falava Tupi? Quem deu os nomes aos alimentos, animais e plantas que ouvimos na história? Você já conhecia algumas dessas palavras? Após, pedir que a turma observe as pinturas corporais e as vestimentas dos personagens. Utilizar algumas imagens para mostrar as pinturas corporais que são feitas pelos povos indígenas. Explicar para as crianças que as pinturas são feitas para representar a cultura e a forma de vida de cada tribo, ressaltando que devemos respeitar todas as formas de Cultura e expressão.
Na sequência, questionar a turma se sabem quais materiais os povos indígenas utilizam para pintar a pele. Mostrar para a turma algumas imagens dos elementos naturais utilizados pelos índios para criarem a sua própria tinta, Urucum e Jenipapo (fruta), açafrão (legume) e a tabatinga (argila branca formada pela mistura de água doce dos lagos com água salgada do mar ). Logo após,dividir a turma em grupos com 4 ou 5 integrantes e utilizando uma pequena bacia, mostrar para a turma como fazer tinta natural assim com os índios. As tintas serão feitas de Urucum (colorau) que formará a cor vermelha e açafrão que forma a cor amarela misturadas com cola. Deixar as crianças explorarem as sensações misturando a tinta com as mãos. Reservar as tintas em dois potes separados para usar na próxima atividade, que será criar sua própria arte no papelão, utilizando as mãos. Para finalizar, a atividade poderá ser exposta no mural da escola. 
	AVALIAÇÃO (verificação da aprendizagem de acordo com o (s) objetivo (s):A avaliação será realizada com a participação da turma no desenvolver da proposta.
	ASSINATURA: Data: 
PMC – Edital n° 6/2022

Continue navegando