Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO 
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS 
CURSO DE PEDAGOGIA 
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II 
DISCIPLINA: POLÍTICA E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
ALUNO (A): ANA VITORIA FERREIRA CUNHA _
ALUNO (A): RAYANE CAMPOS ORDEIRO _______________ _ 
ATIVIDADE AVALIATIVA
TURMA – 2021.2
1 - Considerando o objetivo da Disciplina Política e Planejamento Educacional produza um texto de no mínimo 1 Lauda articulando os conteúdos discutidos nos temas Seminários apresentados, destacando o papel da LDB n.9394/96 na concretização da concepção de educação Educacional. (Cada equipe contempla na análise o tema do Seminário apresentado). 
 
A LDB e o Planejamento Educacional no Cenário Nacional
A educação muda. Acompanhe as mudanças que estão acontecendo no mundo. Portanto, é impossível imaginar que o modelo educacional atual seja equivalente ao do século XIX. A sociedade, as ferramentas de trabalho, a tecnologia, a ciência e os valores mudaram, assim como as relações que as pessoas estabelecem entre si e com essas diferentes partes. Não é de admirar que a educação também tenha mudado. Apesar de cercada de muitas contradições, a escola tem que se permitir transformar, tem que se adequar ao tipo de sociedade em que está inserida, pois os sujeitos envolvidos exigem que a escola e o processo educacional se sintam incluídos. Historicamente, a educação brasileira sofreu as consequências da deterioração da ordem política e econômica deste século, perdendo seu objetivo de informar os alunos sobre os valores humanos (solidariedade, respeito, responsabilidade) e prepará-los para uma boa vida em sociedade. 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define e realiza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição.
O Planejamento Educacional pode ocorrer em diferentes níveis, desde os sistemas de ensino, passando pelas unidades educativas, até o trabalho do professor na sala de aula. O Planejamento Educacional é um processo e o resultado, a materialização dele é o Plano Nacional de Educação (PNE). 
A LDB em seu 9° artigo estabelece que uma das incumbências da união é a elaboração do PNE.
O PNE é um importante instrumento da política educacional, pois nele estão definidas as diretrizes, os objetivos e as metas para todos os níveis e modalidades de ensino. 
O Planejamento Educacional abarca os sistemas educacionais em seus três níveis: nacional, estadual e municipal. Dessa forma, todos os estados e municípios devem estruturar seus planos específicos mostrando como vão alcançar e atingir as metas previstas pelo PNE, considerando o contexto e as necessidades locais. O PNE trata-se de uma política pública de Estado, é um plano para a nação brasileira. Por ser decenal, ultrapassa diferentes gestões de governos e deve ser continuada. 
A elaboração e Planejamento do PNE está respaldado na LDB e na Constituição Federal de 1988.
Segundo a LDB, a União e os demais entes federados deverão administrar a educação pública em regime de colaboração, cabendo à União a coordenação da política nacional de educação, prestar assistência técnica e financeira aos Estados, Municípios e ao Distrito Federal, entre outras atribuições. A LDB também traz as funções referentes aos Estados, Municípios, Distrito Federal, estabelecimentos de ensino e aos docentes. Além disso, a LDB versa sobre a gestão participativa conforme estabelece que os profissionais da educação participem da elaboração do projeto pedagógico das escolas; incentiva a participação das comunidades escolar e local através dos conselhos escolares; e determina que os sistemas de ensino devem assegurar que as unidades escolares possuam progressivos graus de autonomia financeira, administrativa e pedagógica.
Portanto, pensar o planejamento educacional no Brasil é construir um programa que responda à diversidade da população brasileira e seus diversos problemas e dificuldades. Historicamente, foi negado a parcelas da população o acesso a direitos básicos de qualidade, incluindo o direito à educação. É o caso de populações pobres, periféricas, negras, rurais, indígenas, LGBTQIAP+ e outros grupos sociais marginalizados. É necessário pensar em soluções para alcançar a justiça social, que deve ser alcançada por meio de um planejamento baseado na realidade que leve em consideração os sujeitos reais e seus problemas.
2- Conceitue Política e Planejamento Educacional.
Política educacional é uma série de medidas planejadas e implementadas por um governo no campo da educação, intervindo nos processos formativos e informativos desenvolvidos em sociedade. As políticas educacionais podem ser definidas como clara/visível, ou então obscura/camuflada. Ela está acima do planejamento, na medida em que se planeja para implementar determinadas políticas. A educação é sempre um ato político e influenciada pelas ações políticas de um governo e a execução de seu planejamento é decorrente dessas políticas. Dessa forma, não há neutralidade quando se trata de educação. Planejamento Educacional é todo ato intencional, político e técnico para direcionar as atividades do campo educacional, buscando racionalizar os fins e os meios para conseguir os objetivos propostos. É intencional, na medida em que não pode ser efetivado aleatoriamente. Ele implica conhecimentos da realidade, pressupõe escolhas e estabelecimento de meios para se atingir um determinado fim.

Continue navegando