Buscar

tcc - parte Fernanda Raissa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É notável que devido os enfermeiros possuir um contato direto com os pacientes, tornam-se essenciais e indispensáveis para tal cuidados. Com a ajuda de alguns estudos de caso sobre a vivência dos enfermeiros com base nos cuidados com pacientes oncológicos pode-se relatar que é notável as dificuldades enfrentadas diariamente, como também as conquistas de cada profissional que inclui tal cuidados na sua rotina. 
Com base em alguns artigos por meio do tema abordado, e possível relatar sobre a falta de conhecimento em cuidados paliativos. Sendo esses, a necessária criação de leitos diferenciados, formação de redes institucionais, além de insumos necessários para a prestação de serviços. Devido isto, não há como ter melhorias na assistência de enfermagem com esses pacientes. 
É de fundamental importância relatar que no cuidado paliativo é indispensável proporcionar conforto e alívio do sofrimento do paciente oncológico, dando a ele a possibilidade de cura. Tendo em vista a integralidade do cuidado como também a sua qualidade de vida.
Por fim, é viável também comentar sobre como é importante a participação dos familiares nos tratamentos dos pacientes. Como também a comunicação do enfermeiro com o paciente e a família do mesmo. É notório que este tipo de cuidado, só realçam os benefícios em relação ao tratamento dos pacientes. 
Referências 
Artigo - cuidados paliativos na assistência de alta complexidade em oncologia: percepção dos enfermeiros. Escola Ana Nery, 19, 460-466, 2015/ Google acadêmico (scielo) 
Artigo – cuidados paliativos do enfermeiro ao paciente oncológico. Revista brasileira de saúde funcional 1(2) 76-76, 2017/ Google acadêmico (scielo)
Artigo – A relação entre o enfermeiro e o paciente nos cuidados paliativos oncológicos. Brazilian Sournal of health review 3 (2), 1465-1483, 2020. Google acadêmico. 
Artigo - Estratégias de enfrentamento utilizadas pelos enfermeiros em cuidados paliativos oncológicos: revisão integrativa. Cogitare Enfermagem 21 (3) 2016/ Google acadêmico. 
Artigo - A atuação do enfermeiro na assistência ao paciente em cuidados paliativos. Revista gestão e saúde 17 (1), 71-81, 2017/ Google acadêmico.

Continue navegando