Buscar

Orçamento Público tarefa 02

Prévia do material em texto

Existe um mecanismo chamado Desvinculação de Receitas da União (DRU), que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas. Com a DRU, o governo consegue “desvincular” recursos tributários vinculados a determinados gastos, como por exemplo, as contribuições sociais (PIS, Cofins, CSLL etc.), vinculadas ao orçamento da seguridade social e que, portanto, só podem ser utilizadas para os gastos com saúde, assistência social e com o Regime Geral de Previdência.
Qual o seu entendimento sobre a vinculação de receitas a determinados gastos?
As desvinculações dentro do ordenamento jurídico, consiste em normas que dá ao executivo usar de forma discricionário (dentro da lei) os recursos que estão vinculados pela constituição. Tem como objetivo dar mais flexibilidade para que os recursos sejam melhor investidos. 
O que entendo de uma forma geral sobre a vinculação de receitas é um mecanismo que ajuda a garantir que os recursos para determinadas áreas, deixando de fora a influência do executivo do legislativo. 
A vinculação é um termo jurídico que determina que a receita de esteja atrelada a uma finalidade específica. Como exemplo existe uma vinculação constitucional que obriga a união a aplicar 15 % de sua receita na saúde, aos municípios e estados a investir 25 % da receita na educação.
Se existe a receita vinculada ao gasto determinado pela lei, está errado desvincular principalmente quando e trata de nossos país, os políticos tanto do executivo como do legislativo, desvincula para benefício próprio para fazer campanha política, para eles ou sucessores fugindo da regra.
Na verdade, criam o imposto justificando a sua aplicação, mais depois aplicam em outras áreas, e as vezes aplicam em lugares que não tinham tanta necessidade de como o local que deveria ser por vinculação. 
Fonte:
Acesso a internet dia 30 de janeiro de 2023 as 08:30
https://www.conjur.com.br/2016-mai-17/contas-vista-vinculacoes-orcamentarias-gastos-obrigatorios

Continue navegando