Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA ATENÇÃO AO PÉ DIABÉTICO
Ana Carolina Torrezan Torete
Ra: 01439814 Polo Sorocaba
Superior de tecnologia em Podologia
TEMA DE AULA: ELETROTERMOFOTOTERAPIA PARA TRATAMENTO DAS ÚLCERAS DIABÉTICAS
Quais os principais aparelhos de eletrotermofototerapia utilizados para o tratamento das úlceras diabéticas? Descreva como deve ser a aplicação adequada de cada uma deles nos diversos tipos de úlceras diabética.
Laser, Ultrasson e o TENS. O Laser atua na cicatrização de feridas cutâneas, acelerando o processo fisiológico da cicatrização, aumentando a vascularização, melhorando a síntese proteica, remodelando as bordas da ferida e diminuindo a dor do paciente. O TENS é uma corrente elétrica de alta frequência, que bloqueia os canais de dor, utilizado para analgesia. O uso do mesmo leva um grande alivio da dor para a maioria dos pacientes. O Ultrassom é utilizado para cicatrização, o ultrassom de baixa e alta potência apresenta o aumento na angiogênese, na produção de colágeno e na formação de tecido de granulação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A referida pesquisa expõe de forma básica, a conceituação, importância e a função dos principais tratamentos com uso da eletroterapia nos pacientes com Pé Diabético.
As ondas ultrassônicas podem ser aplicadas por dois métodos conhecidos como contínuo ou pulsado.
A forma contínua produz maior quantidade de calor decorrente da vibração de partículas celulares, que através do atrito entre si é produzido o efeito térmico, alterando o metabolismo e a permeabilidade das células, auxiliando na cicatrização das feridas e diminuindo o inchaço, sendo também mais eficaz no tratamento de lesões crônicas.
Já no ultrassom de modo pulsátil, as ondas são emitidas com pequenas interrupções, o que não produz efeitos térmicos, decorrente do intervalo entre a transmissão das ondas que permite ao tecido dissipar calor recebido, mas também é capaz de estimular a cicatrização e diminuir os sinais inflamatórios, sendo mais indicado no tratamento de lesões agudas.
O ultrassom terapêutico deve ser usado corretamente:
Coloca-se uma camada de gel condutor diretamente na área a ser tratada.
Em seguida deve acoplar a cabeça do equipamento sob o gel aplicado, fazendo movimentos lentos.
Os movimentos são de forma circular, em forma de 8, de cima para baixo, ou de um lado para o outro.
Nunca deixe parado sobre o mesmo local.
O tempo de aplicação é calculado da seguinte forma:
Tempo = Área / ERA
Por exemplo:
Largura= 5 cm
Comprimento = 8 cm
Então a área é igual a 40 cm².
ERA = 4cm²
O tempo é de 40 minutos, então 40/4 = 10 minutos de aplicação
Para a fase subaguda utiliza-se 1:2 (50%) e para a fase aguda, de repouso tecidual utiliza-se um ciclo de 1:5(20%).
O ultrassom pode ser usado também no modo subaquático, quando o contato direto não é possível devido à forma irregular da parte a ser tratada. Geralmente utilizado nas extremidades como mãos, punho ou dedos onde seria muito difícil acoplar toda a ERA do equipamento.
O cabeçote é colocado dentro de uma bacia com água e movido paralelo à superfície da área que está sendo tratada e o mais próximo possível da pele. Nesse caso não é necessário colocar gel na pele, mas a estrutura a ser tratada e a cabeça do equipamento deve permanecer mergulhadas na água, sendo que o cabeçote fica a uma pequena distância.
O laser O número de sessões é variável de acordo com o tipo e tamanho da ferida e as sessões podem ser frequentes (2 a 3 x por semana) ou semanais. Cada sessão consiste na aplicação local da luz Laser, sem nenhum desconforto ao paciente, com duração de aproximadamente 30 minutos.
La o tens outros autores referem que a colocação dos elétrodos do TENS deve ser nas margens da ferida, ao contrário das correntes diretas, onde os elétrodos são colocados em cima da ferida (Gardner et al., 1999).
REFERÊNCIA 
https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/2011/1/TL4Fisioterapia_Monografia_2016.pdf
https://blogfisioterapia.com.br/ultrassom-terapeutico-conceito/#:~:text=Frequ%C3%AAncia%20do%20ultrassom%20terap%C3%AAutico&text=Se%20o%20fisioterapeuta%20quer%20tratar,uma%20capacidade%20de%20concentra%C3%A7%C3%A3o%20menor.
http://www.phisiotrainer.com.br/blog/eletrotermofototerapia-como-coadjuvante-no-tratamento-fisioterapeutico/#:~:text=Terapia%20que%20utiliza%20corrente%20el%C3%A9trica,Exerce%20fun%C3%A7%C3%A3o%20analg%C3%A9sica.&text=S%C3%A3o%20ondas%20de%20radiofrequ%C3%AAncia%20que,irriga%C3%A7%C3%A3o%20sangu%C3%ADnea%20e%20mobilidade%20articular.
https://www.even3.com.br/anais/xieicea/221122-a-utilizacao-da-eletroterapia-no-tratamento-do-pe-diabetico/

Mais conteúdos dessa disciplina