Buscar

INTERDICIPLinar

Prévia do material em texto

UNOPAR
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
GRASIELE APARECIDA CUNHA ALVES
tRABALHO INTERDICIPLINAR:
Estudo dos processos anatômicos e
 Fisiológicos ligados a célula vegetal
Belo Horizonte
2022
GRASIELE APARECIDA CUNHA ALVES
TRABALHO INTERDICIPLINAR:
Estudo dos processos anatômicos e
 Fisiológicos ligados a célula vegetal
Trabalho interdisciplinar: Estudos dos processos anatômicos e fisiológicos ligados a célula vegetal apresentado ao curso de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas
Belo Horizonte
2022
Sumário
1 INTRODUÇÃO_____________________________________________
2 DESENVOLVIMENTO_______________________________________
2.1 TAREFA 1_______________________________________________
2.2 TAREFA 2_______________________________________________
2.3 TAREFA 3_______________________________________________
2.4 TAREFA 4_______________________________________________
2.5 TAREFA 5_______________________________________________
2.6 TAREFA 6_______________________________________________
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS___________________________________
4 REFERÊNCIAS____________________________________________
1. Introdução 
O presente trabalho traz o relato a respeito do conteúdo fotossíntese abordado nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, o qual é abordado na 6° série e no 1° ano do ensino médio, sendo um conteúdo mais elaborado no ensino médio. Consta também a de que maneira o professor apresenta um conteúdo dentro de sala de aula trazendo a aproximação do mundo para os estudantes com o conteúdo proposto.
E de conhecimento geral a diferença da célula vegetal e célula animal, onde há relato das estruturas exclusivas da célula vegetal e suas funções. O cloroplasto é a principal organela relacionada a fotossíntese, a qual ocorre dentro do cloroplasto especificamente nos tilacóides. 
Descrição das organelas onde contem DNA extranuclear e as diferenças entre eles. Todas as etapas do processo da fotossíntese e ode é obtido o oxigênio liberado nesse processo e um exemplo de como mapear conhecimento prévio de alunos sobre as células animais. 
		
2. Desenvolvimento 
2.1 Tarefa 1
Os livros do Ensino Fundamental anos finais observados foram os do 6 ano em que o tema fotossíntese é abordado.
Nesse ano é abordado em primeiro lugar dizendo onde se realiza a fotossíntese e que as plantas também respiram, além de abordar de onde vem e o que é necessário para realizar a fotossíntese, abordam também a importância da luz solar e da água para a realização da fotossíntese para a vida na terra, aborda fotossíntese das plantas e cita a fotossíntese das algas e das cianobactérias também. Faz uma breve introdução que sem a fotossíntese não existiria a cadeia alimentar a qual depende da planta que produz seu próprio alimento para alimentar os animais e completar a cadeia alimentar. As sugestões nos livros do 6 ano de recursos didáticos são experiências como a do feijão, há questões sobre o conteúdo proposto para melhorar o aprendizado dos alunos e poder observar o que foi entendido sobre o conteúdo proposto. 
Já nos livros do Ensino Médio, os livros abordam o conteúdo de fotossíntese no 1 ano. 
Nesse ano já é um pouco mais aprofundado contendo a equação da fotossíntese e as etapas da mesma, mostrando a fase fotoquímica e a fase química e a quimiossíntese que é realizada pelas bactérias, os livros contém recursos de pesquisas na web, questões para recapitular, questões de vestibulares e do Enem para treinarem para o exame, tendo questões mais elaboradas que as propostas dos livros do ensino fundamental. Há também sugestões de experiências mais elaboradas.
2.2 Tarefa 2
O professor deve trazer para os estudantes estudos de caso para que os alunos consigam vivenciar situações reais que acontecem no dia a dia, trazendo também reportagens e materiais atualizados do que está acontecendo no mundo nos dias atuais, assim o aluno será capaz de entender pesquisas e estudos científicos e vivenciar situações que estão acontecendo a todo momento na ciências dentro da sala de aula junto com seus colegas e professor. Trazendo documentários de temas atuais para o melhor entendimento dos assuntos abordados na atualidade.
2.3 Tarefa 3
As células vegetais se diferem das células animais por apresentar parede celular rígida e o desenvolvimento de um grande vacúolo que caracterizam-se por serem regiões envolvidas por membrana única (tonoplasto) com líquido no seu interior (suco celular). Sua principal função é a manutenção do equilíbrio osmótico, entretanto muitos possuem a função de reserva de substâncias. Os cloroplastos são componentes característicos das células vegetais, os quais conferem a essas células a capacidade de sintetizar compostos orgânicos, utilizando CO2 e a energia da luz solar, por meio de um processo complexo chamado fotossíntese. Existem também diferenças importantes na organização do DNA e a estrutura e a expressão da cromatina e dos cromossomos. 
Figura1: Diferença da célula animal e vegetal
É no cloroplastos que ocorre a fotossíntese. Nele, existe um extenso sistema de membranas internas conhecidas como tilacóides, onde toda a clorofila está contida e ocorre também reações ligadas a etapa fotoquímica. Já as reações de fixação do carbono ocorrem no estroma, região que circunda os tilacóides e onde estão contidas enzimas hidrossolúveis. Nos cloroplastos ocorre a reação da mais fundamental importância para a vida das plantas e, indiretamente para a vida dos animais, a fotossíntese. No interior dos cloroplastos existe a granum que é constituído por uma pilha de tilacóides, tem também o estroma no qual existem enzimas, DNA, pequenos ribossomos e amido.
Figura 2 Estrutura do cloroplasto
2.4 Tarefa 4
	O material genético (extranuclear) pode ser encontrado também no cloroplastos e nas mitocôndrias.
As moléculas de DNA nuclear são responsáveis pelo mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características. Já s moléculas de DNA encontradas nas mitocôndrias e cloroplastos são pequenas e circulares. Geralmente existem muitas cópias de DNA em uma única mitocôndria ou cloroplasto. Estes são alguns modos em que o DNA dos cloroplastos e das mitocôndrias diferem do DNA encontrado no núcleo: Elevado número de cópias, uma mitocôndria ou cloroplasto apresenta múltiplas cópias do seu DNA, e uma célula típica apresenta muitas mitocôndrias (no caso de uma célula de planta, cloroplastos). Como resultado, as células geralmente apresentam muitas cópias – com frequência, milhares – de DNA mitocondrial e cloroplástico. Segregação aleatória, as mitocôndrias e os cloroplastos (e os genes que eles carregam) tendem a ser distribuídos aleatoriamente nas células-filhas durante a mitose e meiose. Quando ocorre a citocinese, as organelas que estão em lados opostos do sulco de clivagem terminam em células-filhas diferentes. Herança monoparental, o DNA não nuclear é muitas vezes herdado uniparentalmente, significando que a prole obtém o DNA apenas do progenitor ou da progenitora, não de ambos.
 
2.5 Tarefa 5
	Segundo Junqueira, 2012, a fotossíntese ocorre em duas etapas separadas e sucessivas. Na primeira etapa, ocorrem reações dependentes da luz, que se tornaram conhecidas como reações fotodependentes, reações de luz ou reações fotoquímicas da fotossíntese; estas convertem a energia luminosa em energia química, formando ATP a partir de ADP e reduzindo moléculas transportadoras de elétrons, principalmente a coenzima NADP+ em NADPH. Nessa fase luminosa, também ocorrem oxidação de água (também chamada de fotoxidação ou oxidação fotossintética da água) e liberação de O2. Na segunda etapa, não diretamente dependente de luz, o ATP e NADPH formados pelas reações fotoquímicas são utilizados para a síntese de hidratos de carbono (carboidratos) com a redução de C02 atmosférico; essa conversão do C02 em compostos orgânicosé conhecida como fixação do carbono. As reações dessa etapa denominam-se reações bioquímicas da fotossíntese e, como requerem energia luminosa apenas indiretamente, foram também chamadas de foto independentes ou reações de escuro. Essa denominação, no entanto, é inapropriada, uma vez que muitas enzimas envolvidas nessa etapa são inativas no escuro e reativadas apenas pelos processos estimulados pela luz. As reações fotoquímicas ocorrem nas membranas dos tilacóides, enquanto as reações bioquímicas ocorrem no estroma.
	O oxigênio liberado no processo de fotossíntese é obtido a partir da molécula de água, através da quebra desta molécula para a doação de elétrons síntese de energia química, essa quebra gera átomos de oxigênio, que ao reagirem entre sim formam o gás oxigênio que vai ser liberado na atmosfera. 
2.6 Tarefa 6 
	Mapearia o conhecimento prévio de meus alunos a respeito da anatomia e fisiologia ligados a célula vegetal, através de uma conversa com os alunos levando uma planta para a sala de aula e fazendo perguntas a eles como: Como vocês acham que essa planta sobrevive? Como vocês acham que elas são formadas? E através das respostas que os meus alunos me derem introduziria o conteúdo sobre as células vegetais com sua fisiologia e anatomia com exposição de desenhos de células com todas as estruturas explicado a eles cada uma das estruturas com suas funções.
3. Considerações finais 
Levando-se em conta o tema abordado no presente trabalho, podemos concluir uma similaridade entre células vegetais e animais, bem como a importância do estudo das células vegetais para entendimento de todo processo de fotossíntese e a produção de oxigênio
4. Referencias
Célula vegetal. JUNQUEIRA, Luiz Carlos U.; CARNEIRO, José. Biologia celular e molecular. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. (págs. 259-287). Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-277-2129- 5/cfi/268!/4/4@0.00:0.00 Acesso em 30/08/2022.
 Cloroplastos: função e ontogênese. Disponível em: http://www.ledson.ufla.br/fotossinteseem-plantas-superiores/etapa-fotoquimica/estrutura-dos-pigmentosfotossinteticos/ontogenese-decloroplastideos/#:~:text=Nos%20cloroplastos%20ocorre%20a%20rea%C3%A7%C3%A3o,de %20um%20pigmento%20denominado%20clorofila. Acesso em 30 jun. 2022.
Introdução à fotossíntese. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/biology/photosynthesis-in-plants Acesso em 30/08/2022.
Imagem de Estrutura celular. Disponível em: <https://www.pinterest.pt/pin/631489178994807597/> Acesso em: 25/08/2022.
Imagem do cloroplasto. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/cloroplastos/> Acesso em: 25/08/2022.
Junior C. S., Sasson S., Junior N. C., Biologia do Ensino Médio 1, 12° edição, São Paulo, Editora Saraiva, 2016.
Mendonça V. L., Biologia do Ensino Médio 1 ano, 3° edição, São Paulo, Ed. AJS, 2016.
Usberco J., Martins J. M., Schechtmann E., Ferrer L. C., Velloso H. M.; Companhia das Ciências 6° ano, 5° edição, São Paulo, Ed. Saraiva, 2018.

Continue navegando