Buscar

Equilíbrio ácido básico - jannifer jati

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome completo: Jannifer Ketlen Nascimento Jati 
Matricula: 04104443
Curso: Farmácia
A importância do Potencial Hidrogeniônico (PH)
No que concerne às propriedades preponderantes do sangue, destaca-se o teor de alcalinidade e a acidez. A alcalinidade é quando os níveis de ácido do corpo diminuem, e a acidez quando os compostos ácidos do corpo aumentam. Nesse sentido, quando há o equilíbrio entre estas propriedades, chega-se ao que é denominado como “equilíbrio ácido-base”.
Entre os diferentes mecanismos que o corpo detém para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue, destaca-se o papel desempenhado pelos pulmões, rins e sistema tampão. Estes mecanismos se fazem necessário uma vez que pode ocorrer a oscilação do PH do sangue, comprometendo o desempenho do organismo humano, especificamente, nos aspectos fisiológicos. 
Sendo assim, no que diz respeito à resistência da solução tampão às modificações do PH, isso se justifica por conta do equilíbrio químico que mantém como pode ser visto no sistema tamponante ácido carbônico/ bicarbonato, isso devido à capacidade do ácido carbônico em se dissociar, pois neste processo de dissociação ele forma bicarbonato e água, ou seja, ao adicionar uma quantidade de ácido ou base na solução, ocorre uma reação entre os íons H+ ou H- com o Bicarbonato ou ácido carbônico, esta reação possibilita a formação ou recuperação do ácido carbônico, e desse modo, mantêm-se o PH da solução. 
Já no que se refere à participação dos pulmões e rins no equilíbrio ácido básico, destaca-se que os pulmões ao liberarem o dióxido de carbono contribuem para manter o equilíbrio do PH do sangue, e os rins tem sua contribuição ao ajustar a quantidade de Bicarbonato de sódio. 
Além disso, sabendo que é de extrema importância que haja o controle do potencial hidrogeniônico (PH) nas soluções, cabe destacar a sua influência na absorção dos fármacos, dado que é preciso que o PH seja ajustado na medida certa, pois é este ajuste que contribuirá para a absorção dos fármacos, considerando que o nosso organismo possui uma variação de PH, sendo assim, quando o PH estiver baixo (PH <7), consequentemente será mais ácido, resultando na maior concentração de íon H+, e de outro modo, quando o PH estiver alto (PH > 7) o meio será básico, resultando em menor concentração de H+. 
Diante disso, constata-se a relevância de manter o PH sanguíneo ajustado, pois quando ajustado mantêm-se o equilíbrio ácido básico, caso contrário o seu desajuste provocaria distúrbios ácido básico comprometendo o organismo humano, ocasionando insuficiência renal, perda gastrintestinal e outros danos à saúde. 
Referência:
 https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/54357/000265676.pdf?...1 Acesso em 25 de Janeiro 2023
- http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a04.pdf Acesso em 25 de Janeiro de 2023.

Continue navegando