Buscar

Atividade contextualizada 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada
Aluna: Wanessa Ferreira Batista 
Matrícula: 01274458
Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
O colégio possui uma cultura organizacional construída há décadas. À luz da legislação vigente, dos conceitos de cultura organizacional, da atuação profissional do pedagogo e da importância dos projetos nas organizações, como a instituição pode promover o engajamento efetivo de todo o seu quadro de funcionários, pais e comunidade escolar num projeto pedagógico inovador, visando uma educação igualitária, significativa e inclusiva? É importante que você faça uma discussão sobre a Educação Inclusiva, analisando o quadro funcional e viabilidade de com os atuais níveis de Especialização e Engajamento Docentes, o Ensino tornar-se, de fato, inclusivo, além de como a relação família-escola influencia e as sugestões para intensificá-la. Dê sugestões de como a integração entre os estudantes, com e sem necessidades especiais, pode e deve tornar-se conteúdo de Ensino e a importância da escola ter profissionais gabaritados para atuar com esses alunos.
Uma medida muito importante que pode ser implementada para estudantes com necessidades especiais, condiz com a integração entre estudantes com os demais, assim como hajam profissionais gabaritados para atuar corretamente com estes alunos, no sentido de promover o direcionamento necessário.Integração de Alunos de Educação Inclusiva.
A Educação Inclusiva representa a modalidade educativa, a qual trabalha em prol do reconhecimento e correto atendimento dos estudantes com necessidades educacionais especiais.
Para que seja corretamente efetivada, é preciso que trabalhe em prol de um atendimento mais personalizado, o qual se destaca tanto por conta da adaptação curricular por parte das instituições pedagógicas, quanto por parte dos próprios educadores em se capacitar.A atual política de Educação Inclusiva prevê a inclusão de todos os alunos no ensino comum, independentemente de suas condições físicas, sociais, emocionais, linguísticas ou culturais. Assim, para que a escola cumpra seu papel de possibilitar aprendizagem a todos os alunos, são necessárias mudanças significativas em sua estrutura de funcionamento. 
Dessa forma, compreende-se que a efetivação do processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência física demanda a adequação do meio para que as necessidades individuais sejam contempladas objetivando a potencialização da aprendizagem, o que implica modificações na estrutura física e na provisão de recursos de Tecnologia Assistiva que favoreçam a realização das atividades escolares. No entanto, no caso dos alunos com severos comprometimentos motores, se faz necessária a oferta do profissional de apoio para acompanhá-los durante todo o cotidiano escolar. 
Com base na análise das atribuições do profissional de apoio contidas nos documentos da Política Nacional de Educação Especial de Perspectiva Inclusiva, foi possível constatar que, apesar de atuar no ambiente da educação formal, o papel do profissional de apoio no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência física não envolve o ensino dos conteúdos escolares, o auxílio na realização das atividades propostas, a confecção ou adaptação de material pedagógico, mas sim a promoção do atendimento nas atividades de alimentação, higiene e locomoção.
Compreende-se que o desenvolvimento da pesquisa foi de grande importância, pois conduziu à reflexão de que a proposição da política nacional, especificamente em relação à oferta do profissional de apoio para atuar na sala comum, não considerando o apoio às atividades de cunho pedagógico, mas sim o auxílio na questão dos cuidados pessoais, é um tema atual e complexo que carece de mais discussões e pesquisas. Porém é importante destacar que a oferta do profissional de apoio é uma estratégia importante na caminhada em prol da efetivação do processo de inclusão escolar, pois é esse recurso humano que vai oferecer aos alunos com deficiência física que apresentam graves comprometimentos motores condições de ingresso, permanência e participação na escola comum.

Continue navegando