Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Qual dos seguintes enunciados apresenta os dados que devem ser coletados no marco do sistema Intrastat?
a. Número de identificação atribuído ao responsável pelo fornecimento da informação, período de referência, tipo de fluxo (chegada ou expedição) e mercadoria identificada mediante um código de oito dígitos da Nomenclatura Combinada.
b. Tipo de fluxo (chegada ou expedição) e mercadoria identificada mediante um código de 19 dígitos da Nomenclatura Simples.
c. Estado-membro associado, quantidade de mercadoria em massa líquida (exceto a embalagem) e unidade suplementar (litro, m², número de peças, etc.), caso seja pertinente, e natureza da transformação.
d. Período de referência, intensidade de fluxo (chegada ou expedição), mercadoria identificada mediante um código de oito dígitos da Nomenclatura Combinada e valor da mercadoria em moeda nacional.

Quais são as três variáveis que, do ponto de vista logístico, deverão ser permanentemente cuidadas devido à sua importância no controle e fluxo de materiais?
a. Nível de serviço, prazo de entrega e rentabilidade.
b. Nível de serviço, prazo de entrega e confiabilidade.
c. Nível de serviço, produtividade e confiabilidade.
d. Marco legal, prazo de entrega e confiabilidade.

O Valor de Bruxelas é:
a. A taxa de câmbio em aduana que se estabelece de acordo com as normas e as técnicas elaboradas pelo Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA) de Bruxelas (Bélgica).
b. O valor normal em aduana que se estabelece de acordo com as normas e as técnicas elaboradas pelo Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA) de Bruxelas (Bélgica).
c. O mecanismo em aduana que se estabelece de acordo com as normas e as técnicas elaboradas pelo Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA) de Bruxelas (Bélgica).
d. São as taxas de câmbio nas aduanas da Bélgica.

O sistema ABC é aplicável:
a. Somente às empresas industriais.
b. Às empresas do setor financeiro.
c. A todo tipo de organizações e não apenas às empresas industriais.
d. Somente às empresas de serviços.

A complexidade no desenvolvimento das cadeias de fornecimento é influenciada por:
a. Produtos limitados.
b. Múltiplos fornecedores: nacionais e internacionais.
c. Um reduzido número de clientes.
d. Um mercado único.

Quais são as três saídas principais que para a maneira com a qual se maneja a logística são temas recorrentes em sua gestão?
a. Encurtamento do duto, melhoria da visibilidade do duto e a gestão logística como um sistema.
b. Alargamento do duto, melhoria da visibilidade do duto e a gestão logística como um sistema.
c. Encurtamento do duto, melhoria da visibilidade do duto e a gestão logística por atividades individuais.
d. Início do processo, paralelismo no funcionamento e automatização.

A cadeia de fornecimentos (supply chain) pode ser definida como:
a. Um modelo conceitual que integra os processos da empresa ligados aos fornecedores, às fábricas e aos centros de armazenamento de maneira que os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema, satisfazendo os níveis de serviço exigidos.
b. Um modelo conceitual que integra as funções da empresa ligadas aos fornecedores, às fábricas e aos centros de armazenamento de maneira que os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema, satisfazendo os níveis de serviço exigidos.
c. Uma metodologia que integra os processos da empresa ligados aos fornecedores, às fábricas e aos centros de armazenamento de maneira que os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema, satisfazendo os níveis de serviço exigidos.
d. Um modelo conceitual que integra os processos da empresa ligados à contabilidade e às finanças de maneira que os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema, satisfazendo os níveis de serviço exigidos.

A integração de atividades na logística no ano 2000 manifestava-se:
a. Na fragmentação.
b. Na integração parcial.
c. Na integração múltipla.
d. Na integração total.

Qual dos seguintes custos está incluído na classificação principal dos custos logísticos?
a. Custos logísticos de aprovisionamento, custos logísticos de armazenamento, custos logísticos de distribuição e outros custos logísticos.
b. Custos logísticos de aprovisionamento, custos logísticos de armazenamento, custos logísticos de abertura e outros custos logísticos.
c. Custos logísticos de segurança, custos logísticos de armazenamento, custos logísticos de distribuição e outros custos logísticos.
d. Custos logísticos de aprovisionamento, custos logísticos de armazenamento, custos logísticos de distribuição e custos logísticos de segundo nível.

Para determinar a necessidade de um novo planejamento do sistema logístico, devem ser avaliados:
a. As variações no comportamento da produção, as mudanças nos níveis de serviço ao cliente, as características do produto, os custos e as políticas de preço.
b. As variações no comportamento da demanda, as mudanças nos níveis de serviço ao cliente, as características do produto, os custos e as políticas de preço.
c. O número de instalações, a quantidade de trabalhadores, a estrutura organizacional, o nível de sincronização da produção e a carteira de produtos/serviços.
d. As variações no comportamento da demanda, as mudanças nos níveis de serviço ao cliente, as características da embalagem, os custos e as políticas de preço.

Qual dos seguintes enunciados permite conceitualizar o termo gastos?
a. São os que mudam seu valor total, proporcionalmente às mudanças da atividade, ou seja, seu total flutua em proporção direta às mudanças na atividade total. Exemplos: materiais e reposições, muitos tipos de mão de obra de montagem, comissões de vendas e certos fornecimentos.
b. Consumo, valorado em dinheiro, de bens e serviços utilizados para a produção ou realização de um serviço, que constitui o objeto da empresa. Também pode ser expresso como o valor sacrificado para obter bens e serviços. O sacrifício é medido em dinheiro, mediante a redução de ativos ou o aumento de passivos no momento em que se obtêm os lucros.
c. Incluem todos os custos expirados que podem ser deduzidos dos rendimentos. Em um sentido mais limitado, este termo relaciona-se com os gastos de operação, de vendas ou administrativos, com juros e impostos. É um conceito da contabilidade financeira e, portanto, vinculado à contabilidade externa. Refere-se, basicamente, a aqueles conceitos relacionados à aquisição de bens e serviços para consumo, seja no processo de produção ou de prestação do serviço ou para terceiros e relacionados à atividade que a empresa realiza.
d. São aqueles que permanecem invariáveis em seu valor total por determinado período, mas, do ponto de vista unitário, à medida que a produção ou a prestação dos serviços aumenta, tornam-se progressivamente menores em relação ao nível de produção. Exemplos: impostos de propriedade, salários de executivos, arrendamentos, seguros e depreciações.

O valor da logística é, fundamentalmente, expresso em termos de:
a. Tempo e dimensão.
b. Continuidade e ritmicidade.
c. Nomenclatura e lugar.
d. Tempo e lugar.

Qual dos seguintes enunciados se relaciona com o novo paradigma da logística?
a. Olhar voltado para o fornecedor, por funções.
b. Dias de fornecimento.
c. Satisfação do cliente e melhoria do desempenho.
d. Pilha de "coisas".

Quais são os dois desenvolvimentos relacionados com a tendência à gestão logística global?
a. A criação de fábricas enfocadas e a descentralização de estoques.
b. A criação de fábricas automatizadas e a centralização de estoques.
c. A fibra óptica e a transmissão sem fio.
d. A criação de fábricas enfocadas e a centralização de estoques.

A contabilidade de custos é um sistema de informação que:
a. Fornece dados para vários propósitos: planejamento e controle das operações de rotina, elaboração de políticas, planejamento a longo prazo, valoração de estoques e determinação de lucros.
b. Fornece conhecimentos para vários propósitos: planejamento e controle das operações de rotina, elaboração de políticas, planejamento a longo prazo, valoração de estoques e determinação de lucros.
c. Descarta os dados que não são úteis para o planejamento e o controle das operações de rotina, a elaboração de políticas, o planejamento a longo prazo, a valoração de estoques e a determinação de lucros.
d. Fornece dados, dinheiro, matérias-primas e força de trabalho para vários propósitos: planejamento e controle das operações de rotina, elaboração de políticas, planejamento a longo prazo, valoração de estoques e determinação de lucros.

Qual dos seguintes enunciados caracteriza o modelo da logística nos anos 80?
a. O modelo implementado na logística foi o de integração total, identificando-se a logística como os processos da cadeia de fornecimentos (supply chain) que planejam, instrumentalizam e controlam de maneira eficiente e efetiva o fluxo e o armazenamento dos bens, serviços e a informação relacionada desde o ponto de origem até o ponto de consumo a fim de satisfazer as exigências dos clientes.
b. O paradigma existente era o da logística integrada sob o qual se avaliava que a logística constituía o processo de planejamento, instrumentalização e controle eficiente, com custo efetivo, do fluxo e armazenamento de matérias-primas, estoques em processos e produtos acabados, assim como da informação relacionada, desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de satisfazer as necessidades dos clientes.
c. A logística sustentava-se na integração funcional da distribuição física, que não era mais do que a integração de duas ou mais atividades, com o propósito de planejar, instrumentalizar e controlar o fluxo eficiente de matérias-primas, estoques em processo e produtos acabados desde o ponto de origem até o ponto de consumo. Estas atividades incluíam o serviço ao cliente, o prognóstico da demanda, a distribuição, as comunicações, o controle de estoque, o manejo de materiais, o processamento da ordem, o suporte de partes e serviço, a localização de fábricas e armazéns, o abastecimento, o empacotamento, as devoluções, o armazenamento, o tráfego e o transporte, não estando limitadas a estes procedimentos.
d. O modelo que era seguido enfatizava a distribuição física, que faz referência ao conjunto de atividades relacionadas com o movimento eficiente do produto acabado desde o final da linha de produção até o consumidor. Em alguns casos, abarca o movimento de materiais desde a fonte de abastecimento até o início da linha de produção. Estas atividades incluem transporte, armazenamento, manejo de materiais, empacotamento, controle de estoques, localização de fábricas e armazéns, processamento da ordem, prognóstico da demanda e serviço ao cliente.

Qual dos itens abaixo constitui princípios gerais da organização para a logística global?
a. Devem-se localizar o controle e a gestão da produção contra as necessidades de mercados específicos para assegurar que se consiga e se mantenha a vantagem competitiva.
b. À medida que decresce a tendência à completa externalização, incluindo as competências mais importantes, diminui também a necessidade de uma coordenação global.
c. Um modelo de informação logística local é um pré-requisito para permitir a obtenção das necessidades do serviço global enquanto se busca a otimização dos custos locais.
d. A estrutura estratégica e o controle geral dos fluxos logísticos devem ser centralizados para alcançar a otimização mundial dos custos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Qual dos seguintes enunciados apresenta os dados que devem ser coletados no marco do sistema Intrastat?
a. Número de identificação atribuído ao responsável pelo fornecimento da informação, período de referência, tipo de fluxo (chegada ou expedição) e mercadoria identificada mediante um código de oito dígitos da Nomenclatura Combinada.
b. Tipo de fluxo (chegada ou expedição) e mercadoria identificada mediante um código de 19 dígitos da Nomenclatura Simples.
c. Estado-membro associado, quantidade de mercadoria em massa líquida (exceto a embalagem) e unidade suplementar (litro, m², número de peças, etc.), caso seja pertinente, e natureza da transformação.
d. Período de referência, intensidade de fluxo (chegada ou expedição), mercadoria identificada mediante um código de oito dígitos da Nomenclatura Combinada e valor da mercadoria em moeda nacional.

Quais são as três variáveis que, do ponto de vista logístico, deverão ser permanentemente cuidadas devido à sua importância no controle e fluxo de materiais?
a. Nível de serviço, prazo de entrega e rentabilidade.
b. Nível de serviço, prazo de entrega e confiabilidade.
c. Nível de serviço, produtividade e confiabilidade.
d. Marco legal, prazo de entrega e confiabilidade.

O Valor de Bruxelas é:
a. A taxa de câmbio em aduana que se estabelece de acordo com as normas e as técnicas elaboradas pelo Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA) de Bruxelas (Bélgica).
b. O valor normal em aduana que se estabelece de acordo com as normas e as técnicas elaboradas pelo Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA) de Bruxelas (Bélgica).
c. O mecanismo em aduana que se estabelece de acordo com as normas e as técnicas elaboradas pelo Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA) de Bruxelas (Bélgica).
d. São as taxas de câmbio nas aduanas da Bélgica.

O sistema ABC é aplicável:
a. Somente às empresas industriais.
b. Às empresas do setor financeiro.
c. A todo tipo de organizações e não apenas às empresas industriais.
d. Somente às empresas de serviços.

A complexidade no desenvolvimento das cadeias de fornecimento é influenciada por:
a. Produtos limitados.
b. Múltiplos fornecedores: nacionais e internacionais.
c. Um reduzido número de clientes.
d. Um mercado único.

Quais são as três saídas principais que para a maneira com a qual se maneja a logística são temas recorrentes em sua gestão?
a. Encurtamento do duto, melhoria da visibilidade do duto e a gestão logística como um sistema.
b. Alargamento do duto, melhoria da visibilidade do duto e a gestão logística como um sistema.
c. Encurtamento do duto, melhoria da visibilidade do duto e a gestão logística por atividades individuais.
d. Início do processo, paralelismo no funcionamento e automatização.

A cadeia de fornecimentos (supply chain) pode ser definida como:
a. Um modelo conceitual que integra os processos da empresa ligados aos fornecedores, às fábricas e aos centros de armazenamento de maneira que os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema, satisfazendo os níveis de serviço exigidos.
b. Um modelo conceitual que integra as funções da empresa ligadas aos fornecedores, às fábricas e aos centros de armazenamento de maneira que os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema, satisfazendo os níveis de serviço exigidos.
c. Uma metodologia que integra os processos da empresa ligados aos fornecedores, às fábricas e aos centros de armazenamento de maneira que os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema, satisfazendo os níveis de serviço exigidos.
d. Um modelo conceitual que integra os processos da empresa ligados à contabilidade e às finanças de maneira que os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema, satisfazendo os níveis de serviço exigidos.

A integração de atividades na logística no ano 2000 manifestava-se:
a. Na fragmentação.
b. Na integração parcial.
c. Na integração múltipla.
d. Na integração total.

Qual dos seguintes custos está incluído na classificação principal dos custos logísticos?
a. Custos logísticos de aprovisionamento, custos logísticos de armazenamento, custos logísticos de distribuição e outros custos logísticos.
b. Custos logísticos de aprovisionamento, custos logísticos de armazenamento, custos logísticos de abertura e outros custos logísticos.
c. Custos logísticos de segurança, custos logísticos de armazenamento, custos logísticos de distribuição e outros custos logísticos.
d. Custos logísticos de aprovisionamento, custos logísticos de armazenamento, custos logísticos de distribuição e custos logísticos de segundo nível.

Para determinar a necessidade de um novo planejamento do sistema logístico, devem ser avaliados:
a. As variações no comportamento da produção, as mudanças nos níveis de serviço ao cliente, as características do produto, os custos e as políticas de preço.
b. As variações no comportamento da demanda, as mudanças nos níveis de serviço ao cliente, as características do produto, os custos e as políticas de preço.
c. O número de instalações, a quantidade de trabalhadores, a estrutura organizacional, o nível de sincronização da produção e a carteira de produtos/serviços.
d. As variações no comportamento da demanda, as mudanças nos níveis de serviço ao cliente, as características da embalagem, os custos e as políticas de preço.

Qual dos seguintes enunciados permite conceitualizar o termo gastos?
a. São os que mudam seu valor total, proporcionalmente às mudanças da atividade, ou seja, seu total flutua em proporção direta às mudanças na atividade total. Exemplos: materiais e reposições, muitos tipos de mão de obra de montagem, comissões de vendas e certos fornecimentos.
b. Consumo, valorado em dinheiro, de bens e serviços utilizados para a produção ou realização de um serviço, que constitui o objeto da empresa. Também pode ser expresso como o valor sacrificado para obter bens e serviços. O sacrifício é medido em dinheiro, mediante a redução de ativos ou o aumento de passivos no momento em que se obtêm os lucros.
c. Incluem todos os custos expirados que podem ser deduzidos dos rendimentos. Em um sentido mais limitado, este termo relaciona-se com os gastos de operação, de vendas ou administrativos, com juros e impostos. É um conceito da contabilidade financeira e, portanto, vinculado à contabilidade externa. Refere-se, basicamente, a aqueles conceitos relacionados à aquisição de bens e serviços para consumo, seja no processo de produção ou de prestação do serviço ou para terceiros e relacionados à atividade que a empresa realiza.
d. São aqueles que permanecem invariáveis em seu valor total por determinado período, mas, do ponto de vista unitário, à medida que a produção ou a prestação dos serviços aumenta, tornam-se progressivamente menores em relação ao nível de produção. Exemplos: impostos de propriedade, salários de executivos, arrendamentos, seguros e depreciações.

O valor da logística é, fundamentalmente, expresso em termos de:
a. Tempo e dimensão.
b. Continuidade e ritmicidade.
c. Nomenclatura e lugar.
d. Tempo e lugar.

Qual dos seguintes enunciados se relaciona com o novo paradigma da logística?
a. Olhar voltado para o fornecedor, por funções.
b. Dias de fornecimento.
c. Satisfação do cliente e melhoria do desempenho.
d. Pilha de "coisas".

Quais são os dois desenvolvimentos relacionados com a tendência à gestão logística global?
a. A criação de fábricas enfocadas e a descentralização de estoques.
b. A criação de fábricas automatizadas e a centralização de estoques.
c. A fibra óptica e a transmissão sem fio.
d. A criação de fábricas enfocadas e a centralização de estoques.

A contabilidade de custos é um sistema de informação que:
a. Fornece dados para vários propósitos: planejamento e controle das operações de rotina, elaboração de políticas, planejamento a longo prazo, valoração de estoques e determinação de lucros.
b. Fornece conhecimentos para vários propósitos: planejamento e controle das operações de rotina, elaboração de políticas, planejamento a longo prazo, valoração de estoques e determinação de lucros.
c. Descarta os dados que não são úteis para o planejamento e o controle das operações de rotina, a elaboração de políticas, o planejamento a longo prazo, a valoração de estoques e a determinação de lucros.
d. Fornece dados, dinheiro, matérias-primas e força de trabalho para vários propósitos: planejamento e controle das operações de rotina, elaboração de políticas, planejamento a longo prazo, valoração de estoques e determinação de lucros.

Qual dos seguintes enunciados caracteriza o modelo da logística nos anos 80?
a. O modelo implementado na logística foi o de integração total, identificando-se a logística como os processos da cadeia de fornecimentos (supply chain) que planejam, instrumentalizam e controlam de maneira eficiente e efetiva o fluxo e o armazenamento dos bens, serviços e a informação relacionada desde o ponto de origem até o ponto de consumo a fim de satisfazer as exigências dos clientes.
b. O paradigma existente era o da logística integrada sob o qual se avaliava que a logística constituía o processo de planejamento, instrumentalização e controle eficiente, com custo efetivo, do fluxo e armazenamento de matérias-primas, estoques em processos e produtos acabados, assim como da informação relacionada, desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de satisfazer as necessidades dos clientes.
c. A logística sustentava-se na integração funcional da distribuição física, que não era mais do que a integração de duas ou mais atividades, com o propósito de planejar, instrumentalizar e controlar o fluxo eficiente de matérias-primas, estoques em processo e produtos acabados desde o ponto de origem até o ponto de consumo. Estas atividades incluíam o serviço ao cliente, o prognóstico da demanda, a distribuição, as comunicações, o controle de estoque, o manejo de materiais, o processamento da ordem, o suporte de partes e serviço, a localização de fábricas e armazéns, o abastecimento, o empacotamento, as devoluções, o armazenamento, o tráfego e o transporte, não estando limitadas a estes procedimentos.
d. O modelo que era seguido enfatizava a distribuição física, que faz referência ao conjunto de atividades relacionadas com o movimento eficiente do produto acabado desde o final da linha de produção até o consumidor. Em alguns casos, abarca o movimento de materiais desde a fonte de abastecimento até o início da linha de produção. Estas atividades incluem transporte, armazenamento, manejo de materiais, empacotamento, controle de estoques, localização de fábricas e armazéns, processamento da ordem, prognóstico da demanda e serviço ao cliente.

Qual dos itens abaixo constitui princípios gerais da organização para a logística global?
a. Devem-se localizar o controle e a gestão da produção contra as necessidades de mercados específicos para assegurar que se consiga e se mantenha a vantagem competitiva.
b. À medida que decresce a tendência à completa externalização, incluindo as competências mais importantes, diminui também a necessidade de uma coordenação global.
c. Um modelo de informação logística local é um pré-requisito para permitir a obtenção das necessidades do serviço global enquanto se busca a otimização dos custos locais.
d. A estrutura estratégica e o controle geral dos fluxos logísticos devem ser centralizados para alcançar a otimização mundial dos custos.

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Qual dos seguintes enunciados apresenta os dados que devem ser coletados no
marco do sistema Intrastat?
Selecione uma opção de resposta:
a. Número de identificação atribuído ao responsável pelo fornecimento da
informação, período de referência, tipo de fluxo (chegada ou expedição) e
mercadoria identificada mediante um código de oito dígitos da Nomenclatura
Combinada. CORRETA. Ademais, o Intrastat, como sistema de
fornecimento de informação estatística sobre as expedições e as chegadas
de mercadorias comunitárias, inclui como dados que devem ser coletados:
Estado-membro associado, valor da mercadoria em moeda nacional,
quantidade de mercadoria em massa líquida (exceto a embalagem) e
unidade suplementar (litro, m², número de peças, etc.), caso seja pertinente,
e natureza da transação.
b. Tipo de fluxo (chegada ou expedição) e mercadoria identificada mediante um
código de 19 dígitos da Nomenclatura Simples.
c. Estado-membro associado, quantidade de mercadoria em massa líquida
(exceto a embalagem) e unidade suplementar (litro, m², número de peças,
etc.), caso seja pertinente, e natureza da transformação.
d. Período de referência, intensidade de fluxo (chegada ou expedição),
mercadoria identificada mediante um código de oito dígitos da Nomenclatura
Combinada e valor da mercadoria em moeda nacional.
Feedback
A resposta correta é: Número de identificação atribuído ao responsável pelo
fornecimento da informação, período de referência, tipo de fluxo (chegada ou
expedição) e mercadoria identificada mediante um código de oito dígitos da
Nomenclatura Combinada.
Pergunta 2
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Quais são as três variáveis que, do ponto de vista logístico, deverão ser
permanentemente cuidadas devido à sua importância no controle e fluxo de
materiais?
Selecione uma opção de resposta:
a. Nível de serviço, prazo de entrega e rentabilidade.
b. Nível de serviço, prazo de entrega e confiabilidade. CORRETA. No nível de
serviço, é especificada como a porcentagem da demanda atendida dentro
dos critérios de entrega estabelecidos. No prazo de entrega, mede-se o
tempo que transcorre desde que o cliente manifesta a sua necessidade e
sua intenção de satisfazê-la, até que se consegue supri-la. A confiabilidade
representa a variabilidade do prazo de entrega. Um produto é mais confiável
quanto menor for a sua variabilidade. Portanto, o cliente estará mais
satisfeito quando as condições de entrega preestabelecidas forem
cumpridas.
c. Nível de serviço, produtividade e confiabilidade.
d. Marco legal, prazo de entrega e confiabilidade.
Feedback
A resposta correta é: Nível de serviço, prazo de entrega e confiabilidade.
Pergunta 3
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
O Valor de Bruxelas é:
Selecione uma opção de resposta:
a. A taxa de câmbio em aduana que se estabelece de acordo com as normas e
as técnicas elaboradas pelo Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA) de
Bruxelas (Bélgica).
b. O valor normal em aduana que se estabelece de acordo com as normas e as
técnicas elaboradas pelo Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA) de
Bruxelas (Bélgica). CORRETA. Sabe-se que o Valor de Bruxelas é uma
noção aplicada por quase todos os países do mundo.
c. O mecanismo em aduana que se estabelece de acordo com as normas e as
técnicas elaboradas pelo Conselho de Cooperação Aduaneira (CCA) de
Bruxelas (Bélgica).
d. São as taxas de câmbio nas aduanas da Bélgica.
Feedback
A resposta correta é: O valor normal em aduana que se estabelece de acordo
com as normas e as técnicas elaboradas pelo Conselho de Cooperação
Aduaneira (CCA) de Bruxelas (Bélgica).
Pergunta 4
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
O sistema ABC é aplicável:
Selecione uma opção de resposta:
a. Somente às empresas industriais.
b. Às empresas do setor financeiro.
c. A todo tipo de organizações e não apenas às empresas industriais.
CORRETA. Afirma-se que os mesmos princípios e as mesmas técnicas
podem ser utilizados atualmente para desenvolver sistemas de custos para
companhias de seguros, bancos, restaurantes, firmas de consultoria,
companhias de leasing, empresas públicas, empresas comercializadoras
atacadistas e operadores logísticos.
d. Somente às empresas de serviços.
Feedback
A resposta correta é: A todo tipo de organizações e não apenas às empresas
industriais.
Pergunta 5
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
A complexidade no desenvolvimento das cadeias de fornecimento é influenciada
por:
Selecione uma opção de resposta:
a. Produtos limitados.
b. Múltiplos fornecedores: nacionais e internacionais. CORRETA. Este é um
dos fatores que possui maior influência na complexidade para o
desenvolvimento das cadeias de fornecimentos.
c. Um reduzido número de clientes.
d. Um mercado único.
Feedback
A resposta correta é: Múltiplos fornecedores: nacionais e internacionais.
Pergunta 6
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Quais são as três saídas principais que para a maneira com a qual se maneja a
logística são temas recorrentes em sua gestão?
Selecione uma opção de resposta:
a. Encurtamento do duto, melhoria da visibilidade do duto e a gestão logística
como um sistema. CORRETA. Entre os meios fundamentais para
alcançar o êxito neste ambiente estão: acelerar o movimento através da
cadeia de abastecimento (ou de produção) e fazer com que todo o sistema
logístico seja muito mais flexível e, consequentemente, sensível a estes
mercados de rápida mudança.
b. Alargamento do duto, melhoria da visibilidade do duto e a gestão logística
como um sistema.
c. Encurtamento do duto, melhoria da visibilidade do duto e a gestão logística
por atividades individuais.
d. Início do processo, paralelismo no funcionamento e automatização.
Feedback
A resposta correta é: Encurtamento do duto, melhoria da visibilidade do duto e a
gestão logística como um sistema.
Pergunta 7
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
A cadeia de fornecimentos (supply chain) pode ser definida como:
Selecione uma opção de resposta:
a. Um modelo conceitual que integra os processos da empresa ligados aos
fornecedores, às fábricas e aos centros de armazenamento de maneira que
os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos
lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema,
satisfazendo os níveis de serviço exigidos. CORRETA. Pois esta é uma
definição correta e que abrange a cadeia de fornecimentos.
b. Um modelo conceitual que integra as funções da empresa ligadas aos
fornecedores, às fábricas e aos centros de armazenamento de maneira que
os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos
lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema,
satisfazendo os níveis de serviço exigidos.
c. Uma metodologia que integra os processos da empresa ligados aos
fornecedores, às fábricas e aos centros de armazenamento de maneira que
os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades adequadas, nos
lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do sistema,
satisfazendo os níveis de serviço exigidos.
d. Um modelo conceitual que integra os processos da empresa ligados à
contabilidade e às finanças de maneira que os bens sejam produzidos e
distribuídos nas quantidades adequadas, nos lugares e nos tempos corretos
para minimizar o custo total do sistema, satisfazendo os níveis de serviço
exigidos.
Feedback
A resposta correta é: Um modelo conceitual que integra os processos da
empresa ligados aos fornecedores, às fábricas e aos centros de armazenamento
de maneira que os bens sejam produzidos e distribuídos nas quantidades
adequadas, nos lugares e nos tempos corretos para minimizar o custo total do
sistema, satisfazendo os níveis de serviço exigidos.
Pergunta 8
Incorreta
Nota: 0,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
A integraçãode atividades na logística no ano 2000 manifestava-se:
Selecione uma opção de resposta:
a. Na fragmentação.
b. Na integração parcial. INCORRETA. Já que era assim que se manifestava
a integração das atividades na logística dos anos 80.
c. Na integração múltipla.
d. Na integração total.
Feedback
A resposta correta é: Na integração total.
Pergunta 9
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Qual dos seguintes custos está incluído na classificação principal dos custos
logísticos?
Selecione uma opção de resposta:
a. Custos logísticos de aprovisionamento, custos logísticos de armazenamento,
custos logísticos de distribuição e outros custos logísticos. CORRETA.
Esta classificação sustenta-se no encadeamento das operações de um
sistema logístico, expresso na sequência
aprovisionamento-armazenamento-distribuição, subordinando a esses elos
as diferentes posições de custo logístico, convenientemente identificadas.
b. Custos logísticos de aprovisionamento, custos logísticos de armazenamento,
custos logísticos de abertura e outros custos logísticos.
c. Custos logísticos de segurança, custos logísticos de armazenamento, custos
logísticos de distribuição e outros custos logísticos.
d. Custos logísticos de aprovisionamento, custos logísticos de armazenamento,
custos logísticos de distribuição e custos logísticos de segundo nível.
Feedback
A resposta correta é: Custos logísticos de aprovisionamento, custos logísticos de
armazenamento, custos logísticos de distribuição e outros custos logísticos.
Pergunta 10
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
O sistema de custos baseado em atividades, conhecido como ABC, apoia-se em
duas ideais principais, que são:
Selecione uma opção de resposta:
a. A primeira ideia é que os produtos consomem as atividades necessárias para
a sua fabricação, não os custos ou os recursos. Isto é, as atividades são
originadas e consumidas pelas diferentes produções. A segunda ideia afirma
que as atividades consomem recursos ou fatores produtivos. Ou seja, são as
atividades, e não os produtos, que consomem os fatores de custo.
CORRETA. Como consequência, afirma-se que pode ser estabelecida uma
relação de causa-efeito entre as atividades e os produtos e, ademais, que a
gestão de custos deve atuar sobre as atividades, porque são as verdadeiras
causadoras dos mesmos.
b. A primeira ideia é que as atividades consomem os produtos necessários para
a sua fabricação, não custos ou recursos. Isto é, os produtos são originados
e consumidos pelas diferentes atividades. A segunda ideia defende que as
atividades consomem recursos ou fatores produtivos. Ou seja, são as
atividades, e não os produtos, que consomem fatores de custo.
c. A primeira ideia consiste em que é necessário diferenciar os custos da
fabricação e a segunda ideia é que essa diferenciação deve ser realizada de
maneira aleatória e estratificada.
d. A primeira ideia é que os produtos consomem as atividades necessárias para
a sua fabricação, não os custos ou recursos. Isto é, as atividades são
originadas e consumidas pelas diferentes produções. A segunda ideia
defende que os produtos consomem recursos ou fatores produtivos. Ou seja,
são os produtos, e não as atividades, que consomem fatores de custo.
Feedback
A resposta correta é: A primeira ideia é que os produtos consomem as
atividades necessárias para a sua fabricação, não os custos ou os recursos. Isto
é, as atividades são originadas e consumidas pelas diferentes produções. A
segunda ideia afirma que as atividades consomem recursos ou fatores
produtivos. Ou seja, são as atividades, e não os produtos, que consomem os
fatores de custo.
Pergunta 11
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Para determinar a necessidade de um novo planejamento do sistema logístico,
devem ser avaliados:
Selecione uma opção de resposta:
a. As variações no comportamento da produção, as mudanças nos níveis de
serviço ao cliente, as características do produto, os custos e as políticas de
preço.
b. As variações no comportamento da demanda, as mudanças nos níveis de
serviço ao cliente, as características do produto, os custos e as políticas de
preço. CORRETA. São estes os aspectos que devem ser avaliados para
determinar a necessidade de um novo planejamento do sistema logístico.
c. O número de instalações, a quantidade de trabalhadores, a estrutura
organizacional, o nível de sincronização da produção e a carteira de
produtos/serviços.
d. As variações no comportamento da demanda, as mudanças nos níveis de
serviço ao cliente, as características da embalagem, os custos e as políticas
de preço.
Feedback
A resposta correta é: As variações no comportamento da demanda, as
mudanças nos níveis de serviço ao cliente, as características do produto, os
custos e as políticas de preço.
Pergunta 12
Incorreta
Nota: 0,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Qual dos seguintes enunciados permite conceitualizar o termo gastos?
Selecione uma opção de resposta:
a. São os que mudam seu valor total, proporcionalmente às mudanças da
atividade, ou seja, seu total flutua em proporção direta às mudanças na
atividade total. Exemplos: materiais e reposições, muitos tipos de mão de
obra de montagem, comissões de vendas e certos fornecimentos.
b. Consumo, valorado em dinheiro, de bens e serviços utilizados para a
produção ou realização de um serviço, que constitui o objeto da empresa.
Também pode ser expresso como o valor sacrificado para obter bens e
serviços. O sacrifício é medido em dinheiro, mediante a redução de ativos ou
o aumento de passivos no momento em que se obtêm os lucros.
INCORRETA. Porque este é o conceito de custo.
c. Incluem todos os custos expirados que podem ser deduzidos dos
rendimentos. Em um sentido mais limitado, este termo relaciona-se com os
gastos de operação, de vendas ou administrativos, com juros e impostos. É
um conceito da contabilidade financeira e, portanto, vinculado à
contabilidade externa. Refere-se, basicamente, a aqueles conceitos
relacionados à aquisição de bens e serviços para consumo, seja no
processo de produção ou de prestação do serviço ou para terceiros e
relacionados à atividade que a empresa realiza.
d. São aqueles que permanecem invariáveis em seu valor total por determinado
período, mas, do ponto de vista unitário, à medida que a produção ou a
prestação dos serviços aumenta, tornam-se progressivamente menores em
relação ao nível de produção. Exemplos: impostos de propriedade, salários
de executivos, arrendamentos, seguros e depreciações.
Feedback
A resposta correta é: Incluem todos os custos expirados que podem ser
deduzidos dos rendimentos. Em um sentido mais limitado, este termo
relaciona-se com os gastos de operação, de vendas ou administrativos, com
juros e impostos. É um conceito da contabilidade financeira e, portanto,
vinculado à contabilidade externa. Refere-se, basicamente, a aqueles conceitos
relacionados à aquisição de bens e serviços para consumo, seja no processo de
produção ou de prestação do serviço ou para terceiros e relacionados à
atividade que a empresa realiza.
Pergunta 13
Incorreta
Nota: 0,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
A redução de custos constitui um dos três objetivos fundamentais de uma
estratégia logística e está dirigida a:
Selecione uma opção de resposta:
a. Minimizar o nível de investimento no sistema logístico, maximizando o
rendimento dos ativos. Considera decisões como os envios diretos para
evitar a armazenagem, o uso de armazéns públicos ou de terceiros, o
abastecimento Just in time ou outsourcing dos serviços logísticos.
INCORRETA. Pois se está descrevendo o objetivo de redução do capital de
uma estratégia logística.
b. Fazer com que os maiores custos nos quais se possa incorrer ao oferecer um
serviço de excelência sejam compensados pelas maiores receitas que se
podem conseguir por este mesmo motivo. Deve-se considerar o preceito que
diz "para ganhar, deve-se apostar".
c. Minimizar os custos variáveisassociados ao deslocamento e ao
armazenamento. Esta estratégia considera decisões sobre a seleção do
número e da localização de armazéns, os modos de transporte e as
tecnologias de informação, com o objetivo de maximizar os lucros.
d. Minimizar os custos fixos associados ao deslocamento e ao armazenamento.
Esta estratégia considera as decisões sobre a seleção do número e da
localização de armazéns, os modos de transporte e as tecnologias de
informação, com o objetivo de maximizar os lucros.
Feedback
A resposta correta é: Minimizar os custos variáveis associados ao deslocamento
e ao armazenamento. Esta estratégia considera decisões sobre a seleção do
número e da localização de armazéns, os modos de transporte e as tecnologias
de informação, com o objetivo de maximizar os lucros.
Pergunta 14
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
O valor da logística é, fundamentalmente, expresso em termos de:
Selecione uma opção de resposta:
a. Tempo e dimensão.
b. Continuidade e ritmicidade.
c. Nomenclatura e lugar.
d. Tempo e lugar. CORRETA. Sabe-se que os produtos e os serviços não têm
valor a menos que estejam em posse dos clientes que desejam consumi-los:
quando (tempo), onde (lugar) e a que custo (valor monetário).
Feedback
A resposta correta é: Tempo e lugar.
Pergunta 15
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Qual dos seguintes enunciados se relaciona com o novo paradigma da logística?
Selecione uma opção de resposta:
a. Olhar voltado para o fornecedor, por funções.
b. Dias de fornecimento.
c. Satisfação do cliente e melhoria do desempenho. CORRETA. Relaciona-se
com a focalização da gestão no novo paradigma da logística.
d. Pilha de "coisas".
Feedback
A resposta correta é: Satisfação do cliente e melhoria do desempenho.
Pergunta 16
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Quais são os dois desenvolvimentos relacionados com a tendência à gestão
logística global?
Selecione uma opção de resposta:
a. A criação de fábricas enfocadas e a descentralização de estoques.
b. A criação de fábricas automatizadas e a centralização de estoques.
c. A fibra óptica e a transmissão sem fio.
d. A criação de fábricas enfocadas e a centralização de estoques. CORRETA.
Já que são os dois desenvolvimentos subjacentes à tendência assinalada.
Feedback
A resposta correta é: A criação de fábricas enfocadas e a centralização de
estoques.
Pergunta 17
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
A contabilidade de custos é um sistema de informação que:
Selecione uma opção de resposta:
a. Fornece dados para vários propósitos: planejamento e controle das operações
de rotina, elaboração de políticas, planejamento a longo prazo, valoração de
estoques e determinação de lucros. CORRETA. A contabilidade de
custos relaciona-se com a acumulação, a análise e a interpretação dos
custos de aquisição, produção, distribuição, administração e financiamento,
assim como para o uso interno dos dirigentes da empresa no
desenvolvimento das funções de planejamento, controle e tomada de
decisões.
b. Fornece conhecimentos para vários propósitos: planejamento e controle das
operações de rotina, elaboração de políticas, planejamento a longo prazo,
valoração de estoques e determinação de lucros.
c. Descarta os dados que não são úteis para o planejamento e o controle das
operações de rotina, a elaboração de políticas, o planejamento a longo
prazo, a valoração de estoques e a determinação de lucros.
d. Fornece dados, dinheiro, matérias-primas e força de trabalho para vários
propósitos: planejamento e controle das operações de rotina, elaboração de
políticas, planejamento a longo prazo, valoração de estoques e
determinação de lucros.
Feedback
A resposta correta é: Fornece dados para vários propósitos: planejamento e
controle das operações de rotina, elaboração de políticas, planejamento a longo
prazo, valoração de estoques e determinação de lucros.
Pergunta 18
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Qual dos seguintes enunciados caracteriza o modelo da logística nos anos 80?
Selecione uma opção de resposta:
a. O modelo implementado na logística foi o de integração total, identificando-se
a logística como os processos da cadeia de fornecimentos (supply chain)
que planejam, instrumentalizam e controlam de maneira eficiente e efetiva o
fluxo e o armazenamento dos bens, serviços e a informação relacionada
desde o ponto de origem até o ponto de consumo a fim de satisfazer as
exigências dos clientes.
b. O paradigma existente era o da logística integrada sob o qual se avaliava que
a logística constituía o processo de planejamento, instrumentalização e
controle eficiente, com custo efetivo, do fluxo e armazenamento de
matérias-primas, estoques em processos e produtos acabados, assim como
da informação relacionada, desde o ponto de origem até o ponto de
consumo com o propósito de satisfazer as necessidades dos clientes.
CORRETA. Está correta a descrição do modelo seguido pela logística nos
anos 80.
c. A logística sustentava-se na integração funcional da distribuição física, que
não era mais do que a integração de duas ou mais atividades, com o
propósito de planejar, instrumentalizar e controlar o fluxo eficiente de
matérias-primas, estoques em processo e produtos acabados desde o ponto
de origem até o ponto de consumo. Estas atividades incluíam o serviço ao
cliente, o prognóstico da demanda, a distribuição, as comunicações, o
controle de estoque, o manejo de materiais, o processamento da ordem, o
suporte de partes e serviço, a localização de fábricas e armazéns, o
abastecimento, o empacotamento, as devoluções, o armazenamento, o
tráfego e o transporte, não estando limitadas a estes procedimentos.
d. O modelo que era seguido enfatizava a distribuição física, que faz referência
ao conjunto de atividades relacionadas com o movimento eficiente do
produto acabado desde o final da linha de produção até o consumidor. Em
alguns casos, abarca o movimento de materiais desde a fonte de
abastecimento até o início da linha de produção. Estas atividades incluem
transporte, armazenamento, manejo de materiais, empacotamento, controle
de estoques, localização de fábricas e armazéns, processamento da ordem,
prognóstico da demanda e serviço ao cliente.
Feedback
A resposta correta é: O paradigma existente era o da logística integrada sob o
qual se avaliava que a logística constituía o processo de planejamento,
instrumentalização e controle eficiente, com custo efetivo, do fluxo e
armazenamento de matérias-primas, estoques em processos e produtos
acabados, assim como da informação relacionada, desde o ponto de origem até
o ponto de consumo com o propósito de satisfazer as necessidades dos clientes.
Pergunta 19
Incorreta
Nota: 0,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Qual dos itens abaixo constitui princípios gerais da organização para a logística
global?
Selecione uma opção de resposta:
a. Devem-se localizar o controle e a gestão da produção contra as necessidades
de mercados específicos para assegurar que se consiga e se mantenha a
vantagem competitiva.
b. À medida que decresce a tendência à completa externalização, incluindo as
competências mais importantes, diminui também a necessidade de uma
coordenação global.
c. Um modelo de informação logística local é um pré-requisito para permitir a
obtenção das necessidades do serviço global enquanto se busca a
otimização dos custos locais. INCORRETA. Dado que este princípio
expressa o seguinte: um sistema de informação logística global é um
pré-requisito para permitir a obtenção das necessidades do serviço local
enquanto se busca a otimização dos custos globais.
d. A estrutura estratégica e o controle geral dos fluxos logísticos devem ser
centralizados para alcançar a otimização mundial dos custos.
Feedback
A resposta correta é: A estrutura estratégica e o controle geral dos fluxos
logísticos devem ser centralizados para alcançar a otimização mundialdos
custos.
Pergunta 20
Correta
Nota: 1,00 em 1,00
Marcar pergunta
Texto da pergunta
Qual dos seguintes enunciados constitui decisões de nível estratégico para a
área de armazenamento dentro da logística?
Selecione uma opção de resposta:
a. Manejo da seleção de equipamento e desenho da distribuição. CORRETA.
Sabe-se que o planejamento logístico parte de uma estratégia de longo
prazo, com decisões que incidem no alcance da missão da empresa até o
nível de planejamento operacional com decisões que marcam o dia a dia,
passando pelo nível de planejamento intermediário (nem sempre presente)
denominado planejamento tático.
b. Opções de espaço estacional e utilização do espaço privado.
c. Localização de estoques e políticas de controle.
d. Seleção de pedidos e reaprovisionamento.
Feedback
A resposta correta é: Manejo da seleção de equipamento e desenho da
distribuição.

Mais conteúdos dessa disciplina