Buscar

Cap 1 - Terapia Cognitivo - Comportamental - Beck

Prévia do material em texto

Fichamento: Terapia Cognitivo – Comportamental 
 Judith S. Beck
Apresentação: Aaron T. Beck
 
Disciplina: Estágio Específico Supervisionado em Psicologia II - TCC 
Docente: Dra. Tereza Emilia Leite Gomes
Aluno (a): Rayra Brielly Monte Alverne Nunes 
 
Cap. 1: Introdução à Terapia Cognitivo-Comportamental
No início dos anos 70, Aaron Beck buscou realizar experimentos que colocassem a psicanálise como um método científico, mas seus experimentos tiveram outros resultados, e o levaram a identificar, de forma concreta, cognições, pensamentos e crenças, distorcidos como causadores da depressão (seu objeto de estudo).
· O que é Terapia Cognitivo-Comportamental?
Inicialmente, para o tratamento da depressão, Beck buscou desenvolver uma terapia focada no presente, através da qual buscava a solução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais.
 Com esse método, o terapeuta procura a transformação cognitiva (onde é modificado o pensamento e o sistema de crenças do indivíduo), o que resulta numa mudança emocional e comportamental duradoura.
 Existem várias formas de terapia cognitivo-comportamental, que compartilham características com a terapia de Beck, mas diferem em algum momento.
 A TCC atualmente é adaptada a pacientes de vários níveis de educação e renda, e também diferentes culturas e idades, podendo ser utilizada, também, nos formatos grupo, casal e família.
· Qual a teoria subjacente à Terapia Cognitivo-Comportamental?
O modelo cognitivo supõe que o pensamento influencia o humor e o pensamento do paciente, e quando as pessoas aprenderem a avaliar seu pensamento de forma adaptativa, elas podem obter uma melhora do seu estado emocional e também do seu comportamento. 
A transformação é trabalhada através da modificação de crenças básicas do paciente sobre si mesmo, seu mundo e também sobre suas pessoas.
· O que dizem as pesquisas?
Até hoje, mais de 500 estudos científicos provaram e demonstraram a eficácia da TCC para uma grande variedade de transtornos psiquiátricos, problemas psicológicos e problemas médicos com componentes psicológicos.
· Como foi desenvolvida a Terapia Cognitivo-Comportamental de Beck?
Ao analisar pacientes depressivos, Beck percebeu que eles obtinham duas vertentes de pensamento: uma de livre associação e outra de pensamentos rápidos de qualificações sobre si mesmos. Onde essa segunda vertente estava intimamente ligada às suas emoções.
A partir dessa identificação, começou a tentar ajudar os seus pacientes a localizar, avaliar e responder a esses pensamentos irrealistas e desadaptativos, e, quando conseguiu fazer isso, eles melhoraram.
Foi ensinando essa abordagem a outros residentes, e, após a realização de uma pesquisa científica com pacientes deprimidos, constatou que a terapia cognitiva era tão efetiva quanto a imipramina, um antidepressivo comum.
Os componentes importantes da TCC incluem o foco na ajuda aos pacientes para solucionarem seus problemas, tornando-se comportamentalmente ativos e podendo identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos negativos sobre si mesmos, seu mundo e seu futuro.
· Quais os princípios básicos do tratamento?
1. A TCC está baseada numa formulação em desenvolvimento contínuo dos problemas dos pacientes e em uma conceituação individual de cada paciente em termos cognitivos.
 2. A TCC requer uma aliança terapêutica sólida. 
3. A TCC enfatiza a colaboração e a participação ativa. 
4. A TCC é orientada para os objetivos e focada nos problemas.
 5. A TCC enfatiza inicialmente o presente. 
6. A TCC é educativa, tem como objetivo ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza a prevenção de recaída. 
7. A TCC visa ser limitada no tempo. 
8. As sessões são estruturadas
a. Introdução: verificando o humor, examinando a semana e definindo uma pauta para a sessão; 
b. Intermediária: examinar o exercício de casa, discutir os problemas da pauta, definir um novo exercício, fazer resumos;
 c. Final: eliciar um feedback. 
9. A TCC ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais. 
10. A TCC usa uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, o humor e o comportamento.
· O desenvolvimento de um terapeuta cognitivo-comportamental
O modelo cognitivo é bastante simples, mas os terapeutas precisam realizar muitas tarefas duma única vez: conceituar o caso, desenvolver o rapport, educar o paciente, identificar problemas, etc. 
O desenvolvimento da experiência se dá em 3 estágios. No Estágio 1, são aprendidas as habilidades básicas de conceituação em termos cognitivos, estruturamento da sessão e também como utilizar técnicas cognitivas e comportamentais básicas.
 No Estágio 2, você aprende a integrar melhor a conceituação ao conhecimento das técnicas, facilitando a compreensão do fluxo da terapia. 
No Estágio 3, você trabalha de forma mais automatizada, integrando automaticamente dados novos à conceituação, aperfeiçoando a habilidade de formulação de hipóteses.

Continue navegando