Logo Passei Direto
Buscar

EXERCICIO Aspectos teóricos da leitura psicopedagógica

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Aspectos teóricos da leitura psicopedagógica
Exercícios
1. Compreendendo a importância de um trabalho docente qualificado, uma das primeiras uma das primeiras tarefas é conhecer seus alunos e seu conhecimento de mundo sobre as habilidades que serão trabalhadas no novo ano letivo. É a partir desse conhecimento que os professores passam a planejar atividades e a realizar seus planejamentos de forma que posso contemplar o conhecimento de mundo de seus alunos.
Acerca desse cenário, a professora Cláudia vai assumir uma nova turma, é o início do ano letivo. A fim de conhecer as potencialidades e o conhecimento de mundo de seus alunos, como uma de suas primeiras atividades, a professora deve:
C. realizar uma atividade diagnóstica inicial com o objetivo de saber qual o nível de conhecimento que os alunos têm no início do ano letivo.
2. A observação e a sondagem diagnóstica são elementos significativos para a prática pedagógica por parte do educador. É o primeiro passo para criar relatórios e encaminhamentos no caso de se tratar de aluno com necessidades educacionais especiais.
 Diante desse cenário, o professor João recebeu em sua sala de aula, no início do segundo trimestre, um novo aluno e, após observar seu comportamento, percebeu traços de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade).
Sabendo dessa informação, o educador deve:
C. redigir um relatório individual e marcar uma conversa com a família para saber sobre o histórico pessoal do aluno e, com o apoio da gestão escolar, solicitar uma avaliação multidisciplinar.
3. A ludicidade proporciona momentos de prazer e tende a oferecer situações em que a criança age demonstrando suas potencialidades e suas formas de se organizar nas mais diferentes situações, como no uso de materiais variados, entre eles os brinquedos. As atividades lúdicas podem fazer parte das atividades de investigação e de acompanhamento das crianças com transtornos de aprendizagem ao longo das atividades realizadas pelo psicopedagogo, tais como a “hora do jogo”. É nesse momento que será possível observar o modo de ser e agir do aluno.
Quais são as contribuições das atividades lúdicas nesse contexto?
D. Momentos lúdicos nas atividades realizadas pelo psicopedagogo tais como a “hora do jogo” representam um recurso interessante a ser explorado, pois o brincar é um recurso terapêutico integrante ao ato de aprender e deve ser contemplado no planejamento do professor.
4. Cumprir as atividades e tirar notas boas, ter bom rendimento escolar e ter uma convivência produtiva com a comunidade escolar podem ser, para crianças com necessidades especiais, exigências que são disparadoras de tensões. No caso das crianças com comportamento atípico, a exigência escolar pode tornar a escola um espaço que gera medo e frustrações, devido a dificuldades/transtornos de aprendizagem.
Dado esse contexto, o professor Rubens (que tem um aluno de perfil atípico), pensando em contribuir positivamente com a situação de seu aluno, se questiona: dificuldade e transtorno de aprendizagem são a mesma coisa?
Assinale a alternativa correta:
C. No contexto escolar, dificuldade e transtorno de aprendizagem são diferentes e requerem abordagens distintas. É preciso identificar e saber diferenciá-las.
5. Donald Woods Winnicott (1896 - 1971), pediatra e psicanalista inglês, trabalhou e pesquisou na área da psiquiatra infantil e da psicanálise. Seus postulados são referência na área de desenvolvimento da criança e na consideração dos aspectos lúdicos como contribuição para o aprendizado e para o desenvolvimento infantil. Ele colaborou com jornais médicos, psiquiátricos e psicanalíticos. Sua extensa obra foi dedicada à construção da teoria do amadurecimento pessoal.
A distinção de seu trabalho, metodologicamente, em relação a Freud e outros, foi:
A. considerar a mãe e a criança como um ser único, como uma unidade psíquica.

Mais conteúdos dessa disciplina