Buscar

tecido osseo estrutura do esqueleto


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TECIDO OSSEO E ESTRUTURA DO ESQUELETO
DESAFIO
Imagine a seguinte situação: seu colega de academia (25 anos) sempre comenta que está tomando suplementos energéticos, vitaminas e proteína desidratada para ficar mais forte e musculoso. Na última vez que o viu, ele lhe disse que foi a uma loja de suplementos energéticos e o comerciante lhe vendeu hormônio de crescimento, dizendo que, além de ter um aumento extraordinário da massa muscular, ele cresceria de um a dois centímetros em estatura!
A partir dessa situação:​​​​​​​
1 - O comerciante está falando a verdade, isto é, é possível um indivíduo adulto crescer em estatura tomando hormônio de crescimento?
2 - Qual a relação entre a ossificação endocondral e a cessação do processo de crescimento em estatura nos ossos longos?
3 - Quais são os efeitos colaterais da ingestão contínua de hormônio de crescimento para o organismo?
respopstas?
1. O comerciante não está falando a verdade, pois o indivíduo adulto não cresce mais em estatura tomando hormônio de crescimento.
2. Na idade adulta, a cartilagem da epífise do osso desaparece, e não ocorre mais o crescimento ósseo em comprimento. Esse evento é denominado de fechamento epifisial.
3. O uso crônico do hormônio de crescimento está relacionado ao aparecimento de cálculo nos rins, diabetes, insuficiência cardíaca, câncer, disfunção erétil (impotência sexual), entre outros.
1. A substância esponjosa do tecido ósseo, também conhecida como trabecular, contém em seu interior a medula óssea, onde estão localizadas células adiposas (adipócitos), células sanguíneas vermelhas ou brancas e células tronco. Essa porção do tecido ósseo é formada por:
B. Traves e placas.
2. O tecido ósseo é composto por duas substâncias ósseas: A substância compacta ou densa e a substância esponjosa ou trabecular. A substância compacta é mais densa e solida, formando as paredes de ossos típicos do esqueleto, como o úmero e o fêmur. Esse tecido ósseo compacto, responsável pela rigidez do osso é formado a partir de qual unidade funcional básica? 
A. A osteona.
3. No processo de crescimento e desenvolvimento do feto, a ossificação ocorre de diferentes formas, isto é, ocorre a substituição de outros tecidos por um tecido ósseo. Esse processo ocorre de duas formas diferentes, como a ossificação intramembranosa, isso é, ocorre a substituição de um tecido conectivo fibroso por tecido ósseo. Já na ossificação endocondral, inicia-se a formação óssea a partir de qual estrutura base?
B. De cartilagem hialina.
4. O tecido ósseo sofre diversas remodelações ao longo da vida, tendo esse remodelamento controlado de forma multifatorial, isto é, é influenciada por aspectos biológicos, comportamentais e ambientais; A idade avançada, por exemplo, é um fator responsável por um destes remodelamentos, ondo ocorre uma significativa redução da massa óssea. Essa alteração de remodelamento ósseo que ocorre no envelhecimento é denominada:
A. Osteopenia
5. O osso é um tecido remodelavel e que teu seu crescimento de diferentes maneiras para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do indivíduo ao longo da vida. Esse crescimento pode ocorrer tanto em comprimento, a partir das placas epifisárias, que tornará o osso mais longo, mas, também pode ocorrer em largura, tornando o osso com maior diâmetro; Esse processo de ampliação em diâmetro de um osso em desenvolvimento é denominado de:
A. Crescimento aposicional da superfície externa

Continue navegando