Logo Passei Direto
Buscar

Prova A1 Praticas de enfermagem III

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em relação ao Cateterismo Vesical, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) Durante a passagem da sonda vesical no sexo feminino, a paciente deve ficar em posição de litotomia, expondo apenas os genitais.
( ) Realiza-se irrigação vesical para prevenir a obstrução da sonda vesical pela remoção de coágulos sanguíneos, secreções ou fragmentos.
( ) Na sondagem vesical de alívio, deve ser insulflado o balão com a quantidade de água indicada na sonda durante o procedimento de esvaziamento da bexiga. Para retirada da sonda, deve ser desinsuflado o balão para retirada da sonda.
( ) Não há necessidade de troca rotineira da sonda vesical de demora, devendo ser realizada em situações de presença de grande quantidade de resíduos no sistema de drenagem, obstrução do cateter ou da bolsa coletora, violação do sistema e contaminação, entre outras.
V
V
F
V
a. V F V F
b. F F V V
c. F V F F
d. V V F F
e. V V F V

O cateterismo vesical consiste na inserção de um cateter na bexiga para remover a urina. Com relação ao cateterismo vesical, pode-se afirmar que:
I. O cateterismo vesical é uma técnica asséptica e por isso deve ser realizada com luvas de procedimento II. No cateterismo vesical de demora, a bolsa coletora deve ser mantida sempre abaixo do nível da bexiga III. O lubrificante usado para passagem do cateter é a xylocaína em gel e este deve ser estéril IV. Os cateteres utilizados no cateterismo de alívio e de demora são idênticos, o que as diferencia é o calibre.
a. Todas estão corretas
b. Somente II está correta
c. Somente III e IV estão corretas
d. Somente II e III estão corretas
e. Somente I e II estão corretas

(UNILAB-2019) A oxigenoterapia é a administração de oxigênio em uma concentração maior que aquela encontrada no ambiente. Sobre os sistemas de oxigenoterapia utilizados na prática clínica, assinale a alternativa correta.
Quando se necessita de controle rigoroso da concentração de oxigênio ministrado deve-se preferir a máscara de Venturi.
A. Quando se necessita de controle rigoroso da concentração de oxigênio ministrado deve-se preferir a máscara de Venturi.
B. O sistema de máscara de reinalação parcial é indicado quando são necessárias concentrações elevadas de oxigênio, sendo muito indicados para pacientes eupneicos.
C. Durante a nebulização, o fluxo de oxigênio não deve ser superior a 3 l/min no fluxômetro.
D. Os sistemas de baixo fluxo são indicados para pacientes com frequência cardíaca baixa e padrões respiratórios normais.
E. O oxigênio administrado por cateter nasal consiste em oferecer ao paciente alta concentração de oxigênio através de um fluxômetro com umidificador.

Com relação ao Processo de Enfermagem, leia as asserções abaixo:
I. Deve ser realizado em todos os ambientes públicos, exceto unidades básicas de saúde, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem II. A primeira fase do Processo de Enfermagem corresponde à fase de coleta de dados, que poderá ser feita por meio de anamnese, exame físico e coleta de dados do prontuário III. A Fase de diagnóstico corresponde à última fase do Processo de Enfermagem, em que após a realização da anamnese é identificado o diagnóstico médico que o indivíduo apresenta IV. O Planejamento é realizado a partir da determinação dos resultados que se espera alcançar, antecedendo a fase de implementação.
A. Está correto o que afirma-se em: II e IV
B. II e IV
C. II e III
D. I, II e IV
E. I e IV

Em pacientes com problemas respiratórios graves pode ocorrer um comprometimento pulmonar importante que leve à diminuição do aporte de oxigênio para os tecidos, caracterizando a hipóxia, sendo indicado, nesses casos, o uso suplementar de oxigênio.
Dentre os sinais e sintomas precoces da ocorrência de hipóxia, podemos mencionar:
A. Cianose periférica e confusão mental
B. Cianose central e convulsão
C. Queda de saturação e bradicardia
D. Retração intercostal e alteração de nível de consciência
E. Dispneia e convulsão

Paciente M.O.P, 50 anos, sexo masculino, dá entrada no Pronto Atendimento, com queixa de dificuldade progressiva para respirar após forte gripe. Refere ter doença pulmonar crônica com crises frequentes de falta de ar. Na ausculta pulmonar ele apresenta sibilância difusa, sendo prescrito inaloterapia pela equipe médica.
Acerca da inaloterapia, podemos afirmar que:
A. A inaloterapia utiliza-se de um inalador/nebulizador que pode ser instalado em fonte de oxigênio ou de ar comprimido.
B. A inalação deve ser realizada somente com oxigênio para melhorar a função respiratória do paciente.
C. A inalação de medicamentos deve estar sempre em prescrição médica e deve ser instalada exclusivamente pelo técnico de enfermagem.
D. A prescrição de medicamentos por via inalatória é facultativa.
E. O inalador/nebulizador deve ser obrigatoriamente descartado após o uso.

Trata-se do alicerce para as etapas seguintes do Processo de Enfermagem. Os dados coletados devem ser organizados e documentados de forma metódica.
Esta afirmação refere-se a qual fase do Processo de Enfermagem?
A. Investigação
B. Diagnóstico
C. Implementação
D. Avaliação
E. Planejamento

Sobre o caso descrito abaixo, analise as afirmativas: Paciente A.B.F, 78 anos, sexo feminino, acamada, em atendimento domiciliar, apresenta lesão por pressão na região sacral. Prescrição de enfermagem: colocar curativo na lesão da paciente.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I- A prescrição está completa, porque direciona a equipe para o procedimento a ser realizado.
II- A prescrição está correta, porque garante a segurança da paciente.
III- A prescrição está incorreta, porque permite aos profissionais da equipe de enfermagem escolherem qualquer material a ser utilizado para a realização do procedimento.
IV- A prescrição está incompleta, porque não especifica o local de realização do curativo, o tipo de curativo, a frequência da troca e os materiais a serem utilizados.
A. III e IV.
B. I e IV.
C. II e IV
D. II e III.
E. I, II e III.

Com relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem, considerando as atribuições de cada categoria profissional de enfermagem, compete ao técnico de enfermagem, realizar:
A. Anotação de enfermagem
B. Avaliação de enfermagem
C. Diagnóstico de enfermagem
D. Evolução de enfermagem
E. Prescrição de enfermagem

Com relação aos componentes dos diagnósticos de enfermagem, é correto afirmar que:
A. Os fatores relacionados são fatores que apresentam alguma relação padronizada com o diagnóstico de enfermagem e podem estar presentes em diagnósticos com foco no problema, de síndrome e de promoção à saúde.
B. Diagnósticos com foco no problema possuem fatores de risco de características definidoras.
C. Os fatores de risco estão presentes nos diagnósticos de risco e são fatores que diminuem a vulnerabilidade do indivíduo, família ou comunidade a um evento insalubre.
D. Diagnósticos de risco sempre possuem população em risco e fatores de risco.
E. Diagnósticos de promoção à saúde, em sua totalidade, são compostos por fatores relacionados, características definidoras e condições associadas.

O cateterismo vesical consiste na inserção de um cateter na bexiga para remover a urina. Com relação ao cateterismo vesical, pode-se afirmar que:
I. O cateterismo vesical é uma técnica asséptica e por isso deve ser realizada com luvas de procedimento II. No cateterismo vesical de demora, a bolsa coletora deve ser mantida sempre abaixo do nível da bexiga III. O lubrificante usado para passagem do cateter é a xylocaína em gel e este deve ser estéril IV. Os cateteres utilizados no cateterismo de alívio e de demora são idênticos, o que as diferencia é o calibre. Somente II e III estão corretas.
a. Todas estão corretas
b. Somente II está correta
c. Somente III e IV estão corretas
d. Somente II e III estão corretas
e. Somente I e II estão corretas

Com relação ao Processo de Enfermagem, leia as asserções abaixo:
I. Deve ser realizado em todos os ambientes públicos, exceto unidades básicas de saúde, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem II. A primeira fase do Processo de Enfermagem corresponde à fase de coleta de dados, que poderá ser feita por meio de anamnese, exame físico e coleta de dados do prontuário III. A Fase de diagnóstico corresponde à última fase do Processo de Enfermagem, em que após a realização da anamnese é identificado o diagnóstico médico que o indivíduo apresenta IV. O Planejamento é realizado a partir da determinação dos resultados que se espera alcançar, antecedendo a fase de implementação. Está correto o que afirma-se em:
II e IV
II e IV
II e III
I, II e IV
I e IV
I, II e IV

Em pacientes com problemas respiratórios graves pode ocorrer um comprometimento pulmonar importante que leve à diminuição do aporte de oxigênio para os tecidos, caracterizando a hipóxia, sendo indicado, nesses casos, o uso suplementar de oxigênio. Dentre os sinais e sintomas precoces da ocorrência de hipóxia, podemos mencionar:
Cianose periférica e confusão mental.
A. Cianose central e convulsão
B. Queda de saturação e bradicardia
C. Retração intercostal e alteração de nível de consciência
D. Cianose periférica e confusão mental
E. Dispneia e convulsão

Paciente M.O.P, 50 anos, sexo masculino, dá entrada no Pronto Atendimento, com queixa de dificuldade progressiva para respirar após forte gripe. Refere ter doença pulmonar crônica com crises frequentes de falta de ar. Na ausculta pulmonar ele apresenta sibilância difusa, sendo prescrito inaloterapia pela equipe médica. Acerca da inaloterapia, podemos afirmar que:
A inaloterapia utiliza-se de um inalador/nebulizador que pode ser instalado em fonte de oxigênio ou de ar comprimido.
A. A inalação deve ser realizada somente com oxigênio para melhorar a função respiratória do paciente
B. A inalação de medicamentos deve estar sempre em prescrição médica e deve ser instalada exclusivamente pelo técnico de enfermagem
C. A inaloterapia utiliza-se de um inalador/nebulizador que pode ser instalado em fonte de oxigênio ou de ar comprimido
D. A prescrição de medicamentos por via inalatória é facultativa
E. O inalador/nebulizador deve ser obrigatoriamente descartado após o uso

"Trata-se do alicerce para as etapas seguintes do Processo de Enfermagem. Os dados coletados devem ser organizados e documentados de forma metódica". Esta afirmação refere-se a qual fase do Processo de Enfermagem?
Investigação
Diagnóstico
Implementação
Avaliação
Planejamento

Sobre o caso descrito abaixo, analise as afirmativas. Paciente A.B.F, 78 anos, sexo feminino, acamada, em atendimento domiciliar, apresenta lesão por pressão na região sacral. Prescrição de enfermagem: colocar curativo na lesão da paciente.
I- A prescrição está completa, porque direciona a equipe para o procedimento a ser realizado. II- A prescrição está correta, porque garante a segurança da paciente. III- A prescrição está incorreta, porque permite aos profissionais da equipe de enfermagem escolherem qualquer material a ser utilizado para a realização do procedimento. IV- A prescrição está incompleta, porque não especifica o local de realização do curativo, o tipo de curativo, a frequência da troca e os materiais a serem utilizados. Estão corretas apenas as afirmativas:
III e IV.
I e IV.
II e IV
II e III.
III e IV.
I, II e III.

Com relação aos componentes dos diagnósticos de enfermagem, é correto afirmar que:
Os fatores relacionados são fatores que apresentam alguma relação padronizada com o diagnóstico de enfermagem e podem estar presentes em diagnósticos com foco no problema, de síndrome e de promoção à saúde
Diagnósticos com foco no problema possuem fatores de risco de características definidoras
Os fatores de risco estão presentes nos diagnósticos de risco e são fatores que diminuem a vulnerabilidade do indivíduo, família ou comunidade a um evento insalubre
Diagnósticos de risco sempre possuem população em risco e fatores de risco
Diagnósticos de promoção à saúde, em sua totalidade, são compostos por fatores relacionados, características definidoras e condições associadas

Com relação ao Processo de Enfermagem, leia as asserções abaixo:
I. Deve ser realizado em todos os ambientes públicos, exceto unidades básicas de saúde, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem II. A primeira fase do Processo de Enfermagem corresponde à fase de coleta de dados, que poderá ser feita por meio de anamnese, exame físico e coleta de dados do prontuário III. A Fase de diagnóstico corresponde à última fase do Processo de Enfermagem, em que após a realização da anamnese é identificado o diagnóstico médico que o indivíduo apresenta IV. O Planejamento é realizado a partir da determinação dos resultados que se espera alcançar, antecedendo a fase de implementação. Está correto o que afirma-se em:
a. II e IV
b. II e IV
c. II e III
d. I, II e IV
e. I e IV
f. I, II e IV

Sobre o caso descrito abaixo, analise as afirmativas: Paciente A.B.F, 78 anos, sexo feminino, acamada, em atendimento domiciliar, apresenta lesão por pressão na região sacral. Prescrição de enfermagem: colocar curativo na lesão da paciente.
I- A prescrição está completa, porque direciona a equipe para o procedimento a ser realizado. II- A prescrição está correta, porque garante a segurança da paciente. III- A prescrição está incorreta, porque permite aos profissionais da equipe de enfermagem escolherem qualquer material a ser utilizado para a realização do procedimento. IV- A prescrição está incompleta, porque não especifica o local de realização do curativo, o tipo de curativo, a frequência da troca e os materiais a serem utilizados. Estão corretas apenas as afirmativas:
A. III e IV.
B. I e IV.
C. II e IV
D. II e III.
E. III e IV.
F. I, II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Em relação ao Cateterismo Vesical, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) Durante a passagem da sonda vesical no sexo feminino, a paciente deve ficar em posição de litotomia, expondo apenas os genitais.
( ) Realiza-se irrigação vesical para prevenir a obstrução da sonda vesical pela remoção de coágulos sanguíneos, secreções ou fragmentos.
( ) Na sondagem vesical de alívio, deve ser insulflado o balão com a quantidade de água indicada na sonda durante o procedimento de esvaziamento da bexiga. Para retirada da sonda, deve ser desinsuflado o balão para retirada da sonda.
( ) Não há necessidade de troca rotineira da sonda vesical de demora, devendo ser realizada em situações de presença de grande quantidade de resíduos no sistema de drenagem, obstrução do cateter ou da bolsa coletora, violação do sistema e contaminação, entre outras.
V
V
F
V
a. V F V F
b. F F V V
c. F V F F
d. V V F F
e. V V F V

O cateterismo vesical consiste na inserção de um cateter na bexiga para remover a urina. Com relação ao cateterismo vesical, pode-se afirmar que:
I. O cateterismo vesical é uma técnica asséptica e por isso deve ser realizada com luvas de procedimento II. No cateterismo vesical de demora, a bolsa coletora deve ser mantida sempre abaixo do nível da bexiga III. O lubrificante usado para passagem do cateter é a xylocaína em gel e este deve ser estéril IV. Os cateteres utilizados no cateterismo de alívio e de demora são idênticos, o que as diferencia é o calibre.
a. Todas estão corretas
b. Somente II está correta
c. Somente III e IV estão corretas
d. Somente II e III estão corretas
e. Somente I e II estão corretas

(UNILAB-2019) A oxigenoterapia é a administração de oxigênio em uma concentração maior que aquela encontrada no ambiente. Sobre os sistemas de oxigenoterapia utilizados na prática clínica, assinale a alternativa correta.
Quando se necessita de controle rigoroso da concentração de oxigênio ministrado deve-se preferir a máscara de Venturi.
A. Quando se necessita de controle rigoroso da concentração de oxigênio ministrado deve-se preferir a máscara de Venturi.
B. O sistema de máscara de reinalação parcial é indicado quando são necessárias concentrações elevadas de oxigênio, sendo muito indicados para pacientes eupneicos.
C. Durante a nebulização, o fluxo de oxigênio não deve ser superior a 3 l/min no fluxômetro.
D. Os sistemas de baixo fluxo são indicados para pacientes com frequência cardíaca baixa e padrões respiratórios normais.
E. O oxigênio administrado por cateter nasal consiste em oferecer ao paciente alta concentração de oxigênio através de um fluxômetro com umidificador.

Com relação ao Processo de Enfermagem, leia as asserções abaixo:
I. Deve ser realizado em todos os ambientes públicos, exceto unidades básicas de saúde, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem II. A primeira fase do Processo de Enfermagem corresponde à fase de coleta de dados, que poderá ser feita por meio de anamnese, exame físico e coleta de dados do prontuário III. A Fase de diagnóstico corresponde à última fase do Processo de Enfermagem, em que após a realização da anamnese é identificado o diagnóstico médico que o indivíduo apresenta IV. O Planejamento é realizado a partir da determinação dos resultados que se espera alcançar, antecedendo a fase de implementação.
A. Está correto o que afirma-se em: II e IV
B. II e IV
C. II e III
D. I, II e IV
E. I e IV

Em pacientes com problemas respiratórios graves pode ocorrer um comprometimento pulmonar importante que leve à diminuição do aporte de oxigênio para os tecidos, caracterizando a hipóxia, sendo indicado, nesses casos, o uso suplementar de oxigênio.
Dentre os sinais e sintomas precoces da ocorrência de hipóxia, podemos mencionar:
A. Cianose periférica e confusão mental
B. Cianose central e convulsão
C. Queda de saturação e bradicardia
D. Retração intercostal e alteração de nível de consciência
E. Dispneia e convulsão

Paciente M.O.P, 50 anos, sexo masculino, dá entrada no Pronto Atendimento, com queixa de dificuldade progressiva para respirar após forte gripe. Refere ter doença pulmonar crônica com crises frequentes de falta de ar. Na ausculta pulmonar ele apresenta sibilância difusa, sendo prescrito inaloterapia pela equipe médica.
Acerca da inaloterapia, podemos afirmar que:
A. A inaloterapia utiliza-se de um inalador/nebulizador que pode ser instalado em fonte de oxigênio ou de ar comprimido.
B. A inalação deve ser realizada somente com oxigênio para melhorar a função respiratória do paciente.
C. A inalação de medicamentos deve estar sempre em prescrição médica e deve ser instalada exclusivamente pelo técnico de enfermagem.
D. A prescrição de medicamentos por via inalatória é facultativa.
E. O inalador/nebulizador deve ser obrigatoriamente descartado após o uso.

Trata-se do alicerce para as etapas seguintes do Processo de Enfermagem. Os dados coletados devem ser organizados e documentados de forma metódica.
Esta afirmação refere-se a qual fase do Processo de Enfermagem?
A. Investigação
B. Diagnóstico
C. Implementação
D. Avaliação
E. Planejamento

Sobre o caso descrito abaixo, analise as afirmativas: Paciente A.B.F, 78 anos, sexo feminino, acamada, em atendimento domiciliar, apresenta lesão por pressão na região sacral. Prescrição de enfermagem: colocar curativo na lesão da paciente.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I- A prescrição está completa, porque direciona a equipe para o procedimento a ser realizado.
II- A prescrição está correta, porque garante a segurança da paciente.
III- A prescrição está incorreta, porque permite aos profissionais da equipe de enfermagem escolherem qualquer material a ser utilizado para a realização do procedimento.
IV- A prescrição está incompleta, porque não especifica o local de realização do curativo, o tipo de curativo, a frequência da troca e os materiais a serem utilizados.
A. III e IV.
B. I e IV.
C. II e IV
D. II e III.
E. I, II e III.

Com relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem, considerando as atribuições de cada categoria profissional de enfermagem, compete ao técnico de enfermagem, realizar:
A. Anotação de enfermagem
B. Avaliação de enfermagem
C. Diagnóstico de enfermagem
D. Evolução de enfermagem
E. Prescrição de enfermagem

Com relação aos componentes dos diagnósticos de enfermagem, é correto afirmar que:
A. Os fatores relacionados são fatores que apresentam alguma relação padronizada com o diagnóstico de enfermagem e podem estar presentes em diagnósticos com foco no problema, de síndrome e de promoção à saúde.
B. Diagnósticos com foco no problema possuem fatores de risco de características definidoras.
C. Os fatores de risco estão presentes nos diagnósticos de risco e são fatores que diminuem a vulnerabilidade do indivíduo, família ou comunidade a um evento insalubre.
D. Diagnósticos de risco sempre possuem população em risco e fatores de risco.
E. Diagnósticos de promoção à saúde, em sua totalidade, são compostos por fatores relacionados, características definidoras e condições associadas.

O cateterismo vesical consiste na inserção de um cateter na bexiga para remover a urina. Com relação ao cateterismo vesical, pode-se afirmar que:
I. O cateterismo vesical é uma técnica asséptica e por isso deve ser realizada com luvas de procedimento II. No cateterismo vesical de demora, a bolsa coletora deve ser mantida sempre abaixo do nível da bexiga III. O lubrificante usado para passagem do cateter é a xylocaína em gel e este deve ser estéril IV. Os cateteres utilizados no cateterismo de alívio e de demora são idênticos, o que as diferencia é o calibre. Somente II e III estão corretas.
a. Todas estão corretas
b. Somente II está correta
c. Somente III e IV estão corretas
d. Somente II e III estão corretas
e. Somente I e II estão corretas

Com relação ao Processo de Enfermagem, leia as asserções abaixo:
I. Deve ser realizado em todos os ambientes públicos, exceto unidades básicas de saúde, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem II. A primeira fase do Processo de Enfermagem corresponde à fase de coleta de dados, que poderá ser feita por meio de anamnese, exame físico e coleta de dados do prontuário III. A Fase de diagnóstico corresponde à última fase do Processo de Enfermagem, em que após a realização da anamnese é identificado o diagnóstico médico que o indivíduo apresenta IV. O Planejamento é realizado a partir da determinação dos resultados que se espera alcançar, antecedendo a fase de implementação. Está correto o que afirma-se em:
II e IV
II e IV
II e III
I, II e IV
I e IV
I, II e IV

Em pacientes com problemas respiratórios graves pode ocorrer um comprometimento pulmonar importante que leve à diminuição do aporte de oxigênio para os tecidos, caracterizando a hipóxia, sendo indicado, nesses casos, o uso suplementar de oxigênio. Dentre os sinais e sintomas precoces da ocorrência de hipóxia, podemos mencionar:
Cianose periférica e confusão mental.
A. Cianose central e convulsão
B. Queda de saturação e bradicardia
C. Retração intercostal e alteração de nível de consciência
D. Cianose periférica e confusão mental
E. Dispneia e convulsão

Paciente M.O.P, 50 anos, sexo masculino, dá entrada no Pronto Atendimento, com queixa de dificuldade progressiva para respirar após forte gripe. Refere ter doença pulmonar crônica com crises frequentes de falta de ar. Na ausculta pulmonar ele apresenta sibilância difusa, sendo prescrito inaloterapia pela equipe médica. Acerca da inaloterapia, podemos afirmar que:
A inaloterapia utiliza-se de um inalador/nebulizador que pode ser instalado em fonte de oxigênio ou de ar comprimido.
A. A inalação deve ser realizada somente com oxigênio para melhorar a função respiratória do paciente
B. A inalação de medicamentos deve estar sempre em prescrição médica e deve ser instalada exclusivamente pelo técnico de enfermagem
C. A inaloterapia utiliza-se de um inalador/nebulizador que pode ser instalado em fonte de oxigênio ou de ar comprimido
D. A prescrição de medicamentos por via inalatória é facultativa
E. O inalador/nebulizador deve ser obrigatoriamente descartado após o uso

"Trata-se do alicerce para as etapas seguintes do Processo de Enfermagem. Os dados coletados devem ser organizados e documentados de forma metódica". Esta afirmação refere-se a qual fase do Processo de Enfermagem?
Investigação
Diagnóstico
Implementação
Avaliação
Planejamento

Sobre o caso descrito abaixo, analise as afirmativas. Paciente A.B.F, 78 anos, sexo feminino, acamada, em atendimento domiciliar, apresenta lesão por pressão na região sacral. Prescrição de enfermagem: colocar curativo na lesão da paciente.
I- A prescrição está completa, porque direciona a equipe para o procedimento a ser realizado. II- A prescrição está correta, porque garante a segurança da paciente. III- A prescrição está incorreta, porque permite aos profissionais da equipe de enfermagem escolherem qualquer material a ser utilizado para a realização do procedimento. IV- A prescrição está incompleta, porque não especifica o local de realização do curativo, o tipo de curativo, a frequência da troca e os materiais a serem utilizados. Estão corretas apenas as afirmativas:
III e IV.
I e IV.
II e IV
II e III.
III e IV.
I, II e III.

Com relação aos componentes dos diagnósticos de enfermagem, é correto afirmar que:
Os fatores relacionados são fatores que apresentam alguma relação padronizada com o diagnóstico de enfermagem e podem estar presentes em diagnósticos com foco no problema, de síndrome e de promoção à saúde
Diagnósticos com foco no problema possuem fatores de risco de características definidoras
Os fatores de risco estão presentes nos diagnósticos de risco e são fatores que diminuem a vulnerabilidade do indivíduo, família ou comunidade a um evento insalubre
Diagnósticos de risco sempre possuem população em risco e fatores de risco
Diagnósticos de promoção à saúde, em sua totalidade, são compostos por fatores relacionados, características definidoras e condições associadas

Com relação ao Processo de Enfermagem, leia as asserções abaixo:
I. Deve ser realizado em todos os ambientes públicos, exceto unidades básicas de saúde, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem II. A primeira fase do Processo de Enfermagem corresponde à fase de coleta de dados, que poderá ser feita por meio de anamnese, exame físico e coleta de dados do prontuário III. A Fase de diagnóstico corresponde à última fase do Processo de Enfermagem, em que após a realização da anamnese é identificado o diagnóstico médico que o indivíduo apresenta IV. O Planejamento é realizado a partir da determinação dos resultados que se espera alcançar, antecedendo a fase de implementação. Está correto o que afirma-se em:
a. II e IV
b. II e IV
c. II e III
d. I, II e IV
e. I e IV
f. I, II e IV

Sobre o caso descrito abaixo, analise as afirmativas: Paciente A.B.F, 78 anos, sexo feminino, acamada, em atendimento domiciliar, apresenta lesão por pressão na região sacral. Prescrição de enfermagem: colocar curativo na lesão da paciente.
I- A prescrição está completa, porque direciona a equipe para o procedimento a ser realizado. II- A prescrição está correta, porque garante a segurança da paciente. III- A prescrição está incorreta, porque permite aos profissionais da equipe de enfermagem escolherem qualquer material a ser utilizado para a realização do procedimento. IV- A prescrição está incompleta, porque não especifica o local de realização do curativo, o tipo de curativo, a frequência da troca e os materiais a serem utilizados. Estão corretas apenas as afirmativas:
A. III e IV.
B. I e IV.
C. II e IV
D. II e III.
E. III e IV.
F. I, II e III.

Prévia do material em texto

28/04/2021 31.041007 - PRATICAS DE ENFERMAGEM III - 031204A01 - (PRESENCIAIS_FMU) - 202110.FMU-94640.06
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-course_engine_soap-BBLEARN/Controller?COURSE_ID=_682833_1 1/6
Usuário ALLINE RIBEIRO FARIAS DAS CHAGAS
Curso 31.041007 - PRATICAS DE ENFERMAGEM III - 031204A01 -
(PRESENCIAIS_FMU) - 202110.FMU-94640.06
Teste Atividade A1
Iniciado 28/04/21 19:04
Enviado 28/04/21 20:18
Status Completada
Resultado da
tentativa
6,3 em 7 pontos 
Tempo
decorrido
1 hora, 14 minutos
Resultados
exibidos
Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários,
Perguntas respondidas incorretamente
Pergunta 1
Resposta Selecionada:
e. 
Respostas:
a. 
b. 
c. 
d. 
Em relação ao Cateterismo Vesical, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa
for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência
correta:
( ) Durante a passagem da sonda vesical no sexo feminino, a paciente deve ficar em posição de
litotomia, expondo apenas os genitais.
( ) Realiza-se irrigação vesical para prevenir a obstrução da sonda vesical pela remoção de
coágulos sanguíneos, secreções ou fragmentos.
( ) Na sondagem vesical de alívio, deve ser insulflado o balão com a quantidade de água
indicada na sonda durante o procedimento de esvaziamento da bexiga. Para retirada da sonda,
deve ser desinsuflado o balão para retirada da sonda.
( ) Não há necessidade de troca rotineira da sonda vesical de demora, devendo ser realizada
em situações de presença de grande quantidade de resíduos no sistema de drenagem,
obstrução do cateter ou da bolsa coletora, violação do sistema e contaminação, entre outras.
 V V F V
a. V F V F
a. F F V V
 
a. F V F F
a. V V F F
 
0,7 em 0,7 pontos
28/04/2021 31.041007 - PRATICAS DE ENFERMAGEM III - 031204A01 - (PRESENCIAIS_FMU) - 202110.FMU-94640.06
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-course_engine_soap-BBLEARN/Controller?COURSE_ID=_682833_1 2/6
e. 
 V V F V
Pergunta 2
Resposta Selecionada: d. 
Respostas:
a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
O cateterismo vesical consiste na inserção de um cateter na bexiga para remover a urina. Com
relação ao cateterismo vesical, pode-se afirmar que:
I. O cateterismo vesical é uma técnica asséptica e por isso deve ser realizada com luvas de
procedimento II. No cateterismo vesical de demora, a bolsa coletora deve ser mantida sempre
abaixo do nível da bexiga III. O lubrificante usado para passagem do cateter é a xylocaína em
gel e este deve ser estéril
IV. Os cateteres utilizados no cateterismo de alívio e de demora são idênticos, o que as
diferencia é o calibre
Somente II e III estão corretas
a. Todas estão corretas
a. Somente II está correta
 
Somente III e IV estão corretas
Somente II e III estão corretas
a. Somente I e II estão corretas
Pergunta 3
Resposta
Selecionada:
D.
Respostas: A.
B.
(UNILAB-2019) A oxigenoterapia é a administração de oxigênio em uma concentração
maior que aquela encontrada no ambiente. Sobre os sistemas de oxigenoterapia
utilizados na prática clínica, assinale a alternativa correta.
Quando se necessita de controle rigoroso da concentração de oxigênio
ministrado deve-se preferir a máscara de Venturi.
O sistema de máscara de reinalação parcial é indicado quando são
necessárias concentrações elevadas de oxigênio, sendo muito indicados
para pacientes eupneicos
Durante a nebulização, o fluxo de oxigênio não deve ser superior a 3
l/min no fluxômetro.
0,7 em 0,7 pontos
0,7 em 0,7 pontos
28/04/2021 31.041007 - PRATICAS DE ENFERMAGEM III - 031204A01 - (PRESENCIAIS_FMU) - 202110.FMU-94640.06
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-course_engine_soap-BBLEARN/Controller?COURSE_ID=_682833_1 3/6
C.
D.
E.
Comentário da resposta:
Os sistemas de baixo fluxo são indicados para pacientes com frequência
cardíaca baixa e padrões respiratórios normais.
Quando se necessita de controle rigoroso da concentração de oxigênio
ministrado deve-se preferir a máscara de Venturi.
O oxigênio administrado por cateter nasal consiste em oferecer ao
paciente alta concentração de oxigênio através de um fluxômetro com
umidificador.
RESPOSTA CORRETA!
Pergunta 4
Resposta Selecionada: A. 
Respostas: A. 
B. 
C. 
D. 
E. 
Comentário da resposta:
Com relação ao Processo de Enfermagem, leia as asserções abaixo:
I.Deve ser realizado em todos os ambientes públicos, exceto unidades básicas de saúde,
em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem
II. A primeira fase do Processo de Enfermagem corresponde à fase de coleta de dados,
que poderá ser feita por meio de anamnese, exame físico e coleta de dados do prontuário
III. A Fase de diagnóstico corresponde à última fase do Processo de Enfermagem, em
que após a realização da anamnese é identificado o diagnóstico médico que o indivíduo
apresenta
IV. O Planejamento é realizado a partir da determinação dos resultados que se espera
alcançar, antecedendo a fase de implementação Está correto o que afirma-se em:
II e IV
II e IV
II e III
I, II e IV
I e IV
I, II e IV
RESPOSTA CORRETA!
Pergunta 5
Resposta Selecionada: D. 
Em pacientes com problemas respiratórios graves pode ocorrer um comprometimento
pulmonar importante que leve à diminuição do aporte de oxigênio para os tecidos,
caracterizando a hipóxia, sendo indicado, nesses casos, o uso suplementar de oxigênio.
Dentre os sinais e sintomas precoces da ocorrência de hipóxia, podemos mencionar:
Cianose periférica e confusão mental
0,7 em 0,7 pontos
0 em 0,7 pontos
28/04/2021 31.041007 - PRATICAS DE ENFERMAGEM III - 031204A01 - (PRESENCIAIS_FMU) - 202110.FMU-94640.06
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-course_engine_soap-BBLEARN/Controller?COURSE_ID=_682833_1 4/6
Respostas: A. 
B. 
C.
D. 
E. 
Comentário da resposta:
Cianose central e convulsão
Queda de saturação e bradicardia
Retração intercostal e alteração de nível de consciência
Cianose periférica e confusão mental
Dispneia e convulsão
INCORRETO
Pergunta 6
Resposta
Selecionada:
Respostas:
Comentário da resposta:
Paciente M.O.P, 50 anos, sexo masculino, dá entrada no Pronto Atendimento, com queixa de
dificuldade progressiva para respirar após forte gripe. Refere ter doença pulmonar crônica com
crises frequentes de falta de ar. Na ausculta pulmonar ele apresenta sibilância difusa, sendo
prescrito inaloterapia pela equipe médica. Acerca da inaloterapia, podemos afirmar que:
A inaloterapia utiliza-se de um inalador/nebulizador que pode ser instalado em
fonte de oxigênio ou de ar comprimido
A inalação deve ser realizada somente com oxigênio para melhorar a
função respiratória do paciente
A inalação de medicamentos deve estar sempre em prescrição médica e
deve ser instalada exclusivamente pelo técnico de enfermagem
A inaloterapia utiliza-se de um inalador/nebulizador que pode ser
instalado em fonte de oxigênio ou de ar comprimido
A prescrição de medicamentos por via inalatória é facultativa
O inalador/nebulizador deve ser obrigatoriamente descartado após o uso
Good work
Pergunta 7
Resposta Selecionada: E. 
Respostas: A. 
B. 
C. 
D. 
E. 
Comentário da resposta:
"Trata-se do alicerce para as etapas seguintes do Processo de Enfermagem. Os dados
coletados devem ser organizados e documentados de forma metódica".
Esta afirmação refere-se a qual fase do Processo de Enfermagem?
Investigação
Diagnóstico
Implementação
Avaliação
Planejamento
Investigação
RESPOSTA CORRETA!
0,7 em 0,7 pontos
0,7 em 0,7 pontos
28/04/2021 31.041007 - PRATICAS DE ENFERMAGEM III - 031204A01 - (PRESENCIAIS_FMU) - 202110.FMU-94640.06
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-course_engine_soap-BBLEARN/Controller?COURSE_ID=_682833_1 5/6
Pergunta 8
Resposta Selecionada: d. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
e. 
Sobre o caso descrito abaixo, analise as afirmativas
Paciente A.B.F, 78 anos, sexo feminino, acamada, em atendimento domiciliar, apresenta lesão por
pressão na região sacral. Prescrição de enfermagem: colocar curativo na lesão da paciente.
I- A prescrição está completa, porquedireciona a equipe para o procedimento a ser realizado.
II- A prescrição está correta, porque garante a segurança da paciente.
III- A prescrição está incorreta, porque permite aos profissionais da equipe de enfermagem escolherem
qualquer material a ser utilizado para a realização do procedimento.
IV- A prescrição está incompleta, porque não especifica o local de realização do curativo, o tipo de
curativo, a frequência da troca e os materiais a serem utilizados.
Estão corretas apenas as afirmativas:
 
 
 
 
III e IV.
I e IV.
 II e IV
II e III.
III e IV.
I, II e III.
Pergunta 9
Resposta Selecionada: e. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
Com relação à Sistematização da Assistência de Enfermagem, considerando as
atribuições de cada categoria profissional de enfermagem, compete ao técnico de
enfermagem, realizar:
Anotação de enfermagem
Avaliação de enfermagem
Diagnóstico de enfermagem
Evolução de enfermagem
Prescrição de enfermagem
0,7 em 0,7 pontos
0,7 em 0,7 pontos
28/04/2021 31.041007 - PRATICAS DE ENFERMAGEM III - 031204A01 - (PRESENCIAIS_FMU) - 202110.FMU-94640.06
https://fmu.blackboard.com/webapps/late-course_engine_soap-BBLEARN/Controller?COURSE_ID=_682833_1 6/6
Quarta-feira, 28 de Abril de 2021 20h19min21s BRT
e. Anotação de enfermagem
Pergunta 10
Resposta
Selecionada:
A.
Respostas: A.
B.
C.
D.
E.
Comentário da resposta:
Com relação aos componentes dos diagnósticos de enfermagem, é correto afirmar que:
Os fatores relacionados são fatores que apresentam alguma relação
padronizada com o diagnóstico de enfermagem e podem estar presentes
em diagnósticos com foco no problema, de síndrome e de promoção à
saúde
Os fatores relacionados são fatores que apresentam alguma relação
padronizada com o diagnóstico de enfermagem e podem estar presentes
em diagnósticos com foco no problema, de síndrome e de promoção à
saúde
Diagnósticos com foco no problema possuem fatores de risco de
características definidoras
Os fatores de risco estão presentes nos diagnósticos de risco e são fatores
que diminuem a vulnerabilidade do indivíduo, família ou comunidade a
um evento insalubre
Diagnósticos de risco sempre possuem população em risco e fatores de
risco
Diagnósticos de promoção à saúde, em sua totalidade, são compostos por
fatores relacionados, características definidoras e condições associadas
RESPOSTA CORRETA!
0,7 em 0,7 pontos

Mais conteúdos dessa disciplina