Buscar

trabalho de ciencias pag 30 - PDF

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, é uma doença sexualmente transmissível causada pelo HPV que pode infectar a pele e as mucosas. A maioria das infecções é assintomática, mas com condições de transmitir a outras pessoas, nos casos em que há sintomas, ocorre o aparecimento de verrugas nos órgãos genitais. 
A infecção, normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum no glande e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.
Acontece, principalmente, quando ocorre o contato com a pele contaminada. Roupas íntimas, toalhas, saunas e vasos sanitários contaminados podem, também, propiciar o condiloma. Mães gestantes correm o risco de transmitir a seus filhos, no momento do parto normal.
Se não forem diagnosticadas, podem levar ao desenvolvimento de câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.
O diagnóstico é feito analisando as lesões e o histórico do paciente. O tratamento foca no desaparecimento das verrugas por meios cirúrgicos. Como no caso do herpes, podem voltar em outro momento, no mesmo ou em outro local. 
É recomendável procurar serviços de saúde para consultas periodicamente, e evitar a doença, com a vacinação e o uso de preservativos que pode prevenir com eficácia. Fazer anualmente o exame de prevenção do câncer de colo de útero, o papanicolau, é também uma boa medida, já que, caso descoberto o HPV de forma precoce, o tratamento é muito mais eficaz.

Outros materiais