Buscar

Traballho de aprofundamento de historia

Prévia do material em texto

ADVENTISTA DE RIO BRANCO
Miguel Araújo Nogueira
Trabalho de Aprofundamento em Hístoria & debates contemporâneos
Rio Branco, Acre
2022
PESQUISA 
Trabalho apresentado para complementação avaliativa e obtenção de nota do 2º Bimestre, da Disciplina de Aprofundamento em Hístoria & debates contemporâneos, do Colégio Adventista de Rio Branco.
Professor: Júlio Araújo
Turma: 1° ano E.M. Turno: “A”
Data de entrega: 25/05/2022
Pesquisar sobre a pandemia na China “covid zero”
Desenvolvimento
Tudo começou na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019 um novo vírus surgiu derrepente, confundido com uma pneumonia, rapidamente se espalhou para o mundo. As principais teorias levantadas incluíam o contato entre um ser humano e um animal infectado e um acidente em um laboratório na China. Em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou que o surto do novo coronavírus constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Essa decisão buscou aprimorar a coordenação, a cooperação e a solidariedade global para interromper a propagação do vírus, começando também um lockdown.
Na China, cinco cidades com mais de 37 milhões de habitantes estão agora sob vários graus de bloqueio. Moradores de Changchun, Jilin City, Shenzhen e Dongguan foram proibidos de deixar suas comunidades, exceto trabalhadores essenciais e serviços de emergência. Cada família só pode enviar uma pessoa ao mercado a cada dois ou três dias para fazer compras. A quinta cidade, Langfang, deu um passo adiante e proibiu todos os moradores de sair, a menos que houvesse uma emergência. Várias dessas cidades suspenderam o transporte público e refeições em ambientes fechados, fecharam escolas e, para combater o surto, a China optou por implementar uma política rígida de "surto zero", com o governo central impondo consistentemente bloqueios, testes em massa e restrições de viagem. Novos surtos ocorrem. No entanto, a rápida transmissibilidade da variante ômicron vem tornando essa missão cada vez mais desafiadora, desde o início do ano, a China registrou mais casos de transmissão interna do que em todo o ano de 2021. Por esses problemas atuais acontecendo atualmente na China podemos também comparar isso, aos problemas também enfrentados na pandemia do Brasil, onde o trabalho e renda são problemas gravemente mencionados por mais de 60% dos entrevistados de uma pesquisa.
Hong Kong também se destacou como modelo no controle da pandemia. Até o final de 2021 registrou nesta região de 7,5 milhões de habitantes havia registrado apenas 12.650 casos e menos de 220 mortes. No entanto, desde fevereiro, as infecções e mortes aumentaram drasticamente, chegando a quase 700 mil casos e cerca de 3,5 mil mortes, segundo a agência de notícias Reuters. 
	Mesmo tendo um vírus mortal no mundo todo, existem pessoas explhando desinformação sobre o novo vírus, como:
· Água fervida com alho serve como tratamento para o coronavírus. Segundo Margareth Dalcolmo, até o momento, não existe tratamento cientificamente comprovado contra o coronavírus. Estão sendo realizados testes com medicamentos, mas ainda não há nada que comprove cientificamente sua eficácia. 
· O coronavírus é maior do que o normal, e, por isso, qualquer máscara impede sua entrada no organismo. O coronavírus não é maior do que o normal, de acordo com a pesquisadora. A máscara protege, sobretudo, em transportes coletivos, elevadores, entre outros lugares com maior número de pessoas.
· Como o vírus não resiste à temperatura superior a 26 graus, a água exposta ao sol pode ser consumida sem qualquer perigo. Não existe limite de temperatura à qual o vírus não resista. A pesquisadora alerta que não é indicado consumir água exposta ao sol.
· Gargarejar com água morna ou salgada evita que o vírus vá para os pulmões. Água morna ou salgada não evita que o vírus atinja os pulmões. Margareth esclarece que o comprometimento dos pulmões vai depender de características fisiológicas do indivíduo infectado pelo vírus.
O vírus do Covid-19 não morre facilmente, então precisamos nos previnir contra o vírus, para isso, temos que:
· Manter uma distância segura de outras pessoas (pelo menos 1 metro). Mesmo que elas não pareçam estar doentes, é bom manter distância
· Usar máscara em público. Especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico.
· Prefirir locais abertos e bem ventilados em vez de ambientes fechados.
· Se possível, abrir uma janela se estiver em um local fechado.
· Limpar as mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
· Tomar a vacina quando chegar a sua vez. Siga as orientações locais para isso.
· Cubrir o nariz e a boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.
· Ficar em casa se você sentir indisposição.
Conclusão:
O novo vírus da Covid-19 é um vírus perigoso e mortal e não deve ser subestimado, pessoas que não se cuidam, acabam pagando caro. As pessoas precisam se previnir contra o vírus, porque se cada pessoa fizer sua parte, o vírus pode ser exterminado mais rapido, para voltarmos a nossa vida cotidiana.

Continue navegando