Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário Nutrição Clínica

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “As fibras dietéticas são componentes vegetais intactos que não são digeridos pelas enzimas gastrointestinais. As fibras funcionais referem-se a carboidratos não digeridos que foram extraídos ou produzidos a partir de vegetais. Ambos os tipos de fibras têm funções fisiológicas benéficas no trato gastrointestinal e na redução do risco de doenças.” Fonte: CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. Ed. Barueri, SP: Manole, 2005.
Considerando essas informações e os conhecimentos adquiridos sobre as fibras alimentares, pode-se afirmar que as fibras:
a) Devem ser ingeridas seguindo a recomendação de ingestão, que é de 10 a 15g/dia.
b) Pectinas e gomas são encontradas no farelo de trigo, cereais integrais e linhaça
c) Solúveis são lignina, celulose e algumas hemicelulose.
d) Insolúveis são pectinas, gomas, beta glucano, mucilagens.
e) Solúveis formam um gel viscoso no intestino, acarretando um retardo no esvaziamento gástrico. (RESPOSTA CERTA)

Leia o trecho a seguir: “Os ácidos graxos poli-insaturados ômega atuam em processos fisiológicos normais, sendo responsáveis pela geração e estocagem de energia; manutenção da estrutura, integridade e funcionamento das membranas plasmáticas e na síntese de eicosanoides [...]. Assim, conhecer os mecanismos bioquímicos envolvidos nos processos de absorção, digestão e metabolismo destes compostos é imprescindível para realização de intervenções nutricionais adequadas.” Fonte: SANT’ANA, L. S. Mecanismos bioquímicos envolvidos na digestão, absorção e metabolismo dos ácidos graxos ômega. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. v. 17, p. 211-216, 2004.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre patologia da nutrição e dietoterapia nas enfermidades do aparelho digestório, pode-se afirmar que compreender processos de digestão e absorção é importante porque:
a) Esses processos possibilitam a captação de proteínas, carboidratos e lipídeos para o organismo. (RESPOSTA CERTA)
b) Esses processos impedem o desenvolvimento e crescimento adequado.
c) Esses processos permitem a identificação de agentes exógenos ao nosso organismo.
d) A energia proveniente desses processos pode ser estocada no tecido muscular, aumentando o ganho de massa.
e) Esses processos diminuem o valor calórico dos alimentos, impedindo o ganho de peso excessivo.

O trato gastrointestinal é um complexo sistema que possibilita obter energia a partir da ingestão dos macronutrientes da dieta. Esse sistema funciona de forma orquestrada, de modo que, no momento que é detectada a entrada de alimentos, diversos sinais regulatórios são enviados como hormônios, liberação de enzimas e movimentos peristálticos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aparelho digestório, analise os segmentos do trato gastrointestinal abaixo e associe-os com os processos fisiológicos que realizam.
1) Boca.
2) Estômago.
3) Intestino delgado.
4) Pâncreas.
5) Intestino Grosso.
( ) Realiza maior parte da absorção de nutrientes através de estruturas chamadas vilosidades.
( ) Secreta enzimas que auxiliam na digestão de lipídeos, como a lipase pancreática.
( ) Promove a alteração da estrutura de proteínas através da enzima pepsina.
( ) Local onde ocorre processo de fermentação de carboidratos devido à intensa atividade.
( ) Presença de amilase salivar, iniciando o processo de digestão do amido.
a) 3, 4, 2, 5, 1. (RESPOSTA CERTA)
b) 4, 5, 1, 2, 3.
c) 5, 3, 4, 1, 2.
d) 1, 5, 2, 3, 4.
e) 3, 4, 5, 2, 1.

A microbiota intestinal é um ecossistema que interage com as células do hospedeiro, participando da regulação de processos fisiológicos e metabólicos. A composição das comunidades microbianas é fortemente influenciada pela alimentação, que oferece substratos para a fermentação bacteriana e libera metabólitos com funções biológicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. Os principais produtos da fermentação de carboidratos pela microbiota intestinal são os ácidos graxos de cadeia curta.
II. O hospedeiro se beneficia pela colonização microbiana, mas as bactérias são prejudicadas por habitarem o intestino humano.
III. As bactérias intestinais podem provocar inflamação quando atravessam a barreira intestinal.
IV. As comunidades microbianas conseguem produzir vitaminas e sais minerais para ajudar na nutrição do hospedeiro.
a) V, F, F, V.
b) V, V, V, F.
c) V, F, V, F. (RESPOSTA CERTA)
d) F, V, F, V.
e) V, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “Com base em pesquisas realizadas há muitos anos, a ‘constipação’ foi tradicionalmente definida como menos de três evacuações por semana, no entanto, muitos que preenchem esta definição não se consideram constipados. A evidência atual sugere que o esforço para defecar e a consistência (forma) das fezes são mais importantes. A consistência das fezes, classificada pela Escala Bristol de Forma Fecal (EBFF), adiciona uma dimensão objetiva de suas formas, e correlaciona-se bem com o tempo de trânsito do cólon.” Fonte: CONNELL A. M.; HILTON C.; IRVINE G. Variation of bowel habit in two population samples. British medical journal. v. 2, p. 1095-1099, 1965.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disfunções intestinais e suas dietoterapias, analise as afirmativas a seguir:
I. Para o tratamento dietoterápico da diarreia deve-se existir um aumento da oferta de líquidos e eletrólitos suficiente para repor as perdas.
II. Em relação aos gases intestinais, orienta-se evitar o consumo de brócolis, couve-flor, couve, repolho.
III. Na diarreia, prefere-se a ingestão de alimentos com casca, grãos de feijão, leites e derivados.
IV. Farelo de trigo e farelo de aveia, bem como cereais e grãos integrais, são indicados como fontes de fibras.
a) I, III e IV.
b) I e III.
c) II, III e IV.
d) I, II e IV. (RESPOSTA CERTA)
e) III e IV.

A manutenção de um intestino saudável é de extrema importância para o bem-estar do indivíduo. Alterações na composição da microbiota intestinal podem estar relacionadas com problemas intestinais comuns ou com o desenvolvimento de doenças graves. A utilização de prebióticos e probióticos representa uma estratégia que assegura o equilíbrio das comunidades microbianas, impedindo o estabelecimento da disbiose.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo abordado sobre distúrbios do trato gastrointestinal, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Prebióticos são bactérias vivas administradas com potencial de produzir ácidos graxos de cadeia curta através do processo de fermentação bacteriana, influenciando positivamente a saúde do hospedeiro.
Porque:
II. Os ácidos graxos de cadeia curta diminuem o pH intestinal, inibindo o crescimento de bactérias patogênicas.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (RESPOSTA CERTA)
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Muitas vezes alterações no hábito intestinal podem ser um indicativo de que o intestino não está funcionando adequadamente. Esses sinais podem ter relação com o número de evacuações feitas e consistência das fezes. A identificação desses sinais é importante para o correto tratamento dietético e melhora do quadro intestinal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sintomas comuns da disfunção intestinal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. A diarreia é caracterizada pelo aumento da frequência de evacuações sólidas.
II. A constipação intestinal é caracterizado pela redução do número de evacuações, formando fezes endurecidas.
IV. Gases intestinais estão relacionados com o consumo de açúcar.
V. Em caso de diarreia, o paciente deve ficar atento à ingestão hídrica.
a) F, V, V, F.
b) F, V, F, V.
c) F, V, V, V. (RESPOSTA CERTA)
d) V, F, V, V.
e) F, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “O trato gastrointestinal humano é um micro ecossistema cinético que possibilita o desempenho normal das funções fisiológicas do hospedeiro, a menos que microrganismos prejudiciais e potencialmente patogênicos dominem. Manter um equilíbrio apropriado da microbiota pode ser assegurado por uma suplementação sistemática da dieta com probióticos, prebióticos e simbióticos.” Fonte: BIELECKA, M.; BIEDRZYCKA, E.; MAJKOWSKA, A. Selection of probiotics and prebiotics for synbiotics and confirmation of their in vivo effectiveness. Food Research International, v. 35, n.2/3, p. 125-131, 2002.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prebióticos e probióticos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. Prebióticos são fibras não digeríveis, mas que fermentam em nosso intestino e estimulam o crescimento das bactérias.
II. A inulina e o frutooligossacarídeos (FOS) são exemplos de probióticos.
III. Probióticos são microrganismos vivos que chegam intactos ao intestino.
IV. A farinha de banana verde e centeio são alimentos considerados probióticos.
a) V, V, F, F.
b) V, F, V, F. (RESPOSTA CERTA)
c) F, F, V, V.
d) V, F, V, V.
e) F, V, V, F.

Leia o caso clínico a seguir: Paciente J.P.V., sexo masculino, portador de câncer no esôfago, está realizando quimioterapia e radioterapia há 3 meses. Refere xerostomia, constipação intestinal e disfagia à alimentos sólidos. Está com perda de peso grave e foi encaminhado para o setor de nutrição do hospital.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre câncer de cabeça e pescoço, seus sintomas e suas dietoterapias, analise as afirmativas a seguir:
I. Disfagia é o termo médico utilizado para se referir à dor ao engolir.
II. A consistência da dieta precisa ser modificada para alimentos mais pastosos.
III. Recomenda-se um aporte hídrico de 35 mL/kg de peso/dia para a melhora da constipação.
IV. Nesse caso clínico, o nutricionista fica impedido de realizar a prescrição de suplementos, pois o paciente possui xerostomia.
a) II, III e IV.
b) I e II.
c) I e IV.
d) I, II e III.
e) II e III. (RESPOSTA CERTA)

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “As fibras dietéticas são componentes vegetais intactos que não são digeridos pelas enzimas gastrointestinais. As fibras funcionais referem-se a carboidratos não digeridos que foram extraídos ou produzidos a partir de vegetais. Ambos os tipos de fibras têm funções fisiológicas benéficas no trato gastrointestinal e na redução do risco de doenças.” Fonte: CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. Ed. Barueri, SP: Manole, 2005.
Considerando essas informações e os conhecimentos adquiridos sobre as fibras alimentares, pode-se afirmar que as fibras:
a) Devem ser ingeridas seguindo a recomendação de ingestão, que é de 10 a 15g/dia.
b) Pectinas e gomas são encontradas no farelo de trigo, cereais integrais e linhaça
c) Solúveis são lignina, celulose e algumas hemicelulose.
d) Insolúveis são pectinas, gomas, beta glucano, mucilagens.
e) Solúveis formam um gel viscoso no intestino, acarretando um retardo no esvaziamento gástrico. (RESPOSTA CERTA)

Leia o trecho a seguir: “Os ácidos graxos poli-insaturados ômega atuam em processos fisiológicos normais, sendo responsáveis pela geração e estocagem de energia; manutenção da estrutura, integridade e funcionamento das membranas plasmáticas e na síntese de eicosanoides [...]. Assim, conhecer os mecanismos bioquímicos envolvidos nos processos de absorção, digestão e metabolismo destes compostos é imprescindível para realização de intervenções nutricionais adequadas.” Fonte: SANT’ANA, L. S. Mecanismos bioquímicos envolvidos na digestão, absorção e metabolismo dos ácidos graxos ômega. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. v. 17, p. 211-216, 2004.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre patologia da nutrição e dietoterapia nas enfermidades do aparelho digestório, pode-se afirmar que compreender processos de digestão e absorção é importante porque:
a) Esses processos possibilitam a captação de proteínas, carboidratos e lipídeos para o organismo. (RESPOSTA CERTA)
b) Esses processos impedem o desenvolvimento e crescimento adequado.
c) Esses processos permitem a identificação de agentes exógenos ao nosso organismo.
d) A energia proveniente desses processos pode ser estocada no tecido muscular, aumentando o ganho de massa.
e) Esses processos diminuem o valor calórico dos alimentos, impedindo o ganho de peso excessivo.

O trato gastrointestinal é um complexo sistema que possibilita obter energia a partir da ingestão dos macronutrientes da dieta. Esse sistema funciona de forma orquestrada, de modo que, no momento que é detectada a entrada de alimentos, diversos sinais regulatórios são enviados como hormônios, liberação de enzimas e movimentos peristálticos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aparelho digestório, analise os segmentos do trato gastrointestinal abaixo e associe-os com os processos fisiológicos que realizam.
1) Boca.
2) Estômago.
3) Intestino delgado.
4) Pâncreas.
5) Intestino Grosso.
( ) Realiza maior parte da absorção de nutrientes através de estruturas chamadas vilosidades.
( ) Secreta enzimas que auxiliam na digestão de lipídeos, como a lipase pancreática.
( ) Promove a alteração da estrutura de proteínas através da enzima pepsina.
( ) Local onde ocorre processo de fermentação de carboidratos devido à intensa atividade.
( ) Presença de amilase salivar, iniciando o processo de digestão do amido.
a) 3, 4, 2, 5, 1. (RESPOSTA CERTA)
b) 4, 5, 1, 2, 3.
c) 5, 3, 4, 1, 2.
d) 1, 5, 2, 3, 4.
e) 3, 4, 5, 2, 1.

A microbiota intestinal é um ecossistema que interage com as células do hospedeiro, participando da regulação de processos fisiológicos e metabólicos. A composição das comunidades microbianas é fortemente influenciada pela alimentação, que oferece substratos para a fermentação bacteriana e libera metabólitos com funções biológicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. Os principais produtos da fermentação de carboidratos pela microbiota intestinal são os ácidos graxos de cadeia curta.
II. O hospedeiro se beneficia pela colonização microbiana, mas as bactérias são prejudicadas por habitarem o intestino humano.
III. As bactérias intestinais podem provocar inflamação quando atravessam a barreira intestinal.
IV. As comunidades microbianas conseguem produzir vitaminas e sais minerais para ajudar na nutrição do hospedeiro.
a) V, F, F, V.
b) V, V, V, F.
c) V, F, V, F. (RESPOSTA CERTA)
d) F, V, F, V.
e) V, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “Com base em pesquisas realizadas há muitos anos, a ‘constipação’ foi tradicionalmente definida como menos de três evacuações por semana, no entanto, muitos que preenchem esta definição não se consideram constipados. A evidência atual sugere que o esforço para defecar e a consistência (forma) das fezes são mais importantes. A consistência das fezes, classificada pela Escala Bristol de Forma Fecal (EBFF), adiciona uma dimensão objetiva de suas formas, e correlaciona-se bem com o tempo de trânsito do cólon.” Fonte: CONNELL A. M.; HILTON C.; IRVINE G. Variation of bowel habit in two population samples. British medical journal. v. 2, p. 1095-1099, 1965.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disfunções intestinais e suas dietoterapias, analise as afirmativas a seguir:
I. Para o tratamento dietoterápico da diarreia deve-se existir um aumento da oferta de líquidos e eletrólitos suficiente para repor as perdas.
II. Em relação aos gases intestinais, orienta-se evitar o consumo de brócolis, couve-flor, couve, repolho.
III. Na diarreia, prefere-se a ingestão de alimentos com casca, grãos de feijão, leites e derivados.
IV. Farelo de trigo e farelo de aveia, bem como cereais e grãos integrais, são indicados como fontes de fibras.
a) I, III e IV.
b) I e III.
c) II, III e IV.
d) I, II e IV. (RESPOSTA CERTA)
e) III e IV.

A manutenção de um intestino saudável é de extrema importância para o bem-estar do indivíduo. Alterações na composição da microbiota intestinal podem estar relacionadas com problemas intestinais comuns ou com o desenvolvimento de doenças graves. A utilização de prebióticos e probióticos representa uma estratégia que assegura o equilíbrio das comunidades microbianas, impedindo o estabelecimento da disbiose.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo abordado sobre distúrbios do trato gastrointestinal, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Prebióticos são bactérias vivas administradas com potencial de produzir ácidos graxos de cadeia curta através do processo de fermentação bacteriana, influenciando positivamente a saúde do hospedeiro.
Porque:
II. Os ácidos graxos de cadeia curta diminuem o pH intestinal, inibindo o crescimento de bactérias patogênicas.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (RESPOSTA CERTA)
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Muitas vezes alterações no hábito intestinal podem ser um indicativo de que o intestino não está funcionando adequadamente. Esses sinais podem ter relação com o número de evacuações feitas e consistência das fezes. A identificação desses sinais é importante para o correto tratamento dietético e melhora do quadro intestinal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sintomas comuns da disfunção intestinal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. A diarreia é caracterizada pelo aumento da frequência de evacuações sólidas.
II. A constipação intestinal é caracterizado pela redução do número de evacuações, formando fezes endurecidas.
IV. Gases intestinais estão relacionados com o consumo de açúcar.
V. Em caso de diarreia, o paciente deve ficar atento à ingestão hídrica.
a) F, V, V, F.
b) F, V, F, V.
c) F, V, V, V. (RESPOSTA CERTA)
d) V, F, V, V.
e) F, F, V, V.

Leia o trecho a seguir: “O trato gastrointestinal humano é um micro ecossistema cinético que possibilita o desempenho normal das funções fisiológicas do hospedeiro, a menos que microrganismos prejudiciais e potencialmente patogênicos dominem. Manter um equilíbrio apropriado da microbiota pode ser assegurado por uma suplementação sistemática da dieta com probióticos, prebióticos e simbióticos.” Fonte: BIELECKA, M.; BIEDRZYCKA, E.; MAJKOWSKA, A. Selection of probiotics and prebiotics for synbiotics and confirmation of their in vivo effectiveness. Food Research International, v. 35, n.2/3, p. 125-131, 2002.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prebióticos e probióticos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. Prebióticos são fibras não digeríveis, mas que fermentam em nosso intestino e estimulam o crescimento das bactérias.
II. A inulina e o frutooligossacarídeos (FOS) são exemplos de probióticos.
III. Probióticos são microrganismos vivos que chegam intactos ao intestino.
IV. A farinha de banana verde e centeio são alimentos considerados probióticos.
a) V, V, F, F.
b) V, F, V, F. (RESPOSTA CERTA)
c) F, F, V, V.
d) V, F, V, V.
e) F, V, V, F.

Leia o caso clínico a seguir: Paciente J.P.V., sexo masculino, portador de câncer no esôfago, está realizando quimioterapia e radioterapia há 3 meses. Refere xerostomia, constipação intestinal e disfagia à alimentos sólidos. Está com perda de peso grave e foi encaminhado para o setor de nutrição do hospital.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre câncer de cabeça e pescoço, seus sintomas e suas dietoterapias, analise as afirmativas a seguir:
I. Disfagia é o termo médico utilizado para se referir à dor ao engolir.
II. A consistência da dieta precisa ser modificada para alimentos mais pastosos.
III. Recomenda-se um aporte hídrico de 35 mL/kg de peso/dia para a melhora da constipação.
IV. Nesse caso clínico, o nutricionista fica impedido de realizar a prescrição de suplementos, pois o paciente possui xerostomia.
a) II, III e IV.
b) I e II.
c) I e IV.
d) I, II e III.
e) II e III. (RESPOSTA CERTA)

Prévia do material em texto

curte para ajudar!!
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Nutrição Clínica
Pergunta 10,1/0,1
1 - Leia o trecho a seguir:
“As fibras dietéticas são componentes vegetais intactos que não são digeridos pelas enzimas
gastrointestinais. As fibras funcionais referem-se a carboidratos não digeridos que foram
extraídos ou produzidos a partir de vegetais. Ambos os tipos de fibras têm funções fisiológicas
benéficas no trato gastrointestinal e na redução do risco de doenças.”
Fonte: CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. Ed. Barueri, SP: Manole,
2005.
Considerando essas informações e os conhecimentos adquiridos sobre as fibras alimentares,
pode-se afirmar que as fibras:
a) Devem ser ingeridas seguindo a recomendação de ingestão, que é de 10 a 15g/dia.
b) Pectinas e gomas são encontradas no farelo de trigo, cereais integrais e linhaça
c) Solúveis são lignina, celulose e algumas hemicelulose.
d) Insolúveis são pectinas, gomas, beta glucano, mucilagens.
e) Solúveis formam um gel viscoso no intestino, acarretando um retardo no
esvaziamento gástrico. (RESPOSTA CERTA)
2- Leia o trecho a seguir:
“Os ácidos graxos poli-insaturados ômega atuam em processos fisiológicos normais, sendo
responsáveis pela geração e estocagem de energia; manutenção da estrutura, integridade e
funcionamento das membranas plasmáticas e na síntese de eicosanoides [...]. Assim, conhecer
os mecanismos bioquímicos envolvidos nos processos de absorção, digestão e metabolismo
destes compostos é imprescindível para realização de intervenções nutricionais adequadas.”
Fonte: SANT’ANA, L. S. Mecanismos bioquímicos envolvidos na digestão, absorção e
metabolismo dos ácidos graxos ômega. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. v. 17, p.
211-216, 2004. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=40817409>. Acesso em:
12 jun. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre patologia da nutrição e
dietoterapia nas enfermidades do aparelho digestório, pode-se afirmar que compreender
processos de digestão e absorção é importante porque:
a) Esses processos possibilitam a captação de proteínas, carboidratos e lipídeos
para o organismo. (RESPOSTA CERTA)
b) Esses processos impedem o desenvolvimento e crescimento adequado.
c) Esses processos permitem a identificação de agentes exógenos ao nosso organismo.
d) A energia proveniente desses processos pode ser estocada no tecido muscular,
aumentando o ganho de massa.
e) Esses processos diminuem o valor calórico dos alimentos, impedindo o ganho de peso
excessivo.
3- O trato gastrointestinal é um complexo sistema que possibilita obter energia a partir da
ingestão dos macronutrientes da dieta. Esse sistema funciona de forma orquestrada, de modo
que, no momento que é detectada a entrada de alimentos, diversos sinais regulatórios são
enviados como hormônios, liberação de enzimas e movimentos peristálticos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aparelho digestório, analise os
segmentos do trato gastrointestinal abaixo e associe-os com os processos fisiológicos que
realizam.
1) Boca.
2) Estômago.
3) Intestino delgado.
4) Pâncreas.
5) Intestino Grosso.
( ) Realiza maior parte da absorção de nutrientes através de estruturas chamadas vilosidades.
( ) Secreta enzimas que auxiliam na digestão de lipídeos, como a lipase pancreática.
( ) Promove a alteração da estrutura de proteínas através da enzima pepsina.
( ) Local onde ocorre processo de fermentação de carboidratos devido à intensa atividade
( ) Presença de amilase salivar, iniciando o processo de digestão do amido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) 3, 4, 2, 5, 1. (RESPOSTA CERTA)
b) 4, 5, 1, 2, 3.
c) 5, 3, 4, 1, 2.
d) 1, 5, 2, 3, 4.
e) 3, 4, 5, 2, 1.
4- O sistema gastrointestinal compreende diversos órgãos, tecidos e estruturas que são
responsáveis pela digestão e absorção dos alimentos. O correto funcionamento do trato
digestivo é essencial para o fornecimento de energia e nutrientes para o desenvolvimento.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a patologia da nutrição e
dietoterapia nas enfermidades do aparelho digestório, analise os segmentos do tubo digestivo a
seguir e ordene as estruturas de acordo com a sequência que o alimento percorre no trato
gastrointestinal.
( ) Boca.
( ) Intestino delgado.
( ) Ânus.
( ) Intestino grosso.
( ) Estômago.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) 4, 5, 2, 1, 3.
b) 1, 3, 5, 4, 2. (RESPOSTA CERTA)
c) 3, 1, 4, 5, 2.
d) 5, 2, 1, 4, 3.
e) 5, 1, 5, 3, 4.
5- A microbiota intestinal é um ecossistema que interage com as células do hospedeiro,
participando da regulação de processos fisiológicos e metabólicos. A composição das
comunidades microbianas é fortemente influenciada pela alimentação, que oferece substratos
para a fermentação bacteriana e libera metabólitos com funções biológicas.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e
assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. Os principais produtos da fermentação de carboidratos pela microbiota intestinal são os ácidos
graxos de cadeia curta.
II. O hospedeiro se beneficia pela colonização microbiana, mas as bactérias são prejudicadas
por habitarem o intestino humano.
III. As bactérias intestinais podem provocar inflamação quando atravessam a barreira intestinal.
IV. As comunidades microbianas conseguem produzir vitaminas e sais minerais para ajudar na
nutrição do hospedeiro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V, F, F, V.
b) V, V, V, F.
c) V, F, V, F. (RESPOSTA CERTA)
d) F, V, F, V.
e) V, F, V, V.
6- Leia o trecho a seguir:
“Com base em pesquisas realizadas há muitos anos, a ‘constipação’ foi tradicionalmente
definida como menos de três evacuações por semana, no entanto, muitos que preenchem esta
definição não se consideram constipados. A evidência atual sugere que o esforço para defecar e
a consistência (forma) das fezes são mais importantes. A consistência das fezes, classificada
pela Escala Bristol de Forma Fecal (EBFF), adiciona uma dimensão objetiva de suas formas, e
correlaciona-se bem com o tempo de trânsito do cólon.”
Fonte: CONNELL A. M.; HILTON C.; IRVINE G. Variation of bowel habit in two population
samples. British medical journal. v. 2, p. 1095-1099, 1965.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre disfunções intestinais e suas
dietoterapias, analise as afirmativas a seguir:
I. Para o tratamento dietoterápico da diarreia deve-se existir um aumento da oferta de líquidos e
eletrólitos suficiente para repor as perdas.
II. Em relação aos gases intestinais, orienta-se evitar o consumo de brócolis, couve-flor, couve,
repolho.
III. Na diarreia, prefere-se a ingestão de alimentos com casca, grãos de feijão, leites e
derivados.
IV. Farelo de trigo e farelo de aveia, bem como cereais e grãos integrais, são indicados como
fontes de fibras.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, III e IV.
b) I e III.
c) II, III e IV.
d) I, II e IV. (RESPOSTA CERTA)
e) III e IV.
7- A manutenção de um intestino saudável é de extrema importância para o bem-estar do
indivíduo. Alterações na composição da microbiota intestinal podem estar relacionadas com
problemas intestinais comuns ou com o desenvolvimento de doenças graves. A utilização de
prebióticos e probióticos representa uma estratégia que assegura o equilíbrio das comunidades
microbianas, impedindo o estabelecimento da disbiose.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo abordado sobre distúrbios do trato
gastrointestinal, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Prebióticos são bactérias vivas administradas com potencial de produzir ácidos graxos de
cadeia curta através do processo de fermentação bacteriana, influenciando positivamente a
saúde do hospedeiro.
Porque:
II. Os ácidos graxos de cadeia curta diminuem o pH intestinal, inibindo o crescimento de
bactérias patogênicas.
A seguir, assinale a alternativa correta:a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta
da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
(RESPOSTA CERTA)
8- Muitas vezes alterações no hábito intestinal podem ser um indicativo de que o intestino não
está funcionando adequadamente. Esses sinais podem ter relação com o número de
evacuações feitas e consistência das fezes. A identificação desses sinais é importante para o
correto tratamento dietético e melhora do quadro intestinal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sintomas comuns da disfunção
intestinal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s)
falsa(s).
I. A diarreia é caracterizada pelo aumento da frequência de evacuações sólidas.
II. A constipação intestinal é caracterizado pela redução do número de evacuações, formando
fezes endurecidas.
IV. Gases intestinais estão relacionados com o consumo de açúcar.
V. Em caso de diarreia, o paciente deve ficar atento à ingestão hídrica.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) F, V, V, F.
b) F, V, F, V.
c) F, V, V, V. (RESPOSTA CERTA)
d) V, F, V, V.
e) F, F, V, V.
9- Leia o trecho a seguir:
“O trato gastrointestinal humano é um micro ecossistema cinético que possibilita o desempenho
normal das funções fisiológicas do hospedeiro, a menos que microrganismos prejudiciais e
potencialmente patogênicos dominem. Manter um equilíbrio apropriado da microbiota pode ser
assegurado por uma suplementação sistemática da dieta com probióticos, prebióticos e
simbióticos.”
Fonte: BIELECKA, M.; BIEDRZYCKA, E.; MAJKOWSKA, A. Selection of probiotics and
prebiotics for synbiotics and confirmation of their in vivo effectiveness. Food Research
International, v. 35, n.2/3, p. 125-131, 2002.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre prebióticos e probióticos, analise
as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. Prebióticos são fibras não digeríveis, mas que fermentam em nosso intestino e estimulam o
crescimento das bactérias.
II. A inulina e o frutooligossacarídeos (FOS) são exemplos de probióticos.
III. Probióticos são microrganismos vivos que chegam intactos ao intestino.
IV. A farinha de banana verde e centeio são alimentos considerados probióticos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V, V, F, F.
b) V, F, V, F. (RESPOSTA CERTA)
c) F, F, V, V.
d) V, F, V, V.
e) F, V, V, F.
10- Leia o caso clínico a seguir:
Paciente J.P.V., sexo masculino, portador de câncer no esôfago, está realizando quimioterapia e
radioterapia há 3 meses. Refere xerostomia, constipação intestinal e disfagia à alimentos
sólidos. Está com perda de peso grave e foi encaminhado para o setor de nutrição do hospital.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre câncer de cabeça e pescoço,
seus sintomas e suas dietoterapias, analise as afirmativas a seguir:
I. Disfagia é o termo médico utilizado para se referir à dor ao engolir.
II. A consistência da dieta precisa ser modificada para alimentos mais pastosos.
III. Recomenda-se um aporte hídrico de 35 mL/kg de peso/dia para a melhora da constipação.
IV. Nesse caso clínico, o nutricionista fica impedido de realizar a prescrição de suplementos,
pois o paciente possui xerostomia.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) II, III e IV.
b) I e II.
c) I e IV.
d) I, II e III.
e) II e III. (RESPOSTA CERTA)

Mais conteúdos dessa disciplina