Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Os princípios do Direito do Trabalho são as ideias fundamentais e informadoras do ordenamento jurídico trabalhista. São o alicerce científico, as vigas de sustentação de toda a construção doutrinária e a normativa relativa aos seus fundamentos. Os princípios devem iluminar tanto o legislador, ao elaborar as leis dos correspondentes sistemas, como o intérprete, ao aplicar as normas ou sanar omissões do respectivo ordenamento legal. Os princípios inspiram, instruem e orientam o legislador. Descreva as funções dos princípios e explique uma delas.
Resposta esperada
Os princípios possuem as funções informadora, normativa e interpretativa.
O acadêmico poderá responder qualquer uma delas:
Função informadora: os princípios inspiram, instruem e orientam o legislador. Essa é a função informadora do princípio. O princípio serve de base à criação de preceitos legais, fundamentando as normas jurídicas e servindo de fundamentação para o ordenamento jurídico. São descrições informativas primordiais na elaboração da regra jurídica.
Função normativa: quando os princípios atuam de forma supletiva, especialmente suprindo eventuais lacunas ou omissões da lei, no caso de não haver uma disposição legal específica que discipline determinada situação.
Função de interpretação: A norma jurídica deverá sempre ser interpretada de acordo com os princípios de sua formação. É assim que servem de critério orientador para os intérpretes e aplicadores da lei, para alcance da exata compreensão para sua aplicação específica.
Minha resposta
FUNÇÃO INFORMADORA - É a base para criação de preceitos legais, usada para criação da norma sendo inspiração do legislador, suas descrições são primordiais para elaboração das regras jurídicas. FUNÇÃO DE INERPRETAÇÃO - super importante pois e necessário a interpretação das normas de acordo com os princípios, as informações servem como critério orientador dos interpretes e aplicadoras das leis, tenham a exata compreensão de suas aplicações especificas. FUNÇÃO NORMATIVA - são princípios que atuas de forma supletiva espacialmente para suprimir eventuais omissões ou lacunas nas leis, atuando como integração das normas jurídicas. (Art. 4º da LINDB, Art. 8º da CLT e Art. 140 CPC.).
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico, sua resposta atingiu os objetivos da questão e você contemplou o esperado, demonstrando a competência da análise e síntese do assunto abordado, apresentando excelentes argumentos próprios, com base nos materiais disponibilizados. Observe que a resposta formulada por você contempla integralmente o esperado.
2O Equipamento de Proteção Individual - EPI - é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde. O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção e prevenção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes e doenças do trabalho. É dever do empregador o fornecimento dos equipamentos de proteção individual ao trabalhador, devendo este ser gratuito. Diante deste contexto, cite cinco deveres do empregador com relação ao uso de EPIs.
Resposta esperada
O acadêmico poderá responder 5 itens quaisquer dos apresentados a seguir:
a) adquirir o adequado ao risco de cada atividade; b) exigir seu uso; c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada; h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
Minha resposta
É OBRIGATORIO MANTER OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs) SEMPRE A DISPOCISSÃO DO TRABALHADOR SEMPRE QUE PRECISE; GARANTIR QUE OS EQUIPAMENTOSV ESTEJAM E ÓTIMAS CONDIÇOES DE USO; VERIFICAR SE OS EPIs ESTAM SENDO USADO DE ACORDO COM SUA FINALIDADE; FISCALIZAR O USO DOS EPIS DE DOS TABALHADORES; EXPLICAR AOS TRABALHADORES E NECESSIDADE E A INPORTÂNCIA DO USO DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI); INSTRUIR COMO E PRA QUE SERVE OS EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI).
Retorno da correção
Parabéns acadêmico, sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Observe que a resposta formulada por você contempla o esperado.

Continue navegando