Buscar

1 intro a filosofia

Prévia do material em texto

O que caracteriza o ser humano é a Consciência, isto é, o desenvolvimento dessa atividade mental que nos permite estar no mundo com algum saber
Por isso somo Sapiens Sapiens: o ser que sabe que sabe. A inteligência do homem é suficiente para tomar posse do saber avaliando sua consistência, seu limite e valor.
Será?
Será?
Será?
O animal sabe, mas não sabe que sabe. O domínio do Real, no qual nos movemos, se torna real por sermos reflexivos, uma mudança de natureza que gera mudança de estado.
Ser, saber ou fazer? A conscientização faz o homem dinâmico. Que caminha em permanente conflito, essas são dimensões essenciais da existência.
Consciência de si se manifesta através do processo de falar, criar, afirmar, propor inovar. (dentro para fora).
Consciência do outro = alteridade: exige atenção, que se manifesta no processo de escutar , absorver reformular, rever e renovar (de fora pra dentro).
Senso crítico necessita do crescimento harmonioso das duas dimensões, a reflexão sobre si e a atenção sobre o mundo. (eu ao mundo e do mundo ao eu)
Eu sem o outro e o outro sem eu
Pensar é avaliar a realidade.
Tal pensamento aprendeu a Filosofar, desejando conhecer a verdade.
O pensamento carente de grandeza transforma-se em meio de ocultação da realidade tornando-se instrumento de Dominação social.
Senso comum: consiste em uma serie de crenças admitidas por uma sociedade e seus membros acreditam serem compartilhada por todos os homens.
O homem sentia a necessidade de tentar entender e explicar tudo de maneira clara, coerente, precisa, nascia assim a filosofia.
Com o passar do tempo a palavra filosofia ia além, era um tipo especial de sabedoria, que nasce do uso metódico da razão da investigação racional na busca do conhecimento.
Idade moderna = Ciência = Especialização
Pertence a filosofia o estudo geral dos seres, do nosso conhecimento e do valor das coisas, como teoria do conhecimento, lógica, ética e a moral etc.

Mais conteúdos dessa disciplina