Logo Passei Direto
Buscar

PROVA CURRICULAR - DIA 06_03_2023 - 2 OPORTUNIDADE_ Revisão da tentativa

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o que se segue: “Em suma, nunca se explica plenamente um fenômeno fora do estudo de seu momento. Isso é verdade para todas as etapas da evolução. Tanto daquela em vivemos como das outras. Em suma, nunca se explica plenamente um fenômeno fora do estudo de seu momento. Isso é verdade para todas as etapas da evolução. Tanto daquela em vivemos como das outras.” (BLOCH, 2001, p.60) O trecho se refere a importância de se conhecer um fenômeno com base no próprio período estudado. Com base nisso, identifique a problemática na busca das origens de um acontecimento:
a. O contexto está ligado às origens, na medida em que estas podem ser mapeadas de forma objetiva e sem elas não há pesquisa histórica. b. A busca pelas origens é forma incorreta de entender o contexto histórico, pois é a partir da análise do futuro que a pesquisa se torna viável. c. Um dos pilares da escrita da história deve ser a busca pelas origens, já que sem conhecer a origem específica é impossível entender o contexto. d. A problemática da busca pelas origens de um fenômeno é a prática ideal para historiador, já que a origem é o começo que explica. e. A busca infindável pelas origens é uma forma incorreta de entender os acontecimentos, pois torna as origens um começo que explica.
a. O contexto está ligado às origens, na medida em que estas podem ser mapeadas de forma objetiva e sem elas não há pesquisa histórica.
b. A busca pelas origens é forma incorreta de entender o contexto histórico, pois é a partir da análise do futuro que a pesquisa se torna viável.
c. Um dos pilares da escrita da história deve ser a busca pelas origens, já que sem conhecer a origem específica é impossível entender o contexto.
d. A problemática da busca pelas origens de um fenômeno é a prática ideal para historiador, já que a origem é o começo que explica.
e. A busca infindável pelas origens é uma forma incorreta de entender os acontecimentos, pois torna as origens um começo que explica.

Leia a citação a seguir: A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em conflito. (MARX; ENGELS, 2005, p. 40, grifo nosso). Acerca da particularidade da luta de classes no contexto capitalista, na concepção de Marx, assinale a resposta correta:
a. A história, através da luta de classes, mostra que a humanidade nunca teve paz em termos políticos. b. É necessária a tomada de consciência da classe trabalhadora para si para promover a abolição das classes. c. A consciência de classe é fruto direto da influência da classe dominante nas ideias e sugestões de melhoria. d. A luta de classes implicaria para Marx em uma guerra explícita, por isso seria necessária a abolição das classes. e. A burguesia é desapropriada dos bens e meios de produção pelo Estado, da mesma maneira que o proletariado.
a. A história, através da luta de classes, mostra que a humanidade nunca teve paz em termos políticos.
b. É necessária a tomada de consciência da classe trabalhadora para si para promover a abolição das classes.
c. A consciência de classe é fruto direto da influência da classe dominante nas ideias e sugestões de melhoria.
d. A luta de classes implicaria para Marx em uma guerra explícita, por isso seria necessária a abolição das classes.
e. A burguesia é desapropriada dos bens e meios de produção pelo Estado, da mesma maneira que o proletariado.

Encontramos na narrativa de Heródoto o conceito de história, da própria História e dos métodos de investigação. Ele procurava tomar um distanciamento com relação ao objeto estudo, colocando-se em terceira pessoa na narração. Outro aspecto importante na escrita de Heródoto é a questão da diferença, sobre esta questão, assinale a alternativa correta:
a. Essa diferença servia como modo de se reconhecer como cidadão cosmopolita. b. Sustentava que todos os povos eram iguais, isso se explica pela democracia grega. c. Via similitudes entre os gregos e os bárbaros e diferenças com os demais povos. d. Salientava que a diferenças físicas eram mais importantes do que as diferenças culturais. e. Já não pontuava a diferença entre os deuses e os seres humanos, mas sim entre os povos.
a. Essa diferença servia como modo de se reconhecer como cidadão cosmopolita.
b. Sustentava que todos os povos eram iguais, isso se explica pela democracia grega.
c. Via similitudes entre os gregos e os bárbaros e diferenças com os demais povos.
d. Salientava que a diferenças físicas eram mais importantes do que as diferenças culturais.
e. Já não pontuava a diferença entre os deuses e os seres humanos, mas sim entre os povos.

Leia o trecho a seguir: “Porque não há facto histórico em si que bastaria extrair dos documentos e ligar a outros factos para constituir uma série cronológica “natural” mas há “inventado e fabricado, com o auxílio de hipóteses e de conjecturas, por um trabalho delicado e apaixonante”. (BOURDÉ; MARTIN, 1983, p. 142). A citação acima reflete qual posicionamento referente à terceira geração dos Annales?
a. A importância da ordem cronológica dos fatos históricos e compilação das documentações. b. A construção da história por parte do historiador, com base no levantamento de problemáticas. c. A construção de hipóteses com base na experiência advinda das ciências naturais. d. A existência de um passado dado naturalmente, a qual caberia a interpretação do historiador. e. A fabricação e invenção de fatos pelo historiador, que emite sua opinião como verdadeira.
a. A importância da ordem cronológica dos fatos históricos e compilação das documentações.
b. A construção da história por parte do historiador, com base no levantamento de problemáticas.
c. A construção de hipóteses com base na experiência advinda das ciências naturais.
d. A existência de um passado dado naturalmente, a qual caberia a interpretação do historiador.
e. A fabricação e invenção de fatos pelo historiador, que emite sua opinião como verdadeira.

Seja qual for o domínio da historiografia, História Antiga, História Medieval, História do Brasil, História da alimentação, História das religiões, etc., o que vemos é a prevalência do estudo do passado. O estudo do passado é pedra angular da História e este estudo tem significância. Sobre o significado do estudo do passado, marque a alternativa verdadeira:
a. O significado do passado está na memória dos mais velhos e nos registros escritos, a escrita da história depende disso. b. O passado tem significado a partir do momento em que o Estado monopoliza as memórias importantes para aquela nação. c. Passado e memória são sinônimos, por isso, o significado do passado está na conservação da memória da maior parte das pessoas. d. O historiador tem monopólio sobre o passado, a partir do que se produz na historiografia é que se pode falar em significado. e. O passado chega até nós por meio da memória e possui significado no tempo presente, sendo assim ele está presente em todos os âmbitos da sociedade.
a. O significado do passado está na memória dos mais velhos e nos registros escritos, a escrita da história depende disso.
b. O passado tem significado a partir do momento em que o Estado monopoliza as memórias importantes para aquela nação.
c. Passado e memória são sinônimos, por isso, o significado do passado está na conservação da memória da maior parte das pessoas.
d. O historiador tem monopólio sobre o passado, a partir do que se produz na historiografia é que se pode falar em significado.
e. O passado chega até nós por meio da memória e possui significado no tempo presente, sendo assim ele está presente em todos os âmbitos da sociedade.

Na prática historiográfica, a busca pela verdade sempre norteou os ideais dos historiadores. Podemos ver este ímpeto desde a Grécia Antiga nos primórdios do pensamento histórico. É fato que essa verdade esteve, por vezes, “contaminada” por fábulas e narrativas que procuravam preencher as lacunas do desconhecido. Sobre a relação entre a escrita da História empreendida por Tucídides e a verdade, assinale a alternativa correta:
a. É uma questão de cunho filosófico, para Tucídides a verdade não pode ser alcançada e ficaria apenas no idealismo dos filósofos. b. Há uma questão de trato metodológico em Tucídides em seu esforço em trazer a verdade a tona, ou seja, desvelar o que estaria escondido. c. Nesta relação observa-se uma questão de cunho pessoal, pois para Tucídides narrar a verdade histórica seria narrar a verdade em sua própria vida. d. A relação é frágil, pois história e verdade andavam em caminhos separados, principalmente na narrativa de Tucídides. e. É uma condição a posteriori, ou seja, primeiro é necessário o registro dos eventos históricos e depois, caso haja contestação, verifica-se a veracidade.
a. É uma questão de cunho filosófico, para Tucídides a verdade não pode ser alcançada e ficaria apenas no idealismo dos filósofos.
b. Há uma questão de trato metodológico em Tucídides em seu esforço em trazer a verdade a tona, ou seja, desvelar o que estaria escondido.
c. Nesta relação observa-se uma questão de cunho pessoal, pois para Tucídides narrar a verdade histórica seria narrar a verdade em sua própria vida.
d. A relação é frágil, pois história e verdade andavam em caminhos separados, principalmente na narrativa de Tucídides.
e. É uma condição a posteriori, ou seja, primeiro é necessário o registro dos eventos históricos e depois, caso haja contestação, verifica-se a veracidade.

No século XIX a questão do método foi fundamental para os historiadores. A história buscava um lugar entre as ciências da época, procurando conferir legitimidade aos seus procedimentos e dizendo-se objetiva e se pautando pela ideia que os fenômenos humanos poderiam ser explicados tais como os fenômenos físicos e químicos. Sobre as características da Escola Metódica, identifique as afirmativas corretas.
Está (ão) correta (s):
I. Não caberia ao historiador julgar o passado, mas sim apenas relatar o que se passou.
II. O historiador deve ser neutro com relação ao seu objeto de estudo.
III. O historiador deve reunir e classificar os documentos, que falam por si mesmos.
IV. Qualquer especulação filosófica é nociva, por isso deve se evitar a teorização.
V. O lugar do social do historiador influi na interpretação do objeto de pesquisa.
a. I, II, III e IV, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II, IV e V, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I, apenas.

A matéria-prima do historiador se manifesta nas fontes, nos documentos, que são resquícios e fragmentos do passado. O documento é central nas análises do historiador, é partir dele que se pode construir hipóteses e teses, relacioná-lo com outro suporte documental e procurar chegar próximo ao passado. Sobre as fontes históricas, analise as afirmacoes a seguir.
I. A fonte válida para a historiografia é a escrita e oficial, produzida por órgãos estatais. II. Os critérios metodológicos de análise das fontes é o que permite correspondência com o ocorrido. III. Tudo que possa revelar a presença ou atividade humana pode ser usado como fonte. IV. As fotografias como fonte histórica são a realidade em forma de imagem. V. Os jornais são fontes jornalísticas, inversamente a história trabalha com fontes documentais. Está (ão) correta (s):
a. I e II, apenas.
b. II, IV e V, apenas.
c. III, IV e V, apenas.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas.

A Revolução Francesa marcou não apenas o fim da Idade Moderna, mas lança as bases para um novo olhar sobre a escrita da história, agora desvinculada do poderio da Igreja e do Estado absolutista. O olhar sobre a história modifica-se e emergem duas correntes distintas de interpretação da história, uma delas estava vinculada aos valores da Revolução Francesa e fazia frente ao historicismo. Sobre esta corrente é possível afirmar que:
a. Era resistência e defendia os valores da Igreja, em detrimento do humanismo. b. Se apegava às tradições, concedendo espaço em suas narrativas à nobreza. c. Vinculava-se à nobreza e exaltava o período medieval como auge da história. d. Desejava promover uma ruptura com o passado, mirando na ideia de futuro e progresso. e. Ficava longe das especulações filosóficas e selavam um compromisso com o passado.
a. Era resistência e defendia os valores da Igreja, em detrimento do humanismo.
b. Se apegava às tradições, concedendo espaço em suas narrativas à nobreza.
c. Vinculava-se à nobreza e exaltava o período medieval como auge da história.
d. Desejava promover uma ruptura com o passado, mirando na ideia de futuro e progresso.
e. Ficava longe das especulações filosóficas e selavam um compromisso com o passado.

Desde o surgimento da História como campo de conhecimento, o papel do historiador foi radicalmente modificado. Os historiadores da Escola Metódica acreditavam na suposta neutralidade do historiador frente aos fatos históricos, estes, por sua vez, se clarificariam através dos documentos, que falavam por si mesmos, neste sentido qualquer interpretação ou suposição teórica por parte do historiador era vista como nociva. Mas, a Escola dos Annales modificou radicalmente esta noção. Sobre a visão da Escola dos Annales, em sua primeira geração, acerca da figura do historiador assinale a resposta correta.
a. O historiador deveria impor sua opinião, sem se preocupar com questões metodológicas. b. O historiador poderia escolher os fatos históricos relevantes, segundo a sua vontade. c. O historiador deveria participar ativamente da pesquisa, inferindo problemáticas ao objeto. d. O historiador faria uma filosofia da história, sem apresentar dados concretos da pesquisa. e. O historiador deveria trabalhar em favor das ciências sociais, que estuda os fenômenos humanos.
a. O historiador deveria impor sua opinião, sem se preocupar com questões metodológicas.
b. O historiador poderia escolher os fatos históricos relevantes, segundo a sua vontade.
c. O historiador deveria participar ativamente da pesquisa, inferindo problemáticas ao objeto.
d. O historiador faria uma filosofia da história, sem apresentar dados concretos da pesquisa.
e. O historiador deveria trabalhar em favor das ciências sociais, que estuda os fenômenos humanos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Leia o que se segue: “Em suma, nunca se explica plenamente um fenômeno fora do estudo de seu momento. Isso é verdade para todas as etapas da evolução. Tanto daquela em vivemos como das outras. Em suma, nunca se explica plenamente um fenômeno fora do estudo de seu momento. Isso é verdade para todas as etapas da evolução. Tanto daquela em vivemos como das outras.” (BLOCH, 2001, p.60) O trecho se refere a importância de se conhecer um fenômeno com base no próprio período estudado. Com base nisso, identifique a problemática na busca das origens de um acontecimento:
a. O contexto está ligado às origens, na medida em que estas podem ser mapeadas de forma objetiva e sem elas não há pesquisa histórica. b. A busca pelas origens é forma incorreta de entender o contexto histórico, pois é a partir da análise do futuro que a pesquisa se torna viável. c. Um dos pilares da escrita da história deve ser a busca pelas origens, já que sem conhecer a origem específica é impossível entender o contexto. d. A problemática da busca pelas origens de um fenômeno é a prática ideal para historiador, já que a origem é o começo que explica. e. A busca infindável pelas origens é uma forma incorreta de entender os acontecimentos, pois torna as origens um começo que explica.
a. O contexto está ligado às origens, na medida em que estas podem ser mapeadas de forma objetiva e sem elas não há pesquisa histórica.
b. A busca pelas origens é forma incorreta de entender o contexto histórico, pois é a partir da análise do futuro que a pesquisa se torna viável.
c. Um dos pilares da escrita da história deve ser a busca pelas origens, já que sem conhecer a origem específica é impossível entender o contexto.
d. A problemática da busca pelas origens de um fenômeno é a prática ideal para historiador, já que a origem é o começo que explica.
e. A busca infindável pelas origens é uma forma incorreta de entender os acontecimentos, pois torna as origens um começo que explica.

Leia a citação a seguir: A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em conflito. (MARX; ENGELS, 2005, p. 40, grifo nosso). Acerca da particularidade da luta de classes no contexto capitalista, na concepção de Marx, assinale a resposta correta:
a. A história, através da luta de classes, mostra que a humanidade nunca teve paz em termos políticos. b. É necessária a tomada de consciência da classe trabalhadora para si para promover a abolição das classes. c. A consciência de classe é fruto direto da influência da classe dominante nas ideias e sugestões de melhoria. d. A luta de classes implicaria para Marx em uma guerra explícita, por isso seria necessária a abolição das classes. e. A burguesia é desapropriada dos bens e meios de produção pelo Estado, da mesma maneira que o proletariado.
a. A história, através da luta de classes, mostra que a humanidade nunca teve paz em termos políticos.
b. É necessária a tomada de consciência da classe trabalhadora para si para promover a abolição das classes.
c. A consciência de classe é fruto direto da influência da classe dominante nas ideias e sugestões de melhoria.
d. A luta de classes implicaria para Marx em uma guerra explícita, por isso seria necessária a abolição das classes.
e. A burguesia é desapropriada dos bens e meios de produção pelo Estado, da mesma maneira que o proletariado.

Encontramos na narrativa de Heródoto o conceito de história, da própria História e dos métodos de investigação. Ele procurava tomar um distanciamento com relação ao objeto estudo, colocando-se em terceira pessoa na narração. Outro aspecto importante na escrita de Heródoto é a questão da diferença, sobre esta questão, assinale a alternativa correta:
a. Essa diferença servia como modo de se reconhecer como cidadão cosmopolita. b. Sustentava que todos os povos eram iguais, isso se explica pela democracia grega. c. Via similitudes entre os gregos e os bárbaros e diferenças com os demais povos. d. Salientava que a diferenças físicas eram mais importantes do que as diferenças culturais. e. Já não pontuava a diferença entre os deuses e os seres humanos, mas sim entre os povos.
a. Essa diferença servia como modo de se reconhecer como cidadão cosmopolita.
b. Sustentava que todos os povos eram iguais, isso se explica pela democracia grega.
c. Via similitudes entre os gregos e os bárbaros e diferenças com os demais povos.
d. Salientava que a diferenças físicas eram mais importantes do que as diferenças culturais.
e. Já não pontuava a diferença entre os deuses e os seres humanos, mas sim entre os povos.

Leia o trecho a seguir: “Porque não há facto histórico em si que bastaria extrair dos documentos e ligar a outros factos para constituir uma série cronológica “natural” mas há “inventado e fabricado, com o auxílio de hipóteses e de conjecturas, por um trabalho delicado e apaixonante”. (BOURDÉ; MARTIN, 1983, p. 142). A citação acima reflete qual posicionamento referente à terceira geração dos Annales?
a. A importância da ordem cronológica dos fatos históricos e compilação das documentações. b. A construção da história por parte do historiador, com base no levantamento de problemáticas. c. A construção de hipóteses com base na experiência advinda das ciências naturais. d. A existência de um passado dado naturalmente, a qual caberia a interpretação do historiador. e. A fabricação e invenção de fatos pelo historiador, que emite sua opinião como verdadeira.
a. A importância da ordem cronológica dos fatos históricos e compilação das documentações.
b. A construção da história por parte do historiador, com base no levantamento de problemáticas.
c. A construção de hipóteses com base na experiência advinda das ciências naturais.
d. A existência de um passado dado naturalmente, a qual caberia a interpretação do historiador.
e. A fabricação e invenção de fatos pelo historiador, que emite sua opinião como verdadeira.

Seja qual for o domínio da historiografia, História Antiga, História Medieval, História do Brasil, História da alimentação, História das religiões, etc., o que vemos é a prevalência do estudo do passado. O estudo do passado é pedra angular da História e este estudo tem significância. Sobre o significado do estudo do passado, marque a alternativa verdadeira:
a. O significado do passado está na memória dos mais velhos e nos registros escritos, a escrita da história depende disso. b. O passado tem significado a partir do momento em que o Estado monopoliza as memórias importantes para aquela nação. c. Passado e memória são sinônimos, por isso, o significado do passado está na conservação da memória da maior parte das pessoas. d. O historiador tem monopólio sobre o passado, a partir do que se produz na historiografia é que se pode falar em significado. e. O passado chega até nós por meio da memória e possui significado no tempo presente, sendo assim ele está presente em todos os âmbitos da sociedade.
a. O significado do passado está na memória dos mais velhos e nos registros escritos, a escrita da história depende disso.
b. O passado tem significado a partir do momento em que o Estado monopoliza as memórias importantes para aquela nação.
c. Passado e memória são sinônimos, por isso, o significado do passado está na conservação da memória da maior parte das pessoas.
d. O historiador tem monopólio sobre o passado, a partir do que se produz na historiografia é que se pode falar em significado.
e. O passado chega até nós por meio da memória e possui significado no tempo presente, sendo assim ele está presente em todos os âmbitos da sociedade.

Na prática historiográfica, a busca pela verdade sempre norteou os ideais dos historiadores. Podemos ver este ímpeto desde a Grécia Antiga nos primórdios do pensamento histórico. É fato que essa verdade esteve, por vezes, “contaminada” por fábulas e narrativas que procuravam preencher as lacunas do desconhecido. Sobre a relação entre a escrita da História empreendida por Tucídides e a verdade, assinale a alternativa correta:
a. É uma questão de cunho filosófico, para Tucídides a verdade não pode ser alcançada e ficaria apenas no idealismo dos filósofos. b. Há uma questão de trato metodológico em Tucídides em seu esforço em trazer a verdade a tona, ou seja, desvelar o que estaria escondido. c. Nesta relação observa-se uma questão de cunho pessoal, pois para Tucídides narrar a verdade histórica seria narrar a verdade em sua própria vida. d. A relação é frágil, pois história e verdade andavam em caminhos separados, principalmente na narrativa de Tucídides. e. É uma condição a posteriori, ou seja, primeiro é necessário o registro dos eventos históricos e depois, caso haja contestação, verifica-se a veracidade.
a. É uma questão de cunho filosófico, para Tucídides a verdade não pode ser alcançada e ficaria apenas no idealismo dos filósofos.
b. Há uma questão de trato metodológico em Tucídides em seu esforço em trazer a verdade a tona, ou seja, desvelar o que estaria escondido.
c. Nesta relação observa-se uma questão de cunho pessoal, pois para Tucídides narrar a verdade histórica seria narrar a verdade em sua própria vida.
d. A relação é frágil, pois história e verdade andavam em caminhos separados, principalmente na narrativa de Tucídides.
e. É uma condição a posteriori, ou seja, primeiro é necessário o registro dos eventos históricos e depois, caso haja contestação, verifica-se a veracidade.

No século XIX a questão do método foi fundamental para os historiadores. A história buscava um lugar entre as ciências da época, procurando conferir legitimidade aos seus procedimentos e dizendo-se objetiva e se pautando pela ideia que os fenômenos humanos poderiam ser explicados tais como os fenômenos físicos e químicos. Sobre as características da Escola Metódica, identifique as afirmativas corretas.
Está (ão) correta (s):
I. Não caberia ao historiador julgar o passado, mas sim apenas relatar o que se passou.
II. O historiador deve ser neutro com relação ao seu objeto de estudo.
III. O historiador deve reunir e classificar os documentos, que falam por si mesmos.
IV. Qualquer especulação filosófica é nociva, por isso deve se evitar a teorização.
V. O lugar do social do historiador influi na interpretação do objeto de pesquisa.
a. I, II, III e IV, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II, IV e V, apenas.
d. I e II, apenas.
e. I, apenas.

A matéria-prima do historiador se manifesta nas fontes, nos documentos, que são resquícios e fragmentos do passado. O documento é central nas análises do historiador, é partir dele que se pode construir hipóteses e teses, relacioná-lo com outro suporte documental e procurar chegar próximo ao passado. Sobre as fontes históricas, analise as afirmacoes a seguir.
I. A fonte válida para a historiografia é a escrita e oficial, produzida por órgãos estatais. II. Os critérios metodológicos de análise das fontes é o que permite correspondência com o ocorrido. III. Tudo que possa revelar a presença ou atividade humana pode ser usado como fonte. IV. As fotografias como fonte histórica são a realidade em forma de imagem. V. Os jornais são fontes jornalísticas, inversamente a história trabalha com fontes documentais. Está (ão) correta (s):
a. I e II, apenas.
b. II, IV e V, apenas.
c. III, IV e V, apenas.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas.

A Revolução Francesa marcou não apenas o fim da Idade Moderna, mas lança as bases para um novo olhar sobre a escrita da história, agora desvinculada do poderio da Igreja e do Estado absolutista. O olhar sobre a história modifica-se e emergem duas correntes distintas de interpretação da história, uma delas estava vinculada aos valores da Revolução Francesa e fazia frente ao historicismo. Sobre esta corrente é possível afirmar que:
a. Era resistência e defendia os valores da Igreja, em detrimento do humanismo. b. Se apegava às tradições, concedendo espaço em suas narrativas à nobreza. c. Vinculava-se à nobreza e exaltava o período medieval como auge da história. d. Desejava promover uma ruptura com o passado, mirando na ideia de futuro e progresso. e. Ficava longe das especulações filosóficas e selavam um compromisso com o passado.
a. Era resistência e defendia os valores da Igreja, em detrimento do humanismo.
b. Se apegava às tradições, concedendo espaço em suas narrativas à nobreza.
c. Vinculava-se à nobreza e exaltava o período medieval como auge da história.
d. Desejava promover uma ruptura com o passado, mirando na ideia de futuro e progresso.
e. Ficava longe das especulações filosóficas e selavam um compromisso com o passado.

Desde o surgimento da História como campo de conhecimento, o papel do historiador foi radicalmente modificado. Os historiadores da Escola Metódica acreditavam na suposta neutralidade do historiador frente aos fatos históricos, estes, por sua vez, se clarificariam através dos documentos, que falavam por si mesmos, neste sentido qualquer interpretação ou suposição teórica por parte do historiador era vista como nociva. Mas, a Escola dos Annales modificou radicalmente esta noção. Sobre a visão da Escola dos Annales, em sua primeira geração, acerca da figura do historiador assinale a resposta correta.
a. O historiador deveria impor sua opinião, sem se preocupar com questões metodológicas. b. O historiador poderia escolher os fatos históricos relevantes, segundo a sua vontade. c. O historiador deveria participar ativamente da pesquisa, inferindo problemáticas ao objeto. d. O historiador faria uma filosofia da história, sem apresentar dados concretos da pesquisa. e. O historiador deveria trabalhar em favor das ciências sociais, que estuda os fenômenos humanos.
a. O historiador deveria impor sua opinião, sem se preocupar com questões metodológicas.
b. O historiador poderia escolher os fatos históricos relevantes, segundo a sua vontade.
c. O historiador deveria participar ativamente da pesquisa, inferindo problemáticas ao objeto.
d. O historiador faria uma filosofia da história, sem apresentar dados concretos da pesquisa.
e. O historiador deveria trabalhar em favor das ciências sociais, que estuda os fenômenos humanos.

Prévia do material em texto

Iniciado em terça, 7 mar 2023, 21:16
Estado Finalizada
Concluída em terça, 7 mar 2023, 21:51
Tempo
empregado
35 minutos 43 segundos
Avaliar 4,20 de um máximo de 6,00(70%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Leia o que se segue:
“Em suma, nunca se explica plenamente um fenômeno fora do estudo de seu momento. Isso é verdade para todas as etapas da
evolução. Tanto daquela em vivemos como das outras. Em suma, nunca se explica plenamente um fenômeno fora do estudo de seu
momento. Isso é verdade para todas as etapas da evolução. Tanto daquela em vivemos como das outras.” (BLOCH, 2001, p.60)
O trecho se refere a importância de se conhecer um fenômeno com base no próprio período estudado. Com base nisso, identifique a
problemática na busca das origens de um acontecimento:
a. O contexto está ligado às origens, na medida em que estas podem ser mapeadas de forma objetiva e sem elas não há pesquisa
histórica.
b. A busca pelas origens é forma incorreta de entender o contexto histórico, pois é a partir da análise do futuro que a pesquisa se
torna viável.
c. Um dos pilares da escrita da história deve ser a busca pelas origens, já que sem conhecer a origem específica é impossível
entender o contexto.
d. A problemática da busca pelas origens de um fenômeno é a prática ideal para historiador, já que a origem é o começo que
explica.
e. A busca infindável pelas origens é uma forma incorreta de entender os acontecimentos, pois torna as origens um começo
que explica.

Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A busca infindável pelas origens é uma forma incorreta de entender os acontecimentos, pois torna as origens um começo que explica.
Painel / Minhas Disciplinas / BACHARELADO EM TEOLOGIA EAD-1123- INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
/ PROVA CURRICULAR - REALIZAÇÃO DIA 06/03/2023 - VALOR 6,0 PONTOS
/ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA 06/03/2023 - VALOR 6,0 PONTOS - 2ª OPORTUNIDADE

https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=14759
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=14759
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=14759#section-17
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=465940
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Questão 3
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Leia a citação a seguir:
A história de todas as sociedades até hoje existentes é a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu,
senhor feudal e servo, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora
disfarçada; uma guerra que terminou sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição
das duas classes em conflito. (MARX; ENGELS, 2005, p. 40, grifo nosso).
Acerca da particularidade da luta de classes no contexto capitalista, na concepção de Marx, assinale a resposta correta:
a. A história, através da luta de classes, mostra que a humanidade nunca teve paz em termos políticos.
b. É necessária a tomada de consciência da classe trabalhadora para si para promover a abolição das classes.
c. A consciência de classe é fruto direto da influência da classe dominante nas ideias e sugestões de melhoria.
d. A luta de classes implicaria para Marx em uma guerra explícita, por isso seria necessária a abolição das classes. 
e. A burguesia é desapropriada dos bens e meios de produção pelo Estado, da mesma maneira que o proletariado.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
É necessária a tomada de consciência da classe trabalhadora para si para promover a abolição das classes.
Encontramos na narrativa de Heródoto o conceito de história, da própria História e dos métodos de investigação. Ele procurava tomar
um distanciamento com relação ao objeto estudo, colocando-se em terceira pessoa na narração. Outro aspecto importante na escrita
de Heródoto é a questão da diferença, sobre esta questão, assinale a alternativa correta:
a. Essa diferença servia como modo de se reconhecer como cidadão cosmopolita.
b. Sustentava que todos os povos eram iguais, isso se explica pela democracia grega.
c. Via similitudes entre os gregos e os bárbaros e diferenças com os demais povos.
d. Salientava que a diferenças físicas eram mais importantes do que as diferenças culturais.
e. Já não pontuava a diferença entre os deuses e os seres humanos, mas sim entre os povos. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Já não pontuava a diferença entre os deuses e os seres humanos, mas sim entre os povos.

Questão 4
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
Leia o trecho a seguir:
“Porque não há facto histórico em si que bastaria extrair dos documentos e ligar a outros factos para constituir uma série
cronológica “natural” mas há “inventado e fabricado, com o auxílio de hipóteses e de conjecturas, por um trabalho delicado e
apaixonante”. (BOURDÉ; MARTIN, 1983, p. 142).
A citação acima reflete qual posicionamento referente à terceira geração dos Annales?
a. A importância da ordem cronológica dos fatos históricos e compilação das documentações.
b. A construção da história por parte do historiador, com base no levantamento de problemáticas. 
c. A construção de hipóteses com base na experiência advinda das ciências naturais.
d. A existência de um passado dado naturalmente, a qual caberia a interpretação do historiador.
e. A fabricação e invenção de fatos pelo historiador, que emite sua opinião como verdadeira.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
A construção da história por parte do historiador, com base no levantamento de problemáticas.
Seja qual for o domínio da historiografia, História Antiga, História Medieval, História do Brasil, História da alimentação, História das
religiões, etc., o que vemos é a prevalência do estudo do passado. O estudo do passado é pedra angular da História e este estudo tem
significância. Sobre o significado do estudo do passado, marque a alternativa verdadeira:
a. O significado do passado está na memória dos mais velhos e nos registros escritos, a escrita da história depende disso. 
b. O passado tem significado a partir do momento em que o Estado monopoliza as memórias importantes para aquela nação.
c. Passado e memória são sinônimos, por isso, o significado do passado está na conservação da memória da maior parte das
pessoas.
d. O historiador tem monopólio sobre o passado, a partir do que se produz na historiografia é que se pode falar em significado.
e. O passado chega até nós por meio da memória e possui significado no tempo presente, sendo assim ele está presente em
todos os âmbitos da sociedade.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
O passado chega até nós por meio da memória e possui significado no tempo presente, sendo assim ele está presente em todos os
âmbitos da sociedade.

Questão 6
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Na prática historiográfica, a busca pela verdade sempre norteou os ideais dos historiadores. Podemos ver este ímpeto desde a Grécia
Antiga nos primórdios do pensamento histórico. É fato que essa verdade esteve, por vezes, “contaminada” por fábulas e narrativas
que procuravam preencher as lacunas do desconhecido. Sobre a relação entre a escrita da História empreendida por Tucídides e a
verdade, assinale a alternativa correta:
a. É uma questão de cunho filosófico, para Tucídides a verdade não pode ser alcançada e ficaria apenas no idealismo dos
filósofos.
b. Há uma questão de trato metodológico em Tucídides em seu esforço em trazer a verdade a tona, ou seja, desvelar o que
estaria escondido.

c. Nesta relação observa-se uma questão de cunho pessoal, pois para Tucídides narrar a verdade histórica seria narrar a verdade
em sua própria vida.
d. A relação é frágil, pois história e verdade andavam em caminhos separados, principalmente na narrativa de Tucídides.
e. É uma condição a posteriori, ou seja, primeiro é necessário o registro dos eventos históricos e depois, caso haja contestação,
verifica-sea veracidade.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Há uma questão de trato metodológico em Tucídides em seu esforço em trazer a verdade a tona, ou seja, desvelar o que estaria
escondido.

Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,60
No século XIX a questão do método foi fundamental para os historiadores. A história buscava um lugar entre as ciências da época,
procurando conferir legitimidade aos seus procedimentos e dizendo-se objetiva e se pautando pela ideia que os fenômenos humanos
poderiam ser explicados tais como os fenômenos físicos e químicos. Sobre as características da Escola Metódica, identifique as
afirmativas corretas
I. Não caberia ao historiador julgar o passado, mas sim apenas relatar o que se passou.
II. O historiador deve ser neutro com relação ao seu objeto de estudo.
III. O historiador deve reunir e classificar os documentos, que falam por si mesmos.
IV. Qualquer especulação filosófica é nociva, por isso deve se evitar a teorização.
V. O lugar do social do historiador influi na interpretação do objeto de pesquisa.
Está (ão) correta (s):
a. I, II, III e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II e III, apenas.
d. I, II, IV e V, apenas. 
e. I, apenas.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é:
I, II, III e IV, apenas.

Questão 8
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
A matéria-prima do historiador se manifesta nas fontes, nos documentos, que são resquícios e fragmentos do passado. O documento
é central nas análises do historiador, é partir dele que se pode construir hipóteses e teses, relacioná-lo com outro suporte documental
e procurar chegar próximo ao passado. Sobre as fontes históricas, analise as afirmações a seguir.
I. A fonte válida para a historiografia é a escrita e oficial, produzida por órgãos estatais.
II. Os critérios metodológicos de análise das fontes é o que permite correspondência com o ocorrido.
III. Tudo que possa revelar a presença ou atividade humana pode ser usado como fonte.
IV. As fotografias como fonte histórica são a realidade em forma de imagem.
V. Os jornais são fontes jornalísticas, inversamente a história trabalha com fontes documentais.
Está (ão) correta (s):
a. I e II, apenas.
b. II, IV e V, apenas.
c. III, IV e V, apenas.
d. I, apenas.
e. II e III, apenas. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
II e III, apenas.

Questão 9
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
Questão 10
Correto
Atingiu 0,60 de 0,60
A Revolução Francesa marcou não apenas o fim da Idade Moderna, mas lança as bases para um novo olhar sobre a escrita da história,
agora desvinculada do poderio da Igreja e do Estado absolutista. O olhar sobre a história modifica-se e emergem duas correntes
distintas de interpretação da história, uma delas estava vinculada aos valores da Revolução Francesa e fazia frente ao historicismo.
Sobre esta corrente é possível afirmar que:
a. Era resistência e defendia os valores da Igreja, em detrimento do humanismo.
b. Se apegava às tradições, concedendo espaço em suas narrativas à nobreza.
c. Vinculava-se à nobreza e exaltava o período medieval como auge da história.
d. Desejava promover uma ruptura com o passado, mirando na ideia de futuro e progresso. 
e. Ficava longe das especulações filosóficas e selavam um compromisso com o passado.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Desejava promover uma ruptura com o passado, mirando na ideia de futuro e progresso.
Desde o surgimento da História como campo de conhecimento, o papel do historiador foi radicalmente modificado. Os historiadores
da Escola Metódica acreditavam na suposta neutralidade do historiador frente aos fatos históricos, estes, por sua vez, se clarificariam
através dos documentos, que falavam por si mesmos, neste sentido qualquer interpretação ou suposição teórica por parte do
historiador era vista como nociva. Mas, a Escola dos Annales modificou radicalmente esta noção. Sobre a visão da Escola dos Annales,
em sua primeira geração, acerca da figura do historiador assinale a resposta correta.
a. O historiador deveria impor sua opinião, sem se preocupar com questões metodológicas.
b. O historiador poderia escolher os fatos históricos relevantes, segundo a sua vontade.
c. O historiador deveria participar ativamente da pesquisa, inferindo problemáticas ao objeto. 
d. O historiador faria uma filosofia da história, sem apresentar dados concretos da pesquisa.
e. O historiador deveria trabalhar em favor das ciências sociais, que estuda os fenômenos humanos.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O historiador deveria participar ativamente da pesquisa, inferindo problemáticas ao objeto.

◄ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA CURRICULAR - DIA 02/03/2023 A 03/03/2023 - VALOR 6,0 PONTOS - 1ª OPORTUNIDADE
Seguir para...
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A PROVA SUBSTITUTIVA - DIA 10/03/2023 - VALOR 6,0 PONTOS ►

https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=465939&forceview=1
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=465942&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina