Logo Passei Direto
Buscar

VERIFICANDO O APRENDIZADO Teoria e Prática da Avaliação Morfofuncional

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Uma grande questão atribuída à escolha de testes é o fato de se realmente o teste mede o que se propõe a medir. Nesse caso, estamos falando da
validade do teste, confiabilidade do teste, fidedignidade do teste, correlação do teste, tipologia do teste.

Um profissional de Educação Física acompanha uma aluna na academia que já realizou quatro avaliações antropométricas para verificar se o objetivo da aluna foi alcançado: reduzir medidas corporais. A primeira avaliação no início do período, duas durante o semestre e uma ao final. De acordo com o momento da avaliação, podemos defini-la como
avaliação somativa/somativa/formativa/diagnóstica, avaliação diagnóstica/somativa/formativa/formativa, avaliação diagnóstica/formativa/formativa/somativa, avaliação somativa/diagnóstica/formativa/somativa, avaliação diagnóstica/somativa/somativa/formativa.

Uma mulher com 55 anos pretende iniciar a prática de exercícios físicos. Ao chegar à academia, o profissional de Educação Física aplica o questionário PAR-Q, pois, dessa forma, terá as informações de possíveis riscos à saúde da futura aluna.
Sabendo que o PAR-Q possui respostas positivas e negativas, quais respostas deverão ocorrer para que a aluna seja considerada apta a iniciar um programa de atividade física?
O PAR-Q deverá ser todo positivo.
O PAR-Q deverá ser todo negativo.
O PAR-Q deverá ter pelo menos a metade das respostas positivas.
O PAR-Q deverá ter pelo menos a metade das respostas negativas.
O PAR-Q deverá ter pelo menos uma resposta positiva.

Na avaliação pré-teste, encontramos tópicos como: objetivo com a prática de atividade física; histórico de atividade física; hábitos alimentares; história de doença atual (HDA); e história patológica pregressa (HPP). Esses tópicos fazem parte do (a)?
Anamnese, Teste, Objetivo, Medida, Movimento.

Vários são os fatores que podem afetar a qualidade das medidas antropométricas. Conhecer bem a técnica é importante, porque evita que a qualidade da medida seja afetada, o que pode comprometer o dado obtido e consequentemente o resultado, prejudicando nossa análise. Nesse sentido, é importante estarmos atentos ao erro sistemático da medida, uma vez que ele pode
Provocar erros da ordem de 5% no resultado, em função da escolha do hemisfério corporal que se utilizará para realização das medidas, Aumentar erros interavaliadores, prejudicando a obtenção da medida quando a equipe possui vários avaliadores, Introduzir um erro em nossa medida por termos esquecido de calibrar nosso equipamento de forma adequada, Induzir um avaliador ao erro, mas não provocar o mesmo padrão de erro em outro avaliador com a mesma experiência, Induzir ao erro de medida por fatores considerados externos, bem como por um hábito praticado pelo avaliador ao realizar a técnica, que apesar de constante está incorreto.

É fundamental que a técnica para a realização de uma medida antropométrica seja conhecida de forma detalhada e que o avaliador pratique a mesma, para evitar que erros ocorram na sua realização.
Pensando nisso, alguns procedimentos podem auxiliar. Assinale a resposta correta.
Realizar as medidas estando o avaliado em jejum; no período da manhã; indivíduo utilizando menor quantidade de roupa possível.
Realizar as medidas sempre no período da tarde; localizar os pontos anatômicos para a medida a ser realizada; realizar as medidas estando o avaliado em jejum.
Localizar os pontos anatômicos para a realização da medida; marcar o local da medida; realizar a medida sempre sobre um ponto fixo e com precisão; medir sempre sobre a pele nua; realizar as medidas sempre em ambientes frescos e com muita luz.
Realizar as medidas estando o avaliado em jejum; realizar as medidas sempre no período da tarde; localizar os pontos anatômicos para a realização da medida; marcar o local da medida.
Realizar as medidas sempre no período da manhã; indivíduo sempre utilizando menor quantidade de roupa possível; realizar as medidas em local fechado; localizar os pontos anatômicos para a realização da medida.

Para a realização das medidas antropométricas, precisamos de pontos de referência para demarcar os locais a serem medidos. Identifique qual dos pontos a seguir é uma das referências para a medida da estatura.
Xifoidal, Iliocristal, Acromial, Vértex, Trocantéreo.

A medida da envergadura é muito importante, pois tem relação com a performance em alguns esportes e é amplamente utilizada quando temos restrição na obtenção da medida de estatura. Assinale a alternativa que determina corretamente os locais para a obtenção dessa medida.
Medida realizada do ponto xifoidal até o ponto dactilion, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°, Medida realizada entre o acrômio direito e o acrômio esquerdo, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°, Distância máxima encontrada entre os dactilions direito e esquerdo, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°, Distância máxima entre o trocânter direito e o esquerdo, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°, Distância entre o vértex e a região plantar, estando o indivíduo em pé com os braços esticados ao longo do corpo.

As medidas de dobras cutâneas fazem parte de um importante procedimento para identificação da composição corporal. Quanto maior sua precisão, melhor será a medida e, consequentemente, a informação dela obtida. Identifique, em ordem, os procedimentos que podem melhorar a consistência de suas medidas:
Identificar os pontos de referência; demarcar o sítio de medida; destacar a dobra; pinçar a dobra; realizar a leitura; retirar o compasso; soltar a dobra, Soltar a dobra; realizar a leitura; pinçar a dobra; demarcar o sítio; identificar os pontos, Identificar os pontos de referência; demarcar o sítio de medida; destacar a dobra; pinçar a dobra; realizar a leitura; soltar a dobra; retirar o compasso, Demarcar o sítio de medida; identificar os pontos de referência; destacar a dobra; pinçar a dobra; realizar a leitura; soltar a dobra; retirar o compasso, Identificar os pontos; demarcar o sítio: realizar a leitura; pinçar a dobra; soltar a dobra.

Dependendo da equação de densidade corporal que utilizamos para a obtenção do nosso percentual de gordura, algumas dobras podem mudar de posição. A dobra cutânea de tríceps é uma delas, na qual:
I. A dobra cutânea é medida pela distância média entre os pontos radial e acromial, na face posterior do braço. II. A dobra cutânea é medida pela distância média entre a linha axilar anterior e o mamilo. III. A dobra cutânea é medida na face anterior do braço entre os pontos radial e acromial. IV. A dobra cutânea é medida pela distância média entre o acrômio e o olecrânio, na face posterior do braço. V. A dobra cutânea é medida na altura do processo xifoide, sobre a linha axilar média. Está correto o que se afirma em

Ao analisarmos a avaliação da composição corporal, é possível identificar os vários métodos que podem ser utilizados para a obtenção da gordura corporal. Esses métodos podem ser classificados de acordo com o seu poder de precisão. Considerando o nível de precisão e a respectiva técnica de avaliação, assinale, abaixo, a opção correta.
Nível I – DEXA, bioimpedância e tomografia computadorizada, Nível III – DEXA, dobra cutânea e antropometria, Nível II – dobra cutânea, antropometria e DEXA, Nível IV – IMC, antropometria e dobra cutânea, Nível II – DEXA, pesagem hidrostática e ultrassom.

A técnica de absortometria de raios X de dupla energia tem se apresentado como um excelente método indireto para validação de outros métodos. Contudo, para que tenhamos maior precisão em seus resultados, alguns cuidados são necessários em sua aplicação. Assinale, abaixo, a opção que contempla esses cuidados.
O avaliado deve utilizar uma roupa leve, em jejum de 8 horas, com a bexiga vazia e hidratado, O valor obtido de massa magra no exame deve ser comparado com a massa corporal total; o avaliado deve fazer uma dieta rica em carboidrato 8 horas antes da avaliação, O avaliado deve estar com o mínimo de roupa, em jejum de 12 horas, com a bexiga vazia e hidratado, O avaliado não deve realizar atividade física extenuante pelo menos 4 horas antes do exame; utilizar o mínimo de roupa possível e fazer uma dieta rica em carboidrato 8 horas antes da avaliação, A DEXA deve ser calibrada contra equipamento padrão a cada 90 dias, garantindo o adequado funcionamento, e o avaliado deve estar em jejum de 12 horas e fazer uma dieta rica em carboidrato 8 horas antes da avaliação.

Medidas de dobras cutâneas são amplamente utilizadas. No entanto, para que o seu resultado tenha qualidade, devemos observar fatores que podem embutir erros ao resultado. Assim, assinale a opção que apresenta os itens que podem comprometer a utilização das dobras cutâneas de forma correta.
Formação acadêmica do avaliador, seleção da equação de predição, identificação do local de medida, fatores relacionados ao indivíduo, Tempo de espera para leitura do valor de dobra cutânea, seleção da equação de predição, identificação do local de medida, fatores relacionados ao indivíduo, Variação da profundidade de colocação do compasso, tempo de espera para leitura do valor de dobra cutânea, fatores relacionados ao indivíduo, identificação do local de medida, Desidratação acentuada, seleção da equação de predição, fatores relacionados ao indivíduo, identificação do local de medida, Habilidade do avaliador, seleção da equação de predição, tipo de adipômetro, fatores relacionados ao indivíduo.

es às contraindicações relativas e absolutas para a realização do teste de esforço. Nesse sentido, é correto afirmar que: As contraindicações absolutas representam aquelas que impedem a realização do teste de esforço; assim, a queda da pressão arterial sistólica > 10mmHg, mesmo com o aumento da carga de trabalho, quando acompanhada de outras evidências de isquemia, representa uma contraindicação absoluta para a não realização ou a interrupção do teste de esforço, pois ela representa um grave sinal de incompetência na função ventricular durante o esforço.
Além do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), os limiares ventilatórios (LV1 e LV2) representam parâmetros fisiológicos importantes no diagnóstico e na prescrição do treinamento cardiorrespiratório. Marque a alternativa que apresenta os parâmetros relacionados aos LV1 e LV2 de forma adequada.

O teste de Cooper é muito utilizado na prática esportiva e em muitos concursos públicos para avaliar a aptidão cardiorrespiratória (AC) dos avaliados.
Assinale a opção correta referente aos valores mínimos de VO2máx requeridos pelo DPF para a seleção dos candidatos de ambos os sexos.
Para serem aprovados no concurso público, os candidatos do sexo masculino e feminino precisam alcançar respectivamente VO2 máx=(2000+504,9) 44,73=56 ml.Kg⁻¹.min⁻¹para os homens e VO2 máx=(1600+504,9) 44,73=47 ml.Kg⁻¹.min⁻¹ para as mulheres.

Assinale a alternativa que contempla testes de avaliação da resistência muscular localizada.
1-RM e teste de abdominal.
Teste de flexão de braços e 10 ou 15-RM.
Teste de RM múltiplos e de 4-RM.
Teste de abdominal e de 8-RM.
Teste de abdominal e de flexão de braços.

Na avaliação postural realizada com fio de prumo na vista lateral, esse fio deve estar na posição do ponto anteroposterior e:
posterior ao maléolo medial.
anterior ao maléolo lateral.
posterior ao maléolo lateral.
anterior ao maléolo medial.
exatamente em cima do maléolo medial.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Uma grande questão atribuída à escolha de testes é o fato de se realmente o teste mede o que se propõe a medir. Nesse caso, estamos falando da
validade do teste, confiabilidade do teste, fidedignidade do teste, correlação do teste, tipologia do teste.

Um profissional de Educação Física acompanha uma aluna na academia que já realizou quatro avaliações antropométricas para verificar se o objetivo da aluna foi alcançado: reduzir medidas corporais. A primeira avaliação no início do período, duas durante o semestre e uma ao final. De acordo com o momento da avaliação, podemos defini-la como
avaliação somativa/somativa/formativa/diagnóstica, avaliação diagnóstica/somativa/formativa/formativa, avaliação diagnóstica/formativa/formativa/somativa, avaliação somativa/diagnóstica/formativa/somativa, avaliação diagnóstica/somativa/somativa/formativa.

Uma mulher com 55 anos pretende iniciar a prática de exercícios físicos. Ao chegar à academia, o profissional de Educação Física aplica o questionário PAR-Q, pois, dessa forma, terá as informações de possíveis riscos à saúde da futura aluna.
Sabendo que o PAR-Q possui respostas positivas e negativas, quais respostas deverão ocorrer para que a aluna seja considerada apta a iniciar um programa de atividade física?
O PAR-Q deverá ser todo positivo.
O PAR-Q deverá ser todo negativo.
O PAR-Q deverá ter pelo menos a metade das respostas positivas.
O PAR-Q deverá ter pelo menos a metade das respostas negativas.
O PAR-Q deverá ter pelo menos uma resposta positiva.

Na avaliação pré-teste, encontramos tópicos como: objetivo com a prática de atividade física; histórico de atividade física; hábitos alimentares; história de doença atual (HDA); e história patológica pregressa (HPP). Esses tópicos fazem parte do (a)?
Anamnese, Teste, Objetivo, Medida, Movimento.

Vários são os fatores que podem afetar a qualidade das medidas antropométricas. Conhecer bem a técnica é importante, porque evita que a qualidade da medida seja afetada, o que pode comprometer o dado obtido e consequentemente o resultado, prejudicando nossa análise. Nesse sentido, é importante estarmos atentos ao erro sistemático da medida, uma vez que ele pode
Provocar erros da ordem de 5% no resultado, em função da escolha do hemisfério corporal que se utilizará para realização das medidas, Aumentar erros interavaliadores, prejudicando a obtenção da medida quando a equipe possui vários avaliadores, Introduzir um erro em nossa medida por termos esquecido de calibrar nosso equipamento de forma adequada, Induzir um avaliador ao erro, mas não provocar o mesmo padrão de erro em outro avaliador com a mesma experiência, Induzir ao erro de medida por fatores considerados externos, bem como por um hábito praticado pelo avaliador ao realizar a técnica, que apesar de constante está incorreto.

É fundamental que a técnica para a realização de uma medida antropométrica seja conhecida de forma detalhada e que o avaliador pratique a mesma, para evitar que erros ocorram na sua realização.
Pensando nisso, alguns procedimentos podem auxiliar. Assinale a resposta correta.
Realizar as medidas estando o avaliado em jejum; no período da manhã; indivíduo utilizando menor quantidade de roupa possível.
Realizar as medidas sempre no período da tarde; localizar os pontos anatômicos para a medida a ser realizada; realizar as medidas estando o avaliado em jejum.
Localizar os pontos anatômicos para a realização da medida; marcar o local da medida; realizar a medida sempre sobre um ponto fixo e com precisão; medir sempre sobre a pele nua; realizar as medidas sempre em ambientes frescos e com muita luz.
Realizar as medidas estando o avaliado em jejum; realizar as medidas sempre no período da tarde; localizar os pontos anatômicos para a realização da medida; marcar o local da medida.
Realizar as medidas sempre no período da manhã; indivíduo sempre utilizando menor quantidade de roupa possível; realizar as medidas em local fechado; localizar os pontos anatômicos para a realização da medida.

Para a realização das medidas antropométricas, precisamos de pontos de referência para demarcar os locais a serem medidos. Identifique qual dos pontos a seguir é uma das referências para a medida da estatura.
Xifoidal, Iliocristal, Acromial, Vértex, Trocantéreo.

A medida da envergadura é muito importante, pois tem relação com a performance em alguns esportes e é amplamente utilizada quando temos restrição na obtenção da medida de estatura. Assinale a alternativa que determina corretamente os locais para a obtenção dessa medida.
Medida realizada do ponto xifoidal até o ponto dactilion, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°, Medida realizada entre o acrômio direito e o acrômio esquerdo, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°, Distância máxima encontrada entre os dactilions direito e esquerdo, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°, Distância máxima entre o trocânter direito e o esquerdo, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°, Distância entre o vértex e a região plantar, estando o indivíduo em pé com os braços esticados ao longo do corpo.

As medidas de dobras cutâneas fazem parte de um importante procedimento para identificação da composição corporal. Quanto maior sua precisão, melhor será a medida e, consequentemente, a informação dela obtida. Identifique, em ordem, os procedimentos que podem melhorar a consistência de suas medidas:
Identificar os pontos de referência; demarcar o sítio de medida; destacar a dobra; pinçar a dobra; realizar a leitura; retirar o compasso; soltar a dobra, Soltar a dobra; realizar a leitura; pinçar a dobra; demarcar o sítio; identificar os pontos, Identificar os pontos de referência; demarcar o sítio de medida; destacar a dobra; pinçar a dobra; realizar a leitura; soltar a dobra; retirar o compasso, Demarcar o sítio de medida; identificar os pontos de referência; destacar a dobra; pinçar a dobra; realizar a leitura; soltar a dobra; retirar o compasso, Identificar os pontos; demarcar o sítio: realizar a leitura; pinçar a dobra; soltar a dobra.

Dependendo da equação de densidade corporal que utilizamos para a obtenção do nosso percentual de gordura, algumas dobras podem mudar de posição. A dobra cutânea de tríceps é uma delas, na qual:
I. A dobra cutânea é medida pela distância média entre os pontos radial e acromial, na face posterior do braço. II. A dobra cutânea é medida pela distância média entre a linha axilar anterior e o mamilo. III. A dobra cutânea é medida na face anterior do braço entre os pontos radial e acromial. IV. A dobra cutânea é medida pela distância média entre o acrômio e o olecrânio, na face posterior do braço. V. A dobra cutânea é medida na altura do processo xifoide, sobre a linha axilar média. Está correto o que se afirma em

Ao analisarmos a avaliação da composição corporal, é possível identificar os vários métodos que podem ser utilizados para a obtenção da gordura corporal. Esses métodos podem ser classificados de acordo com o seu poder de precisão. Considerando o nível de precisão e a respectiva técnica de avaliação, assinale, abaixo, a opção correta.
Nível I – DEXA, bioimpedância e tomografia computadorizada, Nível III – DEXA, dobra cutânea e antropometria, Nível II – dobra cutânea, antropometria e DEXA, Nível IV – IMC, antropometria e dobra cutânea, Nível II – DEXA, pesagem hidrostática e ultrassom.

A técnica de absortometria de raios X de dupla energia tem se apresentado como um excelente método indireto para validação de outros métodos. Contudo, para que tenhamos maior precisão em seus resultados, alguns cuidados são necessários em sua aplicação. Assinale, abaixo, a opção que contempla esses cuidados.
O avaliado deve utilizar uma roupa leve, em jejum de 8 horas, com a bexiga vazia e hidratado, O valor obtido de massa magra no exame deve ser comparado com a massa corporal total; o avaliado deve fazer uma dieta rica em carboidrato 8 horas antes da avaliação, O avaliado deve estar com o mínimo de roupa, em jejum de 12 horas, com a bexiga vazia e hidratado, O avaliado não deve realizar atividade física extenuante pelo menos 4 horas antes do exame; utilizar o mínimo de roupa possível e fazer uma dieta rica em carboidrato 8 horas antes da avaliação, A DEXA deve ser calibrada contra equipamento padrão a cada 90 dias, garantindo o adequado funcionamento, e o avaliado deve estar em jejum de 12 horas e fazer uma dieta rica em carboidrato 8 horas antes da avaliação.

Medidas de dobras cutâneas são amplamente utilizadas. No entanto, para que o seu resultado tenha qualidade, devemos observar fatores que podem embutir erros ao resultado. Assim, assinale a opção que apresenta os itens que podem comprometer a utilização das dobras cutâneas de forma correta.
Formação acadêmica do avaliador, seleção da equação de predição, identificação do local de medida, fatores relacionados ao indivíduo, Tempo de espera para leitura do valor de dobra cutânea, seleção da equação de predição, identificação do local de medida, fatores relacionados ao indivíduo, Variação da profundidade de colocação do compasso, tempo de espera para leitura do valor de dobra cutânea, fatores relacionados ao indivíduo, identificação do local de medida, Desidratação acentuada, seleção da equação de predição, fatores relacionados ao indivíduo, identificação do local de medida, Habilidade do avaliador, seleção da equação de predição, tipo de adipômetro, fatores relacionados ao indivíduo.

es às contraindicações relativas e absolutas para a realização do teste de esforço. Nesse sentido, é correto afirmar que: As contraindicações absolutas representam aquelas que impedem a realização do teste de esforço; assim, a queda da pressão arterial sistólica > 10mmHg, mesmo com o aumento da carga de trabalho, quando acompanhada de outras evidências de isquemia, representa uma contraindicação absoluta para a não realização ou a interrupção do teste de esforço, pois ela representa um grave sinal de incompetência na função ventricular durante o esforço.
Além do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), os limiares ventilatórios (LV1 e LV2) representam parâmetros fisiológicos importantes no diagnóstico e na prescrição do treinamento cardiorrespiratório. Marque a alternativa que apresenta os parâmetros relacionados aos LV1 e LV2 de forma adequada.

O teste de Cooper é muito utilizado na prática esportiva e em muitos concursos públicos para avaliar a aptidão cardiorrespiratória (AC) dos avaliados.
Assinale a opção correta referente aos valores mínimos de VO2máx requeridos pelo DPF para a seleção dos candidatos de ambos os sexos.
Para serem aprovados no concurso público, os candidatos do sexo masculino e feminino precisam alcançar respectivamente VO2 máx=(2000+504,9) 44,73=56 ml.Kg⁻¹.min⁻¹para os homens e VO2 máx=(1600+504,9) 44,73=47 ml.Kg⁻¹.min⁻¹ para as mulheres.

Assinale a alternativa que contempla testes de avaliação da resistência muscular localizada.
1-RM e teste de abdominal.
Teste de flexão de braços e 10 ou 15-RM.
Teste de RM múltiplos e de 4-RM.
Teste de abdominal e de 8-RM.
Teste de abdominal e de flexão de braços.

Na avaliação postural realizada com fio de prumo na vista lateral, esse fio deve estar na posição do ponto anteroposterior e:
posterior ao maléolo medial.
anterior ao maléolo lateral.
posterior ao maléolo lateral.
anterior ao maléolo medial.
exatamente em cima do maléolo medial.

Prévia do material em texto

VERIFICANDO O APRENDIZADO Teoria e Prática da Avaliação Morfofuncional
Introdução à Avaliação Morfofuncional AULA 1
Modulo 1
1. Uma grande questão atribuída à escolha de testes é o fato de se realmente o teste mede o que se propõe a medir. Nesse caso, estamos falando da
validade do teste
confiabilidade do teste
fidedignidade do teste
correlação do teste
tipologia do teste
Comentário: O instrumento ou o protocolo de um teste precisa ser validado. É comum que a validação seja comparada com outro teste padrão-ouro. Com isso, verificamos se de fato o teste está medindo o que se propõe a medir.
2. Um profissional de Educação Física acompanha uma aluna na academia que já realizou quatro avaliações antropométricas para verificar se o objetivo da aluna foi alcançado: reduzir medidas corporais. A primeira avaliação no início do período, duas durante o semestre e uma ao final. De acordo com o momento da avaliação, podemos defini-la como
avaliação somativa/somativa/formativa/diagnóstica
avaliação diagnóstica/somativa/formativa/formativa
avaliação diagnóstica/formativa /formativa/somativa
avaliação somativa/diagnóstica /formativa/somativa
avaliação diagnóstica/somativa/somativa/formativa
Comentário: A primeira avaliação é a diagnóstica, que determina o ponto de partida da aluna; a segunda e a terceira são formativas, que acompanha o processo em busca do objetivo; na quarta, a somativa, há uma capacidade de diagnosticar as causalidades do treinamento e verificar as mudanças morfológicas significativas.
Modulo 2
1. Uma mulher com 55 anos pretende iniciar a prática de exercícios físicos. Ao chegar à academia, o profissional de Educação Física aplica o questionário PAR-Q, pois, dessa forma, terá as informações de possíveis riscos à saúde da futura aluna. Sabendo que o PAR-Q possui respostas positivas e negativas, quais respostas deverão ocorrer para que a aluna seja considerada apta a iniciar um programa de atividade física?
O PAR-Q deverá ser todo positivo.
O PAR-Q deverá ser todo negativo.
O PAR-Q deverá ter pelo menos a metade das respostas positivas.
O PAR-Q deverá ter pelo menos a metade das respostas negativas.
O PAR-Q deverá ter pelo menos uma resposta positiva.
Comentário: As respostas negativas (não) estabelecem que o aluno não possui problemas de acordo com as perguntas citadas e seus possíveis riscos. Dessa forma, se a aluna demonstrar qualquer pergunta positiva, antes deverá procurar um médico para verificar o problema de saúde.
2. Na avaliação pré-teste, encontramos tópicos como: objetivo com a prática de atividade física; histórico de atividade física; hábitos alimentares; história de doença atual (HDA); e história patológica pregressa (HPP). Esses tópicos fazem parte do (a)?
Anamnese
Teste
Objetivo
Medida
Movimento
Comentário: A anamnese oferece as respostas necessárias para que os riscos à saúde sejam diminuídos na prática de exercícios físicos. O PAR-Q, em sua última versão, é o instrumento recomendado na estratificação de risco para adesão a programas de exercícios físicos. O questionário consiste em sete perguntas. Se o aluno responder sim a qualquer questão, deverá ser encaminhado para consulta médica antes dos testes de aptidão física e/ou antes de iniciar um programa de exercícios físicos.
Avaliação Antropométrica e Índices de Saúde AULA 2
Modulo 1
1. Vários são os fatores que podem afetar a qualidade das medidas antropométricas. Conhecer bem a técnica é importante, porque evita que a qualidade da medida seja afetada, o que pode comprometer o dado obtido e consequentemente o resultado, prejudicando nossa análise. Nesse sentido, é importante estarmos atentos ao erro sistemático da medida, uma vez que ele pode
Provocar erros da ordem de 5% no resultado, em função da escolha do hemisfério corporal que se utilizará para realização das medidas.
Aumentar erros interavaliadores, prejudicando a obtenção da medida quando a equipe possui vários avaliadores.
Introduzir um erro em nossa medida por termos esquecido de calibrar nosso equipamento de forma adequada.
Induzir um avaliador ao erro, mas não provocar o mesmo padrão de erro em outro avaliador com a mesma experiência.
Induzir ao erro de medida por fatores considerados externos, bem como por um hábito praticado pelo avaliador ao realizar a técnica, que apesar de constante está incorreto.
Comentário: O erro sistemático de medida tem em sua essência a característica de ser constante e pode ser provocado por um fator externo que altere nossa medida, mesmo não havendo erro na técnica. No entanto, esse mesmo erro pode ser provocado por um erro sistemático ao aplicar a técnica. Apesar de ser constante, a técnica aplicada prejudica o resultado porque está incorreta.
2. É fundamental que a técnica para a realização de uma medida antropométrica seja conhecida de forma detalhada e que o avaliador pratique a mesma, para evitar que erros ocorram na sua realização. Pensando nisso, alguns procedimentos podem auxiliar. Assinale a resposta correta.
Realizar as medidas estando o avaliado em jejum; no período da manhã; indivíduo utilizando menor quantidade de roupa possível.
Realizar as medidas sempre no período da tarde; localizar os pontos anatômicos para a medida a ser realizada; realizar as medidas estando o avaliado em jejum.
Localizar os pontos anatômicos para a realização da medida; marcar o local da medida; realizar a medida sempre sobre um ponto fixo e com precisão; medir sempre sobre a pele nua; realizar as medidas sempre em ambientes frescos e com muita luz.
Realizar as medidas estando o avaliado em jejum; realizar as medidas sempre no período da tarde; localizar os pontos anatômicos para a realização da medida; marcar o local da medida.
Realizar as medidas sempre no período da manhã; indivíduo sempre utilizando menor quantidade de roupa possível; realizar as medidas em local fechado; localizar os pontos anatômicos para a realização da medida.
Comentário: O erro faz parte de qualquer medida, no entanto, ele tem uma margem aceitável para que não a comprometa. A sequência proposta pretende contribuir para redução dessa margem de erro
Modulo 2
1. Para a realização das medidas antropométricas, precisamos de pontos de referência para demarcar os locais a serem medidos. Identifique qual dos pontos a seguir é uma das referências para a medida da estatura.
Xifoidal
Iliocristal
Acromial
Vértex
Trocantéreo
Comentário: O vértex é o ponto mais alto encontrado na cabeça, estando o indivíduo em posição ortostática alinhado no plano de Frankfurt.
2. A medida da envergadura é muito importante, pois tem relação com a performance em alguns esportes e é amplamente utilizada quando temos restrição na obtenção da medida de estatura. Assinale a alternativa que determina corretamente os locais para a obtenção dessa medida.
Medida realizada do ponto xifoidal até o ponto dactilion, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°.
Medida realizada entre o acrômio direito e o acrômio esquerdo, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°.
Distância máxima encontrada entre os dactilions direito e esquerdo, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°.
Distância máxima entre o trocânter direito e o esquerdo, estando o indivíduo em pé com os braços em abdução de 90°.
Distância entre o vértex e a região plantar, estando o indivíduo em pé com os braços esticados ao longo do corpo.
Comentário: A medida da envergadura compreende a distância máxima entre os dedos médios dos braços direito e esquerdo.
Modulo 3
1. As medidas de dobras cutâneas fazem parte de um importante procedimento para identificação da composição corporal. Quanto maior sua precisão, melhor será a medida e, consequentemente, a informação dela obtida. Identifique, em ordem, os procedimentos que podem melhorar a consistência de suas medidas:
Identificar os pontos de referência; demarcar o sítio de medida; destacar a dobra; pinçar a dobra; realizar a leitura; retirar o compasso; soltar a dobra.
Soltar a dobra; realizar a leitura; pinçar a dobra; demarcar o sítio; identificaros pontos.
Identificar os pontos de referência; demarcar o sítio de medida; destacar a dobra; pinçar a dobra; realizar a leitura; soltar a dobra; retirar o compasso.
Demarcar o sítio de medida; identificar os pontos de referência; destacar a dobra; pinçar a dobra; realizar a leitura; soltar a dobra; retirar o compasso.
Identificar os pontos; demarcar o sítio: realizar a leitura; pinçar a dobra; soltar a dobra.
Comentário: A sequência correta tem como objetivo aumentar a consistência das medidas realizadas. Observando os pontos, é possível verificar que na alternativa A temos a ordem perfeita para a realização correta das medidas de dobra cutânea.
2. Dependendo da equação de densidade corporal que utilizamos para a obtenção do nosso percentual de gordura, algumas dobras podem mudar de posição. A dobra cutânea de tríceps é uma delas, na qual:
I. A dobra cutânea é medida pela distância média entre os pontos radial e acromial, na face posterior do braço.
II. A dobra cutânea é medida pela distância média entre a linha axilar anterior e o mamilo.
III. A dobra cutânea é medida na face anterior do braço entre os pontos radial e acromial.
IV. A dobra cutânea é medida pela distância média entre o acrômio e o olecrânio, na face posterior do braço.
V. A dobra cutânea é medida na altura do processo xifoide, sobre a linha axilar média.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
II e IV.
I, II e V.
I e IV.
I, III e IV.
Comentário: A medida de tríceps pode ser realizada por meio do ponto médio entre acrômio e olecrânio e mediante o ponto médio entre acrômio e radial.
Composição Corporal AULA 3
Modulo 1
1. Ao analisarmos a avaliação da composição corporal, é possível identificar os vários métodos que podem ser utilizados para a obtenção da gordura corporal. Esses métodos podem ser classificados de acordo com o seu poder de precisão. Considerando o nível de precisão e a respectiva técnica de avaliação, assinale, abaixo, a opção correta.
Nível I – DEXA, bioimpedância e tomografia computadorizada.
Nível III – DEXA, dobra cutânea e antropometria.
Nível II – dobra cutânea, antropometria e DEXA.
Nível IV – IMC, antropometria e dobra cutânea.
Nível II – DEXA, pesagem hidrostática e ultrassom.
Comentário: As técnicas estão divididas pelo seu nível de precisão. Técnicas associadas ao nível II são capazes de validar novas técnicas, o que não é possível utilizando dobra cutânea.
2. A técnica de absortometria de raios X de dupla energia tem se apresentado como um excelente método indireto para validação de outros métodos. Contudo, para que tenhamos maior precisão em seus resultados, alguns cuidados são necessários em sua aplicação. Assinale, abaixo, a opção que contempla esses cuidados.
O avaliado deve utilizar uma roupa leve, em jejum de 8 horas, com a bexiga vazia e hidratado.
O valor obtido de massa magra no exame deve ser comparado com a massa corporal total; o avaliado deve fazer uma dieta rica em carboidrato 8 horas antes da avaliação.
O avaliado deve estar com o mínimo de roupa, em jejum de 12 horas, com a bexiga vazia e hidratado.
O avaliado não deve realizar atividade física extenuante pelo menos 4 horas antes do exame; utilizar o mínimo de roupa possível e fazer uma dieta rica em carboidrato 8 horas antes da avaliação.
A DEXA deve ser calibrada contra equipamento padrão a cada 90 dias, garantindo o adequado funcionamento, e o avaliado deve estar em jejum de 12 horas e fazer uma dieta rica em carboidrato 8 horas antes da avaliação.
Comentário: Alguns cuidados são importantes para o bom funcionamento da técnica, não só em relação ao avaliado, mas também em relação ao equipamento.
Modulo 2
1. Medidas de dobras cutâneas são amplamente utilizadas. No entanto, para que o seu resultado tenha qualidade, devemos observar fatores que podem embutir erros ao resultado. Assim, assinale a opção que apresenta os itens que podem comprometer a utilização das dobras cutâneas de forma correta.
Formação acadêmica do avaliador, seleção da equação de predição, identificação do local de medida, fatores relacionados ao indivíduo.
Tempo de espera para leitura do valor de dobra cutânea, seleção da equação de predição, identificação do local de medida, fatores relacionados ao indivíduo.
Variação da profundidade de colocação do compasso, tempo de espera para leitura do valor de dobra cutânea, fatores relacionados ao indivíduo, identificação do local de medida.
Desidratação acentuada, seleção da equação de predição, fatores relacionados ao indivíduo, identificação do local de medida.
Habilidade do avaliador, seleção da equação de predição, tipo de adipômetro, fatores relacionados ao indivíduo.
Comentário: Alguns fatores podem inserir erros em nosso percentual de gordura. Esses fatores estão associados às várias fases no processo, que vai desde a realização da medida à escolha da equação que iremos utilizar.
2. A relação peso/estatura foi utilizada por décadas com o intuito de se estabelecer uma relação entre esta variável e a obesidade. O advento do Índice de Massa Corpórea (IMC) trouxe uma nova perspectiva para a clínica e os estudos epidemiológicos em que a obesidade era o centro. O IMC é também conhecido por outra denominação. Assinale, abaixo, a opção que apresenta essa denominação de forma correta.
Índice Ponderal
Índice de Conicidade
Índice de Quételet
Relação Cintura/Quadril
Índice-C
Comentário: O Índice de Massa Corpórea é também conhecido como Índice de Quételet. O matemático belga Lambert Adolphe Jacques Quételet foi o primeiro a propor essa relação para verificar o estado nutricional.
Modulo 3
1. Durante uma avaliação, percebeu-se um indivíduo com as seguintes características: redondeza e maciez do corpo, associado à maior quantidade de gordura corporal. Tendo em vista o somatotipo do indivíduo avaliado, assinale a alternativa que apresenta a classificação correta:
Obesidade
Ectomorfo
Sobrepeso
Mesomorfo
Endomorfo
Comentário: Segundo a classificação pelo somatotipo, as características apresentadas estão relacionadas a um indivíduo endomorfo, semelhantes a um padrão com quantidades elevadas de tecido adiposo.
2. O cálculo do somatotipo de Heath-Carter pode ser feito utilizando o formulário de classificação, equações e a utilização dessas equações de maneira automatizada. No entanto, para todas as maneiras, são utilizadas 10 medidas. Assinale abaixo a alternativa que contém as 10 medidas utilizadas no somatotipo de Heath-Carter.
Estatura, massa corporal, dobras cutâneas de tríceps, subescapular, supraespinhal e panturrilha, medidas de diâmetro biepicondiliano do úmero, diâmetro bicondiliano do fêmur, perímetro de braço e perímetro de perna.
Dobras cutâneas de tríceps, subescapular, suprailíaca e panturrilha, estatura, medidas de diâmetro biepicondiliano do úmero, diâmetro bicondiliano do fêmur, perímetro de braço, perímetro de perna e massa corporal.
Dobras cutâneas de bíceps, tríceps, suprailíaca e panturrilha, estatura, medidas de diâmetro biepicondiliano do úmero, diâmetro bideltoide, perímetro de braço, perímetro de perna e massa corporal.
Estatura, massa corporal, dobras cutâneas de bíceps, tríceps, subescapular, suprailíaca e panturrilha, medidas de diâmetro biepicondiliano do úmero, diâmetro bicondiliano do fêmur, perímetro de braço e perímetro de perna.
Dobras cutâneas de tríceps, subescapular, suprailíaca e panturrilha, estatura, medidas de diâmetro biepicondiliano do úmero, diâmetro bideltoide, perímetro de braço, perímetro de perna e massa corporal.
Comentário: As medidas selecionadas são aquelas escolhidas por Heath-Carter em função de seus experimentos para compor o cálculo de cada componente.
Avaliação Cardiorrespiratória AULA 4
Modulo 1
1. O consumo máximo de oxigênio (VO2máx) representa um excelente parâmetro de avaliação da dinâmica integrada entre os sistemas cardiovascular e respiratório. Levando isso em consideração, o VO2máx de atletas 
As principais responsáveis pelo aumento do VO2 em atletas, comparado às pessoas descondicionadas, são as adaptações cardíacas (hipertrofia fisiológica) que ocorremno coração do atleta. Com isso, o coração aumenta sua capacidade de bombeamento de sangue, acarretando o aumento do DC durante o exercício e, como consequência, do VO2.
2. Existem parâmetros determinados pelo ACSM referentes às contraindicações relativas e absolutas para a realização do teste de esforço. Nesse sentido, é correto afirmar que:
As contraindicações absolutas representam aquelas que impedem a realização do teste de esforço; assim, a queda da pressão arterial sistólica > 10mmHg, mesmo com o aumento da carga de trabalho, quando acompanhada de outras evidências de isquemia, representa uma contraindicação absoluta para a não realização ou a interrupção do teste de esforço, pois ela representa um grave sinal de incompetência na função ventricular durante o esforço.
Modulo 2
1. Além do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), os limiares ventilatórios (LV1 e LV2) representam parâmetros fisiológicos importantes no diagnóstico e na prescrição do treinamento cardiorrespiratório. Marque a alternativa que apresenta os parâmetros relacionados aos LV1 e LV2 de forma adequada.
Embora o VO2máx seja considerado a variável fisiológica mais fidedigna na quantificação da AC, os limiares ventilatórios (LV1 e LV2) representam parâmetros importantes para determinar a capacidade aeróbia e a manifestação de fadiga durante o esforço. Nesse sentido, o LV1 representa a transição do metabolismo predominantemente aeróbio para o anaeróbio (zona 1 de treinamento cardiorrespiratório), enquanto o LV2 demonstra o momento de manifestação de fadiga do participante durante o teste incremental máximo (início da zona 3 de treinamento cardiorrespiratório).
2. Em 1982, Conconi desenvolveu um novo método não invasivo para a determinação dos limiares baseada no ponto de deflexão da frequência cardíaca (FC). Sobre essa técnica, é correto afirmar que:
O ponto de deflexão da FC foi equivocadamente relacionado com o LA (LV1) em função dos erros metodológicos decorrentes do protocolo de Conconi. Nesse sentido, uma vez que a FC seja sincronizada com as trocas gasosas, observa-se que, na verdade, o ponto de deflexão possui relação com o LV2, podendo ser um método útil na determinação da fadiga cardiorrespiratória.
Modulo 3
1. Em 1991, Fox desenvolveu um protocolo bem simples para a estimativa do VO2máx em cicloergômetro. Nesse teste ergométrico, o avaliado precisa pedalar em um ritmo constante de 50rpm, mantendo a potência em 150 watts durante um período de 6 minutos. Baseado na sua equação VO2máx (L/min) = 6,3 – 0,0193 x FC, marque a opção correta para a estimativa do VO2máx de uma pessoa que tenha terminado o teste com uma FC equivalente a 153bpm.
Para a realização do cálculo do VO2máx dessa pessoa, basta substituir o valor da FC na fórmula e realizar o cálculo. Utilizando a equação do enunciado como parâmetro, observa-se que o VO2máx estimado do avaliado é equivalente a 3,34L/min. Tal informação determina a capacidade aeróbia máxima do indivíduo. Com isso, é possível fazer comparações com valores já obtidos na literatura para determinada modalidade esportiva ou comparar com testes futuros para avaliar a evolução do avaliado.
2. O teste de Wingate é um protocolo laboratorial desenvolvido com o objetivo de avaliar a potência anaeróbia alática. Além disso, é possível calcular outras variáveis, como:
Pelo teste de Wingate, é possível calcular o índice percentual de fadiga pela seguinte equação: IF = [(Pmáx – Pmin) ÷ Pmáx] x 100. Esse teste avalia a taxa de produção de energia de um indivíduo durante um esforço anaeróbio
Modulo 4
1. O teste de Cooper é muito utilizado na prática esportiva e em muitos concursos públicos para avaliar a aptidão cardiorrespiratória (AC) dos avaliados. Ele consiste na realização de corrida no tempo fixo de 12 minutos com o objetivo de percorrer a maior distância possível nesse período. A quantificação do VO2máx é realizada inserindo a distância percorrida nesta equação:
VO2 máx (ml.Kg ⁻¹ . min ⁻¹) = (distância+504,9) : 44,73.
O Departamento de Polícia Federal (DPF) realizou um concurso no ano de 2021 no qual voluntários do sexo masculino e feminino precisavam alcançar a distância mínima de 2.000m e 1.600m, respectivamente. Assinale a opção correta referente aos valores mínimos de VO2máx requeridos pelo DPF para a seleção dos candidatos de ambos os sexos.
Para serem aprovados no concurso público, os candidatos do sexo masculino e feminino precisam alcançar respectivamente VO2 máx=(2000+504,9) 44,73=56 ml.Kg⁻¹.min⁻¹para os homens e VO2 máx=(1600+504,9) 44,73=47 ml.Kg⁻¹.min⁻¹ para as mulheres. O teste de Cooper é de fácil aplicação e pode ser utilizado com diversos objetivos, como, por exemplo, avaliar o progresso do treinamento ou gerar dados para a periodização.
2. Em 1963, Cumming desenvolveu um teste de campo por meio da realização de uma caminhada de carga fixa e contínua. Para isso, os participantes precisam caminhar o mais rápido possível por duas milhas (3.200 metros). Aponte a alternativa que apresenta o objetivo principal desse teste.
O teste de Cumming é uma alternativa ao de Cooper. Sua aplicabilidade principal é avaliar a aptidão do sistema cardiovascular em pessoas destreinadas ou em condições especiais, como os pacientes crônicos.
Avaliação Para Aptidão Física e Saúde AULA 5
Modulo 1
1. No processo de geração de força, a contração muscular resulta em ações musculares dinâmicas e estáticas. Relacione o tipo de ação muscular ao exercício (dinâmico/isotônico ou estático) envolvido.
Concêntrica (isotônica), excêntrica (estática) e isométrica (dinâmica).
Concêntrica (dinâmica), excêntrica (isotônica) e isométrica (isotônica).
Concêntrica (dinâmica), excêntrica (isotônica) e isométrica (estática).
Concêntrica (estática), excêntrica (isotônica) e isométrica (isotônica).
Concêntrica (estática), excêntrica (isotônica) e isométrica (estática).
Comentário: As ações musculares concêntricas e excêntrica são exercícios dinâmicos ou isotônicos. A concêntrica provoca encurtamento; a excêntrica, alongamento muscular. Ou seja, ambas provocam a alteração do comprimento muscular. Já a ação isométrica é um exercício estático, gerando tensão muscular sem alterar o comprimento do músculo.
2. Assinale a alternativa que contempla testes de avaliação da resistência muscular localizada.
1-RM e teste de abdominal.
Teste de flexão de braços e 10 ou 15-RM.
Teste de RM múltiplos e de 4-RM.
Teste de abdominal e de 8-RM.
Teste de abdominal e de flexão de braços.
Comentário: Os testes de RML apresentados neste módulo foram o teste de abdominal, devendo ser realizado nele o número máximo de repetições no intervalo máximo de um minuto, mantendo-se, para isso, o padrão adequado de execução; e o teste de flexão de braços, que obedece aos mesmos padrões do de abdominal, exceto por não haver limite de tempo para sua execução. Os demais itens citados se referem a testes de força.
Modulo 2
1. A flexibilidade é definida como uma capacidade mista ou de coordenação, porque:
além de envolver o sistema nervoso central, é geral e específica.
não possui características treináveis.
por ser específica, abrange o sistema nervoso central.
é uma capacidade treinável e envolve o sistema nervoso central.
é uma capacidade geral e condicional.
Comentário: Por envolver o sistema nervoso central e ser condicional (treinável), a flexibilidade é considerada por diversos autores uma capacidade física ou de coordenação. Entre suas outras classificações, a de abrangência se subdivide em geral (presente em todos os movimentos e articulações) e específica (observada em alguns movimentos que recrutam determinadas articulações).
2. Marque a alternativa correta que contém a classificação dos testes de flexibilidade.
Testes bidimensionais, angulares e lineares, sendo os angulares os mais difundidos.
Testes adimensionais, angulares e lineares, sendo os adimensionais os mais difundidos.
Testes bidimensionais e lineares, sendo os lineares os mais difundidos.
Testes adimensionais, angulares e lineares, sendo os lineares os mais difundidos.
Testes bidimensionais eangulares, sendo os angulares os mais difundidos.
Comentário: Os testes de flexibilidade podem ser: lineares (resultados por escala de distância); angulares (dois segmentos em oposição na mesma articulação); e adimensionais (comparação da interpretação com um espelho de gabarito). Entre esses testes, os lineares são os mais difundidos por utilizarem um equipamento que facilita a medição e os torna menos subjetivos.
Modulo 3
1. Os planos anatômicos se dividem em seccionais e tangenciais. Entre os seccionais, aquele que divide o corpo em anterior e posterior é o:
plano coronal.
plano sagital.
plano horizontal.
plano transversal.
plano superior.
Comentário: Os planos seccionais se dividem em três: sagital (direito e esquerdo); frontal ou coronal (anterior e posterior); e transversal ou horizontal (superior e inferior). O domínio dos planos é essencial para uma avaliação global da postura do avaliado. O plano superior ou cranial, citado na letra E, faz parte dos planos tangenciais.
2. Na avaliação postural realizada com fio de prumo na vista lateral, esse fio deve estar na posição do ponto anteroposterior e:
posterior ao maléolo medial.
anterior ao maléolo lateral.
posterior ao maléolo lateral.
anterior ao maléolo medial.
exatamente em cima do maléolo medial.
Comentário: Para a avaliação postural com fio de prumo, o avaliador precisa estar atento à posição do avaliado em relação ao fio a fim de que, na vista lateral, este esteja no ponto anteroposterior anterior ao maléolo lateral para a análise de desvios no plano frontal. Já na vista posterior, ele precisa estar entre os calcanhares para a observação de desvios laterais.

Mais conteúdos dessa disciplina