Buscar

AP2 - Atividade Prática de Aprendizagem 02 DIREITO CIVIL E COMERCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hederaldo é proprietário de 3 táxis na região metropolitana de Curitiba, contrata motoristas para prestação dos serviços, faz a organização dos horários e das contas. De acordo com o estudado na disciplina responda:
1. Hederaldo pode ser considerado empresário?
2. Descreva com suas próprias palavras, no mínimo de 5 linhas, quais são os requisitos para uma pessoa ser considerada empresária?
1. Hederaldo poderá ser considerado empresário se registrar na junta comercial. 
Mas se ele tiver um negócio próprio, e não fazer o registro, nem que seja o de microempresário individual (MEI), ficará irregular. Significa dizer que o seu patrimônio como pessoa física poderá ser usado em caso de recuperação do seu negócio. Respondendo ilimitadamente os funcionários que ele estiver devendo.
2. A princípio, é necessário capacidade plena para praticar os atos da vida civil, ademais, ter um negócio que gere lucro (especificando qual é a área de atuação) e por fim, é obrigatoriedade o registro na junta comercial.
Quem pode ser considerado empresário:
Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos, quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas.
A pessoa jurídica não é quem criou o negócio, mas a representação personificada da empresa na letra da lei que irá servir para separar e administrar o valor líquido para o funcionamento da empresa, e o salário do empresário extraído daquele montante.

Outros materiais