Buscar

Avaliação Objetiva I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- As cápsulas destinadas a humanos podem ter diferentes tamanhos, sendo a maior a 000 (maior) e a menor o invólucro de número 5 (menor), correspondendo a 1,40 e 0,13 mL, respectivamente. No entanto, estes dois extremos, não são tão usuais e nem sempre são encontradas em farmácias de manipulação. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O tamanho da cápsula selecionado para uso é determinado pela quantidade de enchimento a ser encapsulado, a densidade e compressibilidade dos pós de preenchimento. A capacidade de pós que cabe em um invólucro de cápsula é determinada pelo volume,
PORQUE
II- Devido à densidade de compactação dos pós, o volume que cabe em um involucro varia para cada substância, por isso o volume não pode ser fixado, sendo melhor utilizar o peso para determinar qual o tamanho de cápsula a ser utilizado.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALLEN JÚNIOR, L. V.; POPOVICH, N. G.; ANSEL, H. C. Formas farmacêuticas e sistemas de liberação de fármacos. 9. ed. Porto Alegre: Artmed. 2013.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições falsas.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
2 - Uma das principais etapas controle de qualidade de produtos acabados é a determinação de peso, a qual se aplica a diferentes formas farmacêuticas, tais como: sólidas em doses unitárias, acondicionadas em doses unitárias ou em doses múltiplas. É imprescindível que o responsável saiba os critérios de avaliação de determinação de peso para a forma que deseja avaliar. Sobre as etapas de determinação de peso de cápsulas e comprimidos, ordene os itens a seguir:
I- Calcular os limites de variação, superior e inferior, considerando a forma farmacêutica e o peso médio obtido.
II- Determinar o peso médio de 20 unidades.
III- Pesar individualmente 20 unidades.
IV- Calcular o valor referente ao dobro das porcentagens indicadas no limite de variação e verificar se há unidades que fogem a estes valores
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do processo para a determinação de peso médio de cápsulas e comprimidos:
A) IV - II - III - I.
B) IV - II - I - III.
C) III - II - I - IV.
D) I - IV - III - II.
3Entre as formas farmacêuticas sólidas, encontram-se os comprimidos. Podem variar no peso, forma, cor, dureza, espessura, características de desintegração e dissolução e em outros aspectos. Sua notoriedade se dá pela simplicidade e economia no preparo, estabilidade e conveniência na embalagem, transporte e dispensação, precisão da dosagem, compacto, portabilidade, sabor suave e facilidade de administração. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A presença de sulcos nos comprimidos, sejam eles em um ou dois sentidos, permite que eles sejam facilmente divididos conforme sua presença, e, consequentemente, tenha-se frações da dose. O comprimido que não apresentar sulcos não deverá ser partido. v
PORQUE
II- Não estará garantida a igualdade entre as doses obtidas a em cada pedaço de comprimido.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
4- Inserir comprimidos ou pequenas cápsulas em cápsulas pode ser útil na produção comercial e na farmácia extemporânea. Essa prática pode ser usada para separar quimicamente substâncias incompatíveis ou adicionar quantidades pré-medidas de IFAs potentes. Em uma escala industrial, pellets revestidos projetados para liberação e entrega modificada, ou simplesmente liberação entérica, também são comumente colocados em invólucros de cápsulas. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As cápsulas duras de gelatina não são adequadas para quaisquer líquidos v
PORQUE
II- A água amolece a gelatina, resultando em vazamento do conteúdo, já alguns líquidos, como os óleos fixos ou voláteis, que não interferem na estabilidade do invólucro gelatina, podem ser adicionados em cápsulas de gelatina. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALLEN JÚNIOR., L.V.; POPOVICH, N. G.; ANSEL, H. C. Formas farmacêuticas e sistemas de liberação de fármacos. 9. ed. Porto Alegre: Artmed. 2013.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
5A cápsula de gelatina mole foi inventada por Mothes, um farmacêutico francês, em 1833. No ano seguinte, DuBlanc obteve uma patente para essas cápsulas. Em 1848, Murdock patenteou a cápsula de gelatina dura de duas peças. 
Sobre as cápsulas, assinale a alternativa CORRETA:
A) É possível adicionar opacificantes e corantes na produção dos invólucros das cápsulas com o intuito de os diferenciar e favorecer seu uso a fármacos fotossensíveis.
B) As cápsulas são extremamente resistentes, por tanto, as condições de armazenamento pouco irão influenciar na sua qualidade.F
C) Toda a gelatina utilizada para a produção de cápsulas é derivada da pele de porco processada em ácido. F
D) A gelatina das cápsulas duras contém 5-10% de água, mas o teor de água pode variar, dependendo das condições de armazenamento. F
6- Os comprimidos são formas farmacêuticas sólidas de uso oral, são feitos de excipientes, tais como: corantes, polímeros de liberação controlada e revestimentos de vários tipos, além do próprio princípio ativo; São encontrados no mercado em diversos tamanhos, formatos e pesos. 
Sobre os comprimidos, assinale a alternativa CORRETA:
A) O revestimento entérico, adicionado a certos comprimidos, são uteis para fármacos sensíveis ao suco gástrico e que necessitam ser liberados no estomago.
B) Os comprimidos mastigáveis possuem rápida desintegração e são preparados com sais granulares efervescentes. f
C) Comprimidos obtidos por múltiplas compressões podem ser em camadas, ou comprimidos inseridos dentro de outros comprimidos.
D) As drágeas são comprimidos revestidos por uma película fina ou filme de material polimérico solúvel em água. F
7 - Usualmente, utiliza-se o ensaio de determinação da granulometria dos pós para mensurar o tamanho das partículas envolvidas nas formas farmacêuticas de pós e grânulos. Para esse procedimento, utiliza-se os tamises operados por dispositivo mecânico, que produz movimentos uniformes horizontais e verticais. 
Sobre as etapas para a execução da determinação de granulometria dos pós, ordene os itens a seguir:
I- Organizar o conjunto de tamises da malha de abertura mais grossa para abertura de malha menor, de cima para baixo, no final adicionar o receptor de pós.
II- Adicionar aproximadamente cerca de 25 g de pó seco, de modo uniforme na parte superior.
III- Pesar o pó retido em cada malha de tamis.
IV- Acionar o aparelho e manter sua agitação por 15 minutos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA do processo para a determinação de peso médio de cápsulas e comprimidos:
A) I - II - IV - III.
B) IV - II - III - I.
C) IV - II - I - III.
D) III - II - I - IV.
8 - Existem diversas formas de medir o tamanho das partículas, porém a mais utilizada, seja em indústria farmacêutica ou farmácias de manipulação é a determinação da granulometria dos pós por meio de tamises de diferentes malhas.Sobre a determinação da granulometria dos pós por meio de tamises, assinale a alternativa CORRETA:
A) Pó grosso é aquele cujas partículas passam em sua totalidade pelo tamis com abertura nominal de malha de 1,70 mm e, no máximo, 40% pelo tamis com abertura nominal de malha de 355 μm.B) Quando o pó passa pelo orifício de 125 μm ele será classificado como pó moderadamente grosso. F
C) A determinação da granulometria de pós é feita com o auxílio de tamises, os quais são produzidos em tecido de arame de latão, bronze ou outro fio adequado como nylon. F
D) O número do tamis (ABNT/ASTM) aumenta conforme aumenta o ofício do mesmo, ou seja número de tamis maior é igual a orifício maior que é consequentemente passagem de pós mais grossos.
9 - O tamanho de partícula, corriqueiramente, expresso como diâmetro de partícula, sendo essa característica crucial para caracterizar pós. Uma grande variação do tamanho e forma é observado mesmo quando são preparados pelo mesmo método. Existem vários métodos para a determinação do tamanho de partícula: tamisação, holografia a laser, difração de energia luminosa, dispersão de luz, ou espalhamento de luz dinâmico (DLS), taxa de sedimentação, e microscopia. Sobre os métodos para a determinação do tamanho de partícula, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Tamisação
II- Microscopia
III- Espalhamento de luz dinâmico
(II ) Processo capaz de mensurar mensura partículas de 0,2 a 100 μm. Normalmente, utiliza-se uma grade calibrada ao fundo.
(I ) Processo capaz de mensurar partículas de 40 a 9.500 μm. Trata-se de um processo de agitação mecânica.
(III) Processo capaz de mensurar partículas de 0,2 a 500 μm, porém há variações do equipamento que consegue medir partículas ainda menores, na faixa 0,02 a 2.000 μm.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III - II - I.
B) I - II - III.
C) I - III - II.
D) II - I - III.
10- A determinação do peso aplica-se a formas farmacêuticas sólidas em dose unitária, formas farmacêuticas sólidas acondicionadas em recipientes para dose unitária e a formas farmacêuticas sólidas e semissólidas acondicionadas em recipientes para doses múltiplas. Sobre o peso médio de formas farmacêuticas sólidas, assinale a alternativa CORRETA:
A) São toleradas mais que 2 unidades fora dos limites especificados, podendo estas estar ou não acima ou abaixo do dobro das porcentagens indicadas. F
B) Para cápsulas duras e moles com peso médio menor que 300 mg, o limite de variação é de 5% para mais ou para menos.
C) Quando tivermos um peso médio de 500 mg para cápsulas, o limite de variação será de 50 mg para mais ou para menos, ou seja a mais leve deverá ser de 450 mg e a mais pesada de 550 mg.
D) Comprimidos não revestidos ou revestidos com filme, comprimidos efervescentes, comprimidos sublinguais e pastilhas terá seu limite de variação entre ± 10,0 e ± 5,0%, conforme o valor obtido no peso médio.

Continue navegando

Outros materiais