Buscar

Branding - Rock Content

Prévia do material em texto

ENTENDENDO O BRANDING
Uma MARCA é um conjunto de sentimentos e experiências que o seu consumidor teve e criou de sua empresa. É um processo individual influenciado por contextos sociais, culturais e econômicos. 
BRAND EQUITY: é o valor da marca, que faz com que ela se torne líder. (Apple. Itáu, Nubank)
BRANDING: processo de gestão da marca. Garantir motivação dos colaboradores para que eles virem embaixadores, cuidar da imagem e reputação, adaptar posicionamento aos contextos e trazer mais visibilidade. 
FUNIL DE BRANDING: 
IDENTIDADE DE MARCA
Conjunto de elementos que ajudam a marca a ser identificada independente do contexto. Por exemplo: logo, paleta de cores, tipografia, tone of voice, design do sistema, fotografia, ilustração, iconografia, visualização de dados, elementos interativos, vídeos, web design. 
A importância de um naming: é o primeiro contato que se têm. Ele precisa captar a essência, ser memorável, atrair diferentes públicos, ser universal e despertar emoções. 
	Nomes Descritivos (deixam claro o que é, exemplo: Netshoes), Sugestivos (dão indícios, exemplo: Natural), Arbitrários (sem conexão clara, tendem a ser mais memoráveis e ideias para quem vai trabalhar pesado em construção de marca, exemplo: Apple) e Patronímicos (baseados em artistas, exemplo: Channel).
	Passo a passo: criar um mapa mental (palavras relacionadas ao produto/ramo), criar cenários (cidades, lugares, pontos turísticos), elaborar possibilidades para os cenários (selecionar os principais) e por último avaliar a relevância estratégica, fonética e semântica (juntar dois cenários, tirar uma parte de um e de outra, neologismos).
Os tipos de logotipos: Abstratos (representação abstrata, como a Adidas com as barras aumentando indicando que você vai crescer), Emblemas (facilmente replicáveis como a maioria de educação e empresas automobilísticas), Ícones e símbolos (representatividade da marca sem necessidade de nome, como a Apple), Híbridos (misturar símbolos e tipografia, como o Burger King), Lettermark (abreviações que traduzem significado da marca, como IBM), Wordmark (apenas uma grafia estilizada da marca, como a Google).
Como ir além do nome e do aplicativo?
Cores (mais atrativa e ajudam a trazer sentimentos, deixar mais memorável; como a Nubank que é sempre roxo), a tipografia institucional x secundária (exemplo a logo da Coca é de um jeito e a escrita de outro), ilustração (facilita na identidade, que deveria estar em toda plataforma). Uma boa ideia é criar uma Brand Persona, ter uma guia de se sua marca fosse uma pessoa como seria (A Lu da Magazine Luiza)
Tom e Voz
A voz não muda, mas o tom vai depender do canal. Para entender qual o da sua empresa: fazer pesquisas internas e externas (quais traços de personalidade você atribuiria a marca?) > identificar pontos que aparecem com frequência (priorizar) > alinhe com os objetivos de comunicação (ex: se for uma voz mais jovem, e o público é mais velho. Tem que voltar pois está passando a percepção errada) > descrever as características (aprofundar na prática com exemplos, descrever o que cada característica vai significar) 
Como comunicar e documentar? 
Exemplos de Manuais de Identidade Visual
Criar um manual, com a histórica, logo e aplicações, cores, tipografias, ícones, manifesto, guidelines, tom e voz. Basicamente, com tudo. 
How to Create a Powerful Brand Identity
It’s the sum of how your brand looks, feels, speaks, sounds, tastes to people. It’s necessary to create a comprehensive visual language. 
Make sure your brand identity is: distinct (stands out), memorable (makes a visual impact), scalable and flexible (can grow and evolve with the brand), cohesive (each piece complements the brand), easy to apply (it’s intuitive and clear).
1) Complete Your Brand Strategy
Brand Heart (purpose, vision, mission, values); Brand Messaging (tone of voice, personality, tagline, value prop, pillars) and Brand Identity (logo, color).
2) Dig Into Your Current Brand Identity
Understand how your brand is perceived, both internally and externally. 
3) Know Your Personas
Try this exercise: ask the rights questions, talk to people, consolidate your responses and finalize. 
4) Identify Your Competition: 
Competitive Analysis to understand how your competitors present themselves. First, assemble a list of competitors, split them into two groups (current and aspirational). Then, complete the template and at last, identify your niche
5) Write Your Creative Brief
Use a template with title, overview, objective, budget, timing, audience, perception, primary message, value proposition, tone, success metrics. Remember to assume your team know nothing
6) Brainstorm Your Visuals
Bring words to life through visuals. E.g.: Fast > Cheetah > Lightning Bolt > Zeus
7) Design Your Individual Elements
Logo, Color Palette (1 main, 2 primary, 3-5 complementary, 2 accent), Typography, Design System and it’s visual hierarchy, Photography, Illustration, Iconography, Data Visualization, Additional Elements (Interactive elements, motion graphics, video, web design)	Comment by leticia reis: https://grasshopper.com/resources/tools/branding-color-quiz/
8) Build Your Brand STyle Guide
Guidelines for every part of the brand identity, such as examples, use-cases, practical detail. 
PLATAFORMA DE MARCA
Conjunto de elementos (propósito, promessa, posicionamento e atributos de marca) que vão ajudar os consumidores a se conectarem com sua marca. É um dos principais pontos de diferenciação, é algo muito único, mais intangível do que a identidade
	Propósito: se sua marca deixasse de existir, o que aconteceria? Como entender: motivo da fundação, pesquisas internas para entender a motivação deles virem pro trabalho, escutar como o público interage com você. Mas lembrando que é algo bem interno.
	Promessa: deixar claro o que a empresa entrega, tornar o propósito uma realidade. Como entregar valor para os clientes.
	Posicionamento: moldar a oferta e percepção para ocupar espaço na mente dos consumidores. É um processo mais interno que vai impactar na identidade. Perguntas: para quem é sua empresa? Como sua empresa soluciona as dores da persona? O que ela faz emocional e racionalmente pro seu público, qual valor que elas geram e entregam de fato? Quais resultados podem ser esperados da utilização do seu produto? Por que seu consumidor deve escolher a sua marca e não a da sua concorrente?
		
	Atributos de marca: valores inegociáveis, traços da personalidade que motivam os colaboradores e o que esperam deles, ajudam a comunicar aos clientes e o que eles podem esperar de nós. Eles precisam ser claros e orientados para ação. Como? Perguntas internas pros colaboradores, quais traços de personalidade que temos.
ARQUITETURA DE MARCA
Determina como as marcas estão organizadas (Apple é marca mãe que tem vários filhos: iCloud, iPad, …). Vantagens de ter uma estrutura clara: conversar com públicos diferenciados (ter uma marca casa que vai ter outros produtos que conversam com públicos diferentes, exemplo os Conectas), comunicar com clareza aspectos da marca, facilidade em internacionalização e expansão de portfólio (fica mais claro para o consumidor), gerenciamento de brand equity (marca mãe é muito maior quando seus filhos geram valor para ela) e dar segurança para stakeholders e público externo. 
Tipos de estruturas: 
Casa de Marcas: marcas e submarcas totalmente independentes, tipo Unilever que as submarcas conversam com públicos muito diferentes. É mais fácil de internacionalizar e protege a marca já que se algo der errado não vai impactar tanto a Unilever.
	Endosso: marca primária empresa relevância, mas mantendo independência. Exemplo: Apple com iPhone. 
Submarca: marca primária mais próxima, mas ofertas para públicos diferentes (Virgin, a cor da marca aparece mais forte que o Endosso)
Monolítico: marca primária muito presente (FedEx Online, FedEx Office… Geralmente uma pequena assinatura para diferenciar, ou uma cor). Se der um problema em uma, volta direto para a marca mãe, tem que haver uma forte gestão.3 Keys Levels of Branding: Corporate Branding, Endorsed and sub-brands (Nescafé) and Individual product brands (P&G).
Extensões de Marca
	Ampliações da marca primária (Apple se estendo com vários novos braços). São importantes para manter o interesse na marca mãe.
	Extensões de linha: permanecem na mesma linha (Apple oferecendo produtos de tecnologia) x Extensão de Categoria: sai de outra linha (Coca Cola sai da categoria de bebida e começa a vender roupas).
	Para entender se faz sentido: o que a marca primária têm de mais forte vai ser relevante em outra categoria? qual impacto dessa extensão para a marca primária? Ex: uma marca de pets fazer uma sopa para humanos, não faz sentido.
EMPLOYER BRANDING
Como prováveis colaboradores e colaboradores enxergam a empresa como empregadora.
Criar uma candidate persona que vai te ajudar a fazer a empresa crescer. É importante para focar os esforços (ex: alto nível em linkedin e estagiário instagram).
Determinar EVP para transmitir clareza: compensação, benefícios, carreira, ambiente de trabalho e cultura.
Como comunicar: página de carreiras, participar em eventos, cuidar de canais de avaliação (glassdoor), provas sociais (stories do dia a dia).
Como medir: número de currículos recebidos, tempo de fechamento de vaga, avaliação das contratações, acompanhar de qual canal vem mais e notas no glassdoor
BRANDING INTERNO
Como você trabalha a sua marca dentro da empresa: como fazer os colaboradores entendam a marca e saibam comunicá-la (sendo promotores da empresa).
Primeiro passo: fazer pesquisa para entender as características do seu público (o que motiva eles, o que eles gostariam de ver na empresa). 
Faça os colaboradores entenderem a marca: o público deve entender você, oferecer acesso às informações sobre a identidade. 
Fazer a marca ser parte da rotina dos colaboradores: e não apenas distribuir a logo. 
Dê suporte para a diversidade: criar grupos de diversidade.
Criar rituais de cultura: as pessoas precisam vivenciar de maneira diária. Exemplo: candidatos aprovados pela Dropbox recebem um cupcake. Um dos valores: eles não se levam a sério.
PERCEPÇÃO DE MARCA
O que forma a reputação: produto e serviço (a experiência do usuário), sua reputação (o que as pessoas falam), a sua comunicação e suas atitudes (devem refletir os valores inegociáveis da empresa)
The Importance of Brand Perception: improving the perception of your brand starts with listening to customers. Brand perception is owned by consumers, not brands. 
Why Brand Perception Matters and How Measure It: google alerts, survey customers, respond to social media posts and read online reviews
PONTOS DE CONTATO DA MARCA: investidores, stakeholders, seguidores, consumidores, colaboradores. Cada experiência é essencial pro resultado final do brand equity, vamos aumentar a percepção de valor da marca que as pessoas tem sobre a marca.
CONSISTÊNCIA DE MARCA: ter identidade e plataforma alinhadas com a comunicação, excelência presente. As pessoas precisam identificar que a sua marca não fica mudando o tempo inteiro para trazer segurança e criar relacionamento, pois supre as expectativas. Você ter uma voz que consegue se adaptar em diversos canais. 
	Como aumentar a consistência: mapear os stakeholders e as características de cada um (como se adequar); analisar/acompanhar para ver as interações (fazer pesquisas para ver como a sua marca está sendo percebida); fortalecer a plataforma e identidade de marca; possibilita que as pessoas falem sobre sua marca (as pessoas vão falar de qualquer maneira, ofereça informações para direcionar). A sua marca precisa refletir o que é sua empresa.
MÉTRICAS DE BRANDING
As métricas são de longo prazo e de acompanhamento para entender a saúde financeira. 
10 ATRIBUTOS QUE MOSTRAM A FORÇA DE UMA MARCA 
	Atributos Internos: Clareza (o quanto que sua marca é entendida dentro da sua empresa); Governança (o quanto sua estrutura permita que sua empresa cresça); Comprometimento (o quanto os colaboradores acreditam na marca) e Capacidade de Resposta (o quanto é capaz de responder rapidamente uma oportunidade). 
	Atributos Externos: Autenticidade (o quanto que os valores são realidade); Engajamento (quanto que o público interage com sua marca); Relevância (o quanto que a marca gera valor); Presença (o quanto tá presente em vários pontos de contato); Diferenciação (o quanto tem uma proposta e posicionamento único) e a Consistência (o quanto que sua marca consegue ser viva perante aos consumidores e não tenha falha com os pontos de contato).
MÉTRICAS
Menções de marca (número absoluto e entender o sentimento por trás delas, ou seja, quali e quanti); Interesse de busca (o quanto as pessoas estão interessadas e atraídas na sua marca); Crescimento e engajamento em redes sociais (criação de comunidade em torno da marca); Pesquisas (internas, de atributos, de concorrência, grupos focais) e tráfego em sites (mais pessoas quererem saber sobre sua marca).

Continue navegando