Buscar

Avaliao Semestral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO - UNIRP
	Nota/Conceito:
	Curso:
	
	Disciplina:
	EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA
	Docente:
	Prof.ª VALÉRIA STRANGHETTI / ZELIA VALSECHI
	Turma:
	
	Período:
	
	Avaliação:
	SEMESTRAL
	Data:
	
	Aluno(a):
	
	Código:
	
	Orientações para a realização da prova: 1) Marque apenas uma resposta por questão. 2) Mais de uma marcação anula a resposta. 3) AS RESPOSTAS DEVERÃO SER MARCADAS SOMENTE A CANETA – AZUL OU PRETA..
1 - A dinâmica urbana é abordada sob a ótica de aspectos comumente elencados como fatores que colaboram com o processo de degradação de áreas centrais. Quais são esses processos?
2- Para atingirmos a sustentabilidade ambiental e garantirmos um futuro ecologicamente correto, devemos por em prática os 5Rs que são:
a) os processos que visam transformar materiais usados em novos produtos com vista a sua reutilização.
b) o recolhimento dos resíduos sólidos recicláveis e não recicláveis que são previamente separados na fonte geradora, recolhidos e levados para seu reaproveitamento.
c) as alternativas para minimizar o impacto da produção maciça de lixo que é jogado na natureza, uma vez que alguns materiais levam muito tempo para se degradar.
d) ações que visam reduzir a geração de resíduos, a ideia parte do principio fundamental que a redução do consumo é a forma mais eficiente de alcançar esse objetivo, mas quando o consumo for necessário deve-se então levar em conta o impacto envolvido na produção do que estamos consumindo e qual é melhor forma de reutilizá-lo após seu uso.
3- O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.
a) A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.
b) A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.
c) O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.
d) O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência.
4- O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988, no seu relatório mais recente diz que grande parte do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito ao:
a) aumento nas concentrações de gases de estufa.
b) aumento do nível do mar.
c) alto índice de efluentes.
d) alto grau de degelo.
5- É um fenômeno climático que ocorre principalmente nos grandes centros urbanos, regiões onde o nível de poluição é muito elevado. Ele pode ocorrer em qualquer dia do ano, porém é no inverno que ele é mais comum, trata-se do fenômeno:
a) Chuva Ácida.
b) Efeito Estufa.
c) Inversão térmica.
d) Frente Fria.
6- Ação que implica na demolição de edificações antigas e com problemas de manutenção localizados em áreas degradadas, visando a substituição por um novo padrão urbano, essa intervenção recebe o nome de:
a) Renovação Urbana.
b) Requalificação Urbana.
c) Reabilitação Urbana.
d) Revitalização Urbana. 
7- Os aspectos positivos das ações de intervenção urbana são:
a) Intervenções pontuais, Exclusão dos entes envolvidos, gentrificação,Especulação imobiliária,e dependência financeira de capital estatal.
b) Planejamento, diversidade de usos, Intersetorialidade,e Participação social.
c) Intervenções pontuais, Exclusão dos entes envolvidos, Planejamento e diversidade de usos.
d) Especulação imobiliária e dependência financeira de capital estatal, Intersetorialidade e Participação social.
8- Acerca da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, julgue os itens a seguir como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.
I - O Relatório Brundtland formalizou o conceito de desenvolvimento sustentável e o tornou conhecido do público. "Satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades."
II - O campo do desenvolvimento sustentável pode ser dividido em três componentes: a sustentabilidade ambiental; a sustentabilidade econômica e a sustentabilidade sociopolítica.
III - A sustentabilidade não está necessariamente associada ao termo desenvolvimento, mas considera alternativas viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas para a construção da sociedade.
IV - A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana.
a) I-F; II-V; III-F; IV-F.
b) I-F; II-V; III-V; IV-V.
c) I-V; II-F; III-V; IV-V.
d) I-V; II-F; III-F; IV-V.
9- O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas
a) ao aumento do consumo de energia, uso do transporte individual sempre que possível e o uso de sacolas plásticas oferecidas nos estabelecimentos comerciais.
b) a transformar resíduos orgânicos em adubo, descartar óleo de frituras na pia da cozinha e diminuir o consumo de energia.
c) a reciclagem de lixo material, trocar o transporte individual por coletivo ou bicicleta e aumento do consumo de produtos pessoais. 
d) a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício.

Outros materiais