Buscar

Técnicas de Análises de Riscos (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nos ambientes corporativos a inadequação acústica é um fenômeno indesejável, incômodo e até insalubre. O ruído ambiental deve manter níveis que proporcionem o bem-estar do trabalhador e o seu consequente bom desempenho profissional.
Você, arquiteto, foi contratado para avaliar o nível de ruído dos ambientes de uma empresa de contabilidade e, assim, auxiliar a compreender se há algo de errado, já que a equipe começou a relatar certo desconforto durante a jornada de trabalho.
Veja na imagem a seguir os dados identificados durante a sua avaliação:
​​​​​​​
A partir disso, qual recomendação você daria à empresa em relação ao nível máximo tolerável de ruído para uma jornada de oito horas de trabalho nesse ambiente, em conformidade com a NR-15?
Resposta: A empresa está com o nível de ruído acima do estabelecido pela NR15, que é de 85 dB(A), para uma jornada de 8 horas, sendo assim este ambiente é insalubre. A empresa deverá fazer um estudo no ambiente a fim de identificar a origem deste ruído, pois apesar da NR15 estabelecer 85 dB(A), a NR17 estabelece que para um nível de conforto acústico o ruído deve ser se 65 dB(A). Acima deste valor, o ruído atrapalha o trabalhador em suas tarefas, podendo causar falta de concentração, irritabilidade, estresse e dificuldade na comunicação, podendo provocar aumento de erros e redução do desempenho, além de gerar efeitos fisiológicos e psicológicos nos seres humanos submetidos a longos períodos de exposição.

Mais conteúdos dessa disciplina