Logo Passei Direto
Buscar

Competências Específicas do Ensino Religioso na BNCC

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Além das competências gerais, a BNCC trabalha com competências específicas, no caso do Ensino Fundamental, por área do conhecimento e por componentes curriculares.
De acordo com as competências específicas do Ensino Religioso presentes na BNCC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos a partir de pressupostos teológicos. ( ) Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. ( ) Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver. ( ) Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente. ( ) Não problematizar ou posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso para garantir cultura uma de paz. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – F – V – F.
B F – V – V – V – F.
C V – V – F – F – F.
D F – V – F – V – V.

Será obrigatória a inclusão de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde nos currículos plenos dos estabelecimentos de lº e 2º graus, observado quanto a primeira o disposto no Decreto-Lei n. 369, de 12 de setembro de 1969. Parágrafo único. O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais dos estabelecimentos oficiais de 1º e 2º graus.
Sobre a lei referida, assinale a alternativa CORRETA:
A 5692/1971.
B 9475/1996.
C 4024/1961.
D 9394/1996.

No Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, dos 6 aos 14 anos, a BNCC se organiza por: áreas do conhecimento; competências específicas de área, componentes curriculares e competências específicas do componente. Além disso, é didaticamente traçado para cada componente curricular: unidades temáticas; objetos de conhecimento e habilidades.
Sobre o ano que estes objetos de conhecimento de Ensino Religioso pertencem, assinale a alternativa CORRETA: • Imanência e transcendência. • Vida e morte. • Princípios e valores éticos.
A 6º Ano.
B 9º Ano.
C 1º Ano.
D 2º Ano.

Nos primeiros anos da República predominou o ensino laico na escola pública. Assumindo em 1930, Getúlio Vargas ficou à frente do Estado brasileiro por 15 anos consecutivos. A partir de 1931, a história do Ensino Religioso no Brasil passa a viver uma nova fase.
Sobre o fato responsável pela mudança, assinale a alternativa CORRETA:
A Um decreto de Getúlio Vargas reintroduz o Ensino Religioso nas escolas públicas, em caráter facultativo.
B Durante a Semana da Arte Moderna de São Paulo, a intelectualidade modernista pressiona o governo pela obrigatoriedade do Ensino Religioso em todas as escolas.
C Um decreto de Getúlio Vargas reintroduz o Ensino Religioso nas escolas públicas e confessionais, em caráter obrigatório.
D Intelectuais forçam o governo Vargas a banir o Ensino Religioso nas escolas públicas.

Com a Proclamação da República em 1889, o Estado assume uma postura laica, isto é, passa a não professar nenhuma crença em particular e desvincula a religião de qualquer interferência na educação. A Constituição de 1988, válida até hoje, contempla a autonomia religiosa, assegurando a liberdade de crenças e inclusive o direito de não crer, além de reforçar o caráter laico do Estado.
Sobre a laicidade do Estado, assinale a alternativa CORRETA:
A O Estado deve garantir e proteger a liberdade religiosa de cada cidadão, evitando que grupos religiosos exerçam interferência em questões políticas.
B A laicidade é característica dos Estados confessionais que assumem uma posição perante a religião, a qual se traduz em respeito aos credos hegemônicos.
C O Estado laico ou antirreligioso é aquele que trata todos os seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e que não deve dar preferência a indivíduos de certa religião.
D Estado laico, secular ou não confessional é aquele que adota uma religião oficial e no qual não há separação entre o Clero e o Estado, de modo que haja envolvimento entre os assuntos de um e de outro.

O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) é uma associação civil de direito privado, de âmbito nacional, sem vínculo político-partidário, confessional e sindical, sem fins econômicos, que congrega, conforme seu estatuto, pessoas jurídicas e pessoas naturais identificadas com o Ensino Religioso, sem discriminação de qualquer natureza.
Com base no PCNER – Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso, analise as afirmativas a seguir: I- Passou a ter como enfoque o fenômeno religioso. II- Sua finalidade é a releitura do fenômeno religioso, no sentido teológico. III- Passou a ter como substrato as ciências da religião como filosofia, história, sociologia e antropologia da religião. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas I e III estão corretas.

O planejamento é uma das funções básicas da administração de qualquer organização e pessoa, seja no ramo empresarial, educacional ou pessoal, sendo uma ferramenta que possibilita prever problemas e reduzir os impactos que eles trarão. Nesse sentido, podemos afirmar que o planejamento permite que...
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
A Sejam definidas as ações a serem seguidas, analisando o que é mais adequado de acordo com os objetivos.
B Sejam analisados os caminhos e suas chances de sucesso, rumo ao alcance dos objetivos.
C Sejam corrigidas imperfeições nos processos de trabalho, adequando o ambiente interno.
D Sejam organizados os recursos que serão utilizados, identificando pessoas para atribuir tarefas e funções.

No Brasil, em 1930, aconteceram mudanças significativas na relação entre a Igreja e o Estado, principalmente no que se refere ao Ensino Religioso nas escolas públicas.
Sobre a mudança que o Decreto nº 19.941, de abril de 1931, trouxe ao Ensino Religioso, assinale a alternativa CORRETA:
A Excluiu o Ensino Religioso das disciplinas escolares regulares.
B Proibiu o Ensino Religioso no Brasil.
C Promoveu o Ensino Religioso de modo facultativo nos estabelecimentos educacionais tanto a nível primário, como no secundário e no normal.
D Tornou obrigatório o ensino do Catecismo da Doutrina Cristã em todas as escolas.

Leia o trecho a seguir: [...] é efetivado como cristianização por delegação pontifícia, justificando o poder estabelecido. A educação foi implantada e ministrada sob os auspícios dos Jesuítas [...]. O ensino da Religião é questão de cumprimento dos acordos estabelecidos entre a Igreja Católica e o Monarca de Portugal.
Sobre o período da história do Brasil, que demarcaria os primeiros passos de uma educação religiosa em nosso país, que o trecho exposto faz menção, assinale a alternativa CORRETA:
A Período Colonial.
B Período Republicano.
C Período Imperial.
D Período Pré-cabraliano.

Para garantir o sucesso de um planejamento, ele deve seguir uma sequência de ações que são ordenadas de modo a analisar o presente e o futuro, sempre tendo como ponto final nossos objetivos. Sobre o planejamento, assinale a alternativa correta: A) Não podemos definir um plano de ação como o mais adequado, pois os cenários estão em constante mudança. B) Depois de elaborado, o plano de ação deve ser implantado, avaliado e adotadas medidas de correção sempre que necessário. C) Uma vez definido, o plano de ação deve ser implantado e, caso julgado incoerente, deve ser refeito. D) O plano de ação deve considerar apenas o cenário futuro, realizando previsões baseadas na emoção e na razão.

Foram os Jesuítas os precursores do Ensino Religioso no Brasil e os fundadores dos primeiros colégios. No século XVIII, um fato histórico vai tirar dessa ordem religiosa o protagonismo na educação brasileira.
Sobre o fato, assinale a alternativa CORRETA:
A O Marquês de Pombal assume o comando da Companhia de Jesus.
B O governo inglês forçou Portugal a entregar a educação brasileira a missionários anglicanos.
C Os jesuítas são expulsos de Portugal e Colônias.
D Os jesuítas, descontentes com o Governo Geral, abandonam o Brasil.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição. A LDB foi criada em 1961, seguida de uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996.
De acordo com a menção do Ensino Religioso nesses documentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nas três versões da LDB, o Ensino Religioso é apresentado como sendo de matrícula facultativa.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição. A LDB foi criada em 1961, seguida de uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996. FONTE: TOMAZINI, Daniela Aparecida. O ensino religioso na educação pública e o trabalho docente: um estudo no município de Uberlândia/MG a partir da Lei de Diretrizes e Bases 1996/97. 195 f. Dissertação (Ciências Sociais) – Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
De acordo com a menção do Ensino Religioso nesses documentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nas três versões da LDB, o Ensino Religioso é apresentado como sendo de matrícula facultativa. ( ) Nas versão de 1971, o Ensino Religioso seria ministrado no contra turno aos horários normais das escolas públicas. ( ) A LDB de 1961 coloca que o Ensino Religioso seria ministrado sem ônus aos cofres públicos, de acordo com a confissão religiosa do aluno. ( ) Na versão de 1996, o Ensino Religioso seria ofertado apenas em caráter confessional. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – F – V.
B F – V – F – V.
C F – V – V – V.
D V – F – V – F.

Na BNCC cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais ou equivalentes a expectativas de aprendizagem). Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento, entendidos como conteúdos, conceitos e processos, que, por sua olas públicas em seu artigo 176, Inciso V: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas de grau primário e médio”. FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. 1967.
Sobre os dois pontos que suscitaram debates nesse período, da História do Brasil, no que diz respeito ao Ensino Religioso no país, assinale a alternativa CORRETA:
A Remuneração dos professores e não presença do caráter confessional.
B Remuneração dos professores e a presença do caráter prosélito.
C Ecumenismo e caráter prosélito.
D Intolerância religiosa e a presença do caráter confessional.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição. Com a publicação da lei nº 9.475/1997, que alterou o Art. 33 da LDB, o Ensino Religioso é formatado de forma que passa a privilegiar a diversidade religiosa e cultural presente na sociedade.
Sobre a matrícula que a LDB passou a estabelecer para o Ensino Religioso, com a nova redação dada pela Lei nº 9.475, assinale a alternativa CORRETA:
A Obrigatória, parte integrante da formação básica do cidadão e atividade extracurricular das escolas públicas de ensino fundamental.
B Facultativa, parte integrante da formação básica do cidadão e atividade extracurricular das escolas públicas de educação básica.
C Obrigatória, parte integrante da formação básica do cidadão e disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
D Facultativa, parte integrante da formação básica do cidadão e disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

A BNCC, principal documento que embasa o Ensino Religioso, busca problematizar representações sociais preconceituosas sobre o outro, com o intuito de combater a intolerância, a discriminação e a exclusão.
Sobre a melhor definição para intolerância religiosa, assinale a alternativa CORRETA:
A É referente ao livre arbítrio, ao respeito existente, a livre expressão religiosa que ocorre no mundo.
B Nenhuma das alternativas corresponde ao emprego do termo intolerância religiosa.
C É referente à atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade de reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de terceiros.
D É referente à liberdade das religiões como um todo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Além das competências gerais, a BNCC trabalha com competências específicas, no caso do Ensino Fundamental, por área do conhecimento e por componentes curriculares.
De acordo com as competências específicas do Ensino Religioso presentes na BNCC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos a partir de pressupostos teológicos. ( ) Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. ( ) Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver. ( ) Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente. ( ) Não problematizar ou posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso para garantir cultura uma de paz. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – F – V – F.
B F – V – V – V – F.
C V – V – F – F – F.
D F – V – F – V – V.

Será obrigatória a inclusão de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde nos currículos plenos dos estabelecimentos de lº e 2º graus, observado quanto a primeira o disposto no Decreto-Lei n. 369, de 12 de setembro de 1969. Parágrafo único. O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais dos estabelecimentos oficiais de 1º e 2º graus.
Sobre a lei referida, assinale a alternativa CORRETA:
A 5692/1971.
B 9475/1996.
C 4024/1961.
D 9394/1996.

No Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, dos 6 aos 14 anos, a BNCC se organiza por: áreas do conhecimento; competências específicas de área, componentes curriculares e competências específicas do componente. Além disso, é didaticamente traçado para cada componente curricular: unidades temáticas; objetos de conhecimento e habilidades.
Sobre o ano que estes objetos de conhecimento de Ensino Religioso pertencem, assinale a alternativa CORRETA: • Imanência e transcendência. • Vida e morte. • Princípios e valores éticos.
A 6º Ano.
B 9º Ano.
C 1º Ano.
D 2º Ano.

Nos primeiros anos da República predominou o ensino laico na escola pública. Assumindo em 1930, Getúlio Vargas ficou à frente do Estado brasileiro por 15 anos consecutivos. A partir de 1931, a história do Ensino Religioso no Brasil passa a viver uma nova fase.
Sobre o fato responsável pela mudança, assinale a alternativa CORRETA:
A Um decreto de Getúlio Vargas reintroduz o Ensino Religioso nas escolas públicas, em caráter facultativo.
B Durante a Semana da Arte Moderna de São Paulo, a intelectualidade modernista pressiona o governo pela obrigatoriedade do Ensino Religioso em todas as escolas.
C Um decreto de Getúlio Vargas reintroduz o Ensino Religioso nas escolas públicas e confessionais, em caráter obrigatório.
D Intelectuais forçam o governo Vargas a banir o Ensino Religioso nas escolas públicas.

Com a Proclamação da República em 1889, o Estado assume uma postura laica, isto é, passa a não professar nenhuma crença em particular e desvincula a religião de qualquer interferência na educação. A Constituição de 1988, válida até hoje, contempla a autonomia religiosa, assegurando a liberdade de crenças e inclusive o direito de não crer, além de reforçar o caráter laico do Estado.
Sobre a laicidade do Estado, assinale a alternativa CORRETA:
A O Estado deve garantir e proteger a liberdade religiosa de cada cidadão, evitando que grupos religiosos exerçam interferência em questões políticas.
B A laicidade é característica dos Estados confessionais que assumem uma posição perante a religião, a qual se traduz em respeito aos credos hegemônicos.
C O Estado laico ou antirreligioso é aquele que trata todos os seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e que não deve dar preferência a indivíduos de certa religião.
D Estado laico, secular ou não confessional é aquele que adota uma religião oficial e no qual não há separação entre o Clero e o Estado, de modo que haja envolvimento entre os assuntos de um e de outro.

O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) é uma associação civil de direito privado, de âmbito nacional, sem vínculo político-partidário, confessional e sindical, sem fins econômicos, que congrega, conforme seu estatuto, pessoas jurídicas e pessoas naturais identificadas com o Ensino Religioso, sem discriminação de qualquer natureza.
Com base no PCNER – Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso, analise as afirmativas a seguir: I- Passou a ter como enfoque o fenômeno religioso. II- Sua finalidade é a releitura do fenômeno religioso, no sentido teológico. III- Passou a ter como substrato as ciências da religião como filosofia, história, sociologia e antropologia da religião. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa III está correta.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas I e III estão corretas.

O planejamento é uma das funções básicas da administração de qualquer organização e pessoa, seja no ramo empresarial, educacional ou pessoal, sendo uma ferramenta que possibilita prever problemas e reduzir os impactos que eles trarão. Nesse sentido, podemos afirmar que o planejamento permite que...
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
A Sejam definidas as ações a serem seguidas, analisando o que é mais adequado de acordo com os objetivos.
B Sejam analisados os caminhos e suas chances de sucesso, rumo ao alcance dos objetivos.
C Sejam corrigidas imperfeições nos processos de trabalho, adequando o ambiente interno.
D Sejam organizados os recursos que serão utilizados, identificando pessoas para atribuir tarefas e funções.

No Brasil, em 1930, aconteceram mudanças significativas na relação entre a Igreja e o Estado, principalmente no que se refere ao Ensino Religioso nas escolas públicas.
Sobre a mudança que o Decreto nº 19.941, de abril de 1931, trouxe ao Ensino Religioso, assinale a alternativa CORRETA:
A Excluiu o Ensino Religioso das disciplinas escolares regulares.
B Proibiu o Ensino Religioso no Brasil.
C Promoveu o Ensino Religioso de modo facultativo nos estabelecimentos educacionais tanto a nível primário, como no secundário e no normal.
D Tornou obrigatório o ensino do Catecismo da Doutrina Cristã em todas as escolas.

Leia o trecho a seguir: [...] é efetivado como cristianização por delegação pontifícia, justificando o poder estabelecido. A educação foi implantada e ministrada sob os auspícios dos Jesuítas [...]. O ensino da Religião é questão de cumprimento dos acordos estabelecidos entre a Igreja Católica e o Monarca de Portugal.
Sobre o período da história do Brasil, que demarcaria os primeiros passos de uma educação religiosa em nosso país, que o trecho exposto faz menção, assinale a alternativa CORRETA:
A Período Colonial.
B Período Republicano.
C Período Imperial.
D Período Pré-cabraliano.

Para garantir o sucesso de um planejamento, ele deve seguir uma sequência de ações que são ordenadas de modo a analisar o presente e o futuro, sempre tendo como ponto final nossos objetivos. Sobre o planejamento, assinale a alternativa correta: A) Não podemos definir um plano de ação como o mais adequado, pois os cenários estão em constante mudança. B) Depois de elaborado, o plano de ação deve ser implantado, avaliado e adotadas medidas de correção sempre que necessário. C) Uma vez definido, o plano de ação deve ser implantado e, caso julgado incoerente, deve ser refeito. D) O plano de ação deve considerar apenas o cenário futuro, realizando previsões baseadas na emoção e na razão.

Foram os Jesuítas os precursores do Ensino Religioso no Brasil e os fundadores dos primeiros colégios. No século XVIII, um fato histórico vai tirar dessa ordem religiosa o protagonismo na educação brasileira.
Sobre o fato, assinale a alternativa CORRETA:
A O Marquês de Pombal assume o comando da Companhia de Jesus.
B O governo inglês forçou Portugal a entregar a educação brasileira a missionários anglicanos.
C Os jesuítas são expulsos de Portugal e Colônias.
D Os jesuítas, descontentes com o Governo Geral, abandonam o Brasil.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição. A LDB foi criada em 1961, seguida de uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996.
De acordo com a menção do Ensino Religioso nesses documentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nas três versões da LDB, o Ensino Religioso é apresentado como sendo de matrícula facultativa.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição. A LDB foi criada em 1961, seguida de uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996. FONTE: TOMAZINI, Daniela Aparecida. O ensino religioso na educação pública e o trabalho docente: um estudo no município de Uberlândia/MG a partir da Lei de Diretrizes e Bases 1996/97. 195 f. Dissertação (Ciências Sociais) – Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
De acordo com a menção do Ensino Religioso nesses documentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nas três versões da LDB, o Ensino Religioso é apresentado como sendo de matrícula facultativa. ( ) Nas versão de 1971, o Ensino Religioso seria ministrado no contra turno aos horários normais das escolas públicas. ( ) A LDB de 1961 coloca que o Ensino Religioso seria ministrado sem ônus aos cofres públicos, de acordo com a confissão religiosa do aluno. ( ) Na versão de 1996, o Ensino Religioso seria ofertado apenas em caráter confessional. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – F – V.
B F – V – F – V.
C F – V – V – V.
D V – F – V – F.

Na BNCC cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais ou equivalentes a expectativas de aprendizagem). Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento, entendidos como conteúdos, conceitos e processos, que, por sua olas públicas em seu artigo 176, Inciso V: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas de grau primário e médio”. FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. 1967.
Sobre os dois pontos que suscitaram debates nesse período, da História do Brasil, no que diz respeito ao Ensino Religioso no país, assinale a alternativa CORRETA:
A Remuneração dos professores e não presença do caráter confessional.
B Remuneração dos professores e a presença do caráter prosélito.
C Ecumenismo e caráter prosélito.
D Intolerância religiosa e a presença do caráter confessional.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição. Com a publicação da lei nº 9.475/1997, que alterou o Art. 33 da LDB, o Ensino Religioso é formatado de forma que passa a privilegiar a diversidade religiosa e cultural presente na sociedade.
Sobre a matrícula que a LDB passou a estabelecer para o Ensino Religioso, com a nova redação dada pela Lei nº 9.475, assinale a alternativa CORRETA:
A Obrigatória, parte integrante da formação básica do cidadão e atividade extracurricular das escolas públicas de ensino fundamental.
B Facultativa, parte integrante da formação básica do cidadão e atividade extracurricular das escolas públicas de educação básica.
C Obrigatória, parte integrante da formação básica do cidadão e disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
D Facultativa, parte integrante da formação básica do cidadão e disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

A BNCC, principal documento que embasa o Ensino Religioso, busca problematizar representações sociais preconceituosas sobre o outro, com o intuito de combater a intolerância, a discriminação e a exclusão.
Sobre a melhor definição para intolerância religiosa, assinale a alternativa CORRETA:
A É referente ao livre arbítrio, ao respeito existente, a livre expressão religiosa que ocorre no mundo.
B Nenhuma das alternativas corresponde ao emprego do termo intolerância religiosa.
C É referente à atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade de reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de terceiros.
D É referente à liberdade das religiões como um todo.

Prévia do material em texto

ME AJUDE A TE AJUDAR
CURTA O MEU MATERIAL
A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Além das competências gerais, a BNCC trabalha com competências específicas, no caso do Ensino Fundamental, por área do conhecimento e por componentes curriculares. De acordo com as competências específicas do Ensino Religioso presentes na BNCC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos a partir de pressupostos teológicos. ( ) Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios. ( ) Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver. ( ) Analisar as relações entre as tradições religiosas e os campos da cultura, da política, da economia, da saúde, da ciência, da tecnologia e do meio ambiente. ( ) Não problematizar ou posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso para garantir cultura uma de paz. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V – F – F – V – F.
B
 F – V – V – V – F.
C
 V – V – F – F – F.
 
D
 F – V – F – V – V.
2 Será obrigatória a inclusão de Educação Moral e Cívica, Educação Física, Educação Artística e Programas de Saúde nos currículos plenos dos estabelecimentos de lº e 2º graus, observado quanto a primeira o disposto no Decreto-Lei n. 369, de 12 de setembro de 1969. Parágrafo único. O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais dos estabelecimentos oficiais de 1º e 2º graus. Sobre a lei referida, assinale a alternativa CORRETA:
A
 5692/1971.
B
 9475/1996.
C
 4024/1961.
D
 9394/1996.
3 No Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, dos 6 aos 14 anos, a BNCC se organiza por: áreas do conhecimento; competências específicas de área, componentes curriculares e competências específicas do componente. Além disso, é didaticamente traçado para cada componente curricular: unidades temáticas; objetos de conhecimento e habilidades. Sobre o ano que estes objetos de conhecimento de Ensino Religioso pertencem, assinale a alternativa CORRETA: • Imanência e transcendência. • Vida e morte. • Princípios e valores éticos.
A
 6º Ano.
B
 9º Ano.
C
 1º Ano.
D
 2º Ano.
4Nos primeiros anos da República predominou o ensino laico na escola pública. Assumindo em 1930, Getúlio Vargas ficou à frente do Estado brasileiro por 15 anos consecutivos. A partir de 1931, a história do Ensino Religioso no Brasil passa a viver uma nova fase. Sobre o fato responsável pela mudança, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Um decreto de Getúlio Vargas reintroduz o Ensino Religioso nas escolas públicas, em caráter facultativo.
B
 Durante a Semana da Arte Moderna de São Paulo, a intelectualidade modernista pressiona o governo pela obrigatoriedade do Ensino Religioso em todas as escolas.
C
 Um decreto de Getúlio Vargas reintroduz o Ensino Religioso nas escolas públicas e confessionais, em caráter obrigatório.
D
 Intelectuais forçam o governo Vargas a banir o Ensino Religioso nas escolas públicas.
5 Com a Proclamação da República em 1889, o Estado assume uma postura laica, isto é, passa a não professar nenhuma crença em particular e desvincula a religião de qualquer interferência na educação. A Constituição de 1988, válida até hoje, contempla a autonomia religiosa, assegurando a liberdade de crenças e inclusive o direito de não crer, além de reforçar o caráter laico do Estado. Sobre a laicidade do Estado, assinale a alternativa CORRETA:
A
 O Estado deve garantir e proteger a liberdade religiosa de cada cidadão, evitando que grupos religiosos exerçam interferência em questões políticas.
B
 A laicidade é característica dos Estados confessionais que assumem uma posição perante a religião, a qual se traduz em respeito aos credos hegemônicos.
C
 O Estado laico ou antirreligioso é aquele que trata todos os seus cidadãos igualmente, independentemente de sua escolha religiosa, e que não deve dar preferência a indivíduos de certa religião.
 
D
 Estado laico, secular ou não confessional é aquele que adota uma religião oficial e no qual não há separação entre o Clero e o Estado, de modo que haja envolvimento entre os assuntos de um e de outro.
6
O planejamento deve ser realizado seguindo uma sequência de passos. O primeiro passo é a definição dos objetivos, ou seja, onde se deseja chegar. Em paralelo, deve-se analisar a situação atual, verificando onde se está e o que precisa ser feito para atingir o objetivo. A etapa que ocorre paralelamente à definição dos objetivos, chama-se...
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: 
A
Diagnóstico.
B
Oportunidades.
C
Ameaças.
D
Estratégia.
7 Com a chegada do período de redemocratização, muita esperança começou a ser vivida pela sociedade brasileira. Durante as décadas de 1980 e 1990, grandes mu¬danças aconteceram no panorama social, político e cultural do país. Com a pro¬mulgação da Constituição Federal de 1988, conhecida como “Constituição Cida¬dã”, e a aprovação da Lei nº 9.394 (BRASIL, 1996), novos rumos passaram a definir diretrizes e bases que regem a educação nacional, modificando as estruturas e o funcionamento escolar e, consequentemente, o Ensino Religioso. Em tese, com esse processo de abertura política e social, o Ensino Religioso também poderia se constituir como um elemento emancipador, pois a escola, como uma instituição “autônoma”, com seus próprios princípios e objetivos, da¬ria as condições necessárias para que o conhecimento religioso fosse além da “catequese”. Não é mais compatível com o mundo contemporâneo compreen¬der um currículo escolar que doutrine seus alunos, hoje a busca é por conduzir uma visão mais ampla do ser humano. Com a publicação Lei nº 9.475/1997, que alterou o Art. 33 da LDB, o Ensino Reli¬gioso é formatado de forma que passa a privilegiar a diversidade religiosa e cultu¬ral presente na sociedade. FONTE: BORIN, Luiz Claudio. História do Ensino Religioso no Brasil. 1º Ed. Santa Maria, RS: UFMS, 2018. Com base no Ensino Religioso e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 1996 e a Lei nº 9.475 de 97 que deu nova redação ao artigo 33 da LDB, analise as afirmativas a seguir: I- Alguns meses depois da promulgação da LDB, foi alterado o seu artigo 33 que trata do Ensino Religioso. II- Em vista da mencionada alteração da LDB, o Ensino Religioso deixou de constar da grade curricular do Ensino Básico. III- Com a alteração do artigo 33 da LDB, o Ensino Religioso passou a ser definido como disciplina de caráter científico. Assinale a alternativa CORRETA:
A
 As afirmativas II e III estão corretas.
B
 As afirmativas I e II estão corretas.
C
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
D
 As afirmativas I e III estão corretas.
8 O Ensino Religioso é um componente curricular das escolas públicas. Está inserido no contexto da educação pela Constituição Federal de 1988; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 1996, Lei nº 9.475 de 97 que deu nova redação ao artigo 33 da LDB e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base no Ensino Religioso no Brasil, conforme a legislação em vigor, analise as afirmativas a seguir: I- É parte integrante da formação básica do cidadão. II- Constitui disciplina nos contraturnos das escolas públicas de ensino fundamental. III- Deve respeitar a diversidade cultural e religiosa. IV- É vedada qualquer forma de proselitismo. Assinale a alternativa CORRETA:
A
 As afirmativas I e II estão corretas.
B
 As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C
 As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
9 O Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) é uma associação civil de direito privado, de âmbito nacional, sem vínculo político-partidário, confessional e sindical, sem fins econômicos, que congrega, conforme seuestatuto, pessoas jurídicas e pessoas naturais identificadas com o Ensino Religioso, sem discriminação de qualquer natureza. Fundado em 26 de setembro 1995, em Florianópolis/SC. A FONAPER em sua terceira sessão que aconteceu em São Paulo, em 1997, elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER). FONTE: FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Religioso. São Paulo, SP: Ave Maria, 1997. Com base no PCNER – Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso, analise as afirmativas a seguir: I- Passou a ter como enfoque o fenômeno religioso. II- Sua finalidade é a releitura do fenômeno religioso, no sentido teológico. III- Passou a ter como substrato as ciências da religião como filosofia, história, sociologia e antropologia da religião. Assinale a alternativa CORRETA:
A
 Somente a afirmativa III está correta.
B
 As afirmativas II e III estão corretas.
C
 Somente a afirmativa II está correta.
D
 As afirmativas I e III estão corretas.
10
O planejamento é uma das funções básicas da administração de qualquer organização e pessoa, seja no ramo empresarial, educacional ou pessoal, sendo uma ferramenta que possibilita prever problemas e reduzir os impactos que eles trarão. Nesse sentido, podemos afirmar que o planejamento permite que...
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: 
A
Sejam organizados os recursos que serão utilizados, identificando pessoas para atribuir tarefas e funções.
B
Sejam definidas as ações a serem seguidas, analisando o que é mais adequado de acordo com os objetivos.
C
Sejam corrigidas imperfeições nos processos de trabalho, adequando o ambiente interno.
D
Sejam analisados os caminhos e suas chances de sucesso, rumo ao alcance dos objetivos.
11 No Brasil, em 1930, aconteceram mudanças significativas na relação entre a Igreja e o Estado, principalmente no que se refere ao Ensino Religioso nas escolas públicas. No governo de Getúlio Vargas, a Igreja Católica aproximou-se do governo. FONTE: BORIN, Luiz Claudio. História do Ensino Religioso no Brasil. 1º Ed. Santa Maria, RS: UFMS, 2018. Sobre a mudança que o Decreto nº 19.941, de abril de 1931, trouxe ao Ensino Religioso, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Excluiu o Ensino Religioso das disciplinas escolares regulares.
B
Proibiu o Ensino Religioso no Brasil.
 
C
 Promoveu o Ensino Religioso de modo facultativo nos estabelecimentos educacionais tanto a nível primário, como no secundário e no normal.
D
 Tornou obrigatório o ensino do Catecismo da Doutrina Cristã em todas as escolas.
12 Leia o trecho a seguir: [...] é efetivado como cristianização por delegação pontifícia, justificando o poder estabelecido. A educação foi implantada e ministrada sob os auspícios dos Jesuítas [...]. O ensino da Religião é questão de cumprimento dos acordos es¬tabelecidos entre a Igreja Católica e o Monarca de Portugal. As leis, decretos e instruções em geral põem em primeiro plano a evangelização dos gentios. O caráter disciplinador de toda Ca¬tequese concorre para a transmissão de uma cultura que visa à adesão ao catolicismo. FONTE: JUNQUEIRA, S. R.; OLIVEIRA, L. B. A construção histórica de um componente curri-cular brasileiro: o ensino religioso. 1998. Sobre o período da história do Brasil, que demarcaria os primeiros passos de uma educação religiosa em nosso país, que o trecho exposto faz menção, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Período Colonial.
B
 Período Republicano.
C
 Período Imperial.
D
 Período Pré-cabraliano.
13
Para garantir o sucesso de um planejamento, ele deve seguir uma sequência de ações que são ordenadas de modo a analisar o presente e o futuro, sempre tendo como ponto final nossos objetivos.
 
Sobre o planejamento, assinale a alternativa correta:
A
O plano de ação deve considerar apenas o cenário futuro, realizando previsões baseadas na emoção e na razão.
B
Não podemos definir um plano de ação como o mais adequado, pois os cenários estão em constante mudança.
C
Depois de elaborado, o plano de ação deve ser implantado, avaliado e adotadas medidas de correção sempre que necessário.
D
Uma vez definido, o plano de ação deve ser implantado e, caso julgado incoerente, deve ser refeito.
14 Foram os Jesuítas os precursores do Ensino Religioso no Brasil e os fundadores dos primeiros colégios. No século XVIII, um fato histórico vai tirar dessa ordem religiosa o protagonismo na educação brasileira. Sobre o fato, assinale a alternativa CORRETA:
A
 O Marquês de Pombal assume o comando da Companhia de Jesus.
B
 O governo inglês forçou Portugal a entregar a educação brasileira a missionários anglicanos.
C
 Os jesuítas são expulsos de Portugal e Colônias.
D
 Os jesuítas, descontentes com o Governo Geral, abandonam o Brasil.
15
Tanto as empresas como as famílias podem elaborar um planejamento para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. No planejamento, são estabelecidas ações baseadas em estudos dos ambientes interno e externo. Sobre o planejamento e suas características, analise as sentenças que seguem:
 
I – O planejamento deve ser um processo rígido, no qual as ações não podem ser alteradas.
II – O planejamento é um processo dinâmico, pois novos objetivos podem ser inseridos.
III – O planejamento deve ser fundamentado em aspectos emocionais e informações concretas.
IV – O planejamento tem como objetivo melhorar o desempenho e antecipar situações.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
A
As sentenças II e III, estão corretas.
B
As sentenças I e IV, estão corretas.
C
As sentenças II e IV, estão corretas.
D
As sentenças I e III, estão corretas.
16 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição. A LDB foi criada em 1961, seguida de uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação da mais recente em 1996. FONTE: TOMAZINI, Daniela Aparecida. O ensino religioso na educação pública e o trabalho docente: um estudo no município de Uberlândia/MG a partir da Lei de Diretrizes e Bases 1996/97. 195 f. Dissertação (Ciências Sociais) – Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Universidade federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. De acordo com a menção do Ensino Religioso nesses documentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nas três versões da LDB, o Ensino Religioso é apresentado como sendo de matrícula facultativa. ( ) Nas versão de 1971, o Ensino Religioso seria ministrado no contra turno aos horários normais das escolas públicas. ( ) A LDB de 1961 coloca que o Ensino Religioso seria ministrado sem ônus aos cofres públicos, de acordo com a confissão religiosa do aluno. ( ) Na versão de 1996, o Ensino Religioso seria ofertado apenas em caráter confessional. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
 V – F – F – V.
B
 F – V – F – V.
C
 F – V – V – V.
D
 V – F – V – F.
17 Na BNCC cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais ou equivalentes a expectativas de aprendizagem). Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento, entendidos como conteúdos, conceitos e processos, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas. Sobre as unidades temáticas propostas, para o Ensino Religioso, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Religiosidade; cultura; sexualidade; vocação e cidadania e ética.
B
 Religiões, escrituras sagradas, teorias do conhecimento, ritos e ethos.
C
 Identidades e alteridades; manifestações religiosas; crenças religiosas e filosofias de vida.
D
 Cultura e religiões; ritos e símbolos; epistemologia do sagrado; ética e moral; cidadania. 
 
 
18 A Constituição Federal de 24 de janeiro de 1967 assim se referia ao Ensino Religioso nas escolas públicas em seu artigo 176, Inciso V: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas de grau primário e médio”. FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1967. 1967. Sobreos dois pontos que suscitaram debates nesse período, da História do Brasil, no que diz respeito ao Ensino Religioso no país, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Remuneração dos professores e não presença do caráter confessional.
 
B
 Remuneração dos professores e a presença do caráter prosélito.
C
 Ecumenismo e caráter prosélito.
D
 Intolerância religiosa e a presença do caráter confessional.
19 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição. Com a publicação da lei nº 9.475/1997, que alterou o Art. 33 da LDB, o Ensino Reli¬gioso é formatado de forma que passa a privilegiar a diversidade religiosa e cultu¬ral presente na sociedade. Sobre a matrícula que a LDB passou a estabelecer para o Ensino Religioso, com a nova redação dada pela Lei nº 9.475, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Obrigatória, parte integrante da formação básica do cidadão e atividade extracurricular das escolas públicas de ensino fundamental.
 
B
 Facultativa, parte integrante da formação básica do cidadão e atividade extracurricular das escolas públicas de educação básica.
C
 Obrigatória, parte integrante da formação básica do cidadão e disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
D
 Facultativa, parte integrante da formação básica do cidadão e disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.
20 A BNCC, principal documento que embasa o Ensino Religioso, busca problematizar representações sociais preconceituosas sobre o outro, com o intuito de combater a intolerância, a discriminação e a exclusão. Sobre a melhor definição para intolerância religiosa, assinale a alternativa CORRETA:
A
 É referente ao livre arbítrio, ao respeito existente, a livre expressão religiosa que ocorre no mundo.
B
 Nenhuma das alternativas corresponde ao emprego do termo intolerância religiosa.
 
C
 É referente à atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade de reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de terceiros.
D
 É referente à liberdade das religiões como um todo.

Mais conteúdos dessa disciplina