Buscar

Diabetes Mellitus: Tipos, Efeitos da Insulina e Complicações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bioquímica 
Quais as características básicas que diferenciam o Diabetes Mellitus tipo 1 e 2?
O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença auto imune que faz com que o pâncreas pare totalmente de produzir insulina, sendo necessário o paciente fazer o uso de insulina. Já a tipo 2 o pâncreas produz insulina, porem em pouca quantidade, ou podendo também não ser metabolizada, e com isso, o paciente precisa fazer o uso de medicamentos para manter a glicose. Diabetes tipo 2 pode vir a desenvolver para tipo 1.
Cite os efeitos do hormônio insulina sobre o fígado, os músculos e sobre o tecido adiposo.
O efeito da insulina no fígado promove a glicogênese, aumenta a síntese de ácidos graxos, triglicerídeos, colesterol, VLDL e a síntese de proteínas, inibe a glicogenólise, cetogênese e a gliconeogênese.
Músculo ocorre o aumento da captação da glicose, estimula as enzimas, promove a glicogênese e inibe a ação do glicogênio fosforilase.
Já no tecido adiposo promove a deposição dos triglicerídeos, ocorre o aumento do transporte de glicose para os adipócitos e a inibição da lipólise intracelular, ou seja, a quebra do triglicerídeo.
Cite 4 hormônios hiperglicemiante.
Glucagon, GH (somatropina), glicocorticóides, tiroxina (T4).
Quais os critérios diagnósticos atuais para o Diabetes Mellitus?
Para os critérios de diagnóstico de diabetes mellitus é necessário à realização do teste de glicemia em jejum (maior 126mg/dL), glicemia no TTOG (pós destrozol - maior que 200mg/dL), glicemia casual ( maior que 200mg/dL) e A1C (maior 6,5%), valores positivos para diabetes. Incluem também testes de glicemia normal (glicemia jejum menor que 100mg/dL e na glicemia TTOG menor que 140mg/dL), glicose de jejum alterada (glicemia jejum maior que 100mg/dL, menor que 126mg/dL e na glicemia no TTOG menor que 140mg/dL), tolerância diminuída a glicose (glicemia de jejum menor que 126mg/dL e glicemia do TTOG maior que 140mg/dL e menor que 200mg/dL). Caso o paciente esteja com alterações ou em casos duvidosos a dosagem dos auto anticorpos específicos da diabetes tipo 1, sendo eles o ICA e o anti-GAD se positivar de um ou mais deles o diagnostico tipo 1 se confirma. 
Explique porque ocorrem as complicações cônicas agudas e crônicas do diabetes Mellitus.
As complicações agudas são causadas por:
- Hipoglicemia que ocorre quando a glicemia está maior que 45mg/dL e em pacientes tratado com insulina ou pacientes que tomam sulfoniluréias, se da pelo atraso na ingestão da refeição ou exercício não habitual. 
- Cetoacidose diabética, ou seja, hiperglicemia responsável por levar a uma diurese osmótica que leva a depleção do volume intravascular, diminuindo assim, o fluxo plasmático renal oque leva a uma diminuição da excreção da glicose. E caso houver uma hiperosmolaridade leva a uma depressão no sistema nervoso central e até ao coma. 
- Corpos cetônicos que leva a uma diminuição do pH e este é responsável pela a saída de potássio do meio intracelular para o extracelular, oque pode levar a um quadro de coma hiperosmolar causado pela hiperglicemia. 
- Coma hiperosmolar não cetótico que está relacionado com a hiperglicemia acentuada, hiperosmolaridade e desidratação na ausência de cetose, geralmente ocorre em pacientes diabéticos do tipo 2.
Já as complicações crônicas na DM são causada por complicações nos microvasos oque acomete pequenos vasos e arteríolas, responsável pela retinopatia, nefropatia e neuropatia diabética. Inclui também as complicações nos macrovasculares, ou seja, doença causada nos grandes vasos, aterosclerose acelerada, responsável pela cardiopatia e doença cerebrovascular. E por fim, complicações nos tecidos não não sulino dependentes, ou seja, nervos periféricos, cérebro, cristalino, fígado, rins e hemácias oque ocorre uma concentração de glicose no interior dessas células. 
As complicações crônicas são decorrente ao excesso de glicose que é metabolizado por via secundária, com formação de sorbitol e frutoses, que ficam retidos dentro da célula com retenção de água. O acumulo destes açucares leva a uma hiperosmose intracelular.
Cite os testes clínicos que podem ser solicitados para o diagnóstico de Diabetes Mellitus e os exames para monitorar as complicações crônicas do Diabetes Mellitus.
Diagnóstico de diabetes: Glicemia em jejum, glicemia aleatória, hemoglobina glicada, glicemia pós sobrecarga. 
Exames para monitoramento de complicações: glicemia pós prandiais, frutosamina, glicohemoglobina, glicemia capilar, Glicemia em jejum, glicosúria, cetonúria e microalbuminúria.

Outros materiais