Buscar

AV2 direito internacional ONU

Prévia do material em texto

ONU e a proteção de refugiados e migrantes em travessias perigosas.
1 INTRODUÇÃO
A Organização das Nações Unidas é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundial, ou seja, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. Entre suas ações, há o apelo que a ONU faz para melhorar proteção de refugiados e migrantes em travessias perigosas.
Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) pediu 412 milhões de dólares para ajudar a melhorar a proteção de refugiados e migrantes que cruzam o Deserto do Saara e o Mar Mediterrâneo, bem como para apoiar países europeus que prestam assistência a solicitante de asilo. 
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Nos seis primeiros meses de 2017, mais de 2.171 refugiados e migrantes morreram ou estão desaparecidos no Mediterrâneo, enquanto comunicado do UNICEF criticou medidas na Itália que podem piorar ainda mais a situação de resgate. 
3 OBJETIVO
Este trabalho é uma análise da importância da ONU em relação aos refugiados e migrantes. O objetivo geral inserido nesse trabalho é enxergamos o que acontece nas fronteiras, a história por trás das fugas, os problemas que os refugiados enfrentam, e o que a ONU e os países que prestam asilo fazem sobre isso.
4 DESENVOLVIMENTO
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) alertou que cerca de 80% das migrantes nigerianas que chegam à Europa pela costa da Itália são vítimas potenciais do tráfico sexual, destacando os níveis “chocantes” de abuso e violência enfrentados por meninas e mulheres da Nigéria. 
Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) pediu, em meados de julho de 2017, cerca de 412 milhões de dólares para ajudar a melhorar a proteção de refugiados e migrantes que cruzam o Deserto do Saara e o Mar Mediterrâneo, bem como para apoiar países europeus que prestam assistência a solicitantes de asilo. 
Os recursos serão usados para aumentar o alerta dos riscos da migração irregular, apoiar mecanismos de aplicação da lei, enfrentar o tráfico humano e garantir assistência humanitária àqueles que forem resgatados no mar. 
O pedido foi elaborado levando em consideração apelos anteriores, como o Plano Regional de Resposta aos Refugiados e Migrantes para a Europa de 2017, e as necessidades relacionadas aos refugiados na Líbia e estimadas em 62,4 milhões de dólares, apresentadas no apelo específico pela Líbia em maio de 2017. 
Histórias de refugiados nos faz compreender a importância da cooperação internacional para garantir proteção e tratamento humanitário para todas as pessoas em todos os pontos de suas rotas, afirmou Volker Türk, alto-comissário assistente para Proteção do ACNUR. 
O retrocesso em medidas protetivas na Itália com milhares de refugiados e migrantes sendo retirados – com ou sem vida – do Mar Mediterrâneo todas as semanas, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertou, em 18 de julho, que o código de conduta proposto pelo governo italiano para organizações não governamentais (ONGs) que realizam operações de busca e resgate poderia colocar muitas vidas em risco, especialmente de crianças. 
De acordo com a agência da ONU, o código limitaria os movimentos e operações dos navios de resgate no Mediterrâneo Central, dando prioridade à aplicação da lei e aos objetivos de segurança e, assim, impedindo o trabalho de salvar crianças do afogamento. 
No documento, a OIM enfatiza a situação de pessoas assistidas pela agência e exige uma ação urgente contra o “mercado” onde estão inseridas essas vítimas, bem como o que se chama de uma “demanda crescente” para serviços sexuais pagos. 
De acordo com a agência da ONU, nos últimos três anos seu escritório na Itália testemunhou um aumento de quase 600% no número de potenciais vítimas de tráfico sexual que chegam à Itália pelo mar.
5 METODOLOGIA
A pesquisa foi exploratória com abordagem qualitativa, onde visa explorar o tema e seus conflitos. Para a elaboração e alcançar o objetivo deste trabalho, foi realizada uma coleta de dados, tal coleta foi feita por pesquisas, tendo como ferramenta sites e artigos científicos de livre acesso.
6 CONCLUSÃO
	Por fim, tivemos uma breve noção do que acontece ao redor do mundo, dos problemas ligados as fronteiras e aos refugiados. O assunto ainda não é muito discutido por todos, porém, deveria, porque é um assunto muito importante e humanitário, são coisas que acontecem em nosso mundo e ainda não temos noção do tamanho desse problema e o quanto afeta direta e indiretamente inúmeros países e economias. A situação é crítica e muito triste, se torna desesperador, e fechar os olhos para isso não será a solução. Se o mundo fosse mais humano de verdade, a ONU seria necessária somente para nos guiar em nossas ações, pois o que nos falta é consciência e empatia pelos outros.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A ONU e os refugiados. Nações Unidas Brasil, [s.d]. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/refugiados/>. Acesso em: 13 de jun. de 2020.
ARTIGO: estamos com os refugiados. Nações Unidas Brasil, 20 de jun. de 2018. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/artigo-estamos-com-refugiados/>. Acesso em 13 de jun. de 2020.
ONU faz apelo para melhorar proteção de refugiados e migrantes em travessias perigosas. Nações Unidas Brasil, 25 de jul. de 2017. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/onu-faz-apelo-para-melhorar-protecao-de-refugiados-e-migrantes-em-travessias-perigosas/>. Acesso em: 13 de jun. de 2020.

Continue navegando