Buscar

REFUGIADOS E AS AÇÕES DA ONUASPECTOS GERAIS E FORMAS DE PROTEÇÃO

Prévia do material em texto

REFUGIADOS E AS AÇÕES DA ONU
ASPECTOS GERAIS E FORMAS DE PROTEÇÃO
FILHO, Sérgio Santos da Costa[footnoteRef:2]. [2: 	Acadêmico de Direito pela Universidade Veiga de Almeida. E-mail: sergio.aloe@hotmail.com] 
Palavras-chave: 1. ONU. 2. Conflitos armados 3. Tropas de Paz 4. Palavra-chave 
INTRODUÇÃO
		
	Em todo o mundo há diversos países enfrentando dificuldades, sendo as mais comuns as de cunho econômico, como corre na Venezuela, e outras crises ainda mais graves como os casos de conflitos armados, que geram ainda mais terror, pobreza e morte.
	Na contramão da guerra temos a ONU – Organização das Nações Unidas, organização criada em 24 de Outubro de 1945, após a 2ª guerra mundial, com o objetivo de promover a paz e a cooperação pacífica entre os países. 
	Quando um país é tomado por alguma dessas tragédias, torna-se impossível prosperar, por isso todos os anos milhares de pessoas deixam seus países em busca de um lugar onde possam ter uma vida digna.
Apesar de pouco ou nada noticiado, nesse exato momento temos diversos conflitos armados acontecendo, dizimando famílias e devastando países. Vejamos. A guerra de Israel/Palestina, teve início em 1948, é responsável por mais de 8.000 mortes. Parece muito, e é. Mas, apesar de ser um dos conflitos ativos mais antigos hoje, esse número é uma fração dos outros. Para se ter ideia, o conflito da Síria teve início em 2011 e gerou 470.000 mortes e 5,6 milhões de refugiados no exterior, no Iêmem foram mortas mais de 60.900 pessoas, e 8,4 milhões vivem sob situação de fome extrema, mas sem dúvida um dos conflitos menos divulgados é também aquele que gera mais espanto. O conflito da República Democrática do Congo teve início em 1998 e gerou mais de 5.4 milhões de mortes, além do deslocamento interno de 2.7 milhões e ao refúgio no exterior de não menos que 450.000 pessoas. 
	A ONU foi criada no momento mais perturbador da história da Humanidade, a 2a grande guerra. Seu principal objetivo é justamente evitar a guerra, garantir a paz, a cooperação e convivência pacífica entre os países. Se até o momento não houve uma 3a Guerra Mundial, é graças à ONU, sem dúvidas, pois a ONU tem o poder de intervir nesses conflitos menores, evitando que tomem grandes proporções, para isso a ONU dispõe de um corpo militar, as chamadas tropas de paz cumprem missões de paz com objetivo de restruturar os países e findar com os conflitos, trabalhando ainda por uma paz duradoura.
QUEM É CONSIDERADO REFUGIADO E DE ONDE ELES VEM
Segundo a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados, refugiados são aqueles que deixam seus países em razão do medo de serem perseguidos, torturados e mortos por questões ligadas à religião, raça, nacionalidade, grupo social, pinião política ou por graves violações aos Direitos Humanos. Estima-se que hajam cerca de 70,8 milhões de pessoas em todo mundo que vivam em situação de refúgio, destas, 11 mil estão no Brasil. Ademais, ressalta-se que com a grave crise na Venezuela, o Brasil teve, em 2018, mais 80 mil solicitações de refúgio, das quais 61.681 foram de venezuelanos.
Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), nos dias de hoje mais de 2/3 dos refugiados em todo mundo são provenientes de 5 países, quais sejam: Síria, com 6,7 milhões de refugiados; Afeganistão com2,7 milhões de refugiados; Sudão do Sul, com 2,3 milhões de refugiados; Mianmar, com 1,1 milhão de refugiados; Somália, com 900 mil de refugiados.
PROBLEMA OBJETO DA PESQUISA
	Diante do exposto a pergunta que se revela é: Como a ONU se posiciona para ajudar aos refugiados? Quais as ações tomadas?
OBJETIVO
	O presente trabalho tem por objetivo fazer o reconhecimento de quem é considerado refugiado, as causas desse fenômeno e de quais ações a ONU inicia em proteção desse grupo extremamente vulnerável, carentes do apoio estatal que lhe foi negado pelo Estado mãe.
METODOLOGIA
	O presente trabalho desenvolveu-se pelo método qualitativo, com objetivo de levantar de que forma se origina a condição de refugiados. Ademais, utilizou-se o método exploratório, pelo levantamento bibliográfico de artigos sobre o tema, empregando-se o método indutivo e comparativo de pesquisa.
QUAIS AS FORMAS DE APOIO AO REFUGIADO 
Ressalta-se inicialmente que do total de refugiados, 1/2 é constituído menores de 18 anos, não raro separados de seus familiares ou desacompanhados. 61% de todos os refugiados está concentrado nas áreas Urbanas, sendo que 1/3 dos refugiados são acolhidos por países em desenvolvimento. Enquanto os países ricos acolhem 2,7 refugiados para cada mil habitantes, países em desenvolvimento acolhem 5,8 para cada mil habitantes e 4 em cada 5 refugiados encontram-se nessa situação há pelo menos 5 anos, sendo 1 a cada 5 há mais de 20 anos.
	Essa breve explanação faz-se necessária para evidenciar o quão vulneráveis são os refugiados, pelo que necessitam de ações que garantam sua dignidade e bem-estar.
	A ACNUR, a agência da ONU para Refugiados, dedica-se à proteção dessas pessoas, ela garante o cumprimento das previsões contidas na Convenção de 1951 da ONU sobre Refugiados, e busca soluções duradouras como a repatriação voluntária, o reassentamento e a integração social. A ACNUR também desenvolveu a Plataforma Help, que ajuda com informações úteis para quem solicita refugio ou já é refugiado no Brasil. Não obstante, garante-se aos refugiados os mesmos direitos que de outros estrangeiros que residem legalmente em um país possuem, incluindo, por óbvio, os direitos fundamentais, econômicos e sociais, devendo ter acesso à assistência básica, médica, direito a trabalhar quando adultos e de frequentar à escola quando crianças. 
CONCLUSÃO
	Através o presente trabalho foi possível compreender o que leva uma pessoa a se refugiar em outro país. O número de mortos foi um dado impactante. Após, pudemos entender um pouco mais sobre a ONU, o motivo de sua criação e seu objetivo, sendo o maior deles a manutenção da paz. Por fim pudemos estudar como a ONU e sua agência responsável pela proteção dos refugiados garante seus direitos. O principal documento de proteção é a A Convenção de 1951 da ONU sobre Refugiados, base de todas as ações da ONU, dentre as quais as tropas de paz, repatriação voluntária, integração local e uma plataforma digital com vistas a ajudar os refugiados ou solicitantes recém chegados ou residentes no Brasil.
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, ACNUR. A ONU e os refugiados. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/refugiados/ > Acesso em: 31 de Maio de 2020.
BRASIL, ACNUR. Dados sobre refúgio no Brasil. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/dados-sobre-refugio-no-brasil/> Acesso em: 31 de Maio de 2020.
BRASIL, ACNUR. Perguntas e Respostas. Disponível em: < https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/perguntas-e-respostas/#prote%C3%A7%C3%A3o > Acesso em: 31 de Maio de 2020.
BRASIL, ACNUR. PROTEGENDO REFUGIADOS NO BRASIL E NO MUNDO. Disponível em: < https://www.acnur.org/portugues/wp-content/uploads/2018/02/Protegendo-Refugiados-no-Brasil-e-no-Mundo_ACNUR-2018.pdf> Acesso em: 31 de Maio de 2020.
BRASIL, ACNUR. Refugiados. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/refugiados/ > Acesso em: 31 de Maio de 2020.
BRAUN, Julia. Jogo de forças mundial: as guerras que continuam em 2019. Disponível em: < https://veja.abril.com.br/mundo/jogo-de-forcas-mundial-as-guerras-que-continuam-em-2019/ > Acesso em: 31 de Maio de 2020.
BRASIL, Nações Unidas. ACNUR: 8 fatos sobre refugiados que você precisa conhecer. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acnur-8-fatos-sobre-refugiados-que-voce-precisa-conhecer/ > Acesso em: 31 de Maio de 2020.
BRASIL, Nações Unidas. A ONU, a paz e a segurança. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/acao/paz-e-seguranca/ > Acesso em: 31 de Maio de 2020.
BRASIL, Nações Unidas. Número de pessoas deslocadas no mundo chega a 70,8 milhões, diz ACNUR. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/numero-de-pessoas-deslocadas-no-mundo-chega-a-708-milhoes-diz-acnur/> Acesso em:31 de Maio de 2020.

Continue navegando