Buscar

DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO AMBIENTAL
MODULO 1 ATIVIDADE 1
1-Conceito de meio ambiente e meio ambiente como bem jurídico
1. O conceito de meio ambiente, está previsto na sua literalidade no art. 3º da Lei nº 6.938/81, na sequinte maneira: "Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por: I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas".
Considerando o texto do art. 3º Lei nº 6.938/81, defina qual(ais) conceitos compreende, na sua literalidade, o conceito de meio ambiente:
I – Meio ambiente natural. 
II – Meio ambiente construído. 
III – Meio ambiente cultural.
A. Apenas I está correta.
2. Conjunto de interações entre aspectos físicos, climáticos e populacionais dentro de construções artificiais em que se estabelecem relações de labor. O enunciado anterior expressa o conceito de meio ambiente:
 E. do trabalho.
3. O meio ambiente artificial é composto por construções humanas, de forma distinta do conceito de meio ambiente natural, que lhe é concedido pelas interações físicas, químicas e biológicas naturais. Dessa forma, compõe o meio ambiente artificial:
I – Elementos de infraestrutura.
II – Biomas.
III – Zoológicos.
E. I e III estão corretas.
4. O meio ambiente natural é composto de elementos físicos, como o ar, a terra, a luz e o clima, e de elementos populacionais, como a flora e a fauna, que são sujeitos do bem jurídico meio ambiente equilibrado. Enquanto a flora representa as populações vegetais, a fauna representa a população de:
E. animais em geral.
5. A flora que compõe o meio ambiente como bem jurídico, tal como previsto no art. 225 da Constituição Federal, é parte do meio ambiente natural, juntamente com seus aspectos físicos e populações representadas pela fauna. São exemplos desse componente do meio ambiente natural:
I – Gramíneas. 
II – Hortaliças. 
III – Bactérias.
 
D. I e II estão corretas.
ATIVIDADE 2
Conceitos fundamentais de direito ambiental
1. O direito a um meio ambiente equilibrado previsto no art. 225 da Constituição Federal é um "direito de todos". A partir dessa noção, marque a alternativa correta. O Direito Ambiental regula:
I – Apenas direitos coletivos. 
II – Direitos individuais. 
III – Direitos transindividuais.
E. e) Apenas II e III estão corretas.
2. O princípio do poluidor-pagador, integrado como conceito fundamental ao Direito Ambiental na Constituição Federal de 1988, § 3º do art. 225, e na Lei nº 6.938/81, art. 14, I, é associado à responsabilidade:
E. e) tríplice, penal, administrativa e civil, em sua modalidade objetiva.
3. O dever de o Estado não autorizar atividades às quais não há certeza científica sobre os seus efeitos, como  inovações na área de organismos geneticamente modificados, medicamentos e métodos de produção energética baseados em cisão, fusão ou enriquecimento de minérios radioativos, caracteriza o princípio:
D. d) da precaução em seu sentido forte.
4. O princípio da participação, elemento democrático da preservação do meio ambiente, que compõe sua evolução por meio da constante presença das diversas camadas populares nas conferências internacionais que geram os conceitos fundamentais do Direito Ambiental, é caracterizado no Brasil:
I – Pelo instrumento da audiência pública no processo de licenciamento ambiental.
II – Pela possibilidade de atuação da população em decisões de forma direta pelo plebiscito.
III – Pela participação da sociedade no Tribunal do Júri.
C. c) I e II estão corretas
5. Os objetivos do desenvolvimento sustentável, que marcaram as comemorações dos 20 anos da Rio 92 com a definição da ampliação da Agenda 21 para a Agenda 2030, são:
E. e) Uma sistematização dos princípios de Direitos Humanos, que elevam a sistemática do Direito Ambiental a todos os ramos do Direito.
ATIVIDADE 3
Princípios do direito ambiental
1. O Direito se consolida por meio de diversas fontes, como a lei, os costumes e os princípios. Sobre os princípios gerais do Direito, é correto afirmar que:
 
B. os princípios gerais do Direito podem ser entendidos como a diretriz das normas jurídicas.
2. O Direito tem princípios para cada ramo de sua aplicação, incluindo para as regulamentações legais sobre o meio ambiente. Sobre os princípios do Direito Ambiental, considere as afirmativas abaixo:
I – Indicam que o Direito Ambiental não é um ramo autônomo, mas requer uma tutela jurídica dependente do Direito Civil.
II – Auxiliam no entendimento e na coerência de todos os instrumentos legislativos que formam o sistema legal ambiental.
III - A importância dos princípios do Direito Ambiental decorre também da enorme legislação esparsa nessa área.
Assinale a alternativa correta.
E. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
3. Os princípios específicos do Direito Ambiental são abrangentes e estão em consonância com as disposições da Constituição Federal. Qual deles busca equilibrar a proteção do meio ambiente com o fomento econômico?
B. Princípio do desenvolvimento sustentável.
4. Considere o texto abaixo:
O princípio da _____ se refere às práticas que evitam intervenções que possam causar danos ambientais, enquanto o princípio da _____ se refere a impedir ações prejudiciais ao meio ambiente, tendo em vista que não são conhecidas suas consequências.
As palavras que melhor completam as lacunas do texto anterior são:
A. prevenção e precaução.
5. O art. 4º, inciso VII, da Lei nº 6.938/81 prevê que a Política Nacional do Meio Ambiente visa "à imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos". Ao determinar a contribuição do usuário, a legislação incorpora qual princípio?
A. Princípio do usuário-pagador.
	
MODULO II
Tutela constitucional do direito ambiental
1. O Código das Águas e o Código Florestal surgiram como importantes instrumentos de proteção ambiental, sob a égide de uma Constituição Federal que não abordava o meio ambiente como bem jurídico. Que constituição é essa?
B. Constituição de 1934.
2. As normas constitucionais classificam-se de acordo com o assunto que elas regulamentam e a sua abrangência. Aquelas contidas no art. 225 da Constituição Federal são:
A. normas específicas.
3-  A Constituição Federal de 1988 elevou o meio ambiente à condição de direito de todos e bem de uso comum do povo. Para tanto, Estado e sociedade devem cumprir com determinadas funções, sendo que compete à população, nos termos constitucionais:
C. proteger a fauna e a flora.
 4- Ao estabelecer as unidades de conservação, que são áreas naturais passíveis de proteção em virtude de suas características especiais, o Poder Público atende a qual diretriz constitucional?
A. Definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.
5- O instrumento obrigatório para a autorização de qualquer obra com relevante impacto no meio ambiente, previsto no art. 225 da Constituição Federal e que tem por objetivo evitar ações que seriam ambientalmente prejudiciais ou irreversíveis, 	
A. estudo prévio de impacto ambiental.

Continue navegando