Buscar

av2 geografia

Prévia do material em texto

1) Notícia: Há 20 anos, em 11 de setembro, ataques aos EUA marcaram a história.
 Há vinte anos, uma série de ataques terroristas nos Estados Unidos marcariam para sempre o dia 11 de setembro na memória de milhões de pessoas em todo o planeta. Naquela data, em 2001, terroristas sequestraram e tomaram o controle de quatro aviões de passageiros. Um deles foi atirado contra o Pentágono, em Washington. Outro caiu em um campo aberto na Pensilvânia. Os dois últimos aviões protagonizaram cenas tão assustadoras quanto impressionantes, ao serem lançados contra as duas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. O mundo inteiro parou quando a primeira aeronave atingiu a torre norte, às 8 e 46 da manhã, no horário local. Os canais de TV passaram a transmitir ao vivo imagens do prédio em chamas, e o desespero das pessoas que tentavam sair de lá. Poucos minutos depois, às 9h03... até parecia que a televisão estava exibindo um replay do impacto, mas era o segundo avião sequestrado que atingia a torre sul do World Trade Center. Duas horas depois, as duas torres desabaram na Ilha de Manhattan, levando consigo milhares de vítimas que não conseguiram sair dos prédios. 2.996 pessoas morreram nos quatro ataques, e mais de seis mil ficaram feridas.
Os eventos do 11 de setembro de 2001 marcaram época, pois representam um marco na história bélica contemporânea dos Estados Unidos, a partir das represálias aos ataques sofridos em seu território. Suas ações durante este conflito podem ser classificadas como sendo de ordem
Alternativas:
· a) mundial, porque este ataque desencadeou uma ação global generalizada contra o terrorismo no Oriente Médio, considerada uma Terceira Guerra Mundial.
· b) mundial, se considerar a extensão dos ataques terroristas feitos nos EUA, que preocuparam todas as nações do mundo, unidas no mesmo propósito de extinguir o terrorismo.
· c) regional, dada a contiguidade territorial dos países que participaram do conflito, o que envolveu fechamento de fronteiras terrestres nos EUA.
· d) regional, pois envolveu invasões e conflitos com países-sede dos grupos terroristas que assumiram os ataques iniciais em território estadunidense.
· e) local, dado que seus desdobramentos e consequências só foram sentidos pelos EUA, os quais investiram sozinhos bilhões de dólares em uma guerra contra o terrorismo.
2) As Categorias da Geografia são importantes para definir os caminhos através dos quais, historicamente, se consolidarão em cada tempo os conceitos de cada área específica da ciência geográfica. Isso não ocorre exclusivamente nesta ciência, senão em todas, sendo esta a base da produção e reprodução científica ao longo da história. Sua elaboração se dá, historicamente, através de diferentes métodos que implicam em uma visão humana sobre o saber científico, o que nos leva a considerar conclusivamente que os saberes científicos não são neutros, pois possuem intencionalidade. Intencionalidades estas que se expressam nos métodos empregados e utilizados tanto na constituição de uma área da ciência enquanto uma ciência – com objeto de estudo e modos de observação, estudo e compreensão deste –, bem como também demonstram o modus operandi científico de um determinado período a ser analisado pelo pesquisador.
Sobre as Categorias da Geografia, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas:
· a) A categoria Lugar expressa a importância social e coletiva da percepção, no qual cada indivíduo estabelece sua relação com o Espaço Geográfico através dos outros.
· b) A categoria Território é importante quando se analisa a imanência de poder dos lugares, organizando-se de acordo com as formas sociais de cada povo.
· c) A categoria Paisagem consolidou a Geografia como ciência no século XV, mas não corroborou as análises dos séculos posteriores, estando hoje defasada.
· d) A categoria Região foi largamente empregada pela Geografia Francesa no século XIX e XX, sendo uma categoria exclusiva desta escola do conhecimento geográfico.
· e) A categoria Paisagem é a única que expressa o Espaço Geográfico com precisão, e por isso é a base da ciência geográfica, sendo utilizada até hoje pelo geógrafo.
3) A criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) guarda estreitas relações com o início do desenvolvimento de uma vertente da Geografia que, no início da década de 1960, dava sinais de que iniciaria a se desenvolver no Brasil. Esta vertente do pensamento geográfico implicava na análise espacial através de dados obtidos e verificados nele, partindo de um olhar sistemático com base no positivismo lógico da ciência, sobre o que era e como se desenvolvia o Espaço Geográfico. Houveram, ao longo da década anteriormente citada, cursos oferecidos aos profissionais do IBGE sobre como manipular e desenvolver bases estatísticas, o que foi amplamente utilizado nas décadas seguintes como modelo de Geografia a ser produzido: o de informações estatísticas sobre seu objeto de estudo.
Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA que contenha a corrente de pensamento geográfico correspondente ao período citado no texto-base da questão.
Alternativas:
· a) Geografia Crítica, com base nas relações sociais de produção no Espaço Geográfico.
· b) Geografia Tradicional, partindo das análises da Paisagem dos naturalistas.
· c) Geografia da Percepção, buscando a compreensão das sensações humanas no espaço.
· d) Geografia Quantitativa, com análises numéricas sobre o Espaço Geográfico.
· e) Geografia Regional, sendo a prática da regionalização bastante difundida no período.
4) As formas de trabalho na perspectiva de uma sociedade da tecnologia estão pautadas por princípios básicos de autonomia, mas também de compromisso dos professores frente as formas tecnológicas assumidas para ensinar. A ideia de ensinar as categorias e conceitos da ciência amarra-se com cinco grandes princípios do uso das tecnologias e dos recursos disponíveis online: retenção (direito de fazer uma cópia dos resultados e do conteúdo para si); reutilização (direito de usar livremente e quantas vezes quiser o conteúdo); rever (direito de readaptar de acordo com suas necessidades); remixar (combinar com outras formas de ensinar através das tecnologias); e redistribuir (espalhar cópias do conteúdo original ou do conteúdo editado pelo professor). Deste modo, a cultura do ensinar se espraia por toda a classe docente, que busca criar sempre novas ferramentas para possibilitar o ensino com a tecnologia.
Assinale a alternativa que apresente corretamente a área da Geografia descrita no texto-base da questão, e uma forma de trabalhar a tecnologia na disciplina nos currículos contemporâneos.
Alternativas:
· a) Geografia Escolar e Recursos Educacionais Abertos.
· b) Geografia Escolar e Transposição Didática.
· c) Geografia do Poder e Recursos Educacionais Abertos.
· d) Geografia do Poder e Transposição Didática.
· e) Geografia Escolar e Mapeamento Urbano.
5) O uso de tecnologias em sala de aula proporciona um potencial de trabalho aos professores que não era vivenciado até a ampliação e a ramificação da tecnologia na sociedade brasileira como um todo. Com o amplo acesso, o potencial se justifica a partir das possibilidades de se trabalhar categorias e conceitos de forma mais prática, articuladas à realidade do estudante através do intermédio das tecnologias. Contudo, o aprendizado ainda precisa ser intermediado pelo professor, que não pode ser substituído pela tecnologia, transformando o professor em um “funcionário do processo” e não em condutor das relações de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresente corretamente a possibilidade aberta pelo uso amplificado das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
Alternativas:
· a) Fechamento de escolas e ampliação de cursos remotos.
· b) Democratização no acesso ao conhecimento e menor comparecimento dos estudantes nos cursos.
· c) Ampliação de cursos presenciais e autonomia maior aos estudantes.
· d) Democratização no acesso ao conhecimento e autonomia maior aos estudantes.
· e) Aumento da frequênciaescolar e da carga horária de trabalho dos professores.

Continue navegando