Buscar

AV1 - SOCIOLOGIA

Prévia do material em texto

AV1-SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDI... (20211 - SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA JURÍDICA (PGB0040101NNA))
A leitura avançada no Microsoft Forms permite que você ouça o texto de um formulário e de suas perguntas são lidos em voz alta enquanto acompanha. Você também pode alterar o espaçamento entre linhas e palavras para facilitar a leitura, realçar partes de fala e sílabas, selecionar palavras únicas ou linhas de palavras lidas em voz alta e selecionar preferências de idioma.
Olá JOSE, quando enviar este formulário, o seu nome e endereço de email serão exibidos para o proprietário do formulário.
Obrigatória
11,
NOME:__________________________________________________ MATRÍCULA:________________________________________ SEDE:______________________________________
Requer resposta. Texto de linha única.
22,
Pode-se afirmar sobre a Sociologia Jurídica que:Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
A. Não podemos afirmar que existem elementos de interdependência entre o social e o direito.
B. A sociologia jurídica examina a influencia dos fatores sociais sobre o direito e as incidências deste ultimo na sociedade.
C. Não há necessidade de procurar entender a relação entre o direito e os fatos sociais.
D. O positivismo jurídico exclui a relação entre o direito e a sociologia.
E. Não se observa interatividade entre o social e o jurídico.
33,
O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social, destacando-se, entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim. Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo do século XIX, é correto afirmar:Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
A. A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico.
B. Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e a neutralidade científica.
C. Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para as investigações empreendidas no âmbito das ciências sociais.
D. A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.
E. O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, aportando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar
44,
Nascido na Prússia, Karl Marx foi um revolucionário que desenvolveu várias teorias que nos afetam até hoje. Com relação à Marx, assinale a resposta INCORRETA:Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
A. Marx escreveu várias obras e foi deportado da França, pois desagradava os governantes com suas ideias.
B. Marx defende o capitalismo e afirma que luta de classes não interfere no sistema.
C. Um dos conceitos principais de Marx é a Mais Valia.
D. Pelas ideias de Marx foi possível elaborar novas teorias sobre mudanças na sociedade, colaborando com a criação dos Direitos Trabalhistas.
Opção 5Marx cria as categoria Burguesia e Proletariado para entendermos a luta de classes
55,
Na perspectiva compreensiva de Max Weber, a investigação da realidade social caracteriza-se pela busca de compreensão dos fenômenos sociais a partir ação social do indivíduo. Nesse sentido, como Weber explica as relações de legitimidade e legalidade a partir de três tipos de dominação: DOMINAÇÃO LEGAL, TRADICIONAL E CARISMÁTICA. A seguir marque a opção correta sobre o tema em questão.Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
A. Na DOMINAÇÃO CARISMÁTICA, o fundamento da legitimidade está na autoridade do eterno: sempre foi assim.
B. Na DOMINAÇÃO TRADICIONAL, existe a crença em qualidades sobrenaturais e de transformações extracotidianas.
C. Na DOMINAÇÃO LEGAL, predomina a racionalidade legal característica dos Estados modernos ocidentais.
D. Na DOMINAÇÃO TRADICIONAL, o tipo mais puro é a dominação burocrática.
E. Na DOMINAÇÃO LEGAL, o fundamento da legitimidade está na escolha de uma liderança carismática.
66,
Por “Escola Jurídica” entende-se:Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
Um grupo de autores que não compartem determinada visão sobre a função do direito
Um grupo de autores que compartem determinada visão sobre a função do direito
Grupo de pessoas que se associam em torno de uma sociologia partidária
A classificação da escolas jurídicas ocorre em relação às diferenças encontradas nos períodos históricos
Escolas que surgiram pela intervenção da Escola da Exegese de Napoleão Bonaparte
77,
As principais teorias de sociologia moderna são do tipo macrossociológico: as teorias funcionalistas e as teorias do conflito social. Desse modo, marque a opção CORRETA:Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
Segundo a Teoria Funcionalista de Durkheim, o teórico não se preocupou com o estudo da estrutura social e das funções que as diversas instituições desenvolvem no âmbito social
Para Durkheim os seres humanos são todos iguais, e não possuem capacidade diversas
Segundo a Teoria Funcionalista de Durkheim, as disfunções se opõem ao funcionamento do sistema social. São falhas do sistema, não possibilitando a integração das finalidades e valores sociais.
De acordo com a Karl Marx, no modo de produção capitalista, não há luta de classes, pois ninguém detém o poder sobre meios de produção
Para Marx, o Estado aparece como neutro
88,
Na análise que Durkheim faz sobre o suicídio as causas seriam sociais, dependendo do maior ou menor grau de coesão social. Assim ele classifica o suicídio em 4 categorias. Nesse sentido marque a opção correta:Requer resposta. Opção única.
(1 Ponto)
EGOÍSTA, CINÉTICO, ALTRUÍTA E FATALISTA
ALTRUÍSTA, ANÔMICO, EGOÍSTA E CATALIZADOR
EGOÍSTA, ALTRUÍSTA, FATALISTA E ANÔMICO
FATALISTA, EGOÍSTA, SOCIAL E CINÈTICO
EGOÍSTA, ALTRUÍSTA, FATALISTA E CATALIZADOR
99,
Fundamentados na definição de sociologia jurídica proposta por Ana Lúcia Sabadell responda: Quais são as consequências do direito na vida social?Requer resposta. Texto Multilinha.
(1 Ponto)
1010,
Émile Durkheim quis fazer da sociologia uma disciplina objetiva, colocando como regra o FUNCIONAMENTO do método sociológico considerando os FATOS SOCIAIS como Coercitivos e Exteriores ao indivíduo. Assim, inspirados na tirinha da MAFALDA tente explicar de acordo com a teoria de Durkheim o que são FATOS COERCITIVOS E FATOS EXTERIORES.Requer resposta. Texto Multilinha.
(2 Pontos)
Enviar

Continue navegando