Buscar

QUESTÃO 1

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
· 
Leia o excerto a seguir:
A sociedade vê-se diante de uma problemática que atinge o mundo inteiro, que é a degradação do meio ambiente e a exaustão dos recursos naturais para a manutenção do sistema socioeconômico mundial.
O crescimento vertiginoso encontra-se em desequilíbrio com a proteção do meio ambiente, e os esforços para mudar tal situação são necessários e urgentes para que se chegue à possibilidade de um modelo sustentável de desenvolvimento no qual o indivíduo, em cada uma de suas ações, possa desempenhar seu papel conscientemente.
O impacto de uma atividade/operação sobre o meio ambiente é uma mudança de uma situação ambiental existente ou de equilíbrio, causada por esta atividade, onde os componentes ambientais (água, solo, fauna, flora, ecossistemas especiais, saúde ambiental) poderão ser afetados. O impacto ambiental é considerado antropogênico, ou seja, provocado pelo homem.
No meio rural pode-se elencar inúmeros impactos, tais como: erosão, perda da biodiversidade, geração de resíduos perigosos, poluição do solo, poluição atmosférica e da água, desmatamento, práticas agropecuárias predatórias, extrativismo vegetal, entre muitos outros.
A ausência de informação e conscientização são os principais fatores contribuintes para a disseminação de problemas ambientais, portanto a educação é o ponto de partida para esta transformação social. A Gestão Ambiental surge como elemento crucial neste processo de implantação de procedimentos técnicos e normativos, almejando a sustentabilidade, para que prepare o cidadão, neste caso, o homem do campo, para atuar com sustentabilidade no seu trato diário, no intuito de alcançar um modelo ideal de desenvolvimento que gerencie e utilize de maneira adequada os recursos naturais.
 
Fonte: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2020/26/analise_das_praticas_de_gestao_ambiental_nas_propriedades_rurais.pdf. Acesso em: 14 jan. 2023.
 
Mediante o exposto, EXPLIQUE o que é Gestão Ambiental, como ela pode ajudar em atividades voltadas à agricultura e quais os benefícios dessas práticas.
1) Gestão Ambiental é a administração e o controle das ações humanas no meio ambiente (saber utilizar de forma consciente e sustentável os recursos ambientais em um determinado espaço e tempo). 
2) A Gestão Ambiental pode auxiliar nas atividades voltadas à agricultura identificando, monitorando e controlando os impactos das propriedades rurais no meio ambiente com o intuito de garantir a sustentabilidade (diminuição do uso de adubos químicos; uso de técnicas que evitam a poluição do ar/solo/água; utilização de sistemas de captação de água das chuvas para uso na irrigação, entre outros).
3) Considerando os benefícios, pode-se afirmar que, como objetivo, a Gestão Ambiental é projetada para minimizar os impactos adversos sobre o meio ambiente, maximizando os benefícios econômicos e o bem-estar-social (promove uma melhor utilização da água; garante um solo de melhor qualidade; melhoria da vida no campo; diversidade nas lavouras e na biodiversidade; entre outros).

Continue navegando