Buscar

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO MICOLOGIA 2022 AV2 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO AVALIATIVO DE FIXAÇÃO MICOLOGIA PARA PROVA AV2
1) O QUE SÃO MICOSES SISTÊMICAS
As micoses sistêmicas caracterizam-se por fungos que invadem os sistemas ou órgãos do indivíduo. Tais fungos são mais invasivos e, por isso, apresentam mais fatores de virulência e patogenicidade, de modo que as espécies fúngicas associadas são dimórficas. As infecções podem ser locais ou podem evoluir para um quadro mais grave.
2) CITE NO MÍNIMO TRÊS CARACTERÍSTICAS DE MICOSE SISTÊMICA
Uma característica importante desses fungos é que eles podem permanecer por anos em estado de latência; sua prevalência, assim como das demais infecções é maior em climas tro-picais e regiões de clima quente e úmido; alguns podem ser considerados oportunistas porque se aproveitam do comprometimento do sistema imunológico do individuo para instalar-se no organismo
3) COMO OCORRE O CONTÁGIO E A MANIFESTAÇÃO DA PARACOCCIDIOIDOMICOSE
O fungo infecta por meio da inalação dos conídios, de modo que o sítio primário dos fungos é nos pulmões. Pode infectar, também, animais domésticos e silvestres, sendo o tatu-galinha um reservatório do P. brasiliensis
4) COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO DE PARACOCCIDIOIDOMICOSE
O material de colheita para a análise costuma ser escarro ou fluidos e fragmentos de tecidos das lesões, os quais podem ser analisados entre lâmina e lamínula e KOH 10–40%. No entanto, pode-se requisitar processamento prévio do material antes da sua análise. O padrão-ouro para o diagnóstico é o achado de elementos fúngicos no material clínico analisado.
5) ONDE SÃO ENCONTRADAS FORMAS INFECTANTES DA HISTOPLASMOSE
Os morcegos apresentam alimentação bastante variada conforme a disponibilidade do ambiente e, ao se alimentarem em um local infectado, o fungo infecta o trato digestório. O conteúdo intestinal, ao ser eliminado, auxilia na propagação do agente fúngico.
6) COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DA HISTOPLASMOSE
A infecção ocorre pela inalação dos conídios, que, e ao se instalarem nos pulmões, desenvolvem um quadro clínico semelhante à tuberculose, afetando desde crianças até adultos.
7) QUAIS SÃO AS FORMAS CLÍNICAS MAIS COMUNS DA HISTOPLAMOSE
As formas de manifestação clínica do Histoplasma capsulatum var. capsulatum são (1) histoplasmose infecção (assintomática ou sintomática), (2) histoplasmose aguda, (3) histoplasmose disseminada, (4) histoplasmose pulmonar crônica.
8) DISCORRA DE COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL PARA HISTOPLASMOSE
No diagnóstico laboratorial, a observação do fungo no exame microscópico direto é dificultada, visto que apresenta tamanho reduzido e intracelular e tem morfologia semelhante a outras espécies fúngicas. Para isso, utiliza-se o recurso de corante de prata, giemsa ou panótico a fim de auxiliar na identificação fúngica.
9) O QUE SÃO MICOSES OPORTUNISTAS
São micoses causadas por fungos geralmente não virulentos mas, quando as barreiras naturais de defesa do corpo não estão íntegras, os agentes se instalam e, consequentemente, há o desenvolvimento da doença.
10) CITE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA CRIPTOCOCOSE
É um fungo saprófita tem distribuição universal e está presente na excreta de aves, sobretudo, pombos; são mais prevalentes em regiões tropicais e subtropicais Nas regiões Sul e Sudeste, a infecção está mais associada a indivíduos com HIV e, nas regiões Norte e Nordeste, o fungo contamina, sobretudo, indivíduos nativos, com maior prevalência em crianças e adultos jovens.
11) QUAL FUNGO PODE SER DETECTADO PELA UTILIZAÇÃO DA TINTA NAQUIM
O Cryptococcus tem como característica uma cápsula espessa, que pode ser identificada micros-copicamente com o uso de corante — tinta de nanquim ou da China — em análises de líquidos biológicos
12) COMO SE DÁ O DIAGNÓSTICO DA CRIPTOCOCOSE UTILIZANDO OS MÉTODOS DE EXAME DIRETO E CULTURA
Para o diagnóstico laboratorial, no exame direto microscópico, observa-se a presença da levedura encapsulada após a amostra ser colocada em contato com uma gota de tinta de nanquim entre lâmina e lamínula . Após cultivo em meio ágar Sabouraud dextrose, cresce entre 30 e 35°C em, aproximadamente, 72 horas. Forma colônias brilhantes, viscosas e com aspecto úmido e coloração creme; com o tempo, adquirem textura mucoide e aspecto de leite condensado
13) CITE O GRUPO DE RISCO NA QUAL A CANDIDÍASE É RESPONSÁVEL PELAS INFECÇÕES NOSOCOMIAIS
Pacientes hospitalizados em virtude do aumento da utilização de cateteres venosos e centrais para terapia antimicrobiana e nutrição parenteral. 
14) DESCREVA O DIAGNÓSTICO LABORATORIAL PARA CANDIDÍASE
Exame direto: O material é o raspado das lesões, unhas e pele; utiliza-se KoH ou NAOH ; observa-se leveduras em brotamento , blastoconídeos, pseudo-hifas ou hifas verdadeiras septadas.
15) APONTE ALGUMAS SITUAÇÕES QUE PREVALECE O DESENVOLVIMENTO DE CANDIDÍASE
Para o cultivo, os meios que costumam ser utilizados são o Sabouraud, Sabouraud + clo-rafenicol e Saborad + clorafenicol e cicloeximida à temperatura de 25 a 37°C. A colônia cresce entre dois a cinco dias e apresenta aspecto cremoso, textura glabrosa, branca, opaca
16) QUAL A PRINCIPAL FORMA DE CONTÁGIO DA ASPERGILOSE E DIFERENCIE SUA PATOGENIA EM PACIENTES IMUNOCOMPETENTES E IMUNODEBILITADOS
. A principal forma de infecção é a invasão fúngica pulmonar por meio da inalação dos conídios, ingesta de alimentos contaminados com aflatoxinas ou por mecanismos de hipersensibilidade do hospedeiro.
Em imunocompetentes , o organismo apresenta mecanismos de defesa broncopulmonar e os macrófagos alveolares constituem uma barreira contra os infectantes fúngicos. Já em pacientes imunodebilitados a aspergilose apresenta vários fatores que contribuem para a infecção respiratória.
17) O QUE SÃO FUNGOS QUERATINOFÍLICOS
São fungos que infectam apenas estruturas queratinizadas, como pele, pelos e unhas, de modo que podem infectar homens e, inclusive, animais
18) O QUE SÃO DERMATOFITOSE E QUAI SÃO OS PRINCIPAIS DERMATÓFITOS
As dermatofitoses, são conhecidas como micoses superficiais,são infecções causadas, na maior parte das vezes, por dermatófitos, um tipo de fungos que possui elevada afinidade pela queratina, os principais são : candidíases, onicomicoses, otomicoses, Piedra branca, Piedra preta, pitiríase versicolor e Tinea nigra.
19) O QUE É MEIO CROMOGÊNICO E QUAL SUA FINALIDADE
É um método é realizar a diferenciação das colônias conforme a cor produzida, de modo a facilitar a detecção de culturas mistas.
20) QUE SÃO TINHAS OU TINEA E COMO PODEMOS IDENTIFICÁ-LAS
Os dermatófitos provocam doenças denominadas tinea ou “tinhas”, as quais se caracterizam por apresentar lesões com bordas circulares, com sinais de inflamação, com pápulas e vesículas circundadas por uma zona de pele clara. Normalmente, as lesões são pruriginosas

Continue navegando