Buscar

Módulo II slide 12 Tarefa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Formação em Matemática e suas Tecnologias
Escolha um tema matemático do Ensino Médio e construa uma tarefa matemática vinculada a pelo menos outro campo do conhecimento. Descreva as seis fases de trabalho em oficinas de promoção de desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em Matemática que estão detalhadas no artigo indicado para leitura.
Tarefa:
Atividade para o 1º ano do Ensino Médio
Tema: Desenvolver a criatividade matemática na construção de hortas
Conteúdo matemático: 
Geometria e Medidas
Áreas de conhecimento envolvidas: 
Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias 
Habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a competência específica 3, da área Matemática e suas Tecnologias: 
“Empregar diferentes métodos para a obtenção da medida da área de uma superfície (reconfigurações, aproximação por cortes etc.) e deduzir expressões de cálculo para aplicá-las em situações reais (como o remanejamento e a distribuição de plantações, entre outros), com ou sem apoio de tecnologias digitais” e “Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de áreas totais planas e corpos redondos”. 
Habilidade a ser desenvolvida de acordo com a competência específica 3, da área Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
“Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.”
Eixo estruturante: 
Processos criativos
Tarefa: 
Construir duas hortas, uma horizontal no formato retangular e outra vertical no formado de um cilindro, com o uso da matemática.
Questão de pergunta:
De que forma podemos utilizar a matemática na construção de hortas?
Objetivo:
Possibilitar o discente desenvolver a habilidade de utilizar diferentes métodos para a obtenção da medida da área para a construção de hortas horizontal e vertical e aprimorar a habilidade de resolver e elaborar problemas semelhantes ao proposto.
Na tarefa a ser desenvolvida em sala de aula, os discentes devem empregar os conhecimentos matemáticos de geometria e medição para calcular a área de hortas em um determinado terreno, para tanto o discente será motivado desenvolver a habilidade de “Empregar diferentes métodos para a obtenção da medida da área de uma superfície (reconfigurações, aproximação por cortes etc.) e deduzir expressões de cálculo para aplicá-las em situações reais (como o remanejamento e a distribuição de plantações, entre outros), com ou sem apoio de tecnologias digitais” e “Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de áreas totais planas e corpos redondos...”
A proposta é construir duas hortas, uma horizontal no formato de um retângulo e outra vertical na forma de um cilindro. A tarefa está norteada pela questão de pesquisa “De que forma podemos utilizar a matemática na construção de hortas?”. Desse modo, o discente será induzido a elaborar estratégias de resolução para o problema proposto, assim o aluno pesquisa, investiga de que forma pode encontrar a solução, bem como organiza o conhecimento produzido para a seguir apresentar a resolução. Assim, o processo criativo surge quando pensamento matemático de construir é praticado pelo aluno, pois será produzido novas ideias e conhecimento para responder o problema estudado, tornando-o ativo na construção do seu conhecimento matemático.
A tarefa está orientada para ser desenvolvida a partir das seis fases (GONTIJO, 2018), as quais são: 1- Aquecimento, momento motivacional; 2- Aproximação da tarefa, momento entre o problema e o problema investigativo, 3- Problema investigativo, o problema que estimule participação dos estudantes gerando, avaliando e selecionando ideias; 4- Formalização de conceitos e definições, momento de sistematizações de conceitos e definições que podem ser utilizadas durante a tarefa; 5- Retrospectiva, reflexão sobre o que foi produzido e sistematizado; 6- Projeções Futuras, reflexão acerca de como e o que foi vivenciado na tarefa e pode ser utilizado em outros contextos. Nesse sentido a tarefa deve ser iniciada com atividades motivacionais, a seguir ocorre o momento de sistematização dos conteúdos explorados durante resoluções de problemas, logo depois se desenvolve as perspectivas futuras.
Na fase de aquecimento é realizada a atividade exploratória, com o propósito de estimular o estudante a se envolver com as próximas tarefas. Nessa fase, será apresentado ao aluno como a matemática pode contribuir para a construção de hortas, menciona-se também o papel fundamental que as hortas têm na nossa alimentação. Os alunos serão conduzidos ao terreno da escola, onde poderá ser construído a horta, assim terão a oportunidade de imaginar como poderá ser realizado os cálculos de área de acordo com o espaço disponível.
Na segunda fase que é a de aproximação com a tarefa, nesse momento será apresentado os diversos tipos de hortas horizontais e verticais, por meio de slides, maquetes, para que assim o discente se familiarize com a atividade em questão. Além disso, será entregue a cada estudante diferentes vegetais que podem ser plantados na horta, dessa maneira o aluno tem o contato físico com o material que irá estudar. Nesse contexto, busca-se motivar o estudante a investigar de que forma pode ser calculada a área para a plantação das hortaliças, com isso esse passará por um processo de criação de ideias e estratégias para solucionar o problema apresentado. 
Na terceira fase é momento de desenvolvimento da tarefa, em que será incentivado a prática do problema investigado, “De que forma pode-se utilizar a matemática na construção de uma horta?”. Assim, os discentes irão produzir as soluções para o problema, argumentando a respeito dos resultados encontrados, nesta hora poderão criar, questionar, testar suas teses de resolução construídas. Para tanto, ocorrerá: 1. Trabalho individual, com registro das soluções encontradas; 2. Trabalho individual de análise das soluções formuladas por um colega de classe, 3. Retorno das produções, em que os alunos analisam as opiniões que receberam; 4. Divulgação das soluções em um mural na sala de aula e como foram realizadas; 5. Há a seleção das soluções e estratégias mais adequadas ao problema solicitado.
Nessa continuidade, na quarta fase ocorrerá a Sistematização do conhecimento produzido, na qual ocorre a formalização de conceitos e definições da solução do problema instigado. Logo após, na quinta fase é destacado as aprendizagens ocorridas, os discentes são incentivados a refletirem a respeito das suas ações, modo de resolução, estratégias realizadas, os caminhos percorridos para encontrar os resultados. Desse modo, na última fase que é a projeção futura os alunos serão estimulados a utilizar o modo de resolução que produziram em outros problemas que poderão encontrar no contexto que estão inseridos. 
Portanto, no decorrer da vivência da atividade em sala de aula, os estudantes irão planejar, pesquisar, refletir, investigar, criticar, organizar e criar estratégia para solucionar o problema proposto, em seguida sistematizarão todo conhecimento construído. Acredita-se que o desenvolvimento da tarefa irá oportunizar os alunos a desenvolver competências e habilidades prevista na BNCC (2017), pois o momento da construção de solução interage com o pensamento crítico nas fases da produção de resolução de problema.
Formação em Matemática e suas Tecnologias
 
Escolha um tema matemático do Ensino Médio e construa uma tarefa matemática vinculada a pelo 
menos outro campo do conhecimento. Descreva as seis fases de trabalho em oficinas de promoção
 
de desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em Matemática que estão detalhadas no 
artigo indicado para leitura.
 
 
Tarefa:
 
Atividade para o 1º ano do Ensino Médio
 
Tema:
 
Desenvolver a criatividade matemática na construção de hortas
 
Conteúdo matemático:
 
 
Geometria e Medidas
 
Áreas de conhecimentoenvolvidas:
 
 
Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias 
 
Habilidades a serem dese
nvolvidas de acordo com a competência específica 3, da área Matemática 
e suas Tecnologias: 
 
“
Empregar di
ferentes métodos para a obtenção da medida da área de uma superfície 
(reconfigurações, aproximação por cortes etc.) e deduzir expressões de cálculo para aplicá
-
las em 
situações reais (como o remanejamento e a distribuição de plantações, entre outros), com 
ou sem 
apoio de tecnologias digitais
” e “
Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de áreas 
totais
 
planas e corpos redondos”.
 
 
 
Habilidade a ser desenvolvida de acordo com a competência específica 3, da área Ciências da 
Natureza e suas Tecnologi
as:
 
“
Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e
 
estimativas, empregar instrumentos de 
medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para 
construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento
 
de situações
-
problema
 
sob uma 
perspectiva científica.
”
 
Eixo estruturante
: 
 
Processos criativos
 
Tarefa:
 
 
Construir duas hortas, uma horizontal no formato retangular e outra vertical no formado de 
um cilindro, com o uso da matemática.
 
Questão de pergunta:
 
De que forma podemos utilizar a matemática na construção de horta
s
?
 
Objetivo:
 
Formação em Matemática e suas Tecnologias 
Escolha um tema matemático do Ensino Médio e construa uma tarefa matemática vinculada a pelo 
menos outro campo do conhecimento. Descreva as seis fases de trabalho em oficinas de promoção 
de desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em Matemática que estão detalhadas no 
artigo indicado para leitura. 
 
Tarefa: 
Atividade para o 1º ano do Ensino Médio 
Tema: Desenvolver a criatividade matemática na construção de hortas 
Conteúdo matemático: 
Geometria e Medidas 
Áreas de conhecimento envolvidas: 
Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias 
Habilidades a serem desenvolvidas de acordo com a competência específica 3, da área Matemática 
e suas Tecnologias: 
“Empregar diferentes métodos para a obtenção da medida da área de uma superfície 
(reconfigurações, aproximação por cortes etc.) e deduzir expressões de cálculo para aplicá-las em 
situações reais (como o remanejamento e a distribuição de plantações, entre outros), com ou sem 
apoio de tecnologias digitais” e “Resolver e elaborar problemas que envolvem o cálculo de áreas 
totais planas e corpos redondos”. 
 
Habilidade a ser desenvolvida de acordo com a competência específica 3, da área Ciências da 
Natureza e suas Tecnologias: 
“Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de 
medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para 
construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma 
perspectiva científica.” 
Eixo estruturante: 
Processos criativos 
Tarefa: 
Construir duas hortas, uma horizontal no formato retangular e outra vertical no formado de 
um cilindro, com o uso da matemática. 
Questão de pergunta: 
De que forma podemos utilizar a matemática na construção de hortas? 
Objetivo:

Continue navegando