Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Tecnologia em Estética e Cosmética
DISCIPLINA: Biossegurança e Microorganismos
PROFESSORA: Daianne Machado Barboza
ATIVIDADE SOBRE FUNGOS
LAGES, SC, 30 DE MAIO DE 2018.
ACADÊMICO(A): Caroline Hoffmann Cardoso
ATENÇÃO: Leia atentamente todas as questões. Destaque a resposta correta de cor vermelha e em negrito.
01. Assinale a alternativa que descreve, corretamente, a importância ecológica e/ou econômica dos fungos
a) Os mixomicetos são capazes de degradar oxidativamente o ferro, proporcionando a reciclagem de sucata metálica.
b) Os deuteromicetos possuem representantes capazes de síntese de compostos orgânicos a partir da fotólise da molécula de água.
c) Os basidiomicetos são comumente utilizados como suplemento alimentar e para a produção de bebidas alcoólicas como o vinho e a cerveja.
d) As “leveduras” são capazes de inibir o funcionamento material genético da célula infectada e passar a comandar a síntese de proteínas desta.
e) Os esporos de algumas espécies de ascomicetos são utilizados na síntese de pigmentos utilizados na indústria de alimentos.
02. Observando um mofo que crescia sobre uma infiltração de água no teto da sala, um estudante fez as seguintes afirmações:
I. Trata-se do crescimento de um microrganismo eucarionte.
II. O organismo é capaz de realizar respiração aeróbia.
III. Ele obtém seu alimento de algum componente orgânico presente no teto.
IV. O microrganismo é capaz de realizar fagocitose e digestão intracelular.
São afirmações corretas:
a) I, II e III, apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II, III e IV.
03. Desmanchando-se uma porção de fermento Fleischmann (fermento de pão) em um pouco d’água e levando-se uma gota desta preparação, entre lâmina e lamínula, ao microscópio, certamente encontraremos:
a) Um tipo de fungo unicelular.
b) Um tipo de fungo filamentoso.
c) Colônias de bactérias esféricas.
d) Um líquido esbranquiçado, de aparência homogênea, já que esse fermento é um produto químico que se dissolve na água.
e) Um tipo de alga unicelular mutante, incapaz de sintetizar pigmentos.
04. Assinale a alternativa que indica, corretamente, uma característica dos fungos.
a) De um modo geral, os fungos apresentam nutrição heterotrófica, exceto quando em associação com as raízes de algumas plantas, quando têm nutrição autotrófica.
b) Nos fungos multicelulares, os micélios formam as hifas que, durante a reprodução sexuada, se agrupam em corpos de frutificação.
c) Alguns fungos são parasitos e se alimentam de restos de animais e plantas mortas, desempenhando o papel de decompositores.
d) Os micélios das leveduras produzem enzimas que são utilizadas na fabricação de bebidas alcoólicas e do pão.
e) A hifa, que pode ser cenocítica ou septada, é um tubo microscópico que contém o material celular do fungo.
05. Em qual das atividades humanas listadas abaixo não há participação de fungos?
a) Produção de álcool combustível.
b) Fabricação de certos antibióticos.
c) Indústria de cerveja e de vinho.
d) Pesquisas em controle biológico.
e) Produção industrial de iogurte.
06. Durante a realização de um experimento para se verificar a taxa de germinação de sementes de alface utilizando como substrato papel de germinação molhado com suco de maracujá, observou-se que as sementes foram impedidas de germinar devido à ocorrência de grande quantidade de fungos. 
Em relação aos fungos, analise as afirmativas abaixo.
(   ) São heterotróficos e realizam a decomposição.
(   ) Apresentam o glicogênio como substância de reserva.
(   ) Suas células apresentam parede celular de celulose.
(   ) Apresentam desenvolvimento embrionário com a fase de blástula.
Assinale a sequência correta.
a) V, V, F, F.
b) V, V, V, F.
c) F, F, V, V.
d) F, V, F, V.
e) V, F, V, F.
07. Descreva as doenças a baixo:
1. Dermatofitose: conceito, meio de contaminação, sinais e sintomas, formas de tratamento. 
2. Tínea de Couro Cabeludo: conceito, meio de contaminação, sinais e sintomas, formas de tratamento. 
3. Pitiríase: conceito, meio de contaminação, sinais e sintomas, formas de tratamento. 
4. Onicomicose: conceito, meio de contaminação, sinais e sintomas, formas de tratamento. 
Respostas:
1. Conceito: Considerada uma zooantroponose ou antropozoonose, é também conhecida por tinha ou frieira, sua ocorrência é influenciada por fatores ambientais e de manejo. São infecções cutâneas superficiais, micoses, ocasionadas por fungos filamentosos (conhecidos por dermatófitos) que são capazes de usar a queratina como fonte de nutrientes. A queratina é uma proteína presente na camada mais superficial da pele.
Meio de contaminação: Áreas de uso público como, por exemplo, banheiros, saunas, vestiários, etc. apresentam uma maior probabilidade de serem fontes de transmissão dos fungos que causam as frieiras devido a pouca incidência de luz solar, humidade presente no local e o trânsito de pessoas infectadas. 
Sinais e intomas: Aparecimento de manchas brancas ou vermelhas, causando coceira, Borda da lesão com evidência, apresentado crosta em alguns casos, Dor e fissuras (quando ocorre nos pés), Erupções cutâneas no formato de anéis ou círculos com bordas levemente elevadas; pele no meio dessas erupções tem aparência saudável. Geralmente, as erupções cutâneas causam coceiras e se espalharão de acordo com o avanço da infecção.
Formas de tratamento: O tratamento da dermatofitose é feito por antifúngicos
2 conceito: Micose superficial que atinge o couro cabeludo caracterizada por lesões eritematosas, escamosas e alopecia tonsurante. Inicia-se com pequena lesão eritematosa, escamosa, folicular. O quadro é de evolução crônica com o surgimento de tonsura. A lesão pode ser única ou múltipla. É rara no adulto, acomete principalmente as crianças
Meio de contaminação: De animais contaminados para o homem, de pessoa a pessoa, por contato direto ou indireto através de máquina de cortar cabelo e artigos de toucador. Sinais e sintomas: A micose se caracteriza pelo surgimento de manchas brancas ou vermelhas que causam coceiras, tem a borda da lesão mais evidente e às vezes crostosa. Manifestam-se mais frequentemente em áreas de dobras (como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e pés), mas que também podem ocorrer em qualquer outra área do corpo. Quando acometem áreas entre os dedos, podem ocorre dor e fissuras. Formas de tratamentos: Griseofulvina: 15 mg/kg de peso/dia, por um período de 30 a 60 dias ou até a regressão das lesões, ou Terbinafina nas seguintes doses: em crianças abaixo de 20 kg é de 62,5 mg por dia (metade de um comprimido de 125 mg); de 20 a 40 kg um comprimido de 125 mg ao dia; e acima de 40 kg, 250 mg por dia. Em adultos a dose é de 250 mg por dia. O tempo de tratamento é de no mínimo 30 dias ou até a cura clínica. Como medida complementar, antifúngicos locais. No Kerion Celsi, utilizar compressas de permaganato de potássio 1:40.000 e Griseofulvina oral.
3 conceito: A pitiríase versicolor é uma infecção fúngica comum da pele. Nela, o fungo interfere na pigmentação normal da pele, resultando em pequenas manchas espalhadas pelo corpo. Meio de contaminação: A Pitiríase versicolor é causada pela Malassezia furfur, Pityrosporum orbiculare e Pityrosporum ovale. Estes estão presentes na pele da maioria das pessoas e alguns fatores de risco predispoem ao aparecimento das lesões como calor, umidade, pele oleosa, sudorese e baixa imunidade. Sinais e sintomas: As lesões da pitiríase versicolor podem ser brancas, cinzentas, cor de salmão, acastanhadas ou até avermelhadas, daí o termo versicolor. As manchas costumam ser múltiplas e ovais, apresentando, habitualmente, uma fina camada descamativa e se localizam preferencialmente na parte superior do tronco e dos braços e no pescoço. Forma de tratamento: Existe uma grande variedade de remédios disponíveis para o tratamento do pano branco. Como é uma micose superficial, a maioria dos casos de pitiríase versicolor pode ser tratada com medicação de uso tópico, como cremes, loções e shampoos. O uso de comprimidos fica geralmente restrito aos casos de lesões muito extensasou quando o tratamento tópico não funciona.
4 conceito: A Onicomicose é uma infecção por fungos das unhas ou unhas que podem envolver qualquer componente da unha, incluindo a matriz, a cama ou a placa. Meio de contaminação: Onicomicose distrófica total, Onicomicose por Candida, Onicomicose Endonyx. Sinais e Sintomas: A micose de unha não costuma produzir nenhum sintoma além das alterações cosméticas das unhas. Em casos mais graves, porém, ela pode causar dor. Em pacientes diabéticos ou imunossuprimidos a Onicomicose pode servir como porta de entrada para bactérias, favorecendo o surgimento de infecções secundárias. Forma de tratamento:  A micose de unha é uma infecção difícil de tratar porque as unhas crescem lentamente e recebem pouco suprimento de sangue. Na última década, porém, os os tratamentos para pacientes com onicomicose melhoraram substancialmente, principalmente por causa da introdução de medicamentos antifúngicos orais mais eficazes.

Mais conteúdos dessa disciplina