Buscar

Educação Alimentar e Nutricional: Conceitos e Metodologias

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
1/1
Leia a afirmação a seguir.
“[...] Educar corresponde ao esforço, pessoal e coletivo, de constituir o ser humano em toda a sua plenitude”.
PIMENTA, S. de A. Didática e o ensino de geografia. Campina Grande: EDUEP, 2008. p.244.
No conceito exposto, o ato educacional é pontuado um conjunto de esforços, dentre eles a busca por aprimoramento, seja de quem aprende ou de quem media os processos de ensino. A busca por elementos didáticos que possam favorecer a aprendizagem é um ponto importante nesta evolução. O uso de palavras-chave pode auxiliar na busca por materiais complementares tanto na formação de professores quanto de estudantes. Assinale a opção correta no que diz respeito ao conjunto de palavras-chave para busca de materiais de EAN.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Comida, alimento, nutrientes, vitaminas e minerais, receituário básico.
2. 
Educação, alimentação, nutrição, metodologias ativas, saberes populares.
Resposta correta
3. 
Formulação de provas, Métricas da didática, Plano de ensino, Nutrição.
4. 
Alimento, nutricionistas, Educação Básica e Fundamental, provas didáticas.
5. 
Nutrição, formação acadêmica, processos empíricos, artigos científicos.
2. Pergunta 2
1/1
O papel dos profissionais de saúde enquanto educadores ocorre durante a Educação Alimentar e Nutricional, principalmente no que diz respeito aos nutricionistas. A evolução dos conceitos de educação trouxe novas possibilidades para os processos de ensino e o professor ganhou novos contornos em suas
atividades. Em relação a postura didática do professor, qual a proposta das metodologias ativas na superação das relações de poder no processo de ensino-aprendizagem?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Parecerista.
2. 
Comandante.
3. 
Liderança.
4. 
Pesquisador.
5. 
Mediador.
Resposta correta
3. Pergunta 3
1/1
As metodologias ativas são, hoje, um dos grandes trunfos da EAN. Através deste modo de construção do conhecimento, atores sociais/estudantes e profissionais/educadores realizam trocas de saberes e evoluem juntos no processo de aprendizagem. Assinale a opção que contém um dos métodos que fazem parte do rol das metodologias ativas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Metodologia Cartesiana de aproximação e ação educacional ativa.
2. 
Aprendizagem Fundamentada em Passo-a-passo (AFP).
3. 
Processo de aprendizagem baseada em Vygostky, Freire e Manguerez.
4. 
Educação baseada em valores morais e éticos modernos (EBVMEM)
5. 
Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL).
Resposta correta
4. Pergunta 4
1/1
A Pirâmide dos alimentos já foi um dos principais norteadores de consumo usados no Brasil. Segundo, Sonati e Affonso (2016, p.8) “[...] seu primeiro modelo foi criado em 1991 pela Agência Regulamentadora de Alimentos e Medicamentos do Estados Unidos da América (FDA); com base nos conceitos da pirâmide foram lançados vários modelos por diferentes instituições, cada uma com um propósito”.
As mudanças nos conceitos e evolução das pesquisas em alimentação e nutrição trouxeram outros norteadores de consumo, com diferentes propostas das apresentadas na Pirâmide. Qual o orientador de consumo, para adultos, é utilizado no Brasil, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde?
SONATI, J. G.; AFFONSO, C. de V. Pirâmide Alimentar. Alimentação Saudável. Campinas: Unicamp, 2016. Disponível em: https://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/alimen_saudavel_cap1.pdf. Acesso em 15 de abr. de 2020.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Manual Instrutivo de alimentação e nutrição.
2. 
Manual técnico de alimentação saudável.
3. 
Guia Alimentar para População Brasileira.
Resposta correta
4. 
Marco de Referência de EAN para Políticas Públicas.
5. 
Resolução CFN nº 600 – Alimentação e Nutrição.
5. Pergunta 5
1/1
O Guia Alimentar traz duas classificações para os alimentos: uma baseada em seu grau de processamento e outra em relação aos grupos que compõem. Estas informações são aliadas na obtenção de uma alimentação saudável e adequada, pois orientam o consumo destes alimentos nas principais refeições: café da manhã, almoço e jantar, e nos pequenos lanches intermediários. De acordo com este documento, quais os grupos de alimentos existentes?
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2014. 156p.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Grupos: feijões; cereais; raízes e tubérculos; legumes e das verduras; frutas; castanhas e nozes; leite e queijos; carnes e ovos; água; óleos, gorduras, sal e açúcar.
Resposta correta
2. 
Grupo dos carboidratos, grupo dos lipídeos, grupo das proteínas e grupo fibras alimentares, grupo das guloseimas, grupo das frutas, verduras e legumes e grupo dos temperos.
3. 
Grupo dos alimentos reguladores, grupo dos alimentos construtores, grupos dos alimentos probióticos, grupos dos alimentos energéticos e grupos não alimentares.
4. 
Grupo dos alimentos dos alimentos não perecíveis, grupos dos alimentos perecíveis, grupos dos alimentos altamente perecíveis, grupos de alimentos sem prazo de validade.
5. 
Grupo dos alimentos básicos, grupo dos alimentos complementares, grupo dos alimentos industrializados e grupos dos alimentos que devem ser consumidos com moderação.
6. Pergunta 6
1/1
As fases da vida demandam recomendações diferentes em relação à alimentação. Saber identificar quais são essas necessidades e quais são as fases relacionadas é um passo importante na fundamentação das ações de EAN, que possa ser efetivas juntos as populações participantes. De acordo com o material didático, que fase é identificada dos 2 aos 6 anos de idade?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Pré-escolar.
Resposta correta
2. 
Escolar.
3. 
Infância.
4. 
Alimentação Lactante.
5. 
Fundamental.
7. Pergunta 7
1/1
Conhecer algumas definições pode facilitar no entendimento de elementos didáticos. Os trabalhos em grupo, ou dinâmicas de grupo, são uma ferramenta bastante usada em EAN. Essa abordagem facilita a troca de saberes entre os participantes e o mediador, estabelece confiança e proximidade, ou seja, estabelece relações. Conceitualmente, saber diferenciar um agrupamento de um grupo é um ponto interessante aos educadores. Assinale a opção correta no que diz respeito à definição de agrupamento e grupo, segundo Pinheiro (2014.
PINHEIRO, Â. F. So. Técnicas e dinâmicas de trabalho em grupo. Montes Claros: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, 2014.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Agrupamento são blocos de pessoas relacionais que desenvolvem algum tipo de atividade, já os grupos são reuniões de pessoas aleatórias, que ainda que tenham atividade em comum não se relacionam.
2. 
Grupos são reuniões organizadas por um líder, que explica ações que deverão ser acatadas pelo grupo e agrupamento são reuniões informais que discutem ações comuns.
3. 
Os grupos são junções de pessoas que interagem entre si, agrupamentos são pessoas reunidas que apenas coabitam momentaneamente o mesmo espaço, sem se relacionar.
Resposta correta
4. 
Agrupamentos são reuniões com mais de 50 pessoas, num mesmo momento e local e os grupos são pequenas reuniões que variam entre 3 e 49 pessoas, reunidas em mesmo local e horário.
5. 
Os agrupamentos são conjuntos de atores sociais distintos em suas funções e as reuniões são conjuntos de atores sociais que tem a mesma formação e objetivos em comum naquele momento.
8. Pergunta 8
1/1
As rodas de conversa são uma alternativa metodológica para aplicação de atividades de EAN. Nesse conceito, a disposição dos atores sociais, a mediação do processo de ensino-aprendizagem e a temática da roda são importantes norteadores para um bom resultado. Desse modo, em qual metodologia a roda de conversa pode ser classificada?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Metodologia participativa.
Resposta correta
2. 
Metodologia ortodoxa.
3. 
Metodologia funcional.
4. 
Metodologia passiva.
5. 
Metodologia de pares.
9. Pergunta 9
1/1
Leia o trecho a seguir.
“[...] é um sistemático e intencional processo de interação coma realidade, através do relacionamento humano baseado no trabalho com o conhecimento e na organização da coletividade, cuja finalidade é colaborar na formação do educando na sua totalidade – consciência, caráter, cidadania – tendo como mediação fundamental o conhecimento que possibilite a emancipação humana.”
VASCONCELLOS, C. dos S. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 10. ed. São Paulo: Libertad, 2003.
Os elementos didáticos são parte do processo de ensino-aprendizagem, conhecer e saber aplicar estes elementos pode facilitar o processo favorecendo a aprendizagem. Estes elementos são baseados em uma capacidade humana imprescindível para a educação. Assinale a opção que apresenta essa capacidade
Ocultar opções de resposta 
1. 
Didática.
2. 
Comunicação.
Resposta correta
3. 
Educação.
4. 
Metodologia.
5. 
Emancipação.
10. Pergunta 10
1/1
Os recursos audiovisuais podem ser elementos didáticos bastante interessantes na aplicação de conteúdos relativos EAN. Conceitos importantes, como a hidratação através da água, o consumo de frutas e verduras, considerados alimentos in natura, devem compor a base da alimentação dos brasileiros. De acordo com o material didático, qual a definição para recursos audiovisuais e seus respectivos exemplos?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Materiais eletrônicos: tabletes, computador, celular e aparelhos de audiovisual.
2. 
Produção audiovisual: filme, desenho animado, palavras-cruzada e jogo.
3. 
Elementos tecnológicos: aulas interativas, gravações e material didático.
4. 
Plano de Aula virtual: áudio-book, vídeo-book e material interativo.
5. 
Imagem e Som: fotos, vídeos, charges, filmes, jogos interativos e podcasts.
Resposta correta

Continue navegando