Buscar

Trabalho Edificações

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Escola de Engenharia – Departamento de Engenharia Civil
ENG 01056 – Edificações II-B
Luísa Roduit de Souza: 00313476
Tainá da Silva Bueno: 00288516
PROJETO DE REVESTIMENTOS DE UMA FACHADA
PROFESSOR: LUÍS CARLOS BONIN
PORTO ALEGRE
2022
Sumário
1. INTRODUÇÃO
1.1. Introdução
1.2. Descrição do Empreendimento
2. 
1. INTRODUÇÃO
1.1 Introdução
A fachada de um prédio vem se tornando uma parte cada vez mais importante da construção civil, tendo que ser pensada minuciosamente para a elaboração de um bom projeto. Podemos resumi-la em três importantes aspectos: competência da mão de obra, qualidade dos produtos e estética do trabalho realizado. Diante disso, percebe-se que um bom revestimento trabalha com um sistema composto de diversas camadas e produtos, que dependem um do outro, para obter um bom resultado final.
Ela é literalmente a face da edificação, e tem como objetivo apresentar a união de beleza e eficiência, onde eficiência significa que a mesma deve ser raciocinada para que ofereça a devida proteção para o edifício, proteção contra as intempéries e solicitações que podem atuar na mesma, para que tenha durabilidade e fácil manutenção quando manifestações patológicas começarem a surgir. Tudo isso torna evidente que a fachada deve ser projetada levando em conta inúmeros fatores além da estética, sendo necessário haver um estudo de quais são as condições climáticas do local do empreendimento, como orientação solar, umidade relativa do ar, incidência de vento e chuva, dentre diversos outros. Tais fatores irão nos levar a decisão de quais serão os materiais empregados na execução, quais serão as características do material cerâmico, da argamassa colante, do rejunte e como serão dimensionadas as juntas de movimentação.
Sendo assim, o projeto é elaborado de forma a melhor solucionar os possíveis problemas e de, não secundariamente, prezar pela estética e identidade visual do empreendimento. Todo o processo, como especificação de materiais e forma de execução do revestimento foi desenvolvido com o auxílio das normas:
· ABNT NBR 7200 – Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento;
· ABNT NBR 13281 – Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos; 
· ABNT NBR 13749 – Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação; 
· ABNT NBR 13528 – Revestimento de paredes de argamassas inorgânicas – Determinação da resistência de aderência à tração; 
· ABNT NBR 13755 – Revestimento de paredes externas e fachadas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante; 
· NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. 
1.2. Descrição do Empreendimento 
O edifício fica localizado na cidade de Porto Alegre e a fachada possui orientação norte. Composto por uma torre que possui área total de fachada de aproximadamente 441m².
A edificação é de uso exclusivamente residencial. Possui 9 andares.
2. SISTEMAS DE REVESTIMENTO
2.1. Revestimento de argamassa
Para o revestimento de argamassa optamos pelo monocamada que foi desenvolvido para substituição de outros métodos de revestimentos tradicionais; possui menos etapas de execução e deste modo aumenta a produtividade e reduz as chances de possíveis erros na sua produção. Além disso, apresenta maior retenção de água, evitando infiltrações que venham a surgir e proporciona maior estética e praticidade operacional para o ambiente.
2.2. Revestimento Cerâmico
Para o revestimento cerâmico, optamos pelo método de assentamento com argamassa colante que é elaborado com cimento, areia e aditivos químicos e ao ser misturada com água resulta em uma massa adesiva, de boa elasticidade e trabalhabilidade, assegurando uma alta aderência e retenção de água. Por ser uma solução industrializada, traz maior agilidade no preparo e facilidade de manuseio. Além disso, esse método possibilita um melhor controle da umidade, dispensando a necessidade de molhar placas ou contrapisos antes de assentá-los.
3. MATERIAIS
3.1. Chapisco
Serão utilizados dois tipos de chapisco: o rolado e o desempenado. Ambos os chapiscos deverão ser executados internamente e externamente, afim de proporcionar uma melhor aderência com a camada adjacente de revestimento de argamassa. Pelo reconhecimento da marca e pelas 5 características dos materiais estarem alinhadas com as especificações da NBR13749, optamos por utilizar as argamassas adesivas da marca Quartzolit.
· Chapisco Rolado:
Este tipo de chapisco proporciona uma elevada produtividade e um maior rendimento do material. Apesar de também poder ser usado na estrutura de concreto, para o projeto optou-se por utilizá-lo apenas na alvenaria externa e interna. O material utilizado será a argamassa adesiva para chapisco rolado da Quartzolit (figura 1), uma argamassa à base de cimento Portland, polímeros, agregados minerais, aditivos especiais que, quando misturados, resultam numa argamassa de fácil aplicação com rolo de textura. As especificações técnicas encontram-se na tabela 1, estando todas dentro dos parâmetros estabelecidos pela NBR13749.
Tabela 1 – Propriedades e características da argamassa adesiva para chapisco rolado Quartzolit
Figura 1 – Chapisco rolado Quartzolit
Segundo o fabricante, o consumo médio do produto para aplicação em alvenaria é de 1,4 kg de produto a cada m². O material é fornecido em sacos de plástico de 20kg, e seu armazenamento deve ser feito em local seco e arejado, sobre estrado elevado do solo, em pilhas com no máximo 1,5 m de altura, em sua embalagem original fechada. É aconselhado ter um controle da ordem de chagada dos materiais, para que os primeiros materiais estocados sejam os primeiros a serem utilizados. A data de validade é de 8 meses a contar da data de fabricação impressa na embalagem. Caso a empresa opte por utilizar uma argamassa adesiva para chapisco rolado de outra marca, a mesma deve conter característica semelhantes as apresentadas na tabela 1.
· Chapisco Desempenado
A estrutura de concreto é uma superfície menos porosa e, como consequência, há uma dificuldade maior em proporcionar uma boa aderência com a camada de revestimento. Por isso, necessitamos de um chapisco que propicie uma melhor condição de aderência entre as duas camadas. O chapisco desempenado foi escolhido para servir de camada de preparação para a estrutura de concreto (vigas, lajes, cortinas e pilares). O material recomendado a se utilizar será a argamassa adesiva da marca Quartzolit, denominada comercialmente de “chapisco colante Quartzolit”, que está representado na figura 2. O material é produzido exclusivamente para a aplicação de chapisco desempenado, e propicia uma alta aderência e uma maior resistência com o substrato. As especificações técnicas do produto encontram-se na tabela 2, estando todas dentro dos parâmetros estabelecidos pela NBR13749.
Tabela 2 – Propriedades da argamassa adesiva para chapisco desempenado Quartzolit
Figura 2 -Chapisco colante Quartzolit
Segundo o fabricante, o rendimento do material por metro quadrado de área é de 4,2 kg e o consumo médio do produto para aplicação em alvenaria é de 1,4 kg de produto a cada m². O material é fornecido em sacos de plástico de 20kg, e seu armazenamento deve ser feito em local seco e arejado, sobre estrado elevado do solo, em pilhas com no máximo 1,5 m de altura, em sua embalagem original fechada. A figura 3 apresenta um desenho esquemático de como as embalagens devem ser dispostas no local de armazenamento. É aconselhado ter um controle da ordem de chagada dos materiais, para que os primeiros materiais estocados sejam os primeiros a serem utilizados. A data de validade é de 8 meses a contar da data de fabricação impressa na embalagem.
Figura 3 – Desenho esquemático para o armazenamento da argamassa
Caso a empresa opte por utilizar uma argamassa adesiva para chapisco rolado de outra marca, a mesma deve conter característica semelhantes as apresentadas na tabela 2.3.2. Emboço
Em razão da monocapa possuir camada única, recomenda-se elaborar uma camada de emboço para a regularização da base e dessa maneira evitar que a espessura final do revestimento seja muito fina. É indicado que a aplicação seja feita em temperatura ambiente de 5ºC e 40ºC, sendo que a superfície da base a ser revestida esteja entre 5ºC e 27ºC.
Optamos pelo uso da multimassa uso geral Quartzolit, que é embalada através de sacos de papel ou plástico de 20kg e 30kg, estando disponível na cor cinza e possui validade de 90 dias a partir da data de fabricação impressa na embalagem.
Figura 4 – Multimassa uso geral Quartzolit
3.3. Monocapa
Optamos pelo uso da monocapa base Quartzolit, que possui tempo limite de uso de 2 horas; recomenda-se aplicação em ambiente com temperatura de 5ºC a 40ºC e com temperatura de base entre 5ºC a 27ºC. Não é recomendado aplicar em superfícies extremamente quentes ou quando há expectativa de chuvas.
A embalagem da Weber Saint-Gobain, é feita através de sacos de 30kg na cor cinza, possuindo validade de 180 dias a partir da data de fabricação.
Quanto ao armazenamento, é necessário manter em local seco e arejado, sobre estrado elevado do solo em pilhas com, no máximo, 1,50m de altura, em sua embalagem original fechada.
Figura 5 – Monocapa base Quartzolit
3.4. Argamassa Colante
Para o assentamento das peças cerâmicas, optamos pela utilização da argamassa Cimentcola fachadas Quartzolit que foi desenvolvida para assentamento de cerâmicas e porcelanatos em fachada. Classificada como ACIII-E, resiste a altas tensões, com tempo em aberto estendido. Quanto à sua indicação, é para peças de até 60x60cm em fachadas limitadas por 20 andares.
Quanto à sua embalagem, é feita através de sacos de papel ou plástico de 20kg. Possui validade de 8 meses para embalagens de papel e de 12 meses para embalagens de plástico, a partir da data de fabricação impressa na embalagem.
Quanto ao armazenamento, recomenda-se em local seco e arejado, sobre estrado elevado do solo, em pilhas com no máximo 1,5 m de altura, em sua embalagem original fechada.
Quanto ao rendimento e desempenho do produto, podem apresentar variações pois dependem de condições ideais de preparação da superfície/substrato onde será aplicado e de fatores externos alheios ao controle da Quartzolit, como uniformidade da superfície, umidade relativa do ar e ou de superfície, temperatura e condições climáticas, locais, além de conhecimentos técnicos e práticos do aplicador, do usuário e de outros.
Figura 6 – Cimentcola fachadas Quartzolit
3.5. Revestimento Cerâmico
3.6. Rejunte
os rejuntes indicados são rejunte epóxi ou rejunte cimentício aditivado. O rejunte escolhido foi o do tipo epóxi, por apresentar melhor acabamento e alta facilidade de limpeza, o acabamento liso torna mais difícil a aderência de sujeiras, o mesmo é bastante resistente a produtos químicos e altamente resistente a fungos. Todas essas características indicam o rejunte escolhido como o mais apropriado para evitar futuras patologias

Continue navegando